Futebol do Povo

A Copa do Nordeste não precisa do Flamengo

21045 134

Desde 2013 que o Flamengo tenta cavar participação na Copa do Nordeste. Seus dirigentes não negam. Do ponto de vista econômico seria algo muito positivo para o clube de maior torcida do Brasil. Ele continuaria disputando o estadual do Rio de Janeiro que, apesar dos prejuízos de bilheteria, paga boas cotas de TV.

É incontestável que a competição ganharia mais repercussão, rendas e até possivelmente cotas comerciais maiores – o Flamengo tem a maior torcida da região – mas as consequências da inclusão da equipe na Copa do Nordeste seriam nefastas do ponto de vista esportivo para os clubes da região.

No atual modelo da competição um clube para participar precisa cumprir critério técnico nos estaduais. O Flamengo entraria por convite, algo completamente fora de propósito, injusto e sem sustentação do Estatuto do Torcedor. Em 2016, por exemplo, Náutico e Vitória ficarão de fora por terem ido mal nos seus respectivos estaduais. É assim que a coisa funciona.

A partir da edição disputada em 2015, a Liga do Nordeste e a CBF conseguiram corrigir um erro histórico e Piauí e do Maranhão ganharam vagas. O objetivo da competição, afinal, é dar força aos times locais, que possuem orçamentos muitos inferiores aos times do Sul e Sudeste do país. Enfrentar uma ou mais equipes com receita enorme só traria prejuízos.

Com todos os jogos transmitidos pelos canais Esporte Interativo e a maior média de público no primeiro semestre entre as competições disputadas apenas por equipes nacionais, a Copa do Nordeste tem aumentado ano a ano sua representação financeira no orçamento dos clubes e a autoestima do seu torcedor. O Ceará, atual campeão, recebeu apenas de cotas e premiação por 12 jogos – sem contar as rendas – o mesmo valor que recebe pelos 38 jogos da Série B.

É importante salientar que tanto o presidente da Liga do Nordeste, Alexi Portela, como o diretor de competições da CBF, Manuel Flores, já declararam que não há chance de algum time de fora da região participar da competição. Assim, qualquer tentativa da entrada do Flamengo ou de qualquer outro clube no mais importante torneio regional do país – o Goiás avisou que também gostaria de participar – não faz qualquer sentido.

E não se trata de bairrismo ou algo deste nível, até porque da minha parte tenho pavor disso. Ocorre que diante da realidade do futebol brasileiro, seus formatos de campeonatos, calendário e ausência de uma liga nacional, é bom senso e lógica que a Copa do Nordeste fique da forma como está.

 

Recomendado para você

134 Comentários

  • Fernando marley disse:

    Fernando, discordo de você, acredito que com o Flamengo entrando na Copa NE fortaleceria os demais times do nordeste, e seria um 1º passo para a criação de uma liga independente, e faria igual aos times mexicanos na Libertadores, caso fosse campeão não ficaria com a vaga da Copa Sul-americana.

    • Tiago disse:

      Pelo amor de Deus, a Copa é do Nordeste,não do Sudeste!

    • Patrício disse:

      Prezado, o México fica na América (no Norte, mas América). Já o Flamengo (que não quer criar liga nenhum, mas outro bolso) não é sediado no Nordeste!

      • FRacnsico Carvalho disse:

        – Patrício – Inteligente, a comparação é que o México faz parte da CONCACAF e a Libertadores e de Conmebol, e não é impedido de jogar a libertadores.

    • março lima disse:

      Os times do Nordeste não precisam de Flamengo pra se fortalecerem e provaram isso com o crescimento e valorização desta Copa. Os olhos de todo o país estão se voltando para o campeonato de maior média de público em todos o país no primeiro semestre, pelo segundo ano seguido. Xô flamengo, viva a região Nordeste.

      • Wayne disse:

        To vendo mesmo Ceará na serie B, Fortaleza na serie C. Santa Cruz de volta a B. O único q escapa e o Bahia. Deixa de ser pelasaco viado. O Flamengo e super bem vindo em qualquer competição.

    • Sandro Reis disse:

      Oportunismo barato da mulambada.

    • leonardo disse:

      Sou Flamengo e acho inadmissível o Flamengo jogar uma Copa fora do Rio e Maracana. Alem disso desgastar a imagem do clube já que seriamos reduzidos uma competição com times fora da elite do futebol em renda, patrocinio e publico. Seria como jogar uma serie B ou C. Flamengo não precisa disso, o que precisos é que os ladrões da Ferj sejam presos

      • Mario disse:

        Leonardo vc está equivocado, e ainda é preconceituoso, sou torcedor do Flamengo e pro Fla seria muito vantajoso jogar a.copa.do Nordeste. Apesar de ser covardia.com.os times da região.

        • Paulo Eugênio do Nascimento disse:

          Os dirigentes do Flamengo disputariam campeonatos até no inferno, desde que lhes renda alguns trocados. E a instituição que se exploda.

        • Eduardo disse:

          Covardia? Kkkkkkkkkkk se pegar o Ceará em mata mata ja sabe que ta eliminado kkkkk ou tu não lembra da copa do brasil de 2005 e 2011???? Abraços freguês

      • Wilson Mota disse:

        Voces já jogam serie B no primeiro semestre. O campeonato carioca é o que?

      • Hernani disse:

        Taça Guanabara ?????

      • Henrique disse:

        Leonardo, desculpa, sou do Nordeste, cearense e torcedor do Ceará… Você criticar a Copa do Nordeste assim, é meio sem lógica, chamar a copa do Nordeste de um tipo de Série B ou C, se o Flamengo joga um campeonato carioca falido, com uma renda de pública pífia, num coloca 20 mil no maracanã, a maior renda de público do Brasil até então foi na Arena Castelão, na Final entre Ceará x Bahia… desculpa, em torcida o Flamengo é maior, incontestávelmente amigo, mas em futebol… tem muito time do nordeste dando um baile em vcs 😉 Abraço!

