Futebol do Povo

Fortaleza 4×2 Salgueiro: bipolar, tricolor empolga ofensivamente, mas falhas defensivas preocupam

1186 14

Mais uma vez montado no 4-2-3-1, o Fortaleza teve na movimentação intensa e inteligente de Maranhão, Everton e Daniel Sobralense seu grande destaque ofensivo na vitória sobre o Salgueiro, neste sábado, no Castelão. O placar de 4×2 foi todo construído no primeiro tempo.

Daniel, geralmente centralizado, foi escalado pela direita, com Maranhão e Everton revezando posicionamento pelo lado esquerdo do campo. Na hora de recomposição, entretanto, Maranhão se fixava no meio. Auremir e Correa não se limitavam apenas a cuidar da marcação e com os laterais apoiando alternadamente, o Fortaleza foi muito forte no ataque, criativo e envolvente, especialmente até a saída de Everton, sentindo dores musculares, no começo do segundo tempo.

As falhas defensivas, entretanto, ocorreram durante toda a partida e vão ficar na mente do torcedor na mesma proporção do que as ótimas jogadas da linha de frente. As coberturas dos laterais e os próprios Tinga e Thallyson não funcionaram. Os volantes foram envolvidos por toques rápidos dos jogadores do Salgueiro e na bola parada e em situações contornáveis, a desatenção foi constante da zaga. O resultado: além dos dois gols sofridos, o time pernambucano criou uma série de oportunidades que foram paradas por defesas de Ricardo Berna ou por incompetência dos atacantes do time verde, especialmente Anderson Lessa, que desperdiçou três chances absurdas para marcar.

Faltam apenas quatro jogos para o Fortaleza encerrar a primeira fase da Série C. O time está classificado por competência e quer garantir a primeira ou a segunda colocação para decidir em casa a sua vida em 2016.  E se para projetar o mata-mata importa pouco os resultados nas próximas rodadas, o momento é de corrigir os defeitos para minimizar riscos e trabalhar ainda mais as qualidades.

 

 

 

Recomendado para você

14 Comentários

  • Almeida disse:

    O importante foi a vitória,mas o Chamusca tem que orientar um melhor posicionamento da defesa.Os laterais são muito ofensivos e deixam a dejesar na marcação.Do meio para frente o time jogou bem e com esse resultado o Leão está praticamente classificado.

  • Robson disse:

    Grande jogo, grande vitória.

    Jogo com muitas emoções e preocupações para o tricolor. Agora sim podemos pensar no mata-mata, o Fortaleza EC terá novamente uma chance de decidir em dois jogos seu sonhado acesso.

    Porém, não dá pra não se preocupar com as constantes falhas do setor defensivo do Leão de Aço nos últimos jogos.

    Não dá pra tomar 2 gols e tantos ataques de um time como o Salgueiro, com todo respeito ao time pernambucano.

    O mata mata tá chegando, graças a Deus estaremos nele, mas a tolerância com as falhas não existe na próxima fase.

    Abre o olho Leão.

    Saudações Tricolores.

  • Gustavo Pinheiro disse:

    Graziani, na minha visão o Chamusca, hoje, mudou a forma do time jogar, saindo do 4-2-3-1 para o 4-4-2, com duas linhas de 4 bem definidas, Everton aberto pela esquerda e sobralense pela direita. O Maranhão, na minha visão, o tempo todo jogou ao lado do Lucio (caindo dos dois lados), e nao chegando de trás, como faz o centralizado do 4-2-3-1. Sei que muitas vezes acabam sendo variações de uma forma de jogar, mas hoje vi essa diferença e acredito que foi correta, talvez a melhor para jogar everton, maranhão e sobralense juntos, já que o Maranhão nao sabe fazer a função do centralizado, o Sobralense foi bem demais aberto pela direita e o Everton, que tem que jogar aberto pela esquerda – é onde ele rende melhor, e como rende!

  • damidia disse:

    É enquanto o leao ta la encima e vivo ta la em baixo.

  • OLIVEIRA disse:

    CONFESSO QUE É UMA INCÓGNITA O MEU FORTALEZA.
    CLASSIFICADO JÁ ESTÁ(SÓ SE ACONTECESSE UMA HECATOMBE NÃO SE CLASSIFICARIA),MAS ESSE TAL MATA MATA APAGA TUDO QUE FOI FEITO E COMEÇA TUDO DO ZERO,CADA UM COM 50% DE CHANCES,PASSANDO UM DOS TIMES A TER VANTAGEM DEPENDENDO DO RESULTADO DO PRIMEIRO JOGO.

  • É muito importante vencer e principalmente em casa, contudo as demais partidas devem ser para corrigir os erros e preparar o espírito para o “mata-mata”. Aí que a onça vai beber água e o momento mais importante para o tricolor confirmar sua ascensão à série B. Muito cuidado até lá. E com toda essa campanha observo um Chamusca bem antenado, além de ser um dos melhores técnico da atualidade juntamente com Fernando Diniz do Paraná e Marcelo Oliveira do Atlético(MG). Precisamos de mais técnicos ousados e com uma mente revolucionário num futebol de muita retranca de grandes técnicos como Tite e Dunga.

  • João disse:

    Esse ano o leão sobe, os kanalenses vão descer, bando de come ovo, vão chorar e falir na série C, meu leão empurrado no mata-mata esse ano com mais de 65 mil pessoas no castelão! Não tem p ngm. VAMOS SUBIR LEÃO!

  • fonseca disse:

    chamusca vc sempre joga com tres volantes e leva sempre contra ataques perigosos manter auremir que finge que marca optar por azulão que nunca eu falei nunca jogou nada e teimar e ainda dizer que taticamente foi muito bom o lucio pro time ai é dose não acredito que joão pedro seja pior que lucio maranhão pio deixou de ser o mesmo e ta igual aos azulão da vida chegou a hora de banco nessa moçada reativar vinicius ress e felipe dai vc pode sonhar em subio mas não seja teimoso

  • Adriano Pitta disse:

    Se Fala tanto no mata mata mais esse ano nós já ganhamos um mata mata que foi a final do cearense, afinal de contas foram dois jogos decisivos , onde o Leão ganhou o primeiro e jogou pelo resultado no segundo

  • Ernesto Matos disse:

    Apesar do time ser o 1º, não fico tranquilo, pois a equipe do Leão não consegue jogar dois tempos, é uma coisa preocupante, ontem após um inicio arrasador com 3 x 0, o time deu inicio ao processo de relaxamento, que virou uma marca desta equipe do chamusca, em uma competição com um jogo por semana, onde temos totais condições de preparar a equipe fisicamente, não pode ser este o motivo deste comportamento, me custa achar também que seja o treinador que oriente para o apagão, e o pior, as substituições realizadas com o objetivo de reequilibrar o time, nunca funcionam, pelo contrário a equipe piora mais ainda. ACORDA LEÃO.

  • João Ximenes disse:

    Ví assim:

    LEÃO DE AÇO tá querendo jogar bem, mas tá “PECANDO” no querer.
    Fazer 3 gols e levar 2… é no mínimo IRRESPONSABILIDADE !
    Nessa quebra do EVERTON, CHAMUSCA deveria ter colocado o RADAR ao invés do AZULÃO.
    THALYSSON tá sem espaço, participando pouco do jogo e com a entrada do RADAR e saída do EVERTON, levaria ele(Thalysson) pro meio(que acho ele é mais meia que lateral).

    MARANHÃO tá caindo direto pelo lado esquerdo, acho, pra chamar atenção do CHAMUSCA, dizendo que é lá que ele se sente bem.
    Não lembro onde ouvi(sei que não foi EU que teve essa definição), mas definiram o MARANHÃO de uma forma certeira: “MARANHÃO quebra qualquer esquema armado pra se encontrar no jogo”.
    PERFEITO !
    MARANHÃO pela esquerda. Até marcou gol de novo.
    Né possível que CHAMUSCA não entendeu o recado.
    Poderia ter nos poupado desse vexame de fazer 3 e levar 2 “sem vê nem praque”

    E MAIS:

    BERNA, seguro pra cacete;
    TINGA, a medalha pesou no pescoço dele, ou ele queria a de OURO;
    ZAGA inteira como sempre;
    THALYSSON pra mim é meia;
    AUREMIR fazendo gol… EU em;
    CORREA se matando COMO SEMPRE;
    SOBRALENSE não “progride”. Mesmo SOBRALENSE de sempre;
    EVERTON guerreiro, artilheiro e briguento. Pena que se machucou de novo;
    MARANHÃO tem de jogar pelo lado esquerdo. PRESTENÇÃO CHAMUSCA !;
    LÚCIO não tem culpa de quase nada. A bola chega pouco pra ele.

    CHAMUSCA perdeu mais uma oportunidade de teste: EVERTON machucou… mete RADAR e leva THALYSSON pro meio.

    3 pontos na sacola e LIDERANÇA !

    Por enquanto tá bom demais.

    Falar em SOBRALENSE: alguém sabe dizer onde tá o ELOIR ?
    ELOIR seria um bom fortificante pro SOBRALENSE jogar mais bola.

    XÔ Czona(que QUASE ninguém merece).

  • Caio Lucas disse:

    O importante é que o Chamusca descobriu o time titular… daqui pra frente é treinar esse time, diminuindo os erros e falhas, além de testar alternativas para o meio do jogo.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 19 =