Futebol do Povo

Rodada ajuda, mas empate contra o ASA é recado direto ao Fortaleza

1019 11

fortaleza

Muitos dos meus colegas de Futebol do POVO (segunda à sexta, sempre às 18h, ao vivo na TV O POVO e no Esporte Interativo Nordeste) entendem que o Fortaleza estará no mata-mata da Série C sem dificuldade. Já fizemos vários debates sobre isso porque eu concordo que o tricolor é favorito para uma das quatro vagas, mas não terá vida fácil na primeira fase.

O empate por 1×1 contra o ASA, neste domingo, no Castelão, foi um aviso importante de que as coisas não vão acontecer como a equipe deseja sempre. O time alagoano aproveitou uma falha tremenda do sistema defensivo do Fortaleza, fez um gol muito cedo, aos nove minutos do primeiro tempo, e depois recuou. A partir de então o Fortaleza correu atrás do empate, mas esbarrou na falta de conexão do meio-campo com o ataque – o tricolor jogou espaçado demais – e na falta de pontaria quando as oportunidades surgiram, geralmente criadas através de jogadas individuais e não trabalhadas coletivamente. O goleiro do ASA foi a principal figura da partida.

Mérito do Fortaleza também, reconhecido pelo torcedor com os aplausos com o apito do árbitro, foi o empenho. A equipe não desistiu em momento algum e essa atitude será fundamental para o objetivo do acesso, mas a parada de três semanas será importantíssima para as correções de Chamusca.

Na liderança do grupo A com dez pontos, a vantagem do Fortaleza para o quinto colocado – o Botafogo-PB –  ainda é grande, de cinco pontos, bastante coisa em apenas quatro rodadas. Os 14 jogos restantes, entretanto, permitem ainda muitas mudanças na classificação. São sete times nordestinos no grupo, todos se conhecem bem demais. Não acho que o Fortaleza terá tranquilidade, até porque existem tarefas importantes de correção do elenco, como a contratação de um goleiro e de um atacante fazedor de gols.

Recomendado para você

11 Comentários

  • Robson disse:

    Análise exata FG.

    O fato é que já tem fala-se tanto da atual fase do tricolor e do mata-mata que parece que não há toda uma fase classificatória ainda por jogar e uma fase que não será moleza.

    O time tem se notabilizado pela capacidade de correr atrás de placares desfavoráveis dentro da partida, se demonstra capacidade de reação, por outro lado é preocupante, fatalmente uma hora o time não conseguirá reverter a desvantagem.

    Ainda bem que a produção ofensiva do time é de regular a boa, as chances são criadas, mas é preciso alguém pra aproveitar essas oportunidades e de um goleiro com mais experiência.

    Acredito que com ajustes pontuais o Fortaleza EC consiga sua vaga na fase eliminatória, mas a hora de fazer esses ajustes é agora.

    Saudações Tricolores.

  • Robson disse:

    Aliás, a julgar pelo barulho de fogos de artificio no gol do time de Arapiraca, o ASA tem uma massiva torcida em Fortaleza.

    E adivinhem quem vai pedir gol hoje no fantástico ?

    Saudações Tricolores.

  • Roberio disse:

    está claro para todos que o time precisa urgentemente de um goleiro que transmita a segurança e que tenha recursos técnicos que o Erivelton não possui. Sinceramente não sei por que é tão difícil para a cartolagem tricolor contratar um bom goleiro. Se fosse tão difícil assim, clubes de menor investimento como o Asa, Confiança, America/RN, Treze, Botafogo/PB não teriam conseguido. Todos esses clubes possuem um bom goleiro e certamente bem melhor que o goleiro tricolor (afoito e sem fundamentos) e não pagaram 50 mil para nenhum deles. Já o técnico Chamusca,pelo simples fato de ter indicado jogadores como Elias(fora de forma) e Azulão (fraco) se sente na obrigação de colocá-los, prejudicando sensivelmente o desempenho do time, As saídas de Pio e Sobralense trouxeram prejuízo técnico e tático horríveis! ambos são imprescindíveis e com eles em campo o gol sairia de qualquer jeito. Aliás, não se deve mexer num jogador com recurso tecnico e talento na bola parada como o Pio. As substituições deixaram o fortaleza mais previsível e sem as triangulações entre Pio, e Tinga pela direita e e as boas infiltrações de Sobralense e maranhao pela esquerda. Pelo que vi até agora, Elias e Azulão foram mais duas contratações duvidosas do marcelo paz, além de Dudu, cassio, Deola…ainda bem que o Nedo nos deixou o ótimo Tinga e o útil Hess.

    • LeaoRumoaSerieB disse:

      Tem que ver que no inicio o Tinga tambem jogou mal. Demorou uns 4 ou 5 jogos pra encaixar e começar a jogar bem. O Elias só jogou 1 jogo completo e o Tiago Azulao só entrou durante o jogo 2 vezes, ainda nao dá pra ter uma nocao boa sobre eles. Até agora o Erivelton nao tomou um gol pior do q varios q o Deola tomou, por isso o pessoal parece estar tao confiante nele e nao está querendo gastar, pq o Deola já está consumindo muito dinheiro sem jogar, alem da torcida ainda nao está correspondendo como o clube gostaria para gerar mais dinheiro. Esse jogo contra o Asa lembrou o jogo contra o Macae, só q nao era “mata-mata”. O time adversario faz 1 gol em uma falha da zaga do time, ai recua todo, e o time da gente nao consegue colocar a bola pra dentro, pq tem 10 jogadores atras da linha da bola e tem um goleiro fazendo varias otimas defesas lá atras.

      O Chamusca não conta mais com o Deola, a não ser que mude radicalmente de opinião.
      FG

  • Amaury disse:

    Temos de adotar um esquema adequado e não ficar so sabor dos ventos. Com Lúcio Maranhão isolado a coisa complica, o pior é que quando criamos perdemos gols fáceis em profusão, ontem vimos a mesma repetoida cena. Elias tem vaga no time e Tiago Real ou Azulão vai dizer por que veio e rápido, anotem e confiram. A meu ver com Maranhão em campo temos de optar por dois atacantes enfiados num 4-4-2 rápido e bem apoiado pelos alas que fazem muito bem isto. A alternativa: um centro-avsante de responsa ou que Lúcio acerta o pé … que parece difícil.

  • Rodrigo disse:

    Bom dia! Já que falam tanto lá nos posts do vozão, vou opinar aqui também. O que aconteceu ontem foi o ensaio de uma tragédia anunciada! Liguem os fios! kkkkkkk!

  • Leandro Gonçalves disse:

    O leão só vem pegando time medroso,a verdade é essa,quero ver quando pegar um time que não tenha medo de atacar… Asa faz 1 a zero e recua feito uma galinha…Faça-me um favor,Asa…Vica com mentalidade de perdedor,colocou 50 jogadores atrás,a troco de quê?A pontuação do asa ainda é baixissima…Merece ser treinador de terceira divisão mesmo,não passa disso…

  • João Ximenes disse:

    “O fantasma dos gols perdidos”
    GENILSON, SOBRALENSE, MARANHÃO(que acabou fazendo), LÚCIO MARANHÃO…

    FORTALEZA jogou muito !
    Igual a este jogo só aquele contra o Cuiabá.
    O goleiro do Asa tava com a gota.
    Foram pelo menos umas 3 bolas que ele defendeu pelo rabo: PIO, AUREMIR e SOBRALENSE; teve muita sorte no lance do GENILSON; e ainda foi ajudado pelo SOBRALENSE naquele lance sozinho na entrada da área, que ele conseguiu “butar” a bola na arquibancada superior, onde não tinha ninguém. A chamada: EMBARCADA DE BOLA.
    Só não defendeu o chute do MARANHÃO, porque mesmo que ele fosse 2, ainda não tinha como chegar naquela bola.

    PRECISAMOS DE GOLEIRO E DE ATACANTES !

    A cada rodada que passa, fica mais evidente as nossas necessidades.
    O gol que sofremos foi triste !
    Pior é que nesse jogo especificamente, levamos 1 gol igual aos que a gente já levou antes(falha individual) e a resposta do nosso PODER DE FOGO nosso é uma M…(bip).
    Menos mal que apesar dos gols perdidos e defendidos pelo goleiro deles, ficamos no 1 X 1 que nos valeu a LIDERANÇA nessa parada forçada.

    REALIDADE:
    1. Não chegou nenhum reforço pra ENTROSAR nessa parada;
    2. O presidente diz que temos 2 reforços(Correa e Everton) mas os dois estão fora de combate e quando voltarem vão está sem o ritmo necessário;
    3. Vai chegar uma hora que nosso goleiro ERIVELTON vai precisar jogar mais duro e vai acabar sendo expulso(basta repetir um lance igual a esse do gol que levamos ontém) e não vamos ter goleiro no banco pro MAX;
    4. Ontém perdemos um zagueiro antes da entrada em campo. Tínhamos 2 no banco e entrou 1 que se machucou que acabou indo o último. Se tivesse jogo amanhã ?

    Agora, além de GOLEIRO e ATACANTES, precisamos de ZAGUEIROS também.

    O QUE ESTÃO ESPERANDO PRA TOMAREM PROVIDÊNCIAS ?

  • Caio Lucas disse:

    Não entendi. Fortaleza teve uma falha entre a conexão meio campo – ataque, mas o melhor do jogo foi o goleiro do ASA? Então o time chutou a gol? Então o meio campo funcionou, servido os atacantes a chutarem a gol e consagrar o goleiro?

    Fala Caio. Percebi que vc não entendeu e, mais do que isso, não leu. As jogadas foram individuais, nao frutos de tabelas ou triangulações. O meio-campo não serviu atacantes porque o único estava perdido, Lucio Maranhão. Não é difícil entender, juro. Em todo caso, obrigado por compartilhar a sua dúvida.
    FG

    • Pedro Souza disse:

      lembro de dois lances do Sobralense, que perdeu gol feito, do Pio e do Tinga em jogadas trabalhadas. Continuo sem entender… Acho interessante a forma ARROGANTE que você trata os leitores. Já haviam me alertado para isso.

      Pedro, se você usa exceções em uma partida para comprovar a regra, é seu direito. Eu discordo e segue o jogo. Se você quer debater conteúdo, sem problema, mas se vc acha relevante ficar analisando a minha conduta, se eu sou arrogante ou não, bonito ou feio, chato ou bacana, me parece uma perda de tempo e uma invasão sem sentido. Você não me conhece e não tem direito de me julgar, como eu não julgo nenhum leitor e não te julgo. Não me cabe isso. Me parece inacreditável que se deixe de conversar sobre o texto e passe a analisar quem escreve. É típico de quem não tem argumento e gosta de atacar a pessoa. Vou continuar tendo as minhas opiniões, por enquanto sou pago para isso. Concordar ou não é um direito seu.
      FG

    • Geovane Meneses disse:

      Sou torcedor do Fortaleza e acho que o FG tem razão. É preciso se preocupar sim. O Fortaleza tem um bom elenco, mas precisa se reforçar para o restante da temporada, visto que apresenta algumas falhas na conexão meio campo-ataque. Acho que isso acontece mais pela falta de um atacante de referência do que pelo meio campo. É preciso se ter atenção e cobrar da diretoria pelo menos 1 goleiro, 1 zagueiro e 1 atacante experientes. Jogadores acostumados a decisões e que venham para resolver o problema. Não podemos nos acomodar com a atual situação e achar que tudo está perfeito. É preciso corrigir os erros para que estes não venham a aparecer numa possível fase de mata-a-mata.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 11 =