Preocupado em tentar sair da zona de rebaixamento na Série B – é o último colocado com 11 pontos e recebe nesta terça-feira o seu quarto técnico no ano, Marcelo Cabo – o Ceará também tem as oitavas de final Copa do Brasil pela frente. E em sorteio realizado no Rio de Janeiro, o alvinegro soube que vai enfrentar o São Paulo, equipe sem tradição na competição, única do bloco A que jamais conquistou o título e que vive fase ruim. Os mandos serão definidos posteriormente ainda nesta terça.

Os outros confrontos: Corinthians x Santos, Vasco x Flamengo, Palmeiras x Cruzeiro, Coritiba x Grêmio, Atlético-MG x Figueirense, Ituano x Internacional e Fluminense x Paysandu.

Para chegar até a quarta fase da Copa do Brasil, o Ceará eliminou o Confiança com uma vitória e um empate; depois passou pelo América-MG também vencendo um jogo e empatando o outro e na terceira fase eliminou o Tupi-MG fazendo quatro pontos.

Dos 16 times que ainda estão na competição já foram campeões: Grêmio, Flamengo, Inter, Cruzeiro, Corinthians, Palmeiras, Fluminense, Vasco, Santos e Atlético-MG. Apenas seis não ganharam: São Paulo, Figueirense, Coritiba, Ceará, Ituano e Paysandu. Os quatro primeiros destes times sem título já foram finalistas.

Cada clube que passar para as quartas de final – um novo sorteio será realizado para a definição dos confrontos – embolsa de cota mais 820 mil reais. As quatro equipes que forem até a semifinal levam, cada, um milhão de reais. Os dois finalistas recebem ainda mais dois milhões e o campeão uma nova cota de mais dois milhões de reais.

Até agora foram realizados 128 jogos pela competição, com 61 vitórias dos mandantes e 39 dos visitantes. No total, 336 gols marcados, média de 2,63 por partida, bem maior do que Série A, que agoniza com sua média de 2,21 gols por jogo. O Palmeiras é o time que mais levou torcedores aos estádios na Copa do Brasil. Em duas partidas como mandante foram 41645 pagantes no total .

Tagged in:

,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles