Estimados colegas Fisioterapeutas e acadêmicos,

Era uma vez um sonho. Um sonho coletivo e compartilhado por alguns fisioterapeutas que, na tentativa de procurar respostas racionais para questões neurológicas e buscar a aproximação entre os especialistas da área, vislumbraram uma representação nacional voltada para uma especialidade denominada Fisioterapia Neurofuncional. Caminhávamos para o profissionalismo…

Evoco, aqui, o aporte de uma frase marcante do séc. XIX, de autoria do fisiologista francês Claude Bernard: “Quem não sabe o que procura, não percebe quando encontra”. Mas, esses fisioterapeutas sonhadores sabiam o que queriam, e encontraram.

Ano passado, precisamente em outubro, na cidade do Rio de Janeiro, presenciamos e registramos a fundação da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN). Aquele sonho, acalentado por poucos, encontrou eco e foi transformado em realidade por unanimidade. Foi inesquecível! Quão bom foi presenciar os pares unidos por um ideal e conquistá-lo de forma pungente e democrática! A Fisioterapia e a população agradecem essa conquista histórica. Nossa ABRAFIN com o seu slogan: “A NEUROCIÊNCIA EM NOSSAS MÃOS” representa os fisioterapeutas que exercem com ciência e arte a Fisioterapia Neurofuncional.

Agora, diante de um novo cenário, concebido pela realeza e preparado para receber nobres, convido os estimados sócios da ABRAFIN, profissionais e acadêmicos de fisioterapia a participarem do 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL – I COBRAFIN.

O Congresso ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2010 e contará com mais de 40 palestras proferidas por renomados professores e pesquisadores, nacionais e internacionais. O evento acontecerá nas instalações do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, aprazível Cidade Imperial localizada na região serrana do Rio de Janeiro e com imenso valor histórico-cultural, que nos aguarda para um dos mais importantes acontecimentos de nossa amada Fisioterapia.

Imperdível! Aguardo todos vocês para abrilhantar o Congresso e desfrutar desse saudável e oportuno encontro entre a Fisioterapia Neurofuncional Brasileira e a evidência científica.

Fraternalmente,

 André Luís dos Santos Silva, D.Sc.
Presidente do I Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional [ABRAFIN] – 2010.

Informações: www.cobrafin.com.br

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles