Futebol do Povo

Números: Pio já é o jogador mais importante da temporada do Fortaleza

1243 14

pio

Nenhum atleta do elenco do Fortaleza fez mais gols do que Pio em 2015: foram sete. Apenas Correa tem mais assistências do que ele na temporada tricolor: seis, contra cinco do jogador que fez duas boas temporadas no Botafogo-PB (36 jogos e 14 gols) antes de ser contratado pelo Fortaleza.

No total, portanto, são sete gols e cinco assistências, participação direta em 12 gols (mesmo números de Éverton, que está machucado), atuando como lateral direito, volante ou meio-campista aberto pelo lado direito, como neste momento da equipe. Além dos números, a capacidade de liderança e de atuar em pelo menos três posições cativam o técnico Marcelo Chamusca.

Pio é titular absoluto da equipe. Uma contratação certeira da diretoria, com retorno enorme, tanto que jogou 28 partidas das 33 que a equipe fez, sem nenhuma contusão séria. Se há alguma restrição, são os oito cartões amarelos que já recebeu na temporada, mas é um aspecto negativo muito pequeno perto do custo-benefício que agrega.

Recomendado para você

14 Comentários

  • joao paulo de oliveira disse:

    Única restrição, é entrar violentamente em algumas jogadas, sem necessidade. Pura maldade. Se esquecer isso…

    Faz muito bem o 1, 2 com o Tinga. Marca, apóia, chuta… Boa contratação.

  • carlos anselmo disse:

    além de ser um bom jogador com ares saudáveis de peladeiro, graziani, o rapaz sai da mesmice quando entrevistado.
    espontâneo, bem humorado e gozador, dá um show nos microfones. ontem na esporte interativo ironicamente repetiu a dose. elogiou o gramado da arena pantanal, um dos maravilhosos estádios da copa e disse que a equipe estava jogando demais.
    abçs

  • João Ximenes disse:

    É, mas nos últimos jogos, PIO vem deixando a desejar. É tanto que em todos foi substituído. Não só ele como o SOBRALENSE também.
    FORTALEZA ganha né por conta desse ou daquele jogador individual.
    FORTALEZA ganha é no conjunto. Na ORGANIZAÇÃO dentro do jogo. E isso é mérito do CHAMUSCA e ninguém pode dizer o contrário.
    Insistem em falar no SOBRALENSE, por exemplo, que é isso é aquilo, e enquanto isso fica ele participando pouco do jogo, reclamando da própria sombra quando a bola não chega nele(fosse o Lúcio já esculhambavam), e o mais grave: não dá um pique por ninguém.
    Se querem escolher algum jogador pra destaque do time, que falem de CORREA e EWERTON(que mesmo fora do time a sei lá quantos jogos é o artilheiro da equipe), que estão onde estão por conta da DEDICAÇÃO e CORRERIA dentro das partidas. Hoje estão pagando caro por isso, mas aposto, ESTÃO MORTOS DE SATISFEITO vendo o time jogar com o espírito dos dois.

    FORTALEZA é a ORGANIZAÇÃO que foi colocada pelo CHAMUSCA.
    As falhas e acertos tem de ser divididas pros jogadores que começam e entram no decorrer do jogo.
    TÁ ENCHENDO A BOLA DESSE OU DAQUELE JOGADOR, pra mim, não é legal, pois quando o time não acerta, só sobra pra quem tá sendo destacado.
    E sabemos que FUTEBOL se faz com ORGANIZAÇÃO dentro de campo.

    E isso, repito, é mérito puro do CHAMUSCA e dos jogadores que entenderam direitinho a proposta pra 2015.

    Xô Czona(que ninguém merece).

  • Seca pacotinho disse:

    Pio é um jogador engraçado, tem pouca habilidade, mas boa técnica. A chegada do azulão tb motivou sua consciência defensiva, e ele fez uma excelente partida na parte da recomposição…esteve sempre disposto a fechar o lado direito do meio campo(pq em outras partidas ele, as vezes, tratava disso com desdem)… sem contar que finaliza bem de média distância, apesar de ás vezes ele acreditar que de depois do meio campo já pode chutar… Enfim, tem crescido na temporada, e seus números provam isso, assim como o Tinga tb, o lado direito que já foi uma lastima, hj é aceitável…

  • Alvaro Martins disse:

    Andrea Piorlo jogou demais ontem, Fortaleza jogou muito bem ontem da defesa ao ataque, que possamos continuar jogando desse jeito, respeitando o adversário mas sem medo de nenhum deles. Esse ano vai ser diferente pois tem um diferencial em relação ao anos anteriores, temos vários jogadores realmente identificados com o clube como Everton, Sobralense, Correia etc, e tbm temos uma equipe unida do porteiro até o presidente, quem acompanha o Fortaleza hoje sabe muito bem que estou falando apenas a verdade, não precisamos montar um timaço de serie B como diziam ano passado, montamos um time competitivo que pode ter algumas falhas, mas que tem muita raça e garra de correr atrás do resultado, coisa que não tinhamos antes. #BoraLeão Rumo a série B

  • Pedro Souza disse:

    Problema dele é sua irregularidade… faz jogos maravilhosos e some outros 5 jogos. Tirando os ultimos dois jogos eu não entendia a função dele, pois ficava parado na lateral direita. Mas tem dois pontos importantes que eu posso dizer do crescimento do Pio nos ultimos jogos, é a participação do lateral Tinga, na qual o Pio troca passes e avança ao ataque.

    É bem verdade que a maioria desses números se dá pelo início da temporada, na qual ele entrou bem melhor que os demais companheiros e adversários.

    • Pedro Souza disse:

      Esqueci do outro ponto… com as contusões do Corrêa e do Éverton ele chamou a responsabilidade para si, o que é muito válido e eu apoio!

  • FLÁVIO LEÃO disse:

    Acho que o Pio juntamente com o Correa, o Adalberto, Auremir, Wanderson e o Éverton são os principais pilares da campanha da conquista do Campeonato Cearense de 2015. Não esquecendo que o Tinga melhorou da água para o vinho e merece destaque. Bom retorno Fernando Graziani . SAUDAÇÕES TRICOLORES.

  • Robson Aguiar disse:

    Eu fui um crítico ferrenho do Pio, principalmente pelas jogadas irresponsáveis que via de regra geravam contra-ataques perigosos pro time adversário, demonstrando displicência, típico de peladeiro.

    Porém, tenho que reconhecer que evoluiu bem nos últimos jogos. Talvez tenha sido uma chamada do Chamusca, ou talvez a concorrência chegando.

    Espero que continue ligado e evoluindo, pq se continuar assim não perde a posição.

  • Rubens lima disse:

    Apenas um jogador esforçado.

  • Antonio de Oliveira sousa disse:

    Discordo, caro Rubens Lima. Voce viu o drible que ele deu no adversário no momento que sofreu a penalidade? E não foi no meio campo não. Foi dentro da área adversária.

  • Thiago disse:

    O Pio quando quer jogar mesmo é um excelente jogador, mas quando quer “frescar” chuta pras nuvens, perde bolas bestas e dá passes errados. Ele precisa sempre de um puxãozinho de orelhas.

  • Freire disse:

    Parece que já tô vendo, ano que vem o Ceará contrata esse aí, todo ano a mesma coisa, o Evandro Leitão mais o Robinson de Castro contratam esses jogadores do liaum que se destacam na poderossíssima série C, só que quando chegam na série B, aí já viu né, se tornam tão ruins como a maioria.

  • Everton disse:

    Não gosto do futebol do Pio. Como ponto positivo está seus bons chutes fora da área e bola parada. No entanto, sua participação no jogo em si é deprimente. Alterna boas (pouquíssimas) e más partidas. Não é um jogador participativo em termos ofensivos, cria pouco, aparece pouco, erra muitos passes, mas como é o jogador que mais atua aparece na estatística. Em relação aos gols, se deve ao seu poderio de finalização, sendo que possui ainda mais destaque devido à ineficiência do ataque tricolor. Everton que ficou um bom tempo fora era o artilheiro da equipe. O zagueiro Lima possui apenas um gol a menos que o Lucio Maranhão. No futebol moderno é necessário a recomposição, porém Pio é altamente displicente nesse quesito, o vejo por diversas vezes andando, olhando, deixando o adversário avançar e ele não acompanhar. Desafio a qualquer um observa-lo durante alguns minutos sua postura e verá. O Próprio Everton e Maranhão marcam bem melhor. Sinceramente, o vejo como opção e não como titular absoluto.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − quinze =