Futebol do Povo

Em seu melhor momento na Série B, Ceará reage com Lisca e vê chance real de escapar do rebaixamento

2670 48

O Ceará vive o seu melhor momento na atual edição Série B. Depois da derrota para o Criciúma por 3×0, em Santa Catarina, foram três jogos, um gol sofrido e nove pontos conquistados (Botafogo, Boa e Mogi Mirim), sequência que não ocorria na Série B desde meados de 2014.

Todas essas quatro partidas foram comandadas por Lisca, o quinto técnico do Ceará no ano e o quarto na Série B (um completo absurdo), que tem aproveitamento de 75% dos pontos disputados. O estilo alegre e motivador do gaúcho de 43 anos, aliado ao seu bom conhecimento tático, resgate do esquema 4-2-3-1 e valorização de atletas como João Marcos, Alex Amado e Éverson, trouxeram a um time considerado por muitos como quase rebaixado – inclusive boa parte de seus torcedores – esperança e chances reais de subir para a Série B, como tem falado Robinson de Castro, presidente do clube, inclusive na entrevista deste domingo concedida ao repórter André Victor nas páginas do Jornal O POVO.

O Ceará hoje depende exclusivamente de suas forças para não disputar a Série C em 2016. São três pontos atrás do Macaé (38 a 35), primeiro time fora da zona do rebaixamento e ainda com o confronto entre eles marcado para o dia 28 de novembro. Desde a sexta rodada que o alvinegro está entre os quatro piores times da competição e de lá não consegue mais sair. A distância atual de três pontos, entretanto, é a menor desde a oitava rodada, quando a diferença era de dois pontos.

O primeiro turno do time foi desastroso, com apenas 24,6% de aproveitamento. Terminou na lanterna com 14 pontos, o segundo pior ataque (15 gols), a terceira pior defesa (30 gols) e 11 derrotas em 19 partidas, uma desempenho surreal para uma equipe campeã da Copa do Nordeste com autoridade.

No segundo turno, entretanto, o alvinegro ocupa a oitava colocação. São 21 pontos em 14 partidas disputadas, ou seja, 50% de aproveitamento. São 19 gols marcados (oitavo melhor ataque) e 18 sofridos (12ª melhor defesa).  A melhora é evidente, mas ainda insuficiente para compensar o que ocorreu na primeira parte do campeonato.

Seja como for, o cenário era bem dramático há alguns meses (basta lembrar que o Ceará, na 18ª rodada estava distante nove pontos para sair do Z4). Agora, restando cinco rodadas, a permanência na Série B está longe de ser uma certeza, a situação é desconfortável, até porque pelo caminho há adversários fortes como Bragantino, Vitória e América-MG, além de ABC e do Macaé, mas as esperanças foram renovadas. E o que seria do futebol sem elas?

 

Recomendado para você

48 Comentários

  • g.henrique25 disse:

    Texto rico de análise. Deixa o torcedor satisfeito com o que leu. Obrigado, Graziane!

  • FABIANO disse:

    Continuamos comemorando a pouca miséria. Daqui a pouco vão fazer até carreata para comemorar a permanência na série C.

    • joão oliveira disse:

      caro fabiano, como acredito que devemos viver o presente e um dia de cada vez, é correto afirmar que temos que “comemorar” a permanencia na serie b 2015(caso ocorra)já pensou iniciar uma gestão(robson de castro) com o time ne serie c, recursos financeiros caindo drasticamente, tudo será mais dificil.veja o exemplo do nosso adversário maior. pelo seu comentario, você deve ser daqueles que inves de apoiar o time, só faz criticar e apontar os erros. EU ESCOLHI ACREDITAR E VOU APOIAR SEMPRE!!!

    • Amaury disse:

      Por que não Fabiano? todos tinham como certo o rebaixamento, se contornarem isto será uma grande conquista e a alvinegrada tem de comemorar muito.

    • FRANCISCO DE ASSIS BATISTA SANTOS disse:

      Caro Fabiano, Concordo plenamente. Uma capital com quase três milhões de habitantes, estádios lotados e os principais representantes(Ceará e Fortaleza) na série C é um tapa na cara do torcedor.

  • Vovozão disse:

    Como ficou o campeonato para o Ceará restando 5 rodadas para o final. Se tudo acontecer dentro da normalidade e o Ceará vencer seus dois jogos em casa contra ABC e Bragantino e o Macaé perder os seus dois próximos para Vitória-BA e Náutico o Ceará poderá perder os seus dois jogos fora contra Vitória-BA e América-MG que mesmo assim decidirá em casa sua permanência na B precisando apenas de uma vitória simples contra o Macaé. Ou seja, acontecido estas duas vitórias do Ceará e derrota do Macaé nas rodadas 34 e 35, as rodadas 36 e 37 serão meros amistosos para o Ceará já que com a pontuação obtida nessas duas rodadas o time já garante a final para o Castelão. Claro que se ganhar fora melhor ainda.

  • Chico Caucaia disse:

    Estão fazendo as contas….. numero de socios torcedor do terceiro time do estado, agora é somente 5.890 ……… os outros não pagaram as parcelas com boleto bancario…..

  • CARLOS LIMA disse:

    após a vitória conquistada (1×0) sobre o Botafogo a confiança voltou
    e se tem uma coisa que faz um time subir de produção , é a confiança. se você consegue vencer o líder da competição, e vencendo por méritos, mostrando um bom futebol , a confiança volta com certeza.

    na minha opinião o setor que mais estava prejudicando o time, era o setor defensivo. (Goleiro, zagueiros e volantes ) os laterais vinham jogando bem, principalmente o Victor Luis.
    o Luis Carlos vinha falhando constantemente, principalmente (seu maior defeito) nas bolas altas que eram lançadas na sua área. os zagueiros Charles e Gilvan e o Sandro falhas constantes, tanto nas bolas aéreas, como nas bolas rasteiras, dentro da pequena área.

    os volantes ,principalmente o Baraka e o João Marcos, eram inoperantes, nem desarmavam e nem criavam nada no meio campo. sobrecarregavam a defesa, que semelhante aos volantes
    não conseguiam parar os atacantes adversários.

    o Ricardinho que sempre foi o coração do time pois tanto ajudava na marcação como armava as jogadas ofensivas, também vinha jogando abaixo do que poderia jogar.

    o ataque (Rafael Costa ) era o melhor setor do Ceará.

    com a chegada do Lisca, o Baraka, João Marcos, Ricardinho, Sandro..e o Ricardinho, voltaram a jogar o futebol que ele sabem jogar.

    e o principal jogador na minha opinião, o Eversson (goleiro) que deu mais tranquilidade ao setor defensivo e consequentemente os outros setores (meio campo e ataque ) cresceram também.

    se você tem um goleiro lá atrás pegando todas as bolas, os jogadores ficam confiantes na vitória e acontece o que vem acontecendo..vitórias seguidas.

  • sofredordovozao disse:

    Previsoes:

    OTIMISTA:
    ABC – VITORIA
    BRAGANTINO – EMPATE
    VITORIA – DERROTA
    AMERICA – DERROTA
    MACAE – VITORIA
    RESULTADO: #VOZAONASERIEC

    REALISTA:
    ABC – VITORIA
    BRAGANTINO – EMPATE
    VITORIA – DERROTA
    AMERICