Secretários estaduais de saúde reunidos durante a 1ª Assembleia do CONASS

O CONASS recebeu hoje (23), em Brasília, os novos secretários estaduais de saúde em sua 1ª Assembleia, presidida pelo secretário de saúde do Ceará e vice-presidente do CONASS na região Nordeste, Arruda Bastos. Ao todo, 21 novos gestores assumiram a pasta da Saúde.

Bastos saudou os secretários e falou sobre a importância do CONASS na atuação junto ao ministério da Saúde e ao Congresso Nacional, na luta pela consolidação do SUS. “É extremamente importante que participemos dessas assembleias mensais, pois o CONASS tem uma atuação fundamental nas discussões em todos os níveis no que concerne à saúde pública e também nos momentos de crises do SUS”.

O vice presidente também falou sobre a forte articulação do Conselho com a Frente Parlamentar de Saúde (FPS). “Este ano teremos forte atuação na FPS, pois vários parlamentares que a compõem já fizeram parte do CONASS quando foram secretários de saúde. Eles já vivenciaram o SUS no dia-a-dia e realmente conhecem as necessidades do sistema”, ressaltou. Ausente na reunião, por motivos pessoais, a presidente do CONASS, Beatriz Dobashi, teve o seu discurso lido pelo secretário executivo do Conselho, Jurandi Frutuoso.

 Em sua fala, Dobashi deseja sucesso aos novos secretários na “árdua tarefa de transfomar o sonho do SUS em realidade” e faz uma reflexão sobre o desafio de tornar realidade essa conquista do povo brasileiro que é o Sistema Único de Saúde.Segundo ela “é impossível deixar de reconhecer os avanços alcançados, no entanto ainda há importantes desafios a superar, como a universalidade do acesso, a integralidade da atenção, a superação do subfinanciamento do setor, os problemas relacionaos à gestão e à inadequação do modelo vigente de atenção”. (ACESSE AQUI, O DISCURSO NA ÍNTEGRA). Na reunião os secretários receberam a Agenda do Gestor Estadual – confeccionada com um conjunto de textos sobre as ações do CONASS para o fortalecimento da gestão estadual, as relações internacionais e as prioridades do Conselho para a gestão 2010/2011. A segunda parte da reunião contará com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha que irá apresentar a sua equipe aos secretários.

 Tatiana Rosa – Ascom/CONASS

About the Author

Jorge Brandão

Fisioterapeuta, Osteopata, RPGista. Diretor da clinica Fisio Vida.

View All Articles