Futebol do Povo

A culpa é dele!

763 7

invaso-arenacastelo

Arena Castelão nunca foi um nome tão adequado para um evento nela realizado. As barbaridades que ocorreram dentro do gramado do maior estádio do Nordeste relembraram as aulas de história e os bravos gladiadores romanos. Mas a culpa é do estádio?

Reformado ao custo de 512 milhões de reais e sede de seis jogos da Copa do Mundo de 2014, nosso maior palco sempre recebeu rasgados elogios. Elogios relacionados à sua estrutura, à rapidez da execução da obra e até do orçamento que não foi extrapolado, coisa que infelizmente não é comum nesse tipo de situação.

Mas o estádio não é perfeito e não existe estádio perfeito para a estupidez humana.

No desastre de Hillsborough em Sheffield, Inglaterra em 1989, uma multidão de torcedores sem ingressos tentava entrar no estádio, para evitar tumulto maior, a polícia resolveu abrir os portões e deixar que os torcedores entrassem. As pessoas que estavam dentro do estádio e próximas ao alambrado foram esmagadas ou pisoteadas, justamente pela impossibilidade de acesso ao campo. Resultado, 96 mortos e a extinção dos alambrados nos estádios Britânicos e de praticamente toda a Europa.

Após o ocorrido no domingo, iniciou-se o jogo de empurra-empurra entre torcedores que acusavam uns aos outros, autoridades alegando que o projeto do estádio facilitaria o acesso ao campo, a Secretaria de Segurança Pública qualificando como satisfatória a ação policial. Todos culpados, porém ninguém quis assumir culpa alguma.

Não acredito que 600, nem mesmo 6000 policiais sejam capazes de conter uma multidão de 50.000 pessoas enfurecidas e nem concordo que seja função da polícia fazer esse tipo de operação. Credito ao sistema de justiça desse país, que não consegue ou não quer punir os infratores, os criminosos, mesmo tendo imagens em alta definição de cada um dos culpados.

Se não temos punição adequada, educação suficiente para convivermos uns com os outros e o futebol sempre provocando reações mais passionais do que racionais, só consigo enxergar solução nos clássicos de torcida única, uma festa menos bela, mas definitivamente mais segura.

Recomendado para você

7 Comentários

  • Robson disse:

    Desde o lamentável episódio de domingo os gênios às avessas com suas teorias rasas e soluções cômodas propagam suas absurdas teses.

    Aliás, a tese defendida por alguns de que a culpa é da arquitetura do estádio me faz lembrar da história do camarada que pegou a esposa com outro no sofá e sofreu a brilhante ideia de vender o sofá.

    Torcida única ?

    Faça-me rir.

    Mais uma solução obvia e ineficaz já que vai continuar permitindo a entrada dos marginais disfarçados de torcedores.

    Vale lembrar que era jogo de “torcida única” que foram quebradas 600 cadeiras do PV.

    Então, a pergunta é: quando vamos parar de fingir que estamos fazendo algo e de fato atacar o problema que é o livre acesso desses marginais às provas esportivas ?

    Nós torcedores de verdade aguardamos ansiosamente.

    Saudações orgulhosamente tricolores.

    • felipe nery disse:

      acho que a solução já foi dita por aí! identificar e cadastrar todos os torcedores com biometria! eu também acho que seria uma ótima solução, assim quando um dos que foram identificados em confusões anteriores, estariam barrados no cadastro e se tornaria impossivel comprar ingresso!

  • MÁRIO LUIZ AIRES DE FREITAS disse:

    EU TINHA 13 ANOS EM 1971 DECISÃO DO CAMPEONATO NO ANTIGO PV, O JOGO ESTAVA NO FINAL O CEARÁ PERDIA POR 2X1 MAS JOGAVA POR UM EMPATE. FALTA PARA O CEARÁ NA TRAVE DA TORCIDA DO fec. VICTOR BATEU GOL DO CEARÁ, A TORCIDA DO CEARÁ ENTROU EM CAMPO PRA COMEMORAR PELO PORTÃO O ÚNICO QUE DAVA ACESSO AO CAMPO ERA DO LADO DA NOSSA TORCIDA. A TORCIDA DO fec DERRUBOU O ALAMBRADO QUEBROU AS TRAVES QUE NA ÉPOCA ERA DE MADEIRA, ENTROU EM CONFLITO COMA A TORCIDA DO CEARÁ E O JOGO NÃO TERMINOU. MAS A FEDERAÇÃO RECONHECEU SEM PROBLEMAS O CEARÁ CAMPEÃO CEARENSE DEPOIS DE SETE ANOS. EM 72 EM JOGO COM O CALOUROS DO AR NOVAMENTE A TORCIDA DO fec DERRUBOU O ALAMBRADO. EM 2000 O fec CONTRA O ITAPIPOCA NOVAMENTE VEIO ABAIXO O ALAMBRADO DO PV. CONTRA OESTE NO PV CADEIRAS QUEBRADAS E JOGADAS EM CAMPO, CONTRA SAMPAIO E MACAÉ NO CASTELÃO PELA TERCEIRONA NOVAMENTE QUEBRA-QUEBRA DA TORCIDINHA DO fec. DOMINGO A TORCIDA DO CEARÁ SE DEFENDEU SE EU TIVESSE LÁ TAMBÉM FARIA O MESMO POIS TUDO TEM LIMITE E NÓS NÃO TEMOS SANGUE DE BARATA. APROVEITANDO A OPORTUNIDADE QUERO DIZER QUE: TIME “LETRECA” É O TIME DE VOCÊS QUE ESTÁ HA SEIS ANOS NA TERCEIRA DIVISÃO E DEVE A DEUS E AO MUNDO.

  • NATÁLIA disse:

    Tenho umas amigas que te acham um gato.

  • Deives Lima disse:

    essa vai para o Daniel,minha joia ,lhe pedi que deixasse um alo para mim,talvez nao lembre,outro dia(16.08.15 por volta das 21:30,te encontrei na saida do shop.riomar,e solicitei meu alo e vc nada na oportunidade falei que assisto todod os dias,solicito novamente,para mim e meus companheiro da JFV Refrigeração,gosto muito do programa de vcs,abraço
    ate mais.

  • Deives Lima disse:

    gostei muito da entrevista com Marcelo Paz,abraço.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 20 =