Nós do Blog e do programa Futebol do POVO, exibido na TV O POVO e no Esporte Interativo Nordeste sempre de segunda à sexta, às 18h, ao vivo, criamos um ranking para determinar os melhores jogadores da temporada do Fortaleza e do Ceará.

O critério é bastante simples e objetivo, além de ter uma relevante conotação informativa porque ninguém jamais fez: é baseado no número de gols (multiplicado por dois) e assistências (multiplicado por um) que um jogador teve durante toda a temporada. No topo do ranking estará quem tiver mais pontos somados.

Todo ranking pode e deve ser questionado, sabemos disso, até porque não temos qualquer pretensão de donos da verdade. Fizemos, neste caso, um recorte. Avaliamos, por exemplo, que um goleiro, um volante ou zagueiro podem ser os melhores da temporada, mas o nosso objetivo é valorizar jogadores que mais participam com gols e assistências. Pensamos nisso como um critério justo, concreto e não subjetivo.

O ranking será por clube e vai compreender todas as partidas oficias na temporada. A atualização será mensal e os dados são coletados pela equipe de estatística, que é comandada por Henrique Bittencourt.

ranking_ceara

CEARÁ (atualizado até 23 de junho)

Assisinho – 28 pontos (12 gols + 4 assistências)*
Magno Alves – 27 pontos (11 gols + 5 assistências)**
Ricardinho – 27 pontos (9 gols + 9 assistências)
Marinho – 23 pontos (9 gols + 5 assistências)
Marcos Aurélio – 12 pontos (5 gols + 2 assistências)**
William – 12 pontos (5 gols + 2 assistências)**

ranking_fortaleza

FORTALEZA (atualizado até 23 de junho)

Éverton – 19 pontos (7 gols + 5 assistências)
Pio – 19 pontos (7 gols + 5 assistências)
Maranhão – 13 pontos (5 gols + 3 assistências)
Lucio Maranhão – 10 pontos (5 gols)
Cassiano – 10 pontos (4 gols + 2 assistências)
Adalberto – 8 pontos (2 gols + 4 assistências)
Correa – 8 pontos (1 gol + 6 assistências)

* Fora da temporada por contusão
** Já deixou o clube

Tagged in:

,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles