Fisioterapia & Saúde

Nosso Blog Foi Referência.

388 8

Amigos leitores, na semana que passou houve um grande movimento em torno da Fisioterapia, suas aplicações, indicações e atribuições. Tal movimento não se resumiu apenas à internet, através do recomendadíssimo blog Fisioterapia & Saúde, atingiu também o CREFITO-6, o qual se viu obrigado a advertir publicamente um site médico que, talvez, se valendo da presença de um fisioterapeuta em seu quadro de funcionários, publicou aberrações muito bem articuladas e que poderiam confundir a população geral quanto ao real papel da Fisioterapia na promoção e manutenção da saúde. O site dizia o seguinte: “Entenda porque a Fisioterapia não serve para dores e inflamações da coluna vertebral”. Pois agora, meus amigos, lhes explicarei onde residiu o lamentável equívoco do título supracitado.

Veja mais: http://reinaldodosanjos.blogspot.com/

8 Comentários

  • Henrique da Mota disse:

    Oi Cumpadre Jorge,

    A referência fui eu, cara.

    Se precisar de novo movimento, me chama.

    Feliz Natal

  • Henrique da Mota disse:

    Caro Jorge,

    Solicito que esta inverdade de ter sido advertido por um CREFITTO seja retirado de imediato, pois isto é uma GRANDE MENTIRA. Seu orgão não tem a capacidade de me advertir por nada, e solicito que você se retrare publicamente. Do contrário tomarei as medidas judiciais cabíveis.

    Aproveito para reafirmar tudo o que eu disse, e que a fisioterapia não tem competência para agir fora dos distúrbios cinético-funcionais.

    Aguardo sua retratação,

    Quanto à explicação deste fisioterapeuta sobre os motivos para tratar dores e inflamações mostra um teimosia incompreensível em aceitar os limites da profissão. e uma falta total de conhecimento em expor as ideias.

    Aguardo,

    Dr Henrique da Mota

  • Paula disse:

    Desculpe mas não entendi…
    O CREFITO-6 adverte o site médico mas a advertência é encaminhada para este blog e não para o site referido???
    Mais parece uma medida burocrática e sem efeito nenhum…
    Afinal se quisesem alguma providência deveriam ter pedido um parecer do CRM-CE já que o site é médico.
    Percebi ainda que o CREFITO-6 não se posiciona diferentemente do site em relação à área de atuação do fisioterapêuta apenas da forma como foram abordadas as questões. Então no fundo não tirou o crédito das afirmações postadas. Advertiu-se apenas a forma como elas foram feitas. Não é isso???

    • Jorge Brandão disse:

      Paula,

      Enviarei suas indagações ao CREFITO 6 através do e-mail que recebemos deles, suas dúvidas devem ser respondidas pelo próprio conselho, ficamos no aguardo. Mas esclareço que tínhamos autoriação para publicar, obrigado pela sua participação.

  • Paula disse:

    Obrigado pela resposta. Mas não perguntei sobre a publicação em si. Só achei que como se trata de um blog em veículo midiático que sua exposição da advertência foi tendenciosa e pouco objetiva. O meio da comunicação deve ser mais isento. Posteriormente visitei o site referido e postagem e percebi que havia lá muito mais informação do que a referida neste blog. Na verdade mais parace que o site médico promove as práticas fisioterápicas responsáveis e científicamente comprovadas e desejava trocar idéias sobre a questão. via ainda que o ” tal fisioterapêuta” mencionado por voc^e ‘e na verdade o Dr Wiron Correia – Presidente da Sociedade Brasileira de Fisioterapia. Achei de mau gosto tentar descaracterizá-lo dessa forma… N se preocupe em mandar minhas observação ao CREFITO-6, isso eu mesma farei. Pedirei inclusive uma avaliação sobre este BLOG pois como fisioterapêuta me preocupei com a questão. Peço desculpas também por não ter fornecido meu nome completo a início e percebo que acertei na decisão, pois acredito que este veículo está perseguindo as discordâncias, permeado por ressentimentos e interesses pessoais. E não quero ser alvo disso. O Povo deveria ter melhor controle sobre esse canal…
    Atenciosamente,
    Paula

    • Jorge Brandão disse:

      Agradecemos sua participação, também gostaria que essa nota de advertência pública fosse publicada no próprio site de CREFITO 6, já que o mesmo nos enviou. Suas críticas serão analisadas, tenha uma única certeza nada de pessoal de nossa parte, sempre tivemos ótimas relações pessoais com todos envolvidos nessa discussão, mas temos que admitir se tais polêmicas nunca vieram à tona deva ser por que nunca a fisioterapia tivesse voz na mídia, só para você ter idéia pela primeira vez no Brasil nós fisioterapeutas estivemos presente em um portal do meio de comunicação durante todo o dia na sua página principal entre sites em destaque e os mais comentados( em 07/12/2010 portal O POVO On Line), ficamos felizes por esse pioneirismo ao mesmo tempo queremos a cada dia melhorar, muito mais que isso, gostaríamos de ver no Brasil inteiro exemplos como o do jornal O POVO reconhecendo e abrindo espaço para mostrarmos a Fisioterapia. Isso faria com que fossemos muito mais respeitados. Em nenhum momento criticamos a liberdade de expressão de quem quer que seja, apenas exigimos termos e condutas em respeito ao nosso trabalho e sugerimos que denuncias sejam levadas ao conselho de Fisioterapia através de processos administrativos, fomos rigorosamente a favor de uma comunicação entre profissionais da saúde com respeito e ética. Estamos extremamente felizes pela atitude tomada pelos responsáveis do site médico tão citado, por terem retirados termos ou quaisquer citação a fisioterapia de forma irônica ou depressiva a essa ciência, quanto ao blog ligado a esse site, também estão demonstrando uma sabedoria em tratar desse capítulo indesejável, mesmo ainda mantendo alguns posts que tem como termos:
      Charlatanismo. Isso seria voltarmos a inquisição, temos que irmos a frente, muitas vezes essa afirmação está no contexto generalizado, continuamos a não concordar. Os autores devem fazer denúncias objetivas e direcionadas a profissionais e não submeterem a todos aos seus julgamentos.
      DORES DA COLUNA VERTEBRAL: FISIOTERAPIA NÃO É A MELHOR OPÇÃO. Isso é uma opinião, dessa forma tudo bem, cada um diz o que quer na rede mundial.
      MUITAS TÉCNICAS DITAS MODERNAS E PIONEIRAS DE FISOTERAPIA SÃO APENAS “PATÉTICO EXERCÍCIO DO EMPIRISMO CHARLATÂNICO” não podemos admitir títulos como esse, sejam lançados por colegas fisioterapeutas, sem nem mesmo termos o direito sagrado da indignação. È preciso especificar e vindo de uma liderança, providências administrativas deveriam ser tomadas e não levadas de forma irresponsáveis comprometendo os profissionais dignos da fisioterapia, tenho certeza são a grande maioria.
      O site médico tão referido e não tenho dúvidas tão acessado nos últimos dias, traz matérias de grande importâncias tanto em relação ao respaldo científico quanto as advertências a profissionais medíocres que podem levar sérias lesões e esses estão infelizmente em toda a área de saúde. Mas tem algo nesse site médico que me chamou atenção:
      Monteiro Lobato dizia através da boneca Emília coisas que valem para todos nós:

      “O segredo, meu filho, é um só: liberdade. Aqui não há coleiras. A maior desgraça do mundo é a coleira. E como há coleiras espalhadas no mundo.”, dizia a boneca com seu tom sempre professoral.
      Agora posso exercer meu direito de cidadão e dizer que infelizmente em todas as profissões existem coleiras, para isso basta um ser humano convencido de sua própria verdade.
      Reflexão: Gosto muito dessa poesia que a transformei em oração:
      http://blog.opovo.com.br/fisioterapiaesaude/viver-sem-cercear-a-vida-por-crencas-e-valores/

  • Caro Amigo Jorge,

    Fico profundamente feliz com nossa experiência de discussão e espero que isto tenha lhe trazido alguma vantagem, nesta ano que acaba.

    Como você percebeu, concentrei todas as notícias no blog e deixei o meu site apenas ligado a sua função institucional. Temos que separar as coisas.

    Agradeço o reconhecimento da importância do que tenho postado, e gostaria que você e seus muitos leitores percebessem os aspectos positivos do que tenho dito. E perceba, principalmente, que se, por um lado, houve discordância da minha forma assertiva e agressiva de dizer as coisas que disse (não esqueça que sou um cirurgião, e cortar e fazer sangrar faz parte do meu dia-a-dia, mesmo que no final o objetivo seja a cura), nunca houve nenhum fato que contradissesse o teor das minhas ideias. Nenhum. Tudo o que eu disse permanece de pé, firme. Ninguém pode contradizer que aquelas macas de tração não servem de nada (são muitos os trabalhos que mostarm sua ineficácia e riscos de piora), que a microfisioterapia está fora do cinesiológico funcional (se alinhando às práticas esotéricas que agora, e erroneamente – tenha certeza! – foram acolhidas pela fisioterapia) e que as dores e inflamações não são conceitos cinético-funcionais. Os argumentos que me foram apresentados foram mais emotivos que baseados em fatos sabidos e provados. Você não imagina a quantidade de palavrões que recebi no meu blog. Sinal de desespero, de falta de argumento.

    Sei que iremos entrar, ainda, em muitos outras discussões. Isto nos anima e mostra nossa disposição para fazer avançar as coisas. Pois elas devem avançar bastante, mas, da apróxima vez, evite propagar frases soltas e fora do contexto ditas pelos participantes, como aquela dos papagaios, a do empirismo charlatânico, e muitas outras. As próprias vias oficiais se utilizaram deste estrategema infantil por não ter argumentação e por ser melhor não mexer no que realmente deveria ser mexido. Com jogo baixo e mentira, a coisa fica muito sem graça. Pois uma coisa é minha retórica agressiva, mas dentro de uma dialética correta e de uma lógica formal, e outra coisa é sofismar a verdade, ou seja, mentir. Pois uma meia verdade é uma mentira inteira. Isto mata qualquer discussão científica.

    Mais uma vez, caro amigo Jorge, uma natal cheio de felicidades para o pessoal da clínica, e muito sucesso no ano que chega, nos trazendo, a todos, muitas realizações.

    Até breve,

    Henrique

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *