classico

Dirigentes da Federação Cearense de Futebol estão estudando incluir no Regulamento Geral de Competições válido para o ano de 2016 a determinação de que será apenas do quadro local de árbitros a responsabilidade do comando das partidas do estadual.

A Federação considera que a arbitragem tem melhorado e causou incômodo que o Fortaleza tenha pedido árbitros de fora as finais da competição e o Ceará não manifestou qualquer contrariedade com o fato. No primeiro jogo, domingo passado, Ricardo Marques Ribeiro, da Fifa, apitou bastante bem. Para o segundo jogo, dia 3 de maio, está escalado Péricles Bassols.

As principais alegações da Federação para que a proibição de árbitros de fora seja adotada são as seguintes: há investimentos em psicólogo para os árbitros, em treinamento e orientação profissional. Além disso, a FCF tem certeza de que nos quatro Clássicos-Rei de 2015, todos com comando local, as atuações dos árbitros foram excelentes e impedir que os mesmos trabalhem nas finais impede o crescimento dos homens do apito tanto local como nacionalmente.

Para que essa determinação seja colocada no Regulamento Geral das Competições os clubes não precisam concordar. Depende, exclusivamente, da decisão da FCF.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles