A diretoria do Ceará tem um desafio grande pela frente: entender o seu torcedor. A estratégia de ingressos caros – aumento de 30 para 50 reais – visando aumentar o número de sócios sucumbiu em pouco tempo e não resistiu aos resultados ruins na Série B. Para tentar atrair o público o ingresso caiu para 10 reais e o que se viu foi um aumento enorme na renda e na presença de torcedores na Série B.
Os números chamam muito a atenção. Nos quatro primeiros jogos como mandante – ingresso a 50 reais para não sócio – o alvinegro levou 4957 torcedores por partida, totalizando 19828 pagantes. Nas duas partidas seguintes – já com 10 reais o ingresso e cinco a meia entrada – o time teve 66293 torcedores, média de 33143 por jogo, um aumento de quase sete vezes.
A renda bruta segue a mesma lógica. Se no total das quatro primeiras partidas o time arrecadou apenas cerca de 142 mil reais – média de pouco mais de 35 mil reais – nas duas seguintes foram 564 mil, média oito vezes maior de 282 mil por jogo.
Sempre defendi que o valor dos ingressos não podem ser fixados antecipadamente para casos de clubes que não tem ocupação total pela presença de sócios. Entendo que os valores devem variar. É preciso analisar o momento da equipe, presença de reservas ou titulares, o adversário, a rodada do campeonato, os atrativos do espetáculo, os objetivos para o jogo e o horário, variáveis do negócio futebol que a diretoria precisa entender e, muitas vezes, não consegue. Como consequência, estratégias sem estudo e lógica ou atitudes populistas quando o desespero aparece.
Na experiência recente do Ceará, o clube estava tendo prejuízo no borderô com rendas líquidas negativas e atuando com estádios vazios. Com a diminuição para 10 reais – um valor muito baixo, convenhamos – o Castelão ficou cheio e as rendas aumentaram muito. É preciso efetivamente avaliar todo esse processo e pensar também nos sócios torcedores, já que muitos não ficaram satisfeitos com as promoções.
Por falar em sócios torcedores, o Ceará continua divulgando muito mal seu programa. Há vantagens que vão muito além do preço do ingresso, tanto que é possível que o torcedor que for inteligente e souber aproveitar recebe dinheiro para ser sócio. Ocorre que a comunicação é falha demais, não trabalha conteúdo e não há investimentos. Assim, os números seguirão estagnados como agora, na casa dos 10 mil sócios.
Os preços dos ingressos do jogo passado, deveria ser mantido até o final do campeonato, pois tinha ingressos de 10 reais, 30 reais, 70 reais, 120 reais, tinha ingressos pra pessoas de todos os níveis financeiros.
CONCORDO QUE SEJA MANTIDO ESSA POLÍTICA DE PREÇOS , POIS A GRANDE MAIORIA
DA TORCIDA É DE BAIXA RENDA , ASSIM COMO A MAIORIA DO POVO BRASILEIRO, QUEM
FAZ O SÓCIO TORCEDOR O PRINCIPAL INTUITO É O DE AJUDAR O SEU TIME DO CORAÇÃO,
EU MESMO TENHO SOU SÓCIO TORCEDOR NO INTUITO DE AJUDA , COLABORAR, POIS
MORO FORA DO ESTADO DO CEARÁ, e AINDA PG, TV A CABO PARA ESTA ACOMPANHADO
O VOZÃO, POIS SER CEARÁ É PAIXÃO, PARA O RESTO DA VIDA.
Q os fictícios torcedores do vozão, leiam bem essa matéria, um colírio prá quem gosta de ler coisa reais e bonitas, parabéns ao sr BLOGUEIRO, viram a frase dita pelo editor? A DIRETORIA DO VOZÃO EM POUCO TEMPO”SUCUMBIU”, sem comentários, só aplaudir pela magnífica matéria, e ainda vou compartilhar prá uns 20 milhões de torcedores do vozão em todo o Brasil e do mundo também, alguém pode falar, mas esse tal Alberto T e o José são mesmo P com a nossa diretoria, meus amigos alvinegros, como venho falando, ñ torço por sacana nehum, torço pela instituição CSC, querem q eu torça praquele maldito Rabelo?
o senhor A.T está sendo tendencioso. Isso merece um reparo do sr blogueiro que não afirmou a diretoria sucumbiu.
Oi Antônio, concordo com você, a diretoria não sucumbiu… ainda.
Próximo jogo será 1 Kg de alimento não perecível.
A Diretoria deveria colocar as torcidas organizadas na parte superior do lado direito das cabines,à preço de 10 reais ou 15 reais e também para os não sócios torcedores. Na parte inferior das arquibancadas , seriam contemplados os sócios torcedores, conforme cada tipo de plano em termos de localização. Reflitam sobre a ideia. Atenciosamente.
Em termos de série B,pela situação do time,esse ano tem sido atípico…Então acho bastante complexo analisar o comportamento do torcedor diante dessa perspectiva atual,onde as emoções mudam a cada dia…
Mas é fundamental a manutenção de um preço acessível pelo menos até a recuperação do time…O que não dar é o time jogar com estádio vazio,sem a pressão do torcida…Eles tem é que sentir na pele a pressão vindo das arquibancadas e se darem conta de que não estão vestindo uma camisa qualquer…
ANTONIO, leia a segunda frase toda, bixim, tá lá para quem sabe interpretar um texto, nego véi.
tem o lugar certo para responder! klik em responder….
É isso mesmo meu amigo Calanguim do Nordeste, onde estamos mesmo? enqto 99% prega o bem pro vozão, 1% prega a desgraça, lamentável isso.