        • Rodrigo disse:

          Henrique, reveja suas informações, porque você está bem equivocado. Maior público presente do ano foi o 2o jogo da final do Carioca, domingo passado, mas pagante foi realmente a final da Copa do Nordeste, porque aqui no Rio tem uma carga enorme de gratuidade (em jogo grande dá quase 10% dos ingressos postos em circulação).

          Mas o Flamengo, só no Carioca, já tem 4 entre os 10 maiores públicos pagantes do ano no país (todos em clássicos). E tem de média no Carioca 2015 quase 28 mil torcedores pagantes. Em 10 jogos como mandante ou renda dividida no Carioca, gerou mais de 11 milhões em renda bruta de bilheteria e, por causa dos custos de operação do Maracanã e do “custo FERJ”, não embolsou nem 2 milhões. Agora, pra uma comparação, procure aí nas notícias quanto ganhou a FERJ e a empresa de grades de ferro que organizam as filas nos estádios, que é de 2 funcionários da própria FERJ, neste Cariocão. É por essas outras palhaçadas que o Flamengo rompeu com a Federação.

          A propósito, média de público do Flamengo neste ano até agora é a terceira do país (quase 27 mil por jogo), isso sem Libertadores e sem disputar final. Flamengo jogar pra menos de 20 mil no fim de semana atualmente é difícil, não se engane por públicos horrorosos em jogos sem apelo que surgem no meio do Cariocão numa quarta ou quinta de noite. No Brasileirão, a tendência é manter este patamar.

    • Edilson Romcy disse:

      Os clubes do sudeste já estão querendo “bagunçar”a Copa do Nordeste, isso é fato. Não tem nada a ver a inclusão de qualquer clube que não seja da região, perderia o sentido. Não é por que seja Flamengo ou outro qualquer. Se fosse o contrário, duvido que os clubes de lá aceitassem qualquer clube do Nordeste, nunquinha.

      • adilson disse:

        Sou torcedor do Bahia, e o Flamengo que fique por lá no Rio. O campeonato é do Nordeste e não Sudeste, como já foi dito. Está parecendo “virada de mesa”.

    • Sérgio Araújo disse:

      Fernando, acorda! o Flamengo é um “chupa-cabra” de renda apoiado pela rede globo que também suga muito lucro com a alienação de torcida de sofá. Só teremos crescimento e desenvolvimento do futebol no Nordeste se os nossos times, juntarem ao mesmo tempo: títulos, renda, visibilidade(atrai patrocinadores) e torcida numerosa. Quer torcer de verdade pelo Flamengo? Dá teu dinheiro pra ele, faz o sócio torcedor dele, compra camisa oficial dele, compra uma passagem, viaja pro Rio de Janeiro, compra o ingresso oficial na bilheteria do Maracanã e grita Mennnngo! o jogo inteiro com uns gatos pingados no campeonato carioca.

    • amendogaba disse:

      Achei o título infeliz e bairrista,porém, me surpreendi com o conteúdo…Faz todo o sentido e me convenceu… Sou Flamengo, mas acho injusto sermos convidados

    • Raimundo Almeida disse:

      Ou Marley, não misture as coisas. Copa do Nordeste já tá dizendo. “Copa do Nordeste”. Se por por Flamengo, tem um no Piauí. Aí sim, esse pooodddeeee.

    • Alexandre disse:

      Não precisamos do Flamengo, Fluminense, Goiás, etc… Temos times e torcida.

    • Rogério disse:

      FLAMENGO NA COPA DO NORDESTE,SÓ SE FOR O MULAMBO AQUI DO PIAUI.

      O DO RJ,FICA PARA LÁ MESMO.

      O EURICÃO TOMA DE CONTA DE USÁ-LO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • assim como temos a copa do nordeste, deveriam ter também a do note,sul,leste, oeste e outras regiões agora cada um com seus clubes próprios e os dois finalistas de cada região disputariam nas semi finais para a liga nacional diferente mente da copa do brasil que deixa muito clube de torcida grande de fora.

      1. aliás a nossa FIFA já deveria ver isto um futebol unificado, pensar num grande campeonato mundial bem melhor e rendável de alto conceito. clubes tem, torcida também. E cobrar dos clubes e seleções conceitos futebolísticos desde as escolinhas até as seleções.
      2. A FIFA também deveria acabar com este negócio de formação de seleções só com os medalhões do exterior. ca para nós só tem nome.

  • andrey disse:

    Concordo em tudo!! Deixa essa mulambada p lá. Se endividaram com o fraco campeonato carioca agora vem querer se escapar aqui. Covardia com outros times da região como citado por vc. Parabéns pelo texto!

    • Gutemberg disse:

      Oh o flamengo não e mulanbada,o fla tem mais de 40 milhões de torcedores, mulabada deve ser esse timinho ai que VC torce da 4°divisao.OBS= (esse cara deve ser vascaido)

  • José Benevides Júnior disse:

    Totalmente sem cabimento a inclusão de qualquer equipe de fora da região. A copa é do Nordeste! Perderia a graça e iria desmotivar as “rivalidades” estaduais. Ano a ano, a tendência é melhorar, em todos os sentidos. Vamos valorizar o que é nosso (ai é um pouquinho de barrismo, sim!). Duvido que pelo menos se cogitasse, numa copa do sudeste (se houvesse), a inclusão de outras equipes. Proposta desse tipo tem que ser arquivada, sumariamente!

  • graciliano chaves disse:

    Os times do Piaui precisam da cota de participaçao do capeonato para competi com os outros participantes.

    • Aldi Alves Soares filho disse:

      Graciliano chaves, você tem toda razão, parece que voltamos no tempo da independência do Brasil, que teve que pagar para outros países para ser reconhecido como país independente. E hoje é muito ruim ver isso, uma liga usando o nome Copa do Nordeste sem ter todos os seus estados inclusos, e ainda sem igualdade na distribuição das cotas para que possam sanar seus eventuais gastos.
      A Copa do Nordeste está sim de parabéns. Temos a oportunidade de vermos times consagrados em nossas cidades jamais visto e isso é espetacular. Sou Maranhense, torcedor do Imperatriz (Cavalo de Aço) e estarei em Campina Grande protestando contra essa discriminação. Chega de Discriminação. Aceitar os times do Maranhão e do Piaui com a condição de só receberem as cotas se passarem de fase é um desrespeito sem fundamento que posso chamar de DISCRIMINAÇÃO.

  • Osmar Neto disse:

    Sou Nordestino e torcedor do Flamengo e não admito que ninguém me diga pra que time eu devo torcer, não tem essa de apoiar time da cidade, toda pessoa tem direito de liberdade e pode escolher o time que bem entender, esse bairrismo nordestino é babaquice!! Homem que é homem não muda de time, se mudar é pq é um moleque!! SRN

    • marcelo alencar disse:

      nordeste com nordestinos e flamengo que jogue rio-sp.

    • claudiano disse:

      Você e um Alienado pela mídia.
      Não precisamos de torcedores como você.
      Sou nordestino e não preciso clube do suldeste para torcer

      • Osmar Neto disse:

        Quem é vc pra dizer o time que devo torcer?? Vc só consome produtos produzidos no nordeste?? Alguma vez escutou alguma banda de fora do nordeste?? Acho que a resposta é não e sim, então pare de falar merda!! Ninguém é obrigado a torcer por um clube só pq é da mesma cidade, isso sim seria não ter poder de escolha.

    • Ferreira Jr disse:

      Não sei se tenho vergonha ou pena de você, nordestino “torcedor” do Flamengo. Ridículo.

    • Gledson Luis disse:

      Lamentável !!!
      A culpa e da globo, abraço !

    • Paulo disse:

      Uiiiiiiiiiiii….

    • guga disse:

      bom até respeito, mas concordar dom você não, torcer porque os pais torcem, as vezes tudo bem, eu mesmo sou Bahia, mas meus pais e meus irmãos são vitória, meu pai na verdade é vitória, vasco e santos, eu só torço para o Bahia.

      acho que só quem deve torcer para os times de fora são os que tem pais que moraram lá ou que são de lá , ou caso você tenha morado, agora se você n]ão tem pais de lá e nunca morou lá, porque torcer para um time de uma região que não está nem aí para você e sua cidade e seu estado, e ainda dioscriminam os times do seu estado?

  • Osmar Neto disse:

    Nordestino reclama de bairrismo do Sudeste e tem se mostrado o povo mais bairrista do Brasil.

    • João Eduardo P. Neto disse:

      Fortalecer a identidade cultural não é bairrismo. A Copa do Nordeste, somente com clubes do Nordeste fortalece essa identidade e nossa cultura, da qual temos muito orgulho e combate o preconceito dos que ignoram a importância da região. Bairrismo seria denegrir as demais regiões que são tão importantes quanto a nossa. Façam seus regionais deixem o nosso em paz. Corram atras do prejuízo de vocês.

    • Edilson Romcy disse:

      Não é que o Nordestino seja “bairrista”. Porque é que agora o Flamengo tá vendo com “outros olhos” a Copa do Nordeste? Porque a Copa do Nordeste deslanchou e já sucesso e no sul a coisa tá feia. É ou não é?

    • Carlos Macedo disse:

      O sonho da Globo é que sua opinião seja a majoritária. Tudo é feito para distanciar cada vez mais os clubes globais dos outros. Se não cuidar estaremos iguais os manauaras , torcendo para flamengo e vasco. A copa do nordeste vem na contramão desse esforço e é um alento financeiro aos clubes que principalmente por força de suas torcidas estão se mostrando sustentáveis . Agora o clube que mais recebe cotas no país, vem como um tipo de câncer tentar contaminar o que vem dando certo. Ainda aparecem defensores . Sinceramente…. .

    • Paulo disse:

      Você fica aí torcendo pelos times lá do Rio de Janeiro, pois saiba que lá basta você abrir a boca para dizer qualquer coisa prá eles lhe chamarem de “paraiba” sem saber nem de onde você é.

    • guga disse:

      isso aqui não pe bairrismo, a copa do nordeste foi relançada, depois do seu fim decretado pelo rio sp não ter dado certo e a copa do nordeste acabou pois os times do nordeste estavam se fortaleo junto cocendo e foi o flamengo junto com os outros times do rio e sp que pediram a cbf para acabar com os regionais, por causa do calendário, só que a copa do nordeste , os participantes não queriam que acabassem,e teve que acabar por causa desses times e pior alguns times foram em 2003 presisonadis a não disputar a copa do nordesre de 2003 , sob pena de desfiliação e exluc]ão dos campeonatos brasileiros. tanto é que em 2003, teve mas estava enbfraquecida, e depois voltou só em 2010, ainda enfraquecida, pois os times colocavam só times reservas e as vezes a base, só voltou a ter f0rça novamente e os times a disputarem com os titulares só a partir de 2013.

      PERGUNTO, COMO ACEITAR UM TIME QUE PEDIU QUE ACABASSE COM A COPA DO NORDESTE?

  • raudinez disse:

    Sou flamenguista, e baseado no que foi exposto sou contra à inclusão de qq equipe de fora do nordeste.

  • Carlão - Vanguarda Alvinegra disse:

    Se o Flamengo entrar o campeonato perde a graça. O campeonato deixa de ser genuinamente nordestino, e o Flamengo ganhará 90% dos campeonatos.

    • Márcio disse:

      O flamengo não cai pra segunda divisão do brasileiro porque a globo não deixa por que no dia que cai não sobe lembra do fluminense caiu pra segunda depois pra terceira só subiu com uma virada de mesa e a copa do nordeste e pra times da região nordeste e não pra time carioca vir e acabar com o torneio

      • Rodrigo disse:

        Falavam a mesma coisa do Corinthians. A verdade é que vocês se rasgam de inveja do Flamengo sempre conseguir se salvar, mesmo em anos horrorosos de corda no pescoço.

  • Ernani disse:

    Esse Flamengo falido quer levar o dinheiro dos Nordestinos. Fora Flamengo !!!!

  • jeova sales disse:

    A copa é do Nordeste e ponto final.

  • Ernani disse:

    Já mais aceitariam um time do nordeste para jogar no sudeste.

  • PAULO disse:

    O nome do torneio já diz tudo: C O P A D O N O R D E S T E.
    Com clubes de outra região perderia a graça. por que não seria mais c. do nordeste. e sim COPA DOS FORASTEIROS.

  • jason disse:

    Os nordestino nao querem pq a real e que se o flamengo for disputar ele vai ganhar todas kkkkk

  • DANIEL CRUZ disse:

    Mas é claro, é óbvio, é simples, o nome da competição é COPA DO NORDESTE e apenas aos times DO NORDESTE é que deve servir. Ao flamengo (com F minúsculo mesmo) resta desenterra r o Rio-São Paulo.

  • ADÁLIO RODRIGUES DE MATOS disse:

    Que palhaçada é essa? Não vamos descaracterizar o nosso nordestão. Isso se chama oportunismo descarado. Sem chance!!! O que o flamengo tem a ver com a região nordestina? Nada. Qual contribuição iria trazer? Nada.
    Temos que parabenizar é o canal Interativo que apostou na região. Isso sim.

  • José pedro disse:

    Existe divergência, claro, sempre haverá. Ainda sou a favor dos campeonatos regionais, cada macaco no seu galho. O flamengo, deve correr atrás do prejuízo, não tem que disputar essa copa do nordeste.

  • Maciel disse:

    Graziani meu sonho é ver o Flamengo-PI na copa do Nordeste, esse aí merece.

  • Nivardo disse:

    Se a Copa é do Nordeste, não tem sentido algum ter clube de outra região! Seria absurdo e ridículo!

  • marcelo disse:

    Aqui no rio Ken manda eo MengãoTJF

  • delmax disse:

    acho totalmente sem cabimento,vamos deixar de fora bairrismo,e logica mesmo copa do nordeste ja ta dizendo, time do nordeste flamengo time do sudeste,outra se fosse ao contrario acham que aceitariam times do nordeste duvido,a cbf ta querendo e melar o nordestao pois sabe que a copa do nordeste ja ingoliu os campeontos estaduais aqui do nordeste campeonatos esses deficitarios. e tao com medo de criarem um liga norte nordeste que seria mais certo.

  • meiriane disse:

    Agora que a Copa do Nordeste esta tendo repercussão Nacional e até Internacional querem uma oportunidade para se promover, seria muito injusto com os clubes da região e se for abrir exceção daqui a pouco vira regra, ou seja, um 2° Brasileirão. Boa Noite!

  • nicolas disse:

    boa noite, a copa do ne é muito boa, mas ainda tem algumas distorções. Não tem como um patrocinador forte querer pagar mais caro para termos Piaui Clube e Socorrense enquanto Nautico e Vitoria estiverem de fora somente porque foram vice-campeões estaduais no Piauí e em Sergipe. Precisamos corrigir isto com um ranque regional e uma pre-copa para estes casos. Seria simples, caso um time ranqueado (ex: os 10 mais bem colocados) estivesse fora, teríamos uma pre-copa em dois jogos para definir, por exemplo, se teríamos a participação do Socorrense ou do Vitória (maior vencedor de todos os tempos e uma das maiores torcidas nordestinas). abs

    • Preto e Branco disse:

      Nicholas eu não concordo com você.
      Esse critério de “seleção” dos participantes da C. do Nordeste é muito bom, pois torna os campeonatos estaduais muito importantes. O time que não se esforçar no estadual pode muito bem deixar de ganhar uma boa grana na maior competição regional do país. Se ficar de fora é porque foi extremamente incompetente.
      No próximo ano se esforçara para fazer um time melhor já no 1 semestre. Coisa que a algum tempo atras não acontecia, pois todo mundo ficava esperando o fim dos campeonatos do sudeste pra formar uma base forte pras séries A, B ou C.
      Resumindo: Fortalece o campeonato estadual, fortalece a base de sua equipe nas series A, B ou C e ainda entra uma boa grana nos cofres do clube.
      Quanto a entrada do Flamengo eu concordo, contanto que seja do Flamengo do Piaui. Porém, antes ele tem que fazer a parte dele e ser campeão ou vice de seu estadual.

    • Camelo disse:

      Meu amigo, Os estados (PE e BA) que vc mencionou oferecem 3 vagas p/ Copa NE, tu acha que se teu time não tem competência pra ficar na terceira posição, merece participar da Copa do NE? Enquanto ao Flamengo, sou totalmente contra, como 90% dos Nordestinos, acho que só os torcedores rubro-negros que são a favor dessa insanidade de incluir um clube fora da região.

    • guga disse:

      nada de rankling na copa do nordeste, não cumpriu o que deveria ter feito quie era ficar entre os três primeiros no caso da Bahia e Pernambuco que já tem três vagas, entãoi que fique de fora, agora querer dar uma quareta vaga a bahia e pernambucco, aí não, e olhe que sou baiano e mnoro em salvador.

  • Célio Miranda Albuquerque disse:

    Sai satanás! Vai encher teu cofre na tua região, Urubu despenado! A Copa do Nordeste tem sempre que reunir os times da própria região. Do contrário , estaria descaracterizada e teria que ter outro nome.

    Aliás, é errado chamá-la às vezes de Nordestão.Nordestão era a copa que reunia os times do N/NE, que deveria voltar. O campeão do Norte(heje é Copa Verde) e o do Nordeste, em dois jogos.

    Só torço um time em todos os quadrantes do mundo:O Ceara. Precisamos acabar com a babaquice de gente sem raiz cultural e de complexo de colono, torcendo os times do Sul e Sudeste. Frescuragem de de ” o meu flamengo;”o meu Vasco”, só se ver na imprensa local. Vão no Recife e Salvador , verificar se tem isto…Tem é um ova!

  • João Eduardo P. Neto disse:

    Bastou a Copa crescer e ser um sucesso pra já quererem acabar?
    Esse time não pertence ao Nordeste, simples assim.
    Não tem o menor sentido essa ideia absurda.
    Xô clubes e cartolas lixo do Sudeste…
    Viva o Nordeste e o Nordestão só com clubes da região!!!
    Façam seus regionais também, parem de querer atrapalhar o nosso!!!

  • waldir disse:

    Na copa do nordeste quem manda são os times do nnordeste , parabéns para o Ceará campeão de 2015 , e no Rio é o VASCO , é CAMPEÃO !!!!!!

  • Célio Miranda Albuquerque disse:

    Xô satanás! Vai encher teu cofre na tua região, Urubu despenado! A Copa do Nordeste tem sempre que reunir os times da própria região. Do contrário , estaria descaracterizada e teria que ter outro nome.

    Aliás, é errado chamá-la às vezes de Nordestão. Nordestão era a copa que reunia os times do N/NE, que deveria voltar. O campeão do Norte(hoje é Copa Verde) e o do Nordeste, em dois jogos.

    Só torço um time em todos os quadrantes do mundo:O Ceara. Precisamos acabar com a babaquice de gente sem raiz cultural e de complexo de colono, torcendo os times do Sul e Sudeste. Frescura de: ” O meu flamengo”;”O meu Vasco”, só se ver na imprensa local. Vão no Recife e Salvador , verificar se tem isto…Tem é um ova!

    • dIEGO disse:

      Concordo com você meu amigo, mas precisamos respeitar a opção alheia. Já parou pra pensar que o nosso glorioso também tem e terá torcedores em outros estados? É absolutamente normal um time crescer e ser reconhecido em outros lugares, um dia o nosso Vozão ganhará torcedores em outros estados, fora da região nordeste. Saudações alvinegras!

  • Chadai sotero disse:

    Isso e besteira. Nao tinha nada convidar 4 times do sul e deixa na mesma chave. No nordeste tem muitos times bom com capacidade de ganha do flamengo ou de qualquer outro time do sul.

  • Marcos Benevides disse:

    Tem uma coisa que precisa ser mudada no regulamento: se são 9 estados, deveríamos ter o campeão e vice de cada estado = 18 clubes + os atuais campeão e vice da copa, totalizando os 20 clubes. Não faz nenhum sentido Pernambuco e Bahia terem 3 times e os demais estados 2.

    • Sem lógica seu comentário pois, tomando como exemplo a situação atual Ceará campeão e Bahia vice campeão estão garantidos para 2016. Nos estaduais de 2016 nenhum dos dois chega em 1º ou 2º lugar. Consequentemente teríamos 03 representantes do Ceará e da Bahia correto?

      • Marcos Benevides disse:

        Milton, vejo que você entendeu bem a colocação. Pela minha sugestão, teríamos sim em 2016 os estados da Bahia e Ceará representados por 3 clubes, mas nesse caso por MÉRITO dos 2 clubes, campeão e vice de 2015. Esse fórmula que proponho vem corrigir uma falha do atual modelo, que não garante ao campeão o direito de defender o título no ano seguinte, sem necessidade de conquistar a vaga disputando certame do seu estado. E na fórmula atual, me dê 1 motivo que justifique a Bahia e Pernambuco terem direito a 3 vagas e os demais estados 2?

  • André disse:

    Sou flamenguista e concordo com o autor. A Copa do Nordeste está andando com as próprias pernas e crescendo sozinha, não precisa da inclusão do Flamengo. Tá certo q traria mais visibilidade, mas não se deve pensar apenas economicamente, e sim no desenvolvimento dos times da região. Qto ao título, não sei se alguém sugeriu q a Copa NE precisaria do Flamengo, mas pra mim é óbvio o contrário, já q é o Flamengo q tem litígio com a Ferj.

    • Rodrigo disse:

      Quem pensa assim é torcedor. Organizadores e clubes tão pensando em grana, e a TV idem com publicidade. Futebol é negócio, só é paixão pra torcedor.

  • Luiz disse:

    O problema do Fla não é o campeonato carioca que por sinal deve ter parado em frente a tv todo mundo da regiao nordeste que gosta de futebol mas sim a federacao carioca com seus demandos e presidita de forma amadora, o flamengo com seu potencial absurdo como marca finalmente está sendo conduzido com competencia e responsabilidade pela atual gestao com uma projecao de medio prazo para atingir um patamar economico de receitas nunca antes alcancavel a nivel sul americano (informações de revistas, jornais, sites etc especializados, tem que ler!!!! chega de falar por falar) tornando sua lideranca nas decisões do futebol brasileiro ainda mais acentuada principalmente em questoes de cotas de tv que são a principal fonte de renda das maioria dos clubes inclusive dos gigantes da copa nordeste. O Fla nao deve disputar a copa nordeste por vários motivos sendo o principal por que não é da regiao apesar de ser o maior clube NACIONAL mas dizer que não precisa dele….. está muito distante já que o futebol brasileiro da elite ( onde 95% dos participantes da grandiosa copa do nordeste não estao) precisa e muito!!!!! Tenho dito. Ao vencedor as batatas.

  • Ragnarok disse:

    Mulambada, time falido ! Não é pronto!

  • Rayane disse:

    Não precisamos e não queremos tires nenhum do sul aqui. Copa do nordeste é dos times do Nordeste!

  • Heitor Ximenes disse:

    Acho que estabelecer o Flamengo como participante errado, mas não sou contra ter clubes convidados, um diferente todo ano, acho que essa mudança traria um diferencial divertido ao torneio e quem sabe até alguns anos clubes de fora do país possam participar, seria legal ver jogos como Fortaleza e River Plate, ou algo do tipo.

  • 1 divisão disse:

    Concordo, o Flamengo é time de 1 divisão (nunca caiu),tem 6titulos nacionais 3 copas do br 1 libertadores ,1 mundial e o time de maior torcida (além de arrecadação). No nordeste os times são fracos, não tem representatividade .Melhor ir para o exterior, ganhar grana ou ir para Brasília ,onde o povo tem dinheiro, educação .Embora nossa torcida na região seja maior q os times dai e a melhor,eles preferem o melhor para o time.

  • Ernesto Matos disse:

    Ideia de jegue a participação do Flamengo na copa do nordeste, por um simples motivo ele não faz parte do nordeste, nem como convidado, afinal o critério de participação estabelecido é técnico.
    Foi uma luta muito grande para a copa do nordeste se firmar e ser o sucesso que é hoje, e no começo ninguém se interessou em ajudar, agora que é um sucesso, aparecem os aproveitadores para tirar uma casquinha. Conclamo as equipes do nordeste a boicotarem o torneio, caso seja permitido a participação de clubes de outras regiões. Porque não lutam para criar o regional deles ?

    • Rodrigo disse:

      Flamengo desenrola esse convite desde a primeira edição dessa nova Copa do Nordeste, em 2013. Não foi do nada, é que só agora prestaram atenção por causa do litígio com a FERJ.

  • valney disse:

    Manda esses LISEIRASs Cariocas ir buscar dinheiro em outro lugar…..daqui a pouco Real Madri e Barcelona vão querer entrar também……

  • Maikon gomes disse:

    Ze mane o fla nao precisa disso é apenas pressao na federaçao fedorento do eurrico miranda

  • Sérgio Araújo disse:

    Entendeu, Fernando Marley?

  • Felipe Martins disse:

    Em 2012 ou 2011 o Fla apoiou a criacão do Flamengo Paraibano, na época Zinho e Zico vinheram a Paraíba e apresentaram o clube com status de futuro time B do Flamengo, mas o time n firmou após a saída de Patricia Amorim. Acredito q essa sim seria uma forma do clube entrar na copa do nordeste, com um clube B.

  • junior vieira disse:

    Flamengo não !! Sou a favor de por a região norte pra jogar , remo , Paysandu e outros clubes

    Fazer um norte e nordeste seria bacana e lá no sul.. Façam um sul e sudeste se quiserem.

  • Amaury disse:

    Já temos o Leão de Aço e Velho Macho que enchem estádios com a força que tem. Que refaçam o antigo Rio/São Paulo, um ótimo torneio, que pode ser ampliado. O nosso tá bom demais. Ano que vem será o ano do Tricolaço ser campeão, este o Véio ganhou com muita justiça.

  • Amaury disse:

    Marcoas Benevides, toem cinco machurréi. É sito mesmo.

  • ramon disse:

    RESUMINDO A COPA DO NORDESTE NÃO PRECISA E NEM DEPENDE DA ENTRADA DE NENHUM TIME DO SUL PARA SER A MELHOR COMPETIÇÃO DO PRIMEIRO SEMESTRE. SUL CRIEM SUA PROPRIA LIGA AQUI NÃO TEM ESPAÇO PARA VOCÊS.

  • dIEGO disse:

    Não sou bairrista e muito menos preconceituoso, mas a Copa do Nordeste tem um efeito positivo muito grande aos clubes nordestinos e a sua cultura. O fato de termos um time de outra região iria influenciar negativamente, pelo simples fato que, embora, tenha muitos torcedores, a identidade com os demais clubes participantes é inexistente. Seria injusto, não por existir uma mentalidade de “cão viralata”entre os times nordestinos, mas pelas diferenças de investimentos entre um Flamengo “da vida” e qualquer outro time, por exemplo: times do Piauí (cito o Piauí, não por subestimá-los, mas sim por ser um dos estados nordestinos ainda atrás no que diz respeito a evolução futebolística e investimento financeiros, poderia incluir o próprio Ceará atual campeão 2015 – time o qual torço). Acho que a mentalidade da copa do Nordeste deveria se espalhar por outras regiões, criando outros torneios que viessem a valorizar os times da região, já que os estaduais estão em baixa gradativa.

  • kaio disse:

    Flamengo e Goiás não são times do nordeste, muito me surpeendo esses sulistas preconceituosos querendo ser nordestinos logo agora. A lampions league não precisa de nenhum time de outra região, não pelo fato se serem “grandes” e sim por que é voltada para o Nordeste. Mesmo se um dia o flamengo conseguir entrar os times do nordeste vão botar é quente, foram eliminados pelo Ceará na copa do Brasil e passaram sufoco pro Horizonte kkkk não temos medo de disputar com nenhum de vocês não, a verdade é que ninguém deixa o nordeste se destacar!! River do Piauí era desconhecido e tenho certeza que se jogar contra o flamengo vocês passam sufoco!! E fora o icasa que vai ter um amistoso contra ele também. Basta estudar um pouco a geografia e perceber que o Rio de janeiro não pertence ao nordeste.

  • Robson disse:

    Não entendo o porquê de fazer uma guerra em cima deste assunto.

    O Flamengo, percebendo o crescimento e o sucesso da Copa do Nordeste e em litígio com a FERJ, solicitou de forma oportunista seu ingresso no torneio, que foi prontamente negado.

    Simples assim.

    Não faz sentido a inclusão de clubes de fora da minha região sob pena de descaracterizar o torneio, e também não há que se falar em medo, já que o clube carioca não mete medo ninguém faz tempo.

    Aliás, aos que se gabam da capacidade de arrecadação do Flamengo, sugiro que olhem também o tamanho da divida consolidada do clube carioca.

    Talvez isso lhes ajude a voltar um pouco pra realidade atual do seu clube e o porquê do pedido objeto dessa discussão.

    Saudações Tricolores.

    • Rodrigo disse:

      Oportunista desde 2013? Talvez.

    • Rodrigo disse:

      E outra, notícia de ontem no Lance!, 06/05:

      “O Flamengo foi convidado a participar da Copa do Nordeste. Em atrito com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), o Rubro-Negro vê com bons olhos a oportunidade, mas estuda se juridicamente isto será possível. A utilização de uma equipe sub-23 para continuar participando do Campeonato Carioca não está descartada, caso seja levado adiante a inclusão do time profissional no campeonato nordestino.

      A Liga do Nordeste, responsável pela organização do campeonato, estaria disposta a mudar o estatuto para permitir esta participação do Flamengo. A entidade está estudando se terá tempo hábil desta decisão valer já a partir da próxima temporada.”

      Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/flamengo/Flamengo-convidado-jogar-Copa-Nordeste_0_1352264826.html

  • Evilásio disse:

    Sinceramente, acho que esse povo tá achando que a Copa do Nordeste sempre foi esse sucesso todo. Só ficou sendo falada devido aos jogos das finais e com o record de publico do jogo no Cerá. Peguem a renda e publico dos outros jogos…aiai, dá até pena…
    Conversei ontem com alguns amigos meus aqui da BA e na verdade eles estão é com medo, disseram que além do Fla ganhar muito dinheiro, ainda iria ser campeão e seria muita vergonha para eles.
    Aqui eles acham que os times deles vão sobreviver só de paixão….orgulho de ver meu Flamengo organizado e quitando as dívidas.
    Resumindo, vcs é que precisam do Flamengo nessa competição e espero que o Fla não se humilhe para disputar essa carniça. SRN

  • Júnior Alvinegro disse:

    Sou totalmente a favor da participação do Flamengo na Copa do Nordeste, desde que ele atenda o critério técnico sendo o campeão ou vice do Campeonato Piauiense. Eles terão que ralar muito para superar o River e o Piauí. Força Flamengo-PI.

    • Júnior Alvinegro disse:

      Verifiquei aqui que o River venceu o 1º turno e já está na Copa do NE 2016, então o Flamengo terá que vencer o 2º turno para também participar. Mas a boa notícia é que no presente momento o Fla é o líder do 2º turno. Então podemos sim ter Flamengo na Copa do NE 2016.

  • João Ximenes disse:

    Que eles CRIEM a sua Copa por lá(Sudeste), Sul e Norte inventem também, e venham encarar o NORDESTÃO como um BRASILEIRÃO REGIONAL geral.
    Difícil seria arranjar vaga nesse CALENDÁRIO do nosso futebol.

    Temos tantos Clubes do Nordeste ainda fora desta competição por critério técnico.
    Flamengo viria só filar a grana sofrida dos Nordestinos(Nós) e babau. Se ganharia ou não a competição, aí não sou adivinho.
    Fato é que TEM NADA A VER !
    Próximo ano já temos Clubes tradicionais da região de fora por não terem conseguido vaga em seus Estaduais, e não teria como justificar a entrada de um, lá do outro lado do mapa.

    Querem convidar alguém ?

    Convidem o FERROVIÁRIO.

  • Ygor disse:

    Apenas o capitalismo do futebol brasileiro tomando conta dos grandes clubes. So querem entrar pq veem que a cp do nordeste esta trazendo retorno pros cofres da presidência dos clubes. #NORDESTÃO

  • leonardo disse:

    Eu sou do nordeste seria uma boa porque com passar do tempo teria o campeão passaria a disputa a libertadores

  • Tony Carvalho disse:

    Moro no Rio de Janeiro e acompanho de perto, nos meios em que me relaciono, com o preconceito, declarado ou encoberto, contra o nordestino. Inclusive nos meios de comunicação. Trabalhei numa grande emissora de rádio do Rio nos anos 90 e ficava impressionado com isso. Certa vez, presenciei um repórter (que hoje trabalha num canal fechado de esportes) falar ao telefone com um “companheiro” daí de Fortaleza, ao vivo. Fez rasgados elogios. Ao desligar o telefone, deixou cair a máscara e gritou para toda a redação ouvir: “Terra de paraíbas safados! só tem gentinha”. Alguns deles até dizem: “O Mengo é do Rio e não desses paraíbas nordestinos”. Pois bem, agora que viram que os clubes nordestinos têm grandes torcidas querem se infiltrar? tenha paciência, né? Pra encerrar, cito um depoimento do então presidente do Fla, Kléber Leite, à rádio Globo RJ, ao saber que o Castelão estava lotado com as torcidas de Fortaleza e Ceará. Ele disse “Precisamos criar uma campanha para estimular os filhos desses torcedores a passar a torcer pelo Flamengo”. É assim que eles agem. Quem estuda comunicação sabe sobre a campanha de massificação desses clube nos anos 70.

  • Napoleão disse:

    Se a Copa do NE precisasse do Flamengo , já teriam dado um jeito de colocá-lo! O Flamengo é que quer se aproveitar da Copa do NE! Ele também, não precisa da Copa do NE, mas uma renda a mais é sempre bem vinda para qualquer um! Que ele brigue lá em baixo pela criação de um regional forte no sudeste!

  • Fabiano Claudir disse:

    Se fosse o contrário estariam de mimimi dizendo que é preconceito com nordestino…

  • Liz disse:

    A Copa do Nordeste não precisa do Flamengo. Tudo bem, ganharia mais atenção da mídia mas a intenção da Copa do Nordeste não é fortalecer os times do Nordeste? que pouco tem divulgação em jornais de nível nacional? Então, sorry Flameengo! Aqui é Lampions League, meu chapa! Vá criar uma liga com os times do sul, vá!

    • Rodrigo disse:

      A intenção da Copa do Nordeste (e de qualquer campeonato profissional de futebol) é gerar dinheiro baseado no entretenimento. O futebol (e a grande maioria dos esportes profissionais) hoje em dia não são mais assim, românticos, mas sim negócios frios.

      Desenvolver o futebol seria fardo da CBF e dos próprios clubes.

  • Marlon Abrahão disse:

    EU sou flamenguista e do Rio de Janeiro, gostei muito da possibilidade disso acontecer. Seria um presente para os flamenguistas do nordeste. Entretanto tem que ser visto primeiro o que é melhor pra copa e para os times do nordeste. Torço muito pelo futebol do nordeste. Deveriam ter muitos times do nordeste e tb pelo menos uns 2 do norte na série A do brasileirão. Torço pro fortalecimento do futebol nordestino.

  • Ricardo disse:

    Notícia mal contada. Não se fala em nomes. Quem convidou? Creio tratar-se de notícia “plantada” com algum propósito.
    Vitória e Náutico ficarão fora da copa NE 2016. Santa Cruz ficou fora em 2015. E o Flamengo vai entrar pela janela? Por que só o Flamengo entraria? O Goiás também quer! A copa NE ficaria descaracterizada com participações de clubes de outros estados, sem falar da não aceitação, por parte da maioria dos torcedores nordestinos.

  • Osmar Neto disse:

    Vcs são bairristas e medrosos, com o Flamengo na cometição todos iam receber mais dinheiro, além de tudo ninguém bota arma na cabeça de ninguém pra torcer pelo Flamengo, torce quem quer e muda de time quem não tem personalidade! SRN de Olinda-PE.

  • Ewerton disse:

    Seria Maravilhoso a entrada do Mengo e mais times como o Goiás, isso mostra que estaduais precisam se extintos … o ruim que o Mengo continuaria a tomar a torcidas dos timecos do Nordeste isso sim seria prejuízo, economicamente seria maravilhoso pra Copa Nordeste.

  • ulisses junior disse:

    Esses pessoal do “sudeste maravilha” não é mole. Existem critérios para se disputar uma copa do nordeste. Diferente de alguns torneios de lá, e isso já aconteceu com o campeonato carioca, o flamengo, em um ano da década de 1980 conseguiu ser campeão do estado três vezes.
    Quanto a qualidade técnica das duas competições (copa do NE e campeonato carioca), assisti a alguns jogos das duas e, sinceramente, a copa do NE ganhou longe. Quanto a ser equipe da serie A, vamos organizar um torneio durante o período de preparação para os estaduais, hoje falidos, exceção para o paulista, e veremos se a coisa vai ser fácil para os “menguinhos da vida”. Aliás, nos últimos campeonatos nacionais, série A, o menguinho, segundo Luxemburgo, só vive na “zona da confusão”.

  • Brother disse:

    O campeonato tá um luxo, pra quer FAVELIZAR a COMPETIÇÃO, trazendo a MULAMBADA!!

  • Claudio Lima disse:

    Tenho duas opções para que quiser jogar o NORDESTÃO. 1º Joga qualquer campeonato regional de um dos 7 estados nordestinos, vence o campeonato ou fica em 2º lugar, ai terá direito a uma vaga na copa do nordeste, essa é a regra. E a 2ª, no caso do Flamengo garapeiro/falido que só quer ganhar dinheiro fácil, ele pode desenterrar a copa Rio-São Paulo deles.

  • Regis Lima disse:

    Flamengo freguês do Ceara, so pra lembrar q se o Flamengo fosse disputar a “Lampions League” Passariam era mal pra “Carroça Desembestada”.

  • José da Silva Júnior disse:

    Não seria válido juntar as Regiões do Norte e Nordeste? A copa Verde é muito sem sentido

  • MANOEL AIRES disse:

    Sem bairrismo, como disse o colunista. Usemos a lógica! Aqui no nordeste tem time para manter a COPA DO NORDESTE eternamente!!! Emoção é que não falta por aqui, o último clássico-rei que o diga.

    Que os clubes do nordeste não deixem essa barbaridade acontecer!

    Fica aí no eixo Rio-SP, urubuzada!

    Saudações Tricolores!

  • Lopes Soares disse:

    Na realidade, o Flamengo tá é se oferecendo – e muito – pra jogar a Copa Nordeste. O nome já está dizendo: COPA DO NORDESTE. O Flamengo é sediado no Nordeste, por acaso? Não, então pronto, fique no Rio! Ninguém chamou essas carniças! Ora essa… É muita falta de semancol!

  • guga disse:

    o flamengo descaraceriazaria a essência da copa do nordeste, soiu contra a entrada dele na copa dop nordeste e concordo com todos os argumentos do jornalista.

    e para mim quem pensa ao contrário deve ser porq

  • guga disse:

    PORUQE TORCE PARA ESSE TIME CHAMADO FLAMENGO OU PORQUE É TORCEDODR DO VITÓRIA OU DO NAUTICO

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + onze =