Futebol do Povo

Fortaleza: é justo Pio perder a vaga de titular na equipe?

2905 46

pio

São oito gols na temporada e seis assistências. Ninguém no Fortaleza tem os números de Pio em 2015. Atuando como meio-campista pelo lado direito, na linha de três entre os volantes e o atacante, o jogador está totalmente adequado ao esquema de Marcelo Chamusca.   Foram 35 partidas, 33 como titular.

Números frios e isolados, entretanto, não garantem titularidade. Pio poderia ter feito oito gols em um jogo ou ter dado seis assistências na mesma partida. É o conjunto de atuações, disposição, equilíbrio técnico e tático que formam um atleta indispensável.

Três semanas atrás cheguei a comentar no Futebol do POVO – de segunda à sexta, às 18h, ao vivo na TV O POVO e no Esporte Interativo Nordeste – que consideraria a opção de Pio na reserva um grande equívoco. Nas discussões do programa uma outra opção: recuar Pio para jogar ao lado de Corrêa, deixando Auremir de fora, situação que considero arriscada para o sistema de marcação.

Ocorre que Pio não vem atuando bem tecnicamente nas três últimas partidas e, nesta semana, Marcelo Chamusca deverá ter todo os seus atletas à disposição, em que pese as dores musculares de Daniel Sobralense. Com Tinga recuperado, Auremir de volta ao meio-campo, Éverton 100% e Maranhão jogando bem, as simulações podem indicar Pio na reserva.  Eu ainda discordo, mas não seria um absurdo.

A caixa de comentários está à disposição.

Recomendado para você

46 Comentários

  • lucas disse:

    se o fortaleza estiver com todos os jogadores disponíveis e etc. o time titular é: ricardo berna, auremir (sim. na lateral mesmo), lima, Adalberto e thallyson; hess, correa, everton e sobralense; maranhão e ricardo jesus.

    muitos alegam o tinga na lateral direita no lugar do auremir, mas o tinga é muito ofensivo. ele vive se bandando ao ataque, e com isso, sobrecarga o correa na cobertura pelo seu lado. com o auremir, que é mais contido, o correa tem mais liberdade, e estamos falando do ”craque” do time mais livre, né meus amigos- n precisamos nem falar sobre-o.
    o hess nunca é pra ser banco do fortaleza. um dos mais trabalhadores e eficiente, que muita vezes passa despercebido, mas taticamente junto com o adalberto e maranhão os melhores. taticamente falando.
    o problema do pio, é que nem o do maranhão! tem todas as estatísticas boas a seu favor, mas também tem as más também! vejam quantos gols e passes á pequenos metros ele não erra! e diferentemente do maranhão, que não se tem ”sombra” no time. o pio tem! sombras e opções.

  • Flavio Ataliba disse:

    Sem falar de Vinicius Hess, Correa, Elias e Dudu Cearense, todos esses tem condição de começar junto. Que joguem os melhores… Essa dor de cabeça fica para o técnico!

  • Papa penta disse:

    Tem que existir a meritocracia no elenco,se o jogador não vem atuando bem tem que dar a chance a outro atleta,mais logicamente que seja equivalente ao que está saindo,não vejo esse jogador do nível do Pio que jogue na mesma posição.
    Daria uma nova oportunidade a ele com a escalação do meio que ele se destacou,auremir Corrêa e Pio,Everton maranhao (no lugar do sobralense) e ricarjo Jesus.
    St

  • Raul Alencar disse:

    Acho que o Pio desaprendeu chutar a gol com pontaria ou ele está perdendo a gana de vencer juntamente com o Daniel Sobralense e o Correa. Não devemos fraquejar a essa altura do Campeonato. Cadê aquela garra das finais do Campeonato Cearense? OLHO VIVO GALERA!

  • Raul Alencar disse:

    O Chamusca deve testar o Pio entrando apenas no segundo tempo. Aí, se der certo, deu certo. Se não der certo, muda-se novamente. Outra coisa que a torcida tá exigindo é a variação tática quando trocar as peças ou quando atuar contra um time retrancado. Vem aí o mata mata. Acho que vamos subir para a Série B neste ano de 2015.

  • Emilio disse:

    Sou totalmente a favor do Pio pegar uma reserva, pois o mesmo teve uma grave queda de rendimento. Sua principal virtude era o chute ao gol, nem isso ele está acertando mais. Além de ser um jogador totalmente descompromissado, não marca ninguém, fica simulando faltas e se jogando no chão.

    Pode ser que com um banco ele acorde pra vida e melhore seu desempenho ao entrar.

    O time titular pra mim sem dúvida é:

    Berna (Se puder jogar)

    Tinga, Lima, Adalberto, Thallison,

    Auremir, Correia,

    Maranhão, Daniel, Everton

    Ricardo Jesus

  • Amilton Pereira disse:

    Com entrada do lateral Tinga o Pio fica mais a vontade e sempre produz mais.

    • Paulo Roberto disse:

      Verdade meu amigo Amilton Pereira, se observamos, o Pio não vem jogando bem nessas ultimas partidas, ou seja, a que o Tinga estava ausente da nossa ‘Seleção’. Eles dois ali pelo lado direito, não tem pra ninguém nesse momento. Só no toca e passa. Abraços!!

    • Amaury disse:

      Verdade Anmilton, você matou a charada.

  • wiatan disse:

    Bom dia, caro Graziani. Concordo com sua ultima frase, não seria um absurdo. E também não significaria dizer que ele estaria banido da titularidade. É um jogador de grupo, a despeito de minha impressão o nosso Chamusca ter uma certa “marcação” com ele. Acho que saberá absorver bem a opção do treinador e até melhorar tecnicamente como você bem notou a queda dele nesse quesito. Um abraço e S.T.

  • João Ximenes disse:

    JUSTO NÃO ?

    É JUSTÍSSIMO !

    Não só o PIO, mas SOBRALENSE e MARANHÃO também, tem hora que dão a IMPRESSÃO de se acharem IMEXÍVEIS.
    Pena que as opções do CHAMUSCA são só na conta do chá, e nesse momento mexer em três posições de uma “lapada” é DESACONSELHÁVEL.
    Vai ter de ser feita… UMA A UMA.

    E não acho que o MARANHÃO vem jogando bem.
    Acho que ele tá conseguido ser notado, pelos gols perdidos(já somam mais de 5), e dado a pouca bola apresentada por PIO e SOBRALENSE. E se comparar a esse último jogo contra o Vila Nova: DUDU, AUREMIR, THALLYSON… e até o CHAMUSCA que acabou ficando “ariado”.

    Fosse EU, o CHAMUSCA, começaria agora sem “tutibiar”:
    1. Com a volta do TINGA pra lateral, já mandava o PIO pro Banco e metia o AUREMIR. Fazendo assim, SOBRALENSE(que seria o próximo) já ficaria de “urêa” de pé e ia pelo menos tentar melhorar sua participação nos jogos. Digo nem tecnicamente, mas no COLETIVO.
    2. SOBRALENSE não evoluiu: EVERTON nele. Com isso quem ia ficar de “urêa” de pé, era o MARANHÃO(que seria o terceiro doa que se acham imexíveis).
    3. De JESUS no LÚCIO já era pra ter acontecido desde quando De JESUS chegou no Pici, e se ainda tivesse de muleta.

    Próximo jogo:
    Erivelton(Berna), Tinga, Lima, Adalberto, Thallyson; Hess, Auremir, Correa, Everton; Maranhão, De Jesus.

    Não vejo formação melhor atualmente que essa, além de ser diferente até pros adversários nessa reta final.
    CHAMUSCA precisa mudar a forma do time jogar, mexer nas peças que tem e podem ajudar, que é pra tentar confundir os outros treinadores, que o do Vila(treinador) mostrou que já captou todo o jogo do LEÃO DE AÇO.

    Não tenho nem DÚVIDA quanto ao resultado final dessa sua pergunta(pesquisa) sobre o PIO.

    EU já me posicionei e acredito não vou ficar sozinho nessa não.

  • Carlos disse:

    Uma coisa é certa, a briga pela posição está entre Maranhão e Pio. Éverton foi nosso melhor jogador no primeiro semestre e, na minha opinião, é titular absoluto no time ideal do Chamusca e de qualquer tricolor.

    Tendo esse cenário, o Fortaleza teria a opção de ser mais contido, com Pio na meia direita, ou ousado, com Maranhão naquela posição.
    Em que pese os prós e contras, Pio tem grande importância na bola parada, enquanto Maranhão tem velocidade e agilidade para armar jogadas ofensivas e, vez ou outra, marcar gols.

    Se o critério for momento, Maranhão ganharia a disputa, mas Éverton talvez não fosse titular. Enfim, justifico minha escolha pelo menino Maranhão por preferir um time mais ofensivo, mítico e ousado.

  • Victor disse:

    Grazianne, você saberia informar quantos gols, desses 8 foram de pênalti e falta? Porque o Pio tem que desperdiçar 20 faltas para fazer um gol, fora os de pênalti que se ele não tiver sofrido, não tem mérito nenhum.

    Me lembro de um de falta e dois de pênalti certamente.
    FG

  • miro disse:

    Acho que ele não poderia ir para reserva.

  • tarcisio disse:

    concordo que ele vá para o banco, pois nos últimos jogos ele não esta demonstrando comprometimento.

  • Victor da Ponte disse:

    O Pio é muito irregular, tem partidas que ele é decisivo e tem outras que ele não vê a cor da bola. Acho que ele podia ceder lugar para o Evérton, com a volta do Auremir como volante, principalmente nos jogos em casa, nos quais o Leão tem que ser mais ofensivo e tomar as rédeas do jogo.

  • Paulo Rocha disse:

    Justíssima!! Não obstante o Pio ter bons números, a torcida não tolera jogador dorminhoco, que dorme em berço esplêndido….Num sei o que o Pio ta achando, em que ele se baseia, pra achar que pode ficar desfilando preguiça em campo…Rapaz, se nem o Marcelinho Paraíba, que tem infinitamente mais currículo que esse Pio, a torcida dispensava, imagine esse ai….

    Num sei o que ta havendo, pois ele me parece assim desligado, desconcentrado total, talvez tenha proposta, enfim, num sei…mas a paciência da torcida com ele acabou já…aliás, não só com ele, mas também com Sr Dudu Cearense, que deveria fazer igual ao Angelim, ser justo e pendurar a chuteira, pq vai se preguiçoso assim la na Vila Manuel Sátiro….

  • José cotolengo disse:

    Titularidade não existe no futebol atual. Quem tá bem se escala. Pio não vem bem. Assim como outros atletas. Falta ao Fortaleza no momento mais coletividade.

  • Rodrigo Freire Carvalho disse:

    Creio que existe uma contradição nas escolhas do treinador Marcelo Chamusca.
    Afinal, em todas as entrevistas o mesmo afirma que todo jogador do seu time precisa ajudar na recomposição (marcação). Porém, esse não é o caso do Pio!
    Jogador que não preenche corretamente a marcação pelo lado direito (Auremir se desdobra naquele lado). Além disso, a torcida não engoliu aquele lance contra o Águia que o Pio “estava” com câimbras e no lance seguinte chutou do meio campo tentando encobrir o goleiro adversário.
    Inclusive, dizem que o meia Elias raramente recebe chances justamente por que não tem nenhum poder de marcação.

    Sinceramente, creio que é o momento do Chamusca testar (ou mesmo preparar) um time mais ofensivo com a seguinte escalação: Berna, Tinga, Lima e Adalberto, Thalysson, Correa e Auremir, Everton e Sobralense, Maranhão e Ricardo Jesus.
    Esse time teria a recomposição do Everton pelo lado esquerdo e o Auremir pelo lado direito. Principalmente no avanço dos dois laterais.
    Seria forte na marcação e bem mais ofensivo no ataque.

    É a minha opinião.
    Abraço e saudações aos tricolores.

  • Alvaro Martins disse:

    O Pio é um grande jogador para o Fortaleza, isso é evidente, só que acho que está na hora do Chamusca ter uma conversa com ele, pois o rendimento dele já não é o mesmo a pelo menos uns 4 jogos, não sei se o mesmo está dando ares de estrelismo ou falta de empenho enfim, só quem sabe é a comissão e o próprio jogador. CHamusca tem que conversar com ele, não colocando o terror dizendo que vi colocar ele no banco e pronto, mas sim explicar da melhor forma possivel que ele taticamente não vem funcionando em alguns jogos. Quem sabe o Everton não possa ganhar essa vaga e criando assim mais uma concorrência nesse meio campo do Fortaleza. Talvez seja isso que o Pio esteja precisando, enxergar que ele não é o único na posição e nem o único que sabe jogar bola. Agora se for pra colocar o Dudu Cearense no lugar dele, deixa o Pio mesmo rsrsr. Dudu sinceramente, esse não tem jeito. Concorda FG?

  • Wagner Anselmo disse:

    Acho que sim, o Pio ñ vem bem nos útimos jogos, e até mesmo pra testar outras formações e ver como a equipe se comporta em campo em um jogo inteiro. As outras equipes já sabem como o Fortaleza joga, temos que criar variações pra que ñ tenhamos surpresas na fase decisiva da competição.

  • Kleber disse:

    Graziani, bom argumento!
    Um fator que pesa no Pio é que em uma bola parada ele pode decidir uma partida, por ser um ótimo cobrador de faltas.
    O Chamusca talvez tenha que fazer um trabalho a parte com o Pio na questão de passes errados, no último jogo essa foi a principal deficiência.

  • Aluisio Lucio disse:

    Tem que jogar quem estiver melhor!

  • ELDER BARBOSA disse:

    NÃO SÓ O PIO CAIU DE RENDIMENTO, O DANIEL SOBRALENSE TAMBÉM. OUTRO GRANDE AGRAVANTE É O ATAQUE QUE NÃO RENDE, APESAR DAS ATUAÇÕES DO MARANHÃO NÃO CONCORDO QUE O MESMO SEJA TITULAR. COM O EVERTON JOGANDO AO LADO DO ATACANTE O PASSE AS ASSISTÊNCIAS E AS FINALIZAÇÕES FICAM MAIS QUALIFICADAS. NÃO PEGANDO CORDA DA IMPRENSA, ACHO QUE O FORTALEZA PRECISA MELHORAR MUITO PARA CHEGAR LÁ

  • Marcio disse:

    Pio tá merecendo um banco sim e acho que estar na hora do Chamuscado fazer outras variações tática, pois essa de 3 volantes com 1 meia vindo de trás já estar ficando previsível. Outro que eu mandava pro banco e o Maranhão e no lugar dele colocaria o Everton. Meu time ideal seria Berna,Tinga, Lima, Adalberto,Talisson,Hess,Auremir, Correia, Everton,Daniel Sobralense e Ricardo Jesus.

  • Amarildo disse:

    Caiu consideravelmente de produção, inclusive deixou até mesmo de chutar no gol que era sua principal qualidade, pode ter se acomodado com a posição de titular, um banco não mata ninguem e serve pra mostrar serviço numa proxima oportunidade, pelo atual momento merece sim um banco!

  • Robson Aguiar disse:

    Observando bem, podemos ver que o Pio caiu de produção desde que o Tinga desfalcou o time. Com o Auremir não deu liga, ele ficou muito isolado na direita, principalmente pq não é a do Auremir as subidas para o ataque.

    Acredito que com a volta do Tinga o melhor futebol do Pio também voltará. E aí entendo que ele disputará vaga no time titular com o Maranhão, que tb não vem tão bem nos últimos jogos.

    Conclusão: eu manteria o Pio e deixaria o Maranhão como opção para o segundo tempo.

    Boa observação, Robson.
    FG

  • rodrigo alencar disse:

    Qual a dificuldade em escalar Auremir, Correia e Pio no meio com Sobralense completando e Maranhão/Everton e um atacante na frente?
    Acho que a dor de cabeça mesmo está entre Everton e Maranhão e eu optaria pelo mais experiente.

  • RONALDO MENEZES disse:

    Não concordo com o pio ficando no banco de reserva,ele é um jogado muito útil no esquema,portanto tem que entrar de saída.

  • Emanuel Ribeiro disse:

    Concordo em parte com o seu comentário,pois apesar dos números do Pio a constância do futebol do jogador é importante. Ele não vem rendendo bem na sua posição e a Série C é uma competição onde os times tem que ser Eficaz, ou seja, tem que produzir resultados positivos (vitórias) e no complemento do trocadilho o Pio, não está tão eficiente, nas suas últimas partidas.
    Um banco não o faria mal, pois seu que ele tem um bom futebol. Agora como a pressão pelos lados do PICI é grande e o time está a 6 anos na série C, o Chamusca deve utilizar aquele jogador que está melhor rendendo. Não tem tempo para esperar que o jogador reedite o seu melhor futebol. Competição de tiro curto, quem menos errar vai ganhar.

  • Paulo disse:

    Acho que aquilo de reclamar na substituição pesou, e também com jogos somente aos finais de semana, qualquer descuido na parte técnica tem relevância dobrada, agora ele terá que esperar nova oportunidade, muito justo.

  • Luiz Balduino disse:

    Graziani nenhum jogador permanece com a vaga por ter jogado bem, o importante é o momento e que tenho visto nos últimos jogos é que o Pio caiu muito de produção e nem os chutes fortes e certeiros ele tem acertado , mas é um grande jogador e nos ajudará muito na subida para a serie B.

    Estou em São Paulo há muitos anos mais acompanho todos os dias o futebol do povo pelo Eiplus .

    Obrigado! Valeu demais Luiz
    FG

  • Ricardo disse:

    Estive nos 3 últimos jogos, e Pio tem sido um pouco desleixado, até inconsequente em alguns momentos. Não sei se o sacaria, mas ele tem mudar a atitude. Até porque, não creio que Everton ainda esteja 100%, e Auremir deve sim voltar à dele.

  • Thaís Pontes disse:

    Se um jogador vem a comprometer em algumas jogadas perigosas de contra-ataque do adversário, como foi contra o Vila Nova.. Se não atuou bem nos três últimos jogos e, por último, o Chamusca tem peças qualificadas para substituí-lo a qualquer momento, pode ser que Pio vire reserva. Porém, acho muito cedo do jogador ficar no banco agora, pois ele pode ser decisivo em qualquer partida, por causa da sua boa pontaria e chute forte ao gol, mas por alguns deslizes, a possibilidade do jogador perder a vaga de titular só aumenta.

    Thaís mordeu e assoprou…mas compreendi totalmente.
    Valeu,
    FG

  • Jonas disse:

    É oportuno lembrar as palavras de Pat Riley, um técnico de basquetebol americano: “O trabalho em equipe é a essência da vida. Todos nós somos jogadores de uma equipe, tenhamos consciência disso ou não.”

  • Robson disse:

    Ninguém joga bem todas as partidas o tempo todo. Natural que haja alguma variação no desempenho, mas o técnico está aí pra resolver esse tipo de problema também.

    Não sei até que ponto uma passagem pelo banco de reservas sirva de estímulo pra uma reação do jogador, em determinados casos o efeito pode ser exatamente o oposto: minar a confiança do atleta.

    Enfim, acho que Pio ainda tem créditos a gastar e merece mais uma chance de voltar às grandes atuações.

    Abre o olho Leão.

    Saudações Tricolores.

