Futebol do Povo

Entre Copa do Brasil e Sul-Americana, Ceará admite preferir a competição internacional

3219 21

Diego Cerri, gerente de futebol do Ceará, falou nesta sexta-feira à rádio O POVO/CBN sobre uma possível escolha que o alvinegro terá que fazer em 2015. Como dono do título da Copa do Nordeste, a vaga na Sul-Americana 2015 está assegurada, mas em função de um calendário elaborado da pior maneira possível pela CBF e clubes, caso o time passe para a quarta fase da Copa do Brasil não poderá disputar a competição internacional.

Diego deixou claro que hoje a diretoria prefere disputar a Sul-Americana, mas vai observar como o time renderá na Copa do Brasil para uma decisão correta. As razões: o clube jamais passou para fase internacional do torneio e a visibilidade seria fundamental para o crescimento da instituição. O fato da cota de participação na quarta fase da Copa do Brasil ser um pouco maior do que a da primeira fase da Sul-Americana não incomoda a diretoria alvinegra.

A situação está da seguinte forma: depois de passar pela primeira fase da Copa do Brasil, o Ceará agora encara o América-MG na segunda fase. Passando, enfrenta o Tupi-MG, que eliminou o Atlético-PR. E será justamente contra o Tupi que a escolha será feita.

O mais bizarro: se a opção tiver que ser feita, a orientação da diretoria será direta para a equipe perder o jogo? Escalar os reservas apenas não basta. Não há garantia de derrota.

Recomendado para você

21 Comentários

  • Cláudio Sá disse:

    Como isso pode mudar no futuro? Todo ano um clube nordestino vai ter q abrir mão de uma competição? Como foi o caso com o Sport em 2014?

  • Daniel Viana disse:

    Rapaz isso um absurdo completo. E o pior é que se passar pelo america, a chance de passar pelo tupi é boa, fazendo o time estar entre os melhores da competição. Escolha difícil. Já que pode cair logo na primeira fase da sulamericana. De um jeito ou de outro, ter que escolher perder uma competição é algo inimaginável. Coisas de BRASIL

    • felipe nery disse:

      acho melhor ficar na copa do brasil! o ceará tem tradição na copa do brasil, sempre chega perto das semi. mais rentabilidade visibilidade e chance de ganhar um titulo nacional! infelizmente sabemos das dificuldades da sulamericana! se fosse pra investir nela. acho que devem começar agora! e cade as contratações ? vai jogar com o batoré no ataque??

  • francisco disse:

    Com o América e Com o Tupi não vai renda só a cota por Passagem de fase. Na Sul americana, pega ou o Grêmio ou Santos ou Atlético tendo R$ 450 mil de cota + a renda. É fazer as contas, mas o ganho da Sul Americana parece ser maior. Achei estranho o Atlético sair logo contra o Tupi, talvez pensaram que cruzando na 3a rodada do Ceará, e os dois querendo sair, seria engraçado.

  • alberto t disse:

    Um absurdo prá quem criou esses regulamentos, bandos de burros ou sei lá o que? o time faz de tudo prá galgar essas posições nas competições nacionais e na hora H a decepção, só pode ser coisa de Brasil mesmo, q diabo é isso mesmo negada? acho q é melhor desistir logo pelo menos economizamos desgastes prá série B, ñ vai servir mesmo de nada essa CB pro vozão ou então dispensa também logo a sul americana, já tô aqui me lembrando do ínter ano passado, será q ganhamos mesmo ou não? sendo assim fico na dúvida.

  • FERNANDO GONDIM disse:

    Caro Graziani

    São por essas e outras, que o futebol brasileiro como um todo, em termos de gestão, está anos luz atrasado, perante os principais centros futebolísticos mundiais. E tome gol da Alemanha!

    Um abraço e parabéns a toda turma pelo ótimo programa, já incluí como minha rotina assisti-los as 18 h. Vc, o Daniel e os convidados, muito legal, jornalismo esportivo, sem afetação, merchandising, e com muita competência. Valeu!

    Valeu, cara. Obrigado.
    FG

  • rafael disse:

    O time vai perder pro américa de MG pq é mais fraco e será eliminado de cara na sulamericana. Vergonha time de serie B disputar competição internacional. Devia ser só no caso se o time ganhar a copa do Brasil. Vergonha essa cbf

    • Ricardo Sena disse:

      Fazer parte da Série B, ganhar a Copa do Nordeste e disputar a Sulamericana é vergonhoso?

      Vergonha é disputar Série C, macho. “Semancol” pra você.

      • Lunga Júnior disse:

        Vergonha é simular seis títulos falsos para manipular tolos e fingir que é recordista. Incarca TJDF.

        • Ricardo Sena disse:

          Além de não querer saber da história real dos fatos, ainda não sabe nem contar.

          Não foram seis títulos, mas cinco, por isso o Penta.

          E ganhamos dentro de campo, não importa se em 1900 e bolinha.

          A bola não começou a rolar nessas terras alencarinas de 2000 pra cá.

        • Ricardo Sena disse:

          Penta ganho dentro de campo.

          Diferente de um certo título de 2004, com federação abrindo ao domingo para receber ofício, Secretário de Esportes fechando as portas do Castelão para o Ceará não entrar e ganhar por WxO, jogo sendo remarcado quando os jogadores do Ceará já estavam de férias etc, etc, etc…

  • Marcelo Silva disse:

    Não há nada escrito em lugar nenhum que o Ceará sai da sulamericana caso passe para a quarta fase da CB!

    Não tem, tanto que no regulamento do ano que vem estará previsto que o campeão da Copa do Nordeste não vai nem entrar na Copa do Brasil. No caso do Ceará, neste ano, o clube pode até brigar judicialmente com a CBF, mas não deve fazer porque não interessa tal briga e internamente o clube já trata da escolha, como na entrevista de Diego Cerri. E há outro detalhe: as datas são exatamente as mesmas de Copa do Brasil e Sul-Americana. Não tem como estar em dois lugares ao mesmo tempo.
    FG

  • Carlão - Vanguarda Alvinegra disse:

    Em prefiro a sul americana pois é uma honra para o futebol nordestino. No dia do jogo do Ceará pela americana e o fec pela série C, será um dia especial devido a diferença de nível profissional.

  • Vovozão10 disse:

    Não tem nem o que se pensar. Copa do Brasil o Ceará participa todo ano sem problema algum. Agora Sulamericana a conversa é diferente. É mais raro disputar, tanto é que em todo o seu centenário essa será a terceira vez que o mais querido participará de uma campeonato com clubes do Cone Sul. Essa competição internacional é importante para o time alvinegro ganhar mais pontos no ranking da Comebol. Poucos e seletos clubes do Brasil estão nesse ranking e o Ceará é um deles. Por ter participado da Copa Comebol em 1995 e a própria Sulamericana a poucos anos atrás. É o único do estado ranqueado. Do Nordeste acho que só Sport, CSA, Bahia, Vitória e América estão lá. PORTATO, O CEARÁ DISPUTARÁ A SULAMERICANA DESTE ANO SEM SOBRA DE DÚVIDAS e as viúvas da Copa do Brasil podem esperar, pois próximo ano tem de novo. AVANCEMOS!!!

  • Patrício disse:

    Deveria admitir como prioridade a Série B. Só chegando a série A se deve pensar em algo mais, que sem ela é ilusão. Copa do Brasil, pelo nível técnico, que ainda terá os times da Libertadores nas oitavas. Para os clubes médios que chegam, só serve para valorizar jogadores, que depois caem de ritmo na B. No ano passado, sempre após uma boa atuação, vinha um empate contra um Boa Esporte da vida.

    E Sul-Americana, provincianismos e deslumbramentos à parte, a vaga ainda é de uma espécie de pré-, pois a disputa será contra um time de série A.

    Enfim, mandem reservas ou sub, e tratem de pontuar nessa B

  • Luís Eufrásio disse:

    O Campeão de títulos do século passado deve optar pela copa do Brasil. Na Sulamericana passaremos no máximo da 2ª fase e, na copa somos mais capacitados e temos obtidos bons resultados. Portanto, rumo ao título da copa do Brasil!!

  • Vinicius disse:

    Na minha opinião o presidente Evandro leitão deveria gastar uma grana fazer dois times ,para poder disputar as duas . Prefero sul-americano,pq é uma honra representar o nosso nordeste querido!AVANTEEEE VOZAO! RUMO A SÉRIE A E UMA CAMPANHA BOA NA SUL-AMERICANA/ Eu Acredito/Deus vai iluminar esses guerreiros!

  • Pedro disse:

    Graziani. Você falou que no regulamento do Nordestão 2016 O campeão não disputará a copa Brasil. Mas como? Se o titulo da copa Nordeste da a vaga na sulamericana do corrente ano. Como que como o campeão do nordeste não disputará a copa do Brasil se quando sair o campeão da copa Nordeste a copa do Brasil ja estará em andamento?

    O que vai acontecer: ano que vem o campeão da Copa do Nordeste tem vaga na Sulamericana, mas se ele avançar na Copa do Brasil, a vaga na Sulamericana será preenchida pelo vice da Copa do Nordeste e assim por diante.
    FG

  • Algloberto disse:

    Acho que o Ceará deveria se passar do América, dá prioridade para a Copa do Brasil

  • guga disse:

    realmente neste ano não tem nada no regulamento do nordestão falando sobre isso, mas no da cbf tem, e ela é uma entidade maior, mas olha só que situação para o ceará não ir para a sul americana, ele tem de perder para o tupi, será que ele iria querer essa humilhação? outra coisa, se ele passar para a quarta fase, entraria o bahia caso perca para o Paysandu, a pergunta é, será que o bahia vai querer passar de fase ou não, será que vai querer perder para o Paysandu e 50% da torcida ficar revoltada? e outra se passar para a quarta fase e o ceará também, quem entra é o rival da bahia que ficou em terceiro colocado no nordestão.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 11 =