Futebol do Povo

Rivais do Fortaleza, Ceará e Ferroviário, com Éverton, já sofreram derrotas muito feias em Pelotas

948 31

O futebol e seus reencontros surpreendentes. Titular e um dos jogadores mais importantes do Fortaleza na atual temporada, Éverton era titular do Ferroviário na Série C de 2006 quando o time enfrentou o Brasil. Em Pelotas, derrota por 3×0, sem piedade, mas a campanha daquele ano do Ferrão foi muito boa, memorável até. No PV, o tubarão devolveu a derrota para o Brasil também por 3×0.

Outro que sofreu muito contra o Brasil foi o Ceará. Em 1985 o alvinegro foi goleado por 4×0. No jogo da volta, empate. Era um grupo do Brasileirão que classificava o primeiro colocado para as semifinais e o time de Pelotas conseguiu a vaga, passando inclusive pelo Flamengo.

São memórias que não exercem influência alguma no confronto do Fortaleza no próximo dia 10,  mas valem ser lembradas porque o futebol não é feito apenas do presente.

Abaixo, a matéria publicada no caderno de esportes do Jornal O POVO, escrita por Daniel Santos.

O Fortaleza enfrentará o Brasil de Pelotas pela primeira vez em jogos oficiais no dia 10 de outubro, na partida de ida das quartas de final da Série C.

Mas outros times cearenses têm histórico de atuação contra os gaúchos. Ceará e Ferroviário já jogaram em Pelotas e sentiram a força do Xavante quando atua em casa: ambos foram goleados pelo adversário.

O Ceará visitou o Brasil de Pelotas em 14 de julho de 1985, pelo Campeonato Brasileiro.

Na época, o Alvinegro, comandado pelo técnico Zé Mário, não conseguiu segurar o Xavante e foi derrotado por 4 a 0, com três gols de Bira e um de Canhotinho. A dificuldade que o Vovô teve ao atuar em Pelotas também foi sentida pelo Ferroviário, na Série C de 2006. O Tubarão da Barra, que era comandado pelo técnico Arnaldo Lira e tinha como um dos destaques o meia Éverton, hoje no Fortaleza, também foi goleado pelo Brasil pelo placar de 3 a 0.

“O Fortaleza pegou o pior adversário dessa fase. O futebol de lá (Pelotas) é totalmente diferente. O campo é pequeno e a torcida fica em cima. Tem que ter muita atenção porque a bola sai rápida, bate no muro e já volta. Vão usar muito a bola aérea e a força física. É um futebol mais pegado. Lá, o Fortaleza vai ter dificuldades”, analisou Arnaldo Lira.

Dois dos três zagueiros que entraram em campo pelo Vovô em 1985 seguiram a carreira de técnico após pendurar as chuteiras e, inclusive, treinaram times cearenses: Argeu dos Santos, técnico que passou por vários times do interior, (Guarany de Sobral, Horizonte e Itapipoca), e Lula Pereira, que teve cinco passagens no comando técnico do Ceará (1989, 1999, 2004, 2008 e 2012).

“Lembro que estava frio e o campo era menor. Eles usavam muito a bola alta e era um time fortíssimo. A torcida é vibrante, e o Brasil hoje tem como característica ser um time vibrante. Mas eu vejo o Fortaleza com muito mais condição e muito forte”, disse Lula.

A torcida Xavante deve lotar o estádio Bento de Freitas para empurrar o time diante do Leão. Até então, a média de público do Brasil na Série C é de 2.675 torcedores e o recorde levou 4.941 pessoas ao estádio.

Recomendado para você

31 Comentários

  • Dan Maia disse:

    Chamusca tem que lembrar que o 0x0 só favorece o time da casa. Temos que jogar pra ganhar, ganhar bem, cada gol foram de casa pode ser decisivo. Nada de temer o adversário. Joga pra ganhar Leão!!!!

  • EDSON LIMA disse:

    GRAZIANI, como você mesmo ressaltou, “são memórias que não exercem influência alguma no confronto do Fortaleza”. Exercerá influência se deixarmos nos influenciar.
    Agora o momento é outro, são outros jogadores, outra competição, outro regulamento, outro outro…
    O Fortaleza agora só precisa de tranquilidade para trabalhar. Nada de euforia, nada de “já ganhou”, nada de comemoração antecipada, nada de nada… Apenas trabalho e confiança.
    Na próxima semana o FEC inicia uma sequência dificílima de dois jogos, em um regulamento absurdo, no qual não sobem os times de melhor campanha, necessariamente.
    Mas agora não adianta reclamar de regulamento: vamos jogar bem em Pelotas, fazer um bom resultado e ratificar a classificação no dia 17/10. O Castelão será pequeno para a nossa festa, se Deus quiser.

  • CARLOS LIMA disse:

    o Brasil de Pelotas dentro do seu estádio e com torcida lotando as arquibancadas, será muito mais forte do que foram o Confiança (1×0) o Asa de Arapiraca (1×0) quando venceram o Liaum. é bom que vocês “abram bem os olhos” como sempre diz o Ximenes aqui no Blog.
    lembro de vocês comemorando a queda do Ceará em 2011 para a Série B, e nesse mesmo 2011 escaparam da Série D (CRB) no conhecido “jogo da vergonha” no PV. lembro de comemorarem o não acesso do Ceará para a Série A em (2013 e 2014) e nesses 3 anos (2012,2013 e 2014) foram eliminados no PV pelo Oeste e na Arena Castelão pelo Sampaio Correia (ficaram de fora do mata-mata) e pelo Macaé em 2014.
    fiquem “de olhos abertos”.. o Brasil de Pelotas também quer o acesso. como o Oeste e o Macaé queriam e conseguiram.

  • CARLOS LIMA disse:

    na minha opinião em 95% das vezes, o mata-mata é decidido no primeiro jogo. decidido no sentido de que o time que consegue um bom resultado no primeiro jogo geralmente administra melhor o segundo jogo. principalmente se no primeiro jogo o time vencedor ganha por uma margem de 2 gols.. sem levar nenhum gol em casa. no caso do Liaum o fator “TRAUMA” devido aos sucessivos fracassos anteriores, influencia diretamente nos jogadores, que ficam numa grande pressão psicológica de ter que tirar o “sofrimento” da torcida. foi devido a isso que os jogadores ” amarelaram” em (2012,2013 e 2014 ). a pressão que sofrem dos torcedores para tirar o time da Série C, deixam os jogadores com os nervos em pedaços.. o exemplo do jogo Brasil 1×7 Alemanha, prova o que estou dizendo
    .depois que o Brasil tomou o primeiro e o segundo gol, os jogadores ficaram andando em campo como se fossem zumbis. aquela bola que o Ricardo (2014) goleiro do Liaum soltou no gol do Macaé, foi outro exemplo do estado de nervos que ele passava na hora do jogo uma bola fácil e que ele facilmente seguraria se não estivesse sob pressão de uma torcida que estava desesperada para sair com a classificação da Arena Castelão. portanto eu volto a repetir..o resultado do primeiro jogo vai decidir quem vai conseguir o acesso.

  • Francisco Arnaldo lopes disse:

    Cara a gente torcedor acha muito relevante sua opinião se vc quis trazer dados ok massa estatística pode se levar pra onde quiser mas acredite é uma pena que com esse seu texto vc não traga algo mais interessante e menos tendencioso quando vc fala que o Fortaleza pegou o pior adversário que poderia ter é baseado apenas em estatística e só o que não serve como vc bem sabe pra jogo. E o que ficou parecendo foi mais uma tentativa falha de colocar uma tensão na torcida. É uma pena que diante de um espaço tão disputado como é um espaço de jornal ou mesmo midia que tem uma certa audiência vc a use tão mal. mas valeu vamos ver o final do jogo. Saudaçoes e que antes de tudo vc se leia de vez enquanto.

    Francisco, lamento que vc não tenha entendido absolutamente nada. Eu não escrevi que o Brasil é o pior adversário. Foi o Arnaldo Lira na matéria do jornal quem deu a opinião. E há a opinião do Lula, que tb diz que o Fortaleza é favorito. Desculpe se não compreendi mais porque a ausência completa de vírgulas dificulta bastante.
    FG

  • Almeida disse:

    Melhor para o Fortaleza pois quando jogamos contra o Oeste e Macaé subestimamos os mesmos,então como vamos jogar contra um adversário” em tese” mais forte o treinador e os jogadores vão ter que manter um foco muito maior e devem fazer de tudo para evitar os erros do passado.

  • Matheus disse:

    Repitam comigo (e bem rápido)

    Siará cai esse ano
    Siará cai esse ano
    Siará cai esse ano
    Siarácaiesseano
    Siarácaiesseano
    caiesseano
    caiesseano
    caiesseano
    CASSIANO
    CASSIANO
    CASSIANO

  • NATÁLIA disse:

    AGORA O MANTRA É O SEGUINTE: …………… VOZIM DESCEU – LEÃO SUBIU, VOZIM DESCEU – LEÃO SUBIU; vamos lá turma, …………………..VOZIM DESCEU – LEÃO SUBIU, CARROÇA DESCEU – LEÃO SUBIU, CARNIÇA DESCEU – LEÃO SUBIU,……………E O CANAL SE LASCOU DE VEZ……………QUE QUE QUE QUE QUE QUE QUE QUE QUE QUE …………… .

  • CARLOS LIMA disse:

    o Francisco Arnaldo Lopes, assim como a grande maioria dos torcedores do Liaum, tem a síndrome da perseguição..para eles o mundo inteiro conspira contra o time deles, inventam de tudo para justificarem após os insucessos, as razões do fracasso. agora o Graziani é o “culpado” da vez, ele está “CONSPIRANDO” contra o Liaum..ah me comprem uma carrada de Bode! como diria o Alan Neto, quem foram os “conspiradores” dos fracassos anteriores pode me responder ?
    eu posso responder: foram os dirigentes do seu time e os jogadores do seu time ,e não o Graziani ou o Alan Neto ou o Sérgio Pontes ou o Evandro Leitão,,ou o Barak OBama etc…

    o que o Lira disse é a pura verdade, o Internacional e o Gremio sofrem quando vão jogar contra o Brasil de Pelotas no estádio deles. é um estádio apertado e a torcida fica em cima gritando nos ouvidos dos jogadores.

    • francisco arnaldo disse:

      não falei que era culpa dele falei que com estatistica pode se brincar como se quer mas ele sabe disso meu caro é tudo uma questão de lobby quem quer se queimar com o siará dos que fizeram isso sempre sairam perdendo só digo uma coisa o choro é livre ano que vem

  • João Ximenes disse:

    Quando EU nasci… NÃO FUI O PRIMEIRO HABITANTE DA TERRA;
    Quando entro numa fila… SEMPRE SOU O ÚLTIMO. MAS COM PACIÊNCIA FICO PRIMEIRO;
    Quando todo jogo da Seleção X Uruguai… sempre dizem a mesma coisa: MARACANAÇO.
    NO ENTANTO JÁ “CHIBATEAMOS” ELES VÁRIAS VEZES DE LÁ PRA CÁ.
    Quando Eles LÁ viram o LEÃO DE AÇO perder pra: Luverdense, Sampaio, Oeste, Boa, diziam… COMO PERDEM PRA UMAS BUCHADAS DESSAS. Hoje APANHARAM de todos eles também.

    FUTEBOL se escreve uma HISTÓRIA a cada jogo.
    Se Eles LÁ e o Ferroviário apanharam, e no tempo que EU ainda brincava de pião e jogava bila na rua, não quer dizer que vamos chegar lá hoje, e apanhar também.

    Não dá pra COMPARAR épocas, até porque o FUTEBOL evoluiu muito de lá pra cá, além de naquela época jogava-se com BOLA DE CORO DE BOI de vaquejada. HOJE JÁ TEM BOLA ATÉ COM CHIPE.
    Se consultarem os nossos jogadores, e até os de lá, na época HISTÓRICA que tão plantando ai, maioria nem nascidos eram.

    LEÃO DE AÇO pode perder lá ?
    PODE ! e pode perder até aqui também. ISSO É UM JOGO.
    Mas só saberemos o RESULTADO após o apito final do arbitro.

    Porque não são mais REALISTAS e COMPARAM os ELENCOS de cada TIME hoje, ao invés de ficarem atirando pros lados feito cegos ?!

    Vou fazer o seguinte: vou logo fazer um COMPARATIVO bem futurista também pra empatar esse negócio e não discutirmos mais sobre isso:

    Meu NETO(que ainda não nasceu), daqui a 20 anos vai ficar SATISFEITÍSSIMO com o nosso LEÃO DE AÇO, pois vai ter um expert à época que vai jogar uma manchete em algum jornal: “FORTALEZA a 20 anos atrás foi a Pelotas e venceu a equipe do Brasil daquela cidade, conseguindo o tão sonhado ACESSO de divisão, e dali começou a arrancada do Clube até a LIBERTADORES DA AMÉRICA onde tá disputando até hoje”.

    Né COMPARATIVOS QUE QUEM FAZER ?!

    Pois tai o MEU.

  • CARLOS LIMA disse:

    o Brasil de Pelotas, venceu o Londrina (primeiro da Chave ) por (3×1 ) em Pelotas.
    o Brasil de Pelotas venceu a Portuguesa (segundo da chave ) por (4×1) em Pelotas
    o Brasil de Pelotas venceu o Tupy (terceiro da Chave ) por (2×0 ) em Tupy e empatou em Pelotas (0x0) .

    o Liaum perdeu para o Asa (1×0 ) em Arapiraca
    o Liaum empatou com o Asa (1×1 ) na Arena Castelão
    o Liaum perdeu para o Confiança (1×0 ) em Aracaju
    o Liaum empatou com o Confiança (1×1 ) na Arena Castelão
    0 Liaum venceu o Vila Nova (1×0 ) na Arena Castelão
    o Liaum empatou com o Vila Nova (0x0) no Serra Dourada,

    obs: tirem as suas conclusões. enquanto o Brasil de Pelotas venceu os primeiros colocados alguns até de goleada,, o Liaum venceu apenas o Vila Nova.. mas a sua torcida acredita que são os favoritos ,,como acreditaram nos anos anteriores (Oeste, Sampaio, Macáe ) essa conversa de “humildade” é pura falsidade..quem conhece como eu os conheço de muito tempo, sabe que eles estão apenas “se fazendo de humildes” para não passarem pelo que passaram nos mata-mata anteriores.

    • julio Rocha disse:

      Realmente esse Carlos Lima tá muito preocupado com o LEÃO DE AÇO, muito obrigado pela preocupação, estamos alertas.
      Vimos que você tem se esforçado bastante para ficarmos ligados, muito obrigado mesmo.

    • Carlos disse:

      Meu caro, porque você não cita os três últimos resultados do Brasil jogando em casa ? Caso não saiba, vou lhe ajudar:
      Perdeu do Guarani (6º) 1 x 2
      Empatou com o Tombense (7º) 2 x 2
      Empatou com o Caxias (10º) 1 x 1

      Aproveitando para lhe informar melhor: o Fortaleza venceu o Vila Nova por 3 x 2 e a cidade do Tupy chama-se Juiz de Fora.

    • Papa penta disse:

      Se você bem analisar esses jogos do Brasil,era um time que passava 90% das bolas pelo Alex odiado que está no kanal,e o Leandro que está no vice da Gama,desde de que esses 2 jogadores saíram o time caiu vertiginosamente de produção,passou 5 partidas sem ganhar e conseguiu sua classificação contra um tupi praticamente reserva.

      Cada um analisa puxando a sardinha pro seu lado,o meu time quando sentiu que estava classificado tirou o pe do freio e ainda assim e o time com melhor campanha da série c,não sabemos se vamos subir porque no futebol existe o imponderável,mais que meu clube e o mais preparado você não pode ter dúvida,até por que o seu time “kanal sofrimento clube” que para vocês eram o elenco dos sonhos,levaram chibata nas finais,então sem mais delongas caro amigo,baixa tua bola que o fec ta fechado contra teu mau olhado.
      Att
      Papa penta

  • João Ximenes disse:

    E aí CARLOS LIMA !

    Gostei dos 95% de chances citados.
    Pelo menos nesse pedaço de frase, você não mencionou o nome do LEÃO DE AÇO e nem citou os anos na divisão que vocês estão indo, mesmo tendo citados os 3 anos que batemos na trave.
    JÁ É UMA EVOLUÇÃO FUTIBOLISTICA !

    Façamos o seguinte: esperemos terminar os dois jogos. DEPOIS A GENTE VOLTA A SE FALAR.

    Enquanto isso, VIRA O ROSTO pro outro lado que é pra você já ir indo vislumbrando o que lhe aguarda pra 2016, pois LÁ, pode acreditar: vai ser preciso dá MUITO CANGAPÉ.
    Sabes pelo menos nadar ? sem saber nadar é impossível dá CANGAPÉ.

    Um abraço.

  • Paulo Rocha disse:

    Brasil será difícil, mas ta longe de ser o pior adversários que poderíamos pegar…Lira pode até ter tido a intenção de alertar, mas acho que ele não vem acompanhando a Serie C, pra falar essa besteira…Tem times mais fortes que o Brasil e muito, acho até o Guarani e o Juventude, que sequer entraram, são mais fortes que o Brasil…O que não significa que será mais fácil, de jeito maneira….Discordo totalmente do Lira, que rebaixou o pobi do Horizonte esse ano…

    Agora até nas besteiras, temos que tirar algo importante, pois ele disse que a bola sai e volta rápido…É preciso ter atenção redobrada com isso…Pois com ctz, vai pegar muito jogador desprevenido….Gostei desse ALERTA!!

  • valterlan disse:

    Carlos Lima o bom é que dessa vez o favorito é o poderoso Brasil de Pelotas, e o Leão é um mero franco atirador, isso é bom serve de combustivel para nossos jogadores entrarem ligados, pois principalmente contra o Oeste e Macaé entraram com sapato alto e pensando que ganhariam o jogo quando bem entendesse, agora não o favorito é o Brasil, então o Fortaleza tem que entrar ligado, quanto ao milionário time do Ceará, não se preocupe porque se cair, com o dinheiro jorrando pelo kanal, vai contratar um time com elenco milionario mesmo na serie C

  • Robson disse:

    Vou relevar alguns comentários alvinegros por que são de forma muito evidente frutos da indisfarçável amargura e desespero.

    Com o Fortaleza EC a apenas dois jogos de conseguir um acesso que eles diziam jamais viria e com o time “incaivel” deles às portas de uma divisão que jamais pensaram é natural que haja tanto rancor e desespero nesses comentários.

    Pobres sofredores, a venda de medicamentos ansiolíticos e antidepressivos deve estar batendo recordes na capital alencarina.

    Saudações Tricolores.

  • CARLOS LIMA disse:

    Jorge Mota de futebol entende muito pouco, mas de ILUDIR os torcedores a comprarem
    ingressos antecipados no “escuro”,ele é muito inteligente. o Daniel Frota fez a mesma coisa
    em 2014 antes do primeiro jogo do mata-mata contra o MACAÉ. acontece que depois da péssima apresentação em MACAÉ
    muitos dos que tinham comprado ingressos antecipados, se arrependeram .mas já era tarde.
    em 2015 o Jorge Mota repetiu a idéia do Daniel Frota, e começou a vender antes do primeiro
    jogo em PELOTAS. temendo uma DERROTA e dessa forma afetaria a venda de ingressos ;
    sem saber do resultado do primeiro jogo ” no ESCURO” muitos vão comprar. caso soubessem do resultado do primeiro jogo, não comprariam.

    • Emilio disse:

      Péssimo resultado empatar fora de casa?

      Bom é perder pro Luverdense em casa, ou empatar com o Oeste hem Carlos Lima!?

    • Alexandre disse:

      Jorge Mota entende pouco de futebol? Realmente ele tem uma experiência pequena, ele assumiu o Fortaleza esse ano e nunca teve participações anteriores né? Quem entende de futebol? Evandro Leitão e Robson de Castro? De campeões a prestes a rebaixarem o Ceará?

  • Ricardo Rocha disse:

    Vai trabalhar Carlos Lima.

  • João Paulo disse:

    Rapaz, se o Jorge sem entender nada é pai do time de lá, destruindo pentas, tabus e tudo mais, imagine portanto, jovem gafanhoto, se esse homem entendesse de bola…
    Já estaríamos na Liberta!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 18 =