O ator cearense vai apresentar “Aldeotas”, nos próximos dias 24 e 25, e “Caminham nus empoeirados”, no dia 26. Ambos na Caixa Cultural

image002

Imagem: Karina Ades

Quando dois amigos de infância se reencontram, fragmentos de memórias e experiências adormecidas são relembradas. É dessa proposta que parte “Aldeotas“, com texto do ator, poeta, dramaturgo, cantor e compositor cearense Gero Camilo e direção de Cristiane Paoli Quito.

O espetáculo fará parte do projeto Em Cartaz: Gero Camilo, que começa no próximo dia 24, na Caixa Cultural Fortaleza. A curta temporada de três dias traz ainda a peça inédita “Caminham nus empoeirados“, escrita por Camilo, que divide a direção com a portuguesa Luisa Pinto. O texto é inspirado no livro “A Macaúba da Terra”, também de autoria do cearense.

A narrativa da plural “Aldeotas”, que se passa na pequena cidade fictícia Coti das Fuças, foge do senso comum que o nome pode sugerir. “É uma peça muito universal. (Coti das Fuças) pode ser no Ceará, mas pode ser também em qualquer lugar”, explica. “Porque fala de memórias, de experiências e variações culturais. Tem muito sentimento de amor, descoberta, liberdade”, antecipa o ator.

Gero diz que o texto traz muito da sua própria memória afetiva, mas que trata de temas universais. “São experiências que o ser humano passa em qualquer lugar. É um pouco da minha biografia, da sua e de qualquer pessoa”, aponta. “Tem muito dessa experiência de Interior, onde a violência não é muito presente e as pessoas conseguem viver as ruas”.

“A peça trata das descobertas, do machismo, da homossexualidade. O público se identifica porque esses sentimentos ainda estão muito impregnados no Interior”, continua. Em “Aldeotas”, o artista debate temas muito presentes no ambiente familiar, como a autoridade dos pais em contraponto ao desejo de liberdade dos filhos e a relação da religião no contexto moral da sociedade. “Nada mais atual do que discutir essas questões. A arte expõe e, a partir daí, o público digere de acordo com a experiência de cada um”.

Conexão Brasil-Portugal

Com tons de comédia e crítica social, a montagem “Caminham nus empoeirados” narra a história de dois atores que abandonam a companhia de teatro para seguir estrada juntos. O espetáculo nasceu do convite da diretora Luisa Pinto para montar um texto em Portugal. Entre agosto e outubro do ano passado, eles viajaram por Atenas, Bruxelas, Paris e Praga para pesquisar artistas populares, montaram e apresentaram curta temporada em Portugal.

Assim como em “Aldeotas”, Gero contracena com Victor Mendes. O ator, que trabalha na série “Psi”, da HBO, escrita por Contardo Calligaris, assumiu o papel após a saída do ator português João Costa.

Até agosto, Camilo e Mendes devem estrear espetáculo inédito sobre os 100 anos do samba. E Gero Camilo adianta: a história se passa no dia do golpe de 1964, que instaurou uma ditadura militar no Brasil.

Programação

Em cartaz: Gero Camilo

Os ingressos poderão ser adquiridos a partir do próximo dia 23, às 10 horas. Cada pessoa poderá comprar um par de ingressos dos dois espetáculos. Após a apresentação no segundo dia de espetáculo, os atores participarão de roda de conversa com o público.

Aldeotas
Data: 24 e 25 de junho de 2016
Horário: 20h
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 105 minutos
Ingressos: R$ 10 (inteira)

Caminham nus empoeirados
Data: 26 de junho de 2016
Horário: 17h e 19h
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 75 minutos
Ingressos: R$ 10 (inteira)

Local: Caixa Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema

Bilheteria CAIXA Cultural Fortaleza: (85) 3453-2770

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles