Quando a CBF publicou no fim do ano passado o seu Regulamento Geral de Competições 2015 incluindo no artigo 105  as questões teóricas do fair play financeiro, o objetivo inicial não era punir clube algum imediatamente e, sim, tentar garantir que os atletas não tivessem salários atrasados por mais de 30 dias.  Posteriormente isso ficou confirmando no Regulamento Específico das Séries A, B e C, que ganhou o artigo 18, que determina o seguinte:

“Artigo 18 – O Clube que, por período igual ou superior a 30 (trinta) dias, estiver em atraso com o pagamento de remuneração, devida única e exclusivamente durante a competição, conforme pactuado em Contrato Especial de Trabalho Desportivo, a atleta profissional registrado, ficará sujeito à perda de 3 (três) pontos por partida a ser disputada, depois de reconhecida a mora e o inadimplemento por decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Tal artigo ainda conta com mais 6 parágrafos, mas a questão clara é que todo clube denunciado sempre terá um prazo de 15 dias após a decisão inicial do STJD para fazer o pagamento, ou seja, não é e nem poderia ser uma decisão sumária, com teor punitivo imediato. O objetivo é proteger os atletas.

No caso do Macaé, decidido na tarde/noite desta quarta-feira pelo presidente do STJD, o cearense Caio Cesar Rocha, ficaram mostradas falta de elementos mínimos e também de interesse dos atletas do Macaé em mostrar efetivamente os atrasos ocorridos, deixando a denúncia interposta pelo Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio de Janeiro sem consistência.

O assunto interessava diretamente ao Ceará fora de campo, afinal, com 38 pontos, o Macaé é hoje o principal alvo do alvinegro, que tem 35 pontos, na luta para escapar da Série C. Caso o time carioca perdesse três pontos em função de falta de pagamento de seus atletas não há dúvida que a situação dos comandados de Lisca ficaria melhor mas, convenhamos, é muito mais relevante que as coisas se decidam nas quatro linhas.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles