Futebol do Povo

Ceará campeão da Copa do Nordeste: precisamos falar sobre Ricardinho

8762 38

 

ricardinho

Foi ele que fez o gol do empate contra o Vitória em Salvador quando, corajoso, assumiu a cobrança de pênalti na semifinal da Copa do Nordeste. Foi ele que fez o gol da vitória sobre o Bahia no primeiro jogo da decisão.  Foi ele que, com fortes dores abdominais, parou no hospital poucas horas antes da finalíssima da Copa do Nordeste nesta quarta.

Foi ele que, nesta quarta-feira, no jogo do título, deu o passe para o gol de Charles no primeiro tempo. Foi ele que, no segundo tempo, deu o passe para o gol de Gilvan. Foi ele que, quando a partida estava 0x0 evitou um gol em cima da linha, fundamental, marcante porque sabe que precisa ajudar e muito na marcação. Foi ele que viu vários técnicos passarem pelo Ceará desde 2013 e a cada pedido para mudar de posição, aceitava, sem reclamar, humilde e firme, entendendo sua missão de líder e exemplo.

Foi ele que, sereno, vestiu com honra mais de 140 vezes a camisa do Ceará, cadenciando o jogo, buscando um companheiro melhor colocado, arriscando de fora da área, liderando o time.  Foi ele que nas derrotas de 2013 e 2014 levantou o elenco e ficou para ser levantado pela torcida. Foi ele que fez 21 gols porque sabe que um meio-campista nobre não pode se omitir e, além da técnica, tem que colocar disciplina tática e coragem em campo.

Foi ele que nasceu Ricardo Dias Acosta em Rosário do Sul num natalino dezembro de 1985.  Foi ele que jamais imaginou fazer história no Nordeste do Brasil e dar de presente ao Ceará um título inédito. Foi ele que chorou ao fim da partida no Castelão junto com 63399 pagantes.

Foi ele que muito fez mas, agora, no presente, é ele o máximo representante de um dia histórico para o alvinegro, campeão invicto com um elenco maduro e experimentado na dor de derrotas recentes e sofridas e, hoje, compensadas.  Um jogador, o melhor da Copa do Nordeste 2015, que qualquer torcida gostaria de ter e, por isso mesmo,  independente de quanto tempo ficará no clube, precisa ser valorizado demais pelo torcedor do Ceará. Se hoje a região Nordeste está pintada de preto e branco, o artista com os pés foi Ricardinho.

Recomendado para você

38 Comentários

  • Xavier Neto disse:

    Belo texto e justíssima homenagem a um atleta muito aplicado.

  • Patrício disse:

    bom texto e bom profissional!

    Para se consolidar, só falta a Copa do Nordeste tirar o privilégio de 3 representantes para os estados Pernambuco e Bahia (O Sport hoje ‘disputou’ um 3o. lugar contra o Central para o 2016). Se são notórias as desigualdades no país, que elas se acabem nessa simbologia, que é prática!
    E assim o trabalho da crônica fica mais nobre!

  • Ricardo Souza de Oliveira disse:

    O futebol no Nordeste é uma potencia!!! Precisa livrar-se dos maus que prejudicam seu crescimento

  • Italo disse:

    Valeu ricadinho dói graças a você que chegamos nessa final valeu ricardinho

  • Hector Fernandes disse:

    Corretíssimo! Ricardinho joga demais! Merece os aplausos do torcedor alvinegro.

  • Rafael disse:

    Ricardinho eterno ídolo

  • Fabiano Coelho disse:

    Justíssimo reconhecimento. Parabéns. “Viva Ricardinho, Viva”!

  • Roysson disse:

    Um profissional sempre de uma postura irretocável, dentro e fora de campo. Mas gostaria de destacar um lance do Ricardinho. Não me refiro a nenhum pela Copa do Nordeste. Sequer algum de 2015. Alguém se lembra do passe de 1ª, o que torna mais impressionante, que esse rapaz deu para o gol do Nicão, na vitória de 2 a 1 sobre o Internacional, no Beira Rio, em 2014, pela Copa do Brasil? Fica ainda mais evidente a capacidade e a destreza do Ricardinho quando o todo o lance é visto por traz do gol do adversário. Foi simplesmente ma-gis-tral.

    Craque do Campeonato, jogador a nível de série A.

  • junior vozao disse:

    Justa homenagem,num país que só os atacantes são enaltecidos falar bem desse “cara” é quase que uma obrigação. Valeu Ricardinho a torcida alvinegra te adora, vc ja é ídolo, e sempre que for falado sobre grandes jogadores que ja vestiram essa camisa, seu nome será lembrado. Saldações alvinegras

  • Peixoto disse:

    Quero ver jogar na final do Penta, pra cima deles vozão

  • Marcelo Santos disse:

    Muito bom o texto e sobretudo excelente o reconhecimento, feito com muita sobriedade.

  • Prof. Eymard disse:

    “Daí a Cesar o que é de Cesar” , e ao Ricardinho,
    o que o cronista escreveu, com a inspiração do reconhecimento e sensibilidade. Ao Ceará,parabéns pela notável conquista, como é bom ser alvinegro.

  • Fabio Barreira Camilo disse:

    Parabéns pelas crônicas, porém essa sobre o jogador em questão contém um pequeno erro.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ricardo_Dias_Acosta

    NASCEU EM 1985*

  • Valeu Ceàra , obg a todo elenco. Vcs jogaram muito

  • Widburg Feitosa disse:

    O MELHOR JOAGADOR QUE O VOZÃO TEM….PARABENS RICARDINHO….
    HA “ALGUEM TEM DUVIDA QUAL A MAIOR TORCIDA DO NORDESTE?”

  • Alexandre Aguiar disse:

    Viva ao Ceará!!!

    Parabéns a equipe

  • Francisco Otacílio disse:

    Parabéns toda nasao alvinegra mais falar do Ricardinho o homem feis de de tudo nesse jogo parabéns obrigado en nome de toda torcida nosso nordeste ass Otacílio sp só ceares

  • Mauro de Meneses disse:

    Graças a todos os guerreiros alvivegros a imensa nação preto e branco espalhada pelos rincões do Brasil. Hoje vibra orgulhosa com justo titulo conquistado por todos os heróis. Obrigado a estes valentes soldados uniformizados de alvo e negro. Parabéns a todos.

  • Gerardo Magella disse:

    Perfeito post!! Acredito que Ricardinho ficará no Ceará, ou seja, a nossa competentíssima diretoria vai renovar e alongar o contrato dele e do Magno Alves, e quem sabe o do Samuel Xavier também. Mas a diretoria, apesar de tantos acertos, não pode deixar relacionar Robinho para domingo. O Ceará ainda não é revelador de atletas, e Robinho mostrou muitas imperfeições para ser relacionado para uma final tão importante. Não é hora de apostas. Quanto ao jogo de domingo, o Fortaleza é favoritaço! Tem a vantagem do empate, fundamental nas decisões cearenses. Está mais motivado para tirar o penta do Vozão! O Ceará está desgastado e relaxado após a conquista da Copa do Nordeste. Enfim, a responsabilidade de ser campeão é toda do Fortaleza, será que o Fortaleza vai deixar o Ceará ser Penta!!!?? Muita pressão para cima dos favoritos, que só têm fracassos nos últimos 5 anos. Será que vão entregar a rapadura de novo!!? O Vozão vai leve, feliz da vida, nada abala a nossa felicidade!!? Mas a felicidade do Fortaleza!?? Será mais um fracasso? Ainda bem que eles são favoritos!!

  • Heraldo Andrade disse:

    Graziani, parabéns pelas palavras! Você foi muito feliz ao citar o que Ricardinho foi e é para o Ceará Sporting Club. Ao atleta, parabéns e muuuuuito obrigado, ele foi o termômetro dessa equipe, que se mostra a cada dia mais preparada para encarar qualquer adversário.
    Parabéns a todos os atletas.

  • Carlão, um vozão na Bahia disse:

    Ceara tem que segurar esse jogador com unhas e dentes. Pelos nossos planos de subir para serie A esse ano, não podemos perdê-lo. Soube que o Santos está tentando levá-lo, é verdade?

  • Bianca disse:

    Bom dia!
    Corrigindo, Kadu nasceu no 15/12
    Parabéns pelo belo texto!
    Ceara é mais ao lado de Ricardinho!

  • eliane corrêa disse:

    Parabéns ao Ricardinho e a você pelo post!! É lindo como tu escreve ….

  • Erinaldo disse:

    O Ricardinho é sem sombra de dúvida o melhor jogador do ceara. E na minha opiniao e de muitos outros, um dos melhores volantes do Brasil

  • graziani acosta disse:

    Joga muito maestro do time,tem que ser mais valorizado pela direçao do clube..ou ir para um clube da serie A

  • Henrique Hurbano disse:

    A justiça tem um belo rosto. Infelizmente, no nosso país, raramente ela dá as caras. Mas quando aparece, feliz é aquele por quem ela se personifica. Isso mesmo, Graziane, faça justiça ao nosso querido Ricardinho, profissional elevado e de rara perícia. Verdadeiro campeão!

  • Paul disse:

    Ele está assinando com o Papai do Ceará rsrsrsrs

  • walkmar feitosa disse:

    Parabéns pelo texto e pelo reconhecimento de um jogador que honra o manto sagrado alvinegro.
    Ricardinho é a síntese desse time que não desiste nunca, muita luta, sofrimento: como são as conquistas do Vozão
    Mais uma vez parabéns maestro alvinegro, espero que a diretoria consiga mantê-lo, assim como magnata, uiliam correia e Samuel Xavier especulados depois da conquista

  • Francisco disse:

    Quero ver se ele é o taw domingo blz

  • cassio disse:

    Bela homenagem, sem dúvidas o melhor jogador do Ceará, que merece respeito e nossa consideração Pois está aqui a muito tempo e representa não só dentro de Campo mais fora vestindo e representando o Ceará. Parabéns Ricardinho ídolo alvinegro

  • Fernando Gualberto disse:

    Grande Graziani parabéns pelo texto produzido. Realmente o Ricardinho é merecedor de todas as homenagens que nós torcedores do Ceará devemos prestar. Ele é cara que precisa se mantido no time para conquistarmos o acesso a Série A neste ano. A diretoria deve evidar todos os esforços para mantê-lo no Ceará.

  • Zenóbio rocha disse:

    Olha gente moro em Brasília a 35 anos mais nunca deixei de acompanhar meu Vozão! Estou bastante emocionado com o feito do meu ceara e ai voltando ao passado me lembrei de um ceara semelhante com craques como ITA, Daniel , Cícero, laudenir e carlindo Osmar Edmar Magela da costa Jorge costa marciano Arthur e tantos craques tenho saudades do passado mais estou muito feliz com o presente ! Saudações alvinegras sou campeão do nordeste!

  • Zenóbio rocha disse:

    Ha o Ricardinho é jogador de primeira linha a muito tempo jogador que joga em qualquet time do Brasil sua regularidade é impressionante!

  • diony acosta disse:

    Joga muito o ricardinho tem q ser mais valorizado para ir para um time de primeira divisao vozao é show este clube… ricardinho joga muito parabens ao time do ceara vozao dale vozao… estamos juntos… ricardinho joga muito, nivel europa…

  • diony acosta disse:

    Joga muito o ricardinho tem q ser mais valorizado para ir para um time de primeira divisao vozao é show este clube… ricardinho joga muito parabens ao time do ceara vozao dale vozao… estamos juntos… ricardinho joga muito, nivel europa…Bela homenagem, sem dúvidas o melhor jogador do Ceará, que merece respeito e nossa consideração Pois está aqui a muito tempo e representa não só dentro de Campo mais fora vestindo e representando o Ceará. Parabéns Ricardinho ídolo alvinegro

  • diony acosta disse:

    Parabéns pelo texto e pelo reconhecimento de um jogador que honra o manto sagrado alvinegro.
    Ricardinho é a síntese desse time que não desiste nunca, muita luta, sofrimento: como são as conquistas do Vozão
    Mais uma vez parabéns maestro alvinegro, espero que a diretoria consiga mantê-lo, assim como magnata, uiliam correia e Samuel Xavier especulados depois da conquista.
    Vamo vo vozao estamos junto ass. Dionekoo show… Abu Dhabi…

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *