Futebol do Povo

Marcelo Chamusca setentão

1080 11

chamusca_decisao

Contratado no fim de 2013 para iniciar o ano de 2014, Marcelo Chamusca vai completar 70 jogos comandando o Fortaleza no próximo domingo, contra o ASA, quarta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.

Neste meio tempo, Chamusca deixou o clube no fim do ano passado e voltou para substituir Nedo Xavier durante o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste.

O treinador tem mostrado competência. Em 2014 colocou o Fortaleza na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil, competições que o tricolor ficou de fora em 2013, mas foi vice do cearense, apesar das dificuldades que impôs ao Ceará. Já na Série C a frustração foi grande com a eliminação para o Macaé.

Neste ano, por mais que o trabalho tenha sido coletivo, ninguém merecia mais o título estadual do que ele, conquistado no último segundo da partida contra o Ceará. Chamusca trabalha demais, estuda e tem total domínio do elenco. Seus jogadores atuam por ele, que conquista com equilíbrio entre cobrança firme e confiança o apoio dos atletas.

Os números do técnico são muito bons. São apenas seis derrotas em 69 partidas, mais de 70% de pontos conquistados. Confira abaixo no levantamento feito por Henrique Bittencourt.

69 jogos
42 vitórias
21 empates
6 derrotas
Marcou 131 gols (1,89)
Sofreu 57 gols (0,82)
Aproveitamento de 71,01%

Recomendado para você

11 Comentários

  • joao paulo de oliveira disse:

    Muito bom o aproveitamento, como treinador, do Chamusca. Se no ano passado foi bom, com poucas derrotas, mas sem ganhar torneio, este ano melhorou um pouco, quebrando o tabu contra o CE e sendo campeão estadual, mas indo mal nas Copas do BR e NE, em que pegou adversários não muito bem, em seus momentos.

    Se o FEC subir (um dia subirá), ele, Chamusca, merecerá uma estátua no Pici.

  • Ernani disse:

    Não é treinador de chegada.

    • Paulo disse:

      Com um time que tem uma folha bem abaixo do rival, foi campeão cearense, o que é “chegada” pra você?
      Por favor, não relembre o jogo do Macaé, isso acontece no futebol, e treinador não entra em campo. Não tem culpa se alguns jogadores não renderam o esperado, digo de novo, não fale do jogo do Macaé.

  • João Ximenes disse:

    CHAMUSCA é aquele treinador que pode se dizer: NASCEU PRA TREINAR O FORTALEZA, e os números falam por si só.

    O “home é ruin” de perder jogo !

    CHAMUSCA tem todos os méritos da campanha do LEÃO DE AÇO, pois consegue ORGANIZAR o time dentro dos jogos mesmo com a LIMITAÇÃO TÉCNICA explicita do grupo.
    Única restrição que tenho dele, é o fato de não mostrar ALTERNATIVAS DE JOGO(FORTALEZA começa uma competição jogando de uma forma e termina da mesma forma) pro time, que felizmente, cheguei a conclusão que é o grupo de jogadores que não lhe oferece essa condição. Mesmo assim ele tem esses números IMPRESSIONANTES.
    O fato de deslocar jogador de sua posição pra jogar em outra, até agora todas as suas tentativas foram um fracasso total(PIO ou AUREMIR de lateral e WANDERSON de meia), e isso, pelo menos pra mim, não é busca de ALTERNATIVAS.
    Jogador tem de jogar na sua posição e pronto. Numa necessidade, na falta do jogador da posição, sem mais alternativas, até que ainda vai. Mas só tira esse e bota esse, e ainda, deslocar jogador da sua tendo jogador da posição no banco NÃO TÁ COM NADA.
    Por exemplo: das alternativas dele na procura do substituto do EVERTON, o que mais se aproximou foi o MARANHÃO, que ele(Chamusca) já havia tentado uma vez lá atrás, depois tentou outros 2(Cassiano, Uillian), jogou WANDERSON pro meio, e só agora no último jogo(Cuiabá), fora de casa, resolveu voltar com MARANHÃO, e fora de casa.
    As vezes CHAMUSCA anda em círculos.

    FATO é que ele é o treinador do LEÃO DE AÇO, e vai ser com ele que vamos conseguir sair de uma vez desta maldita Czona(que ninguém merece).

    Tô com CHAMUSCA e não abro.

  • menezes socio amigo disse:

    O garotao e abencoado por Deus e em nome de Jesus seremos campeao tambem da serie c

  • Thiago disse:

    F. Graziani, esperamos que esse desempenho do Chamusca seja positivo até as semifinais da Série C, que é pra gente passar de passagem pela Série B e ascender logo à Série A, que é o nosso lugar. A torcida Leonina que em 2004/5 foi Campeã em público e vice-campeã em renda em todo o Brasil (por causa dos ingressos mais caros do Cruzeiro). Um time como esse, com essa torcida maravilhosa, numa cidade também maravilhosa não pode ficar eternamente na Série C. O Chamusca dessa vez não vai inventar nem amarelar. AVANTE LEÃO DE AÇO!

  • Leandro Gonçalves disse:

    O admiro como treinador,sempre estudioso,está conseguindo milagres,dando sopro de vida ao limitado,mas esforcado,time do Fortaleza …Mas a matéria não informou quais títulos na carreira além do Cearense,ele tem …Já treinou alguma grande equipe do futebol brasileiro? Já trabalhou na série A como profissional? Queria saber…

    • Franzé disse:

      Limitado? Se o Fortaleza é limitado, o que é o teu Ceará que perdeu para ele o título estadual, mesmo se autointitulando o Real Madri do Nordeste?

      • Leandro Gonçalves disse:

        O Ceará é LIMITADO AO EXTREMO.E o teu Fortaleza é limitado,numa rara fase boa e com um bom técnico motivador.Seja honesto.Assuma!

  • Amaury disse:

    Bom como treinador, ótimo como comentarista esportivo, vai longe este garoto.

  • Luis de Aço disse:

    O Chamusca é o melhor treinador que ja tivemos nos ultimos anos, jamais deveria ter saido, nao foi culpa dele o jogo contra o Macaé, foi mérito dos caras!
    Agora o que nunca entendi foi a campanha de parte da impensa pra nao ficar com ele e com todos os outros jogadores e nessa brincadeira demos de mao beijada para o rival o Cametá e o Fernandinho!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 14 =