Isaac Ribeiro – repórter
Ao longo de nossas vidas, além de alegrias e tristezas, sentimos também muitas dores. E elas só aumentam com a idade… Na maioria das vezes, somos os principais responsáveis pelo aparecimento delas — como é o caso daquelas provocadas por problemas de coluna, doença crônica que mais afeta os brasileiros. Cerca de 36% da população sofre desse mal; sendo que apenas 68% procuram tratamento, de acordo com a Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz. Já as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) são de que 80% das pessoas no mundo terão pelo menos algum episódio de dor nas costas durante a vida.A terapia com pedras quentes estimula os chacras, gerando um relaxamento mais profundo. Dores na coluna alteram o humor e prejudicam vários outros aspectos da vida. É também uma das principais causas de ausência no trabalho. O ortopedista Antônio Augusto Santiago Sobrinho comenta que com a evolução da vida moderna o problema tem se tornado até mais frequente, e inclui aí a rotina de trabalho e a má alimentação, já que “à medida em que as pessoas não se alimentam bem, aumentam de peso”.  Ele enumera também como origem das dores de coluna má postura no trabalho, provocada por falhas ergonômicas; e ainda quem trabalha na indústria com movimentos repetitivos. “Estresse também tem influência, pois na medida em que você tem mais ansiedade, a musculatura da coluna tende a somatizar e ficar mais contraturada. É uma região que sofre influência de vários fatores.”
E como tratar? Por ser um problema multifatorial, o tratamento também varia. Medicamentos, fisioterapia, correção postural, pilates; as opções são muitas. Porém, as massagens terapêuticas vêm se destacando. Classificadas como terapias complementares, elas auxiliam às formas convencionais de se tratar dores lombares, dorsais e cervicais. Entre as mais utilizadas estão o shiatsu, a reflexiologia, terapia das pedras quentes, tui-na, massagem ayurvérdica e anti-estresse. “A maior queixa na clínica é a dor de coluna. As pessoas chegam querendo relaxar da dor, mas o relaxamento é consequência do tratamento”, diz a fisioterapeuta Aline Pinheiro.

Massagem elimina a dor, faz relaxar e gera equilíbrio
Entre as principais massagens terapêuticas estão o shiatsu, a reflexologia, terapia das pedras quentes, tui-na, ayurvédica e a antiestresse. A escolha de qual técnica usar depende do problema apresentado pelo paciente, segundo a fisioterapeuta Aline Pinheiro. “O objetivo geral é melhorar o fluxo de energia do corpo, promovendo o reequilíbrio, pois a terapia holística trata o indivíduo como um todo, na parte emocional, física e mental.” Aline comenta que muitas vezes o paciente já chega à clínica com a massagem previamente escolhida ou prescrita por algum médico. Mas é mais frequente a pessoa chegar com queixa de dor e o terapeuta indica qual tipo de massagem é mais indicada.  É feita também uma anamnese, espécie de investigação detalhada para identificar as causas e a origem do problema. De acordo com a fisioterapeuta, o tratamento com massagem serve para combater diversos problemas como depressão, enxaqueca, síndrome do pânico, além de dores musculares específicas e problemas da coluna, como hérnia de disco, por exemplo.  Mas as dores nas costas representam a maioria dos casos. “A queixa maior são dores lombares e do trapézio, na região entre os ombros e o pescoço, por ser regiões que acumulam mais tensão no dia a dia, provocada pelo próprio estresse diário”, relata Aline Pinheiro. Ela, porém, ressalta, que as massagens fazem parte do grupo das terapias complementares, auxiliando os tratamentos convencionais e nunca substituindo-os.
Principais massagens
Como já foi citado anteriormente, para cada problema existe um tipo de massagem mais indicada. Porém, a maioria é eficaz para amenizar as dores de coluna. Na Reflexologia, trabalha-se a pressão dos dedos em pontos específicos no pé do paciente, denominados meridianos. Cada um deles corresponde a um órgão ou parte do organismo. Os mais doloridos correspondem ao local do corpo afetado por algum mal. “Se for por hipofunção, estimulamos; se for por hiperfunção, anestesiamos pela pressão”, comenta a fisioterapeuta, indicando ser necessária uma sessão por semana, num total de dez para a conclusão do tratamento. “Mas com seis sessões já aparecem os efeitos positivos.” Shiatsu é outro tipo de massagem também baseada na pressão dos dedos do terapeuta  sobre o paciente; além do peso do próprio corpo do profissional da área. Nesse tipo, são trabalhados todos os meridianos corporais. “Mas é uma pressão de acordo com a sensibilidade de cada um, suficiente para o paciente não reclamar. Não é uma sessão de tortura.” Também agindo nos pontos meridianos e também nos chacras — canais por onde circula a energia vital pelo corpo humano, segundo a filosofia oriental —, a massagem Tui-Na tem como função primordial dissipar a tensão muscular. Aline Pinheiro comenta ser essa modalidade mais vigorosa que as outras, além de trabalhar mais o alongamento dos membros. De origem chinesa, ela se assemelha com a tradicional Ayurvédica, indiana, principalmente por agir por deslizamento pelo corpo com o auxílio de óleos vegetais e essenciais. Ainda mais vigorosa e até mesmo dolorosa, a massagem Ayurvédica apresenta várias técnicas de abordagem, restabelecendo o fluxo de energia e libertando as toxinas presas aos músculos e tecidos, promovendo o equilíbrio corporal, como ensina a fisioterapeuta Aline Pinheiro.  Outra massagem de origem indiana também executada por Aline é a de Pedras Quentes. Aquecidas a uma temperatura média de 28 graus centígrados, elas são colocadas por sobre os chacras, estimulando esses pontos e as reações que eles regem. São pedras vulcânicas que retêm calor, podendo ser usadas fixas ou massageando o corpo. “Há pedras frias também; mas as quentes promovem um relaxamento mais profundo. Elas tratam até mesmo perda de peso”, diz a fisioterapeuta. Outras informações: 3211 6769.
Médicos ainda resistem na hora de recomendar as massagens
A maioria das dores surgem por desequilíbrios causados por nós mesmos. Nós somos os principais responsáveis por elas, segundo Aline Pinheiro. E isso compromete vários outros aspectos de nossa vida. Não se consegue trabalhar direito, estudar ou até mesmo dormir. Em alguns casos, até parado dói.  “Melhorando isso, melhora o resto. É bom até mesmo para a auto-estima”, comenta a fisioterapeuta.Os primeiros toques do terapeuta no corpo do paciente podem ser dolorosos, devido à crise. Mas a dor desaparece com o desenrolar do tratamento, gerando benefícios cumulativos.  Mas enquanto não é tratado a origem do bloqueio de energia que está causando o desconforto, não é possível avançar rumo à cura. “Trabalhamos os pontos que incomodam mais. De acordo com a medicina oriental, há um bloqueio no fluxo de energia quando você adoece. A massagem melhora a canalização dessa energia para todo o corpo”, diz a profissional.  Apesar de estar cada vez mais difundida, a massagem como tratamento terapêutico alternativo ainda encontra alguma resistência.  Apesar de seus resultados positivos, alguns médicos não a prescrevem, segundo Aline Pinheiro, por puro receio de perder os pacientes — já que muitos alegam ter procurado outras formas de tratar-se, tomado vários medicamentos e não ter obtido êxito. As mulheres são maioria, mas os homens já estão procurando mais, como informa a terapeuta. “Mas há um certo pudor deles de tirar a roupa, embora nossa clínica seja divida em alas feminina e masculina.”

Fonte: Tribuna do Norte

Fonte:

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles