Por Leonardo Maia
maia.ribeiro.leonardo@gmail.com

Cena do jogo “Road 96”, com previsão de lançamento até setembro deste ano (Foto: Divulgação)

Sabe quando você começa a consumir alguma coisa e percebe que aquilo tem um toque diferente em relação a qualquer outra coisa que você já viu? Essa foi a exata sensação que eu tive quando eu comecei a jogar a demonstração de “Road 96” pela primeira vez. E esse é um mérito dos desenvolvedores que ousam em fazer algo novo, escapando — pelo menos um pouco — de padrões consagrados na indústria.

O jogo, que está sendo desenvolvido pelo estúdio francês Digixart, inova por trazer o que parece uma sólida sensação de liberdade em explorar o mundo criado. E isso em relação tanto às ações e aos cenários disponíveis, como nos diálogos com os personagens, que tem potencial para ser bem cativantes.

A história se passa em um contexto em que o país está à beira de um colapso e é preciso escapar do território. A questão é: a fronteira está a milhares de quilômetros e o caminho até lá é a razão de existir do jogo. Cada experiência é criada de forma procedural — técnica que usa um algoritmo matemático para criar um mundo diferente a cada novo jogo iniciado.

Leia Também | “Not For Broadcast”: sinta o que acontece por trás das câmeras de telejornais

Pegar carona com pessoas estranhas, arranjar formas distintas de ganhar dinheiro e passar o tempo em fliperamas de postos de gasolina são apenas algumas das coisas que o universo do jogo permite fazer. Mas cuidado! Assim como em outros jogos lançados em um passado recente, cada escolha tomada pode influenciar na vida das pessoas à sua volta e na sua própria jornada.

Veja capturas de tela do jogo:

De acordo com o site oficial do jogo, o que acontece durante a trama é inspirado em fatos reais, além de filmes de diretores renomados, como Tarantino (“Pulp Fiction”), os Irmãos Coen (“Fargo”) e Bong Joon-ho (“Parasita”). O título é feito pelos mesmos criadores de “Valiant Hearts” e “Memories Retold”.

Ah, e não dá para deixar de falar do visual e da trilha sonora apresentados na demonstração, disponibilizada durante o evento Steam Vem Aí, em junho deste ano. A iluminação do jogo é o que chama mais atenção, sendo bem marcante a passagem do dia e o capricho no detalhamento das sombras.

Com previsão de lançamento para daqui a dois meses, Road 96 estará disponível para Windows (Steam) e Nintendo Switch. Com certeza é um jogo para deixar no radar e ficar de olho para quando a versão completa for disponibilizada. Uma ótima oportunidade de testar algo diferente do usual e com potencial para garantir boas horas de imersão.

Ficha técnica:

Título: Road 96

Estúdio: DigixArt (França)

Classificação Etária: 16 anos

Plataformas: Windows (Steam) e Nintendo Switch

Previsão de lançamento: até setembro de 2021

Assista o trailer:

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles