Planejamento e confiança no trabalho do treinador são situações fundamentais para que a temporada de um clube seja bem feita, ainda que não termine necessariamente em título. No futebol brasileiro já estamos acostumados com essa cultura geral da troca insana de comando. É algo que conta com apoio de torcedores, de grande parte da imprensa e, claro, dos dirigentes. Até os jogadores não se incomodam com tal instabilidade.

Por vezes, não dá para negar, uma troca de técnicos resolve.  Outras tantas, de nada adianta. No caso do Ceará, por exemplo, Dado Cavalcanti foi demitido de forma abrupta, após nove jogos, em meados de fevereiro. É inacreditável que se acredite no trabalho de um profissional para contratá-lo e depois de cinco vitórias, três empates e uma derrota a conclusão seja de que não vale mais a pena investir.

A contratação de Silas não fez o Ceará ter uma grande mudança tática. O técnico ficou na berlinda em várias oportunidades. A equipe perdeu o estadual, mas encontrou uma forma de jogar bastante interessante no mata-mata da Copa do Nordeste, principal título conquistado na história do clube. Muitos jogadores saíram, especialmente do setor ofensivo, reposições foram péssimas, e o início ruim da Série B fez com que a diretoria também achasse que Silas não merecia mais confiança. O trabalho durou pouco mais de quatro meses.

Veio Geninho no começo de julho e agora, um mês depois, um acordo selou a saída do técnico, que decidiu não mais ficar, mas sabia que a diretoria também não fazia questão alguma de mantê-lo. Ele não era a primeira opção para substituir Silas. Lisca foi o escolhido, mas se negou a assumir o alvinegro para seguir no Náutico. Ainda assim, em um mês, um tempo curtíssimo, a confiança no trabalho de Geninho não existe mais.

Agora o Ceará procura seu quarto técnico em 2015 em sete meses de temporada. É um completo exagero, que já afetou diretamente o elenco e qualquer tipo de planejamento para a temporada.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles