Futebol do Povo

Na Série B, o Ceará da Copa do Nordeste não existe mais

1401 17

ceara

Pouco mais de um mês atrás, com autoridade, esquema tático arrumado, talento técnico e muito merecimento, o Ceará conquistou a Copa do Nordeste. Um torneio ganho de forma invicta, indiscutível, uma das maiores conquistas do clube que, nesta semana, fez 101 anos de fundação.

O mundo gira, entretanto. O futebol é mais dinâmico ainda e o Ceará hoje tenta entender como conquistou apenas quatro pontos dos 15 disputados, aproveitamento de  26% na Série B.

A exigência é de alto nível sempre, mas o futebol apresentado pela equipe na Copa do Nordeste não pode servir de parâmetro puro, principalmente porque uma competição mata-mata possui diferenças fundamentais em relação ao regulamento de pontos corridos. Ainda assim, chega a assustar a falta de empenho e brio nas atuações, bem diferentes do que foi apresentado na competição regional. Com exceção da vitória sobre o Atlético-GO, no PV, quando finalizou 30 vezes e mandou no confronto, nas outras partidas da Série B o Ceará se mostrou abatido, sem poder de reação, se deixando envolver pelos adversários, muitos inferiores tecnicamente.

Não é apenas a falta de alma. Na parte técnica, a equipe perdeu três titulares: Magno Alves, Samuel Xavier e Assisinho. O que se esperava era uma reposição com qualidade e rápida. Não aconteceu porque a diretoria foi incapaz. Para piorar, Charles e Marinho se machucaram neste início de Série B. Sandro está muito abaixo do nível desejado e Marinho não tem substituto na função tática que exerce, muito menos na técnica e no estilo de jogo. Eloir, Wescley e Robinho, quando ganham chance, se perdem completamente e pouco ajudam.

De contrato renovado,  com justiça, Ricardinho ainda está abaixo do futebol que pode mostrar. William, que assumiu a vaga de titular no ataque, não rende. Até no gol o sempre seguro Luis Carlos passou a ter problemas em falhas seguidas que originaram tentos adversários. Uilliam Correia, Sandro Manoel e Fernandinho também apresentam atuações aquém do que já desempenharam neste ano mas, de maneira geral, não têm comprometido.

Silas tem responsabilidade, mas não é justo ser apontado como culpado direto pela má fase. Seus equívocos se concentram especialmente na parte tática da equipe, que diante de tantas dificuldades se tornou previsível e desorganizada, afunilando o jogo pelo meio, sem jogadas pelos lados e alternativas. Entretanto, não será surpresa se o treinador passar a ter o cargo ameaçado, muito em função da postura da diretoria do Ceará, conhecida pela falta de paciência  e na preferência por trocas constantes de treinadores.

A solução para o time reagir, com exceção da necessidade de reforços de qualidade para o elenco, está dentro de casa. Primeiro, com a recuperação dos contundidos Charles e Marinho. Depois, com a função tática de cada jogador retomada porque Silas precisa definir e treinar muito posicionamento. Outro ponto que considero fundamental para ser corrigido: a equipe, no aspecto psicológico, está claramente nervosa, reclamando das arbitragens quando tem e quando não tem razão, terceirizando a culpa. Mais importante, entretanto, é resgate da alma do grupo. Alma que apareceu com destaque durante boa parte deste ano. Sem ela, não há bom caminho.

Recomendado para você

17 Comentários

  • Oman disse:

    Lamento discordar. Silas, o limitado Silas, tem responsabilidade direta. Esta perdido e não vai se encontrar.

  • Matheus disse:

    #ficasilas

  • Leandro Gonçalves disse:

    Então a copa do NE foi uma farsa,caro Graziani? A competiçao tinha nivel fraco? Qual a maior carencia do alvinegro? É técnica ou motivacional,meu caro? A copa do NE foi sorte?

    Queria muito saber sua opiniao sobre o que realmente se passa…Realmente é dificil de acreditar e aceitar a postura atual…

    • Fabricio disse:

      Meu caro,

      Sugiro que você leia novamente o texto, pois ele já respondeu aos seus questionamentos.

    • sofredordovozao disse:

      Vc matou a charada ! Claramente foi sorte ! Só foi bem dentro da Chave, e olhe lá, foi sofrido, se nao tivesse vencido o FEC, a coisa teria sido outra. Depois pegou 2 times fracos na quartas e semi. Ai pega o Bahia, lá o Bahia tem varias chances nao faz nenhum e a gente faz 1 gol num frango do goleiro. Depois aqui, o Bahia perde 3 chances claras de gol e, depois disso, a gente faz 1 gol e depois outro… Se nao fosse sorte, o jogo lá teria sido um empate sem gols ou vitoria do Bahia e aqui teria sido um empate com gol, resultado Bahia campeao. Isso claro se nao tivessemos pegado as “babas” que pegamos nas quartas e na semi.

  • Robson disse:

    #FICASILAS !!!

    Saudações Tricolores.

  • Gutemberg disse:

    Concordo com tudo que o articulista diz, mas penso que faltou acrescentar duas questões apenas rascunhadas: 1ª a grave incompentencia da diretoria na contratação de reforços; e 2ª, a preocupante perseguição que arbitros fazem contra o Ceará (vide todas as partidas da série B disputadas este ano). Temos a mania de minimizar a atuação da arbitragem quando um time vai mal, mas no caso do Ceará esta questão já salto os olhos. Esta questão é um colaborador decisivo na produção do time.

  • Yuri Ibiapina disse:

    Concordo… Como você falou: A solução está em casa com o Charles e Marinho voltando, e acrescento agora com as novas contratações (Vinicius, Roger Gaúcho e Fabinho), que deverão substituir bem o Assisinho.

  • Yuri Ibiapina disse:

    Concordo… Como você falou: A solução está em casa com o Charles e Marinho voltando, e acrescento agora com as novas contratações (Vinicius, Roger Gaúcho e Fabinho), que deverão substituir bem o Assisinho.

  • MILTON disse:

    A solução esta é com a diretoria, como foi frisado pelo comentarista , perdemos jogadores
    importantes , MG, SX e ASSSINHO, e numa competição longa como a serie B, muitos
    jogos vamos ter desfalques seja por contusões ou cartões, mais isso já é previsto, agora
    com contratações do nivel de ERON, RONIERY, RODRIGO ALVES, VINICIUS, e CONTANDO
    COM ROBINHO e WESCLEY, PODEM CONTRATAREM O MELHOR TREINADOR DO MUNDO,
    QUE NAÃO VAI DA EM NADA POIS NAÃO SE FAZ HOMELETE SEM OS OVOS, agora já
    ESTÃO FALANDO QUE FOI CONTRATADO UM TAL ROGER GAÚCHO e FABINHO, SE
    FOR VERDADE MAIS DOIS REFUGOS QUE VIVEM PARADOS , PARA SE JUNTAREM AO
    MONTE DE PEREBAS QUE FORAM CONTRATADOS, A VERDADE É QUE O NOSSO ELENCO
    VIROU FOI UM ELENCO DE PEREBAS, SE CONSEGUIRMOS PELO MENSO NOS MANTERMOS
    NA SERIE B, TEMOS MUITO QUE AGRADECER A DEUS , POIS ESSA DIRETORIA ESTA
    FAZENDO DE TUDO PARA SERMOS REBAIXADOS e DIUPUTARMOS O CLASSICO REI
    COM O TERCEIRÃO NA C ZONA. e AINDA TEM TORCEDOR QUE ACREDITA NESSAS
    CONTRATAÇÕES.

  • Marcelo Savio disse:

    Evandro, infelizmente vc abandonou o Clube e entregar nas mãos de incompetentes. Falo é provo.
    Time Campeão do Nordeste? Mentira. Pois esse time não tem Hoje 05 titulares. Magno, Samuel Xavier, Charles, Marinho e Assisinho. Praticamente meio time. Quem foi contratado? Ninguém para substituir ao nível dos que estavam jogando. Eron, além de péssimo, em quase dois anos 10 partidas. ( esse ano o Ceará já passou das 30 partidas); esse Roniery fraco demais; esse Rodrigo Silva, vai disputar com William Júnior quem é o mais gordo e velho. Não se movimentam e não abrem espaço para deslocar os zagueiros. O técnico , meu Deus, faz o óbvio. Troca sempre 06 por meia dúzia. Saca lateral, para colocar lateral, zagueiro por zagueiro e por aí vai. Será possível que Evandro e Robinson de Castro deixaram de entender de Futebol? Acham que a torcida é leiga em não entender de jogo? Um time completamente apático, sem determinação. Parece até àqueles times que a gente forma em beira de praia. Ninguém conhece ninguém. Sem nenhuma aplicação técnica e tática.
    Os últimos 04 gols que o Ceará tomou, TODOS em cima desse incompetente Sandro. O ataquAté quando? Volantes : João Marcos, Jean Cleber, Everton, Uilliam Correia, Ricardinho, Baraka, Ricardo Conceição e Sandro Manoel. Isto é, 08 Volantes. Para somente dois jogarem. Sem falar que João Marcos, Jean Cleber e Everton ganham para não fazer NADA. Laterais: apenas Fernandinho. O resto como esse Eron (alguém deve ter recebido uma ponta para contratar) que nem Série E jogaria, Cametá, de vidro, esse Roniery pagou o mesmo que o Eron para ser contratado,afora o chinelinho do Eusébio. Os últimos 04 gols que o Ceará tomou, TODOS em cima desse incompetente Sandro. O ataque é Cardiáco. William não fará Nada, pois está Isolado. Wesclley jogador de Várzea, como esse Robinho. O técnico é o MAIS IDIOTA do mundo. Troca sempre 06 por meia dúzia. Tira um lateral, para colocar outro lateral. Tira um zagueiro para colocar outro; um atacante por outro no mesmo local de atuação. De modo, procuro saber o Responsável Presidente, que entregou ou delegou poderes à pessoas tão incompetentes. E essa história de dizer que esse time foi Campeão do Nordeste é Mentira. Sem Magno, Sandro Xavier, Sem Charles, Sem Marinho e sem Assisinho. Ou seja, sem meio time.e é Cardiáco. William não fará Nada, pois está Isolado. Wesclley jogador de Várzea, como esse Robinho. O técnico é o MAIS IDIOTA do mundo. Troca sempre 06 por meia dúzia. Tira um lateral, para colocar outro lateral. Tira um zagueiro para colocar outro; um atacante por outro no mesmo local de atuação. De modo, procuro saber o Responsável Presidente, que entregou ou delegou poderes à pessoas tão
    incompetentes. E essa história de dizer que esse time foi Campeão do Nordeste é Mentira. Sem Magno, Sandro Xavier, Sem Charles, Sem Marinho e sem Assisinho. Ou seja, sem meio time.

  • Henrique Hurbano disse:

    Só eu vejo ou alguém mais vê que o SANDRO entrega um gol a cada jogo? Sem Assisinho, Magno Alves e Marinho, a equipe do Ceará não ataca mais! Não temos lateral direito! Existe uma lista extensa de enganadores: WILLIAM BATORÉ, RONYERI, WESCLEY, SANDRO… É preciso agir rápido!

  • JOSÉ FLAVIO BRUNO disse:

    SE NÃO SE CUIDAR VAI É DISPUTAR A SÉRIE C COM O FORTALEZA

  • Robson disse:

    Solução para todos as más atuações do time que “reside” no terreno alheio: árbitros cearenses em todos os jogos dele.

    Assim os pênaltis mandrakes voltam a aparecer, as expulsões dos adversários, os atacantes adversários voltam a ficar impedidos, e etc.

    Se for assim, ainda haverá esperança.

    Saudações Tricolores.

  • alberto t disse:

    Grazianni, acho q você esqueceu de publicar alguns comentários meus, se fugi da regra, me aponte por favor? acho q não.

    Não, em absoluto, todos foram publicados.
    FG

  • ALBETO T disse:

    #FORASILAS

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − quatro =