  • Chico Caucaia disse:

    Já pagaram o mês de Junho e Julho dos jogadores e funcionarios, e as gratificações estar tudo ok, porque o time estar com dinheiro em caixa com 8 mil socios torcedos, não é mesmo meu caro torcedor do terceiro time do estado…..

  • manoel lima disse:

    O PIO ESTÁ PASSANDO MAIS TEMPO OLHANDO PARA AS STELAS DO QUE PARA BOLA.O CHUTE QUE ERA FORTE VIROU PEIDIM.A MESMA COISA ESTÁ ACONTECENDO COM SOBRALENSE ,QUE DEPOIS DE SUA CONSAGRAÇÃO COM O BANHO DE CUIA NO JOÃO MARCOS E O GOL CONTRA O CEARÁ, ESTÃO COMO ROBERT NO ANO PASSADO, NÃO ESTÃO JOGANDO NADA.SÓ AGUENTAM JOGAR 60 MINUTOS.

  • Everton disse:

    Pio é um jogador muito limitado que ainda era titular devido aos seus gols, pois é ótimo em bola parada e esse destaque é mais evidente devido à incapacidade do nosso setor ofensivo. Pio cria muito pouco, não participa muito e na marcação é displicente, nunca vi um jogador ser tão fraco na marcação. Tem partidas que só é visto nas cobranças de escanteios..

  • Jose Araujo disse:

    Merece a reserva sim, tá quebrando a bola e o leão tem de evoluir. Tanto ele quanto o AUREMIR que só não vai prá reserva porque é filhote do empresario do Chamusca.

    • Everton disse:

      Auremir melhorou na saída de bola, mas não é o seu forte, porém é nosso melhor marcador disparado, nenhum chega perto em relação a isso. Começou essa temporada muito mal, mas melhorou no decorrer do ano. Logo, não acho um absurdo ser titular. VALEU!

  • Amaury disse:

    Eu escalaria inicialmente o Pio na meia e meu time seria este: Erivélton, Tinga, Lima, Adalberto e Talysson; Vinicius, Correa e Pio; Daniel, Ricardo e Everton. 4-3-3 na ida e na volta. A estratégia seria simples: defesa fechada, só um lateral sobe por vez, com os atacantes bem avançados prendendo no mínimo quatro adversários. Já embalava o time assim para o fatídico mata-mata. Maranhão entraria no segundo tempo para prender mais o adversário e dar mais velocidade ao jogo. Quem tem time bom o adversário é que se preocupa, e para o campeonato e adversários o nosso é ótimo.

  • Caio Lucas disse:

    Venho observando o jogo do Pio faz tempo… e o que eu vejo é um jogador nada voluntarioso! Não volta pra marcar, só cerca e quando erra passe não vai atrás de recuperar. No ataque ele não vem sendo produtivo. Os gols não estão aparecendo e nem seu chute vem dando perigo. Faz tempo que não vejo um chute ou uma cobrança de falta que tire pelo menos um ‘uhhh’.

    Eu penso da seguinte forma: se ele sair, quem entra? De acordo com os 4 ultimos jogos, ele tá colocando o Éverton e deslocando o Maranhão para a direita. E desse jeito tem funcionado e o time até crescido nos momentos finais. E nem preciso dizer quem é melhor ou mais completo entre Pio e Éverton.

    Injusto não é o Pio ser reserva (embora ache justíssimo), injusto é o Éverton ser banco.

  • Pimentel disse:

    Futebol é momento e o mata-mata se aproxima, acho que o Pio pode dá um tempo sim, pois não vem repetindo as melhores apresentações, que é uma opção de gol sem dúvida, mas prefiro o Everton em seu lugar.
    . Acho que o técnico tem que contar com 14 jogadores quase sempre.
    Tem que usar as substituições, e quem entrar tem que manter o padrão, ou melhorar ou mudar a forma de jogo.
    Acho sim , um bom jogador, mas eu testava o Everton em seu lugar e o Jesus no lugar do Lúcio, saudações

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − um =