Futebol do Povo

O Escolhido

3401 16

Torcida 2

“Vou te contar um segredo. Ser o Escolhido é como estar apaixonado. Ninguém pode te dizer se você está. Você simplesmente sabe, e não tem dúvida. Nenhuma.”

Assim disse o Oráculo na trilogia Matrix, tentando explicar o inexplicável, o indescritível. Como é que você está se sentindo hoje, torcedor alvinegro?

Talvez seja a sensação de ansiedade mais cruel e ao mesmo tempo prazerosa que um ser humano pode vivenciar. Como explicar isso para aquela parte menos importante da humanidade que nem de futebol gosta?

Quando eu estudava em Liverpool, Mr Rogan Taylor, meu professor em uma de suas aulas sobre futebol e cultura, traçou um paralelo entre os termos que definem o torcedor em diversas línguas e sua relação com algum tipo de doença ou anomalia. Tifosi em Italiano (o que sofre de Tifo), Hincha em Espanhol (o odioso ou o que faz “inchar”), torcedor em Português (o que se contorce ou torce algo em suas mãos descarregando a tensão). Ao final, concluía que o futebol está muito mais relacionado ao sofrimento do que ao prazer, temos em nossas vidas muito mais momentos de tensão e de sofrimento do que de prazer e alegria e temos plena consciência disso! Não satisfeitos, quando nossos filhos nascem ao invés de protegermos nossas crias de nossa principal mazela, fazemos de tudo para contaminá-los o mais rápido possível.

Mas me responda, qual pai em sã consciência “protegeria” seu filho de uma sensação maravilhosa como acordar num dia de final de campeonato? O frio na barriga em todos os incontáveis momentos do dia em que se pensa na partida, todas as olhadas no relógio pra conferir que realmente cada minuto hoje vai levar quinze pra passar, a preparação para sair de casa, o caminho para o estádio, os gritos, as bandeiras, o rádio ligado passando as últimas informações. Que dia!

Parece que o dia de hoje faz tudo fazer sentido, todas as dores de cabeça, todos os dias em que aquele amigo chato que torce pro rival te incomodou, todas as filas para comprar ingresso, o transporte precário, falta de segurança e todos os outros aspectos que fazem com que pessoas racionais não queiram passar nem perto de um estádio. Mas o futebol não foi feito para pessoas racionais, o futebol é dos loucos, dos doentes, dos apaixonados. Movidos pelo mesmo sentimento que faz um homem se apaixonar por uma mulher e querer casar ou alguém acha que casamento é coisa de gente racional?

No fim das contas, se você precisar explicar essa sensação para alguém, pode ter certeza de que a pessoa não vai entender. E quer saber? Não perca o seu tempo, o futebol não é para todos, como o amor não é para todos e nem a cerveja. Aproveite cada segundo do seu dia torcedor do Vozão porque desse lado do teclado tem outro torcedor com uma P… inveja do que você está sentindo, boa sorte alvinegros, hoje o Nordeste terá novo dono, serão vocês os escolhidos?

Recomendado para você

16 Comentários

  • weber alved disse:

    Emocao nao se explica. Se sente. E hoje cada torcedor do vozao com certeza estara contando os segundos ate a hora do jogo. Estaremos esperando esse titulo como forma de coroar o trabalho desse grupo de profissionais que estao levando o Ceara Sporting ao lugar de destaque no cenario nacional. Titulo fruto do trabalho serio de uma diretoria competente e comprometida com o clube. Parabens aos novos campeos dp nordeste. Parabens CEARA.

  • André Almeida disse:

    Caro tatuado, hoje tou na base do remédio, literalmente. Moro no Recife a 7 anos por razões profissionais e, no dia que tomei essa decisão, pensei como seria difícil ficar longe de certas coisas, uma delas, o meu Ceará. Hoje o dia vai ser longo, tal e qual no dia do acesso em 2009, quando liguei pra casa dos meus pais após o jogo e não falei nada, apenas chorei e eles escutaram.

  • Samuel disse:

    Texto espetacular Daniel, parabéns! As sensações são exatamente estas, não há outra forma de definição!

  • Murilo Mendes disse:

    Texto PHODA!!!!

  • Gabriel Viana disse:

    Texto sensacional, muito bem escrito, e com emoção transbordando. Parabéns.

  • savio da penha disse:

    quase nem durmo direito, ansiedade total coração a mil. #vozãocampeão

  • Lucivaldo Júnior disse:

    Quanta inpiração, heinDaniel Figueiredo?!!!
    Parabéns!!!
    Exprimiu exatamente o que estamos vivenciando/sentindo!!!

  • Lucivaldo Júnior disse:

    Quanta inpiração, hein Daniel Figueiredo?!!!

    Parabéns!!!

    Exprimiu exatamente o que estamos vivenciando/sentindo!!!

    #VozãoQueremosACopa #LampionsLeague

  • Filipe Ribeiro disse:

    Que texto!!!
    Parabéns Daniel Figueiredo!!!

  • Lucivaldo Júnior disse:

    INSPIRAÇÃO !!!

  • Rai disse:

    Puxa, Daniel, que matéria!!! Toca, realmente, com as nossas emoções. Queira Deus que o novo dono hoje seja o nosso Vozão. Já lhe admirava por suas intervenções, junto ao Fernando, na TV. Agora me convenço, mais ainda, que você trata a profissão de forma científica e sábia. O velhinho do VLT não raro tenta, pejorativamente, passar de você apenas a imagem de um figurante tatuado, o que você verdadeiramente não é. Mas, bola prá frente Daniel. Quem sabe, sabe. Sua maneira de conduzir a informação e expor seu trabalho não deixa dúvida: é a inovação e a ética personalizadas. Parabéns.

  • Daniel Viana disse:

    Joe,

    cara, muito bom ter vocês como nosso “parceiro” de GANDAIA ALVINEGRA, mesmo sabendo que torce tricolor.. kkkkkk Calma, de são Paulo. Vc apareceu na imprensa local não para aprender ( isso já fazemos todos os dias), mas para mostrar que jornalismo se faz de uma maneira imparcial, doa a quem doer. Parabéns pelo belo texto, vc sabe percebeu claramente que hoje o vozao está disputando não só um simples título, mas o título mais importante da história de um clube nordestino, na era moderna, claro.

  • kezia disse:

    texto foda, daniel! meu namorado, apaixonado torcedor do vozão, me mostrou. e essa loucura do futebol, só pode ser paixão mesmo, e como qualquer paixão, não é voluntária, mas essa reação química do corpo que faz o estádio lotar. bó, vozão!!

  • Ricardo Sena disse:

    Sim, Daniel, nós fomos os escolhidos. E essa sensaçao é boa demais!

  • Hermano Santos disse:

    Que texto!! Me emocionei, vi o pessoal comentando ontem no rádio e só li agora! Parabéns pela inspiração. Somos os Escolhidos, o Nordeste tem Dono, Ceará Sporting Club. SA!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *