ceara

O Ceará ainda não sabe se vai disputar as oitavas de final da Copa do Brasil ou a Copa Sulamericana. Caso passe pelo Tupi, empate sem gols no primeiro jogo, segue na competição nacional como integrante do segundo pote e já conhece sete dos oitos prováveis adversários: Atlético-MG, Cruzeiro, São Paulo, Corinthians, Inter – os cinco que chegam da Libertadores; o Fluminense – melhor time da Série A em 2014 com exceção dos times da Libertadores e que também entra direto nas oitavas de final – e o Flamengo – chega das oitavas de final depois de passar pelo Náutico e será um dos dois melhores do ranking nacional que vão compor o primeiro pote. O oitavo integrante sairá do grupo que tem Grêmio, Santos, Vasco ou Palmeiras. Os três primeiros ainda precisam disputar o jogo de volta, enquanto o Palmeiras já está garantido.

Já na Sulamericana são oito representantes brasileiros. Além do Ceará, que estará na competição caso perca na Copa do Brasil, participam o campeão da Copa Verde 2014, o Brasília e os seis melhores clubes da Série A de 2014 que foram eliminados da Copa do Brasil 2015 até a terceira fase. Estão garantidos: Atlético-PR, Goiás e Chapecoense. O perdedor de Santos e Sport também estará garantido. Até o Joinville, campeão da Série B, terá vaga, desde que Grêmio ou Coritiba sigam na Copa do Brasil.

Para a fase brasileira da Sulamericana, caso os critérios da CBF sejam repetidos neste ano, o Ceará deve pegar o segundo melhor colocado na Série A em 2014, claro, entre os times participantes da competição. E aí, em tese, surgem as seguintes opções: Atlético-PR ou o perdedor do confronto Santos x Sport.

Em tempo 1: colaborou com o texto o estatístico Thiago Minhoca.

Em tempo 2: Dos seis confrontos que vão definir quem segue na Copa do Brasil faltam as partidas de volta. Todas serão disputadas na semana que vem. Nos jogos de ida, o Sport bateu o Santos por 2×1; o Paysandu fez 3×0 no Bahia; o Coritiba ganhou da Ponte por 2×1; o Grêmio perdeu para o Criciúma por 1×0; Ceará e Tupi empataram sem gols – a única igualdade – e o Vasco venceu o América-RN por 3×1.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles