Futebol do Povo

Ceará: equipe é a que mais recebe cartões vermelhos das Séries A e B

760 17

Lutando para sair da zona do rebaixamento da Série B, o Ceará convive com um problema crônico deste o começo da competição: os cartões vermelhos e as suspensões pelo acúmulo da amarelos.

Nenhuma outra equipe teve tantas expulsões. Foram oito em 19 partidas, uma média altíssima. Logo atrás, com cinco cartões vermelhos, estão Vitória, Bragantino e Mogi Mirim. Em relação aos cartões amarelos, foram 60 recebidos pelo alvinegro, ficando atrás apenas do Vitória, que tem 61.

A comparação com o time baiano é interessante. Em uma equipe acertada, como é a do clube baiano, a ausência por indisciplina não é tão sentida como ocorre em um time em constante mudança de elenco e de jogadores. A chance de um reserva se encaixar no Vitória é muito maior do que no Ceará. Assim, o impacto de tantos cartões é diferente.

Na Série A, o time que mais recebeu cartões vermelhos é o Fluminense, com sete advertências. O Vasco tem seis; Atlético-PR e Santos foram advertidos com cinco expulsões.

Recomendado para você

17 Comentários

  • Tiago disse:

    Qual será o desfecho para um time que é 1o lugar em quase todas as estatísticas negativas e último lugar em quase todas as estatísticas positivas?

  • dany sergio disse:

    Caro Graziane, parabens pelo blog!
    Que tal fazer um levantamento de quantos gols anulados o ceara ja teve nesse primeiro turno? O Clube esta sendo severamente castigado pela arbitragem desde aquele episodio do evandro leitão. grato.

  • Rodrigo Sousa disse:

    Tiago, estatística e futebol são quase sempre incompatíveis. Por exemplo: o Fortaleza já disputou e concluiu 11 vezes a Terceira Divisão (1990, 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014) e em NENHUMA destas edições o Fortaleza conseguiu o acesso dentro de campo. Portanto, estatisticamente, a probabilidade de o Fortaleza subir esse ano é MUITO BAIXA (0,083% de chances). Porém o Fortaleza mesmo assim pode subir, porque dentro de campo são 11 jogadores, e não matemáticos. Creio que o Ceará não cai, porque existem pelo menos 6 ou 7 times inferiores tecnicamente a ele.

    • sofredordovozao disse:

      Nao, existem 10 times piores !!! MAS a gente já conseguiu ser rebaixado, pois precisamos de umas 10 vitorias nos 19 jogos restantes e um time q conseguiu apenas o equivalente a 4,5 vitorias nao vai ganhar o equivalente a 10 partidas !!! Eu já fiz um levantamento aqui no outro topico e colocando as melhores perspectivas possíveis a gente consegue umas 9 vitorias, mas nem isso deveremos conseguir, pois fui extremamente otimista, considerando 7 vitorias e 3 empates aqui, inclusive no proximo sabado estou contando com vitoria sobre o Parana. Nao poderia ter deixado de vencer o nosso fregues principal, o Vitoria, aquela jogo foi decisivo para a nossa queda !!! Valeu !!!

    • Tiago disse:

      Rodrigo, pois eu discordo totalmente de você.
      Entenda, os resultados de temporadas anteriores do Fortaleza não interferem (a não ser que você considere o psicológico – o que foge da matemática) no resultado desta temporada. Já para o siará, caso ele continue com péssimos resultados estatísticos com certeza absoluta ele cairá! Ou seja, para evitar a série C seu time precisará obrigatoriamente melhorar suas estatísticas (fazer mais gols, levar menos gols, melhorar o aproveitamento, etc.).

    • Almeida disse:

      O Ceará é o clube brasileiro que mais disputou a segundona no total de 28 vezes.NUNCA foi campeão,a melhor colocação dele foi um 3 lugar em 2009.Ascendeu para a Série A em 1993 e depois de quase 17 anos que conseguiu novamente disputar a 1 divisão em 2010.Portanto em se tratando de estatística o Ceará é o RUBENS BARRICHELLO da segundona.Por isso a probabilidade do Ceará ser campeão algum dia da série B é extremamente baixa ou seja algo em torno de 0,775%.

    • Amaury disse:

      Só prá refrescar a memória deste tonto o Leão de Aço ascendeu duas vezes à Série A quando entravam apenas dois e não quatro como é hoje, mas relaxe cara, inveja mata, vocês passarão vinte anos na terceirona, não tem santo ou despacho que dê jeito. Daqui prá frente os patrocinadores do seu time será a Ray-O-Vac que banca pilhas e a Souza Cruz já que vai ser fumo muuuuuuuuuuuuito.

  • sofredordovozao disse:

    É isso ai !!! É o vozao botando pra quebrar !!! As Stelas nao sao o time da Garotada? Pois, nós não ficamos para trás, somos o time da Pancada !!! Valeu, Vozao !!!

  • Diego disse:

    A pergunta é a seguinte, o Fortaleza com o elenco e ambiente que possui hoje faria uma campanha na série B melhor do que os times que estão na zona de rebaixamento, por exemplo o Ceará?
    Eu pergunto também por que é tão difícil fazer fazer planejamento a médio e longo prazo no futebol brasileiro? É tão complicado assim construir um time no início da temporada e mantê-lo ao longo do ano, fazendo uma manutenção no elenco e não no treinador. A pré-temporada serve justamente para dar ritmo e entrosamento ao time. O fato é que o Ceará esta fazendo uma pré-temporada durante a série B e ta pagando caro por isso.

  • João Ximenes disse:

    Tenho nada a ver com isso, mas…
    Acredito que isso é ocasionado pela situação do time na tabela(fona) e a NECESSIDADE de uma sequencia de vitórias não conseguida.
    Time que não vence, deixa jogador com os nervos a flor da pele.
    E o esforço dobrado dentro do jogo na tentativa da vitória; pressão externa, são elementos que contribuem bastante pra situação dentro do campo de jogo.

    RODRIGO SOUSA,
    Não é só você. Mas porque que numa matéria que fala de INDISCIPLINA do seu time, o FORTALEZA tem de virar assunto ?
    No nosso caso, somos o 2º time mais DISCIPLINADO na nossa competição. SABIA ?

    VOCÊ:
    “Portanto, estatisticamente, a probabilidade de o Fortaleza subir esse ano é MUITO BAIXA (0,083% de chances)”; e “Creio que o Ceará não cai, porque existem pelo menos 6 ou 7 times inferiores tecnicamente a ele”.

    EU:
    A probabilidade do LEÃO DE AÇO subir é “baixa” ?
    O time é LÍDER e tá praticamente garantido no mata-mata meu !
    Né obrigado a coisa se repetir, como nos anos anteriores, pois isso é FUTEBOL.

    Quanto ao seu time… é bom que esses 6 ou 7 times que são INFERIORES apareçam logo, sob pena dele ficar enterrado lá no FONA até o final, pois isso também é FUTEBOL.

    Como EU disse, tenho nada a ver com. MAS TÔ DE OLHO.

    A propósito GRAZIANE, entrei aqui pra saber como vai ficar o programa Futebol do Povo no Interativo, com esses jogos que estão sendo transmitidos ?
    Ontém por exemplo, não foi ao ar !
    Sou assinante do EI-Plus(por conta do LEÃO), e se passar por algum canal dele(EI-plus), gostaria de saber que é pra continuar assistindo.

    VALEU !

    Foi ao ar na TV O POVO. E a partir de hoje sempre no Esporte Interativo e na TV O POVO. O nome Esporte Interativo Nordeste não existe mais e o conteúdo do Nordeste foi todo migrado para o Esporte Interativo. Valeu.
    FG

  • Leandro Gonçalves disse:

    Nesse caso a indisciplina alvinegra só prejudicou,pois não evitou as derrotas e atrapalhou nos jogos seguintes …! Vejo como um pouco de tudo,o motivo disso…Psicológico ruim,falta de técnica,esquema tático as vezes não favorece,e claro,depende muito de juiz,onde uns deixam o jogo correr,já outros que nem do último jogo,deixou passar nada!

  • Rodrigo Sousa disse:

    Ora amigos, as estatísticas não podem ser aplicadas ao atual time, porque houve mudanças significativas em relação às primeiras e infaustas 16 rodadas.

    Senão vejamos: nos últimos 3 jogos, estrearam reforços importantes, que deram mais qualidade e experiência ao time (Éverson, Guilherme Andrade, Thiago Carvalho, Alex Amado, Júlio César e Mazola), e no último jogo particularmente foi notória a evolução física e o espírito de luta dos novos contratados.

    Só pra refrescar a memória, nas primeiras 16 rodadas foram titulares e/ou reservas imediatos peças como Roniery, Buiu, Robinho, Siloé, Vinicius, Fabinho, Roger Gaúcho e Rodrigo Silva. Portanto, SERIA INJUSTO E INADEQUADO atribuir a estatística negativa a um time que foi praticamente remontado.

    O novo técnico também é mais jovem e adepto do trabalho intenso como filosofia profissional. Foram esses fatores, e não a mera vitória contra o Macaé, que deram novo ânimo ao time e à torcida.

    Aliás, MEU SINCERO RECONHECIMENTO ao técnico Marcelo Cabo e ao jogador Alex Amado, que saíram de times equilibrados e em boa fase, para assumir um time em crise e na lanterna da Série B. Exemplos não só de profissionais, mas de caráter, pois tiveram a hombridade de enfrentar o desafio e colocar seus nomes à prova.

  • Here disse:

    Grazziane é verdade que o jogador Alan atuou de forma irregular pelo Siará , pois teria sido expulso pelo icasa no seu último jogo e rescindido o contrato antes de cumprir a automática?

  • Jason disse:

    Há cartões claramente recebidos por indisciplina ou destempero emocional. Mas o número excessivo também pode denotar falhas de preparo físico e de posicionamento, com o marcador sempre chegando atrasado na bola.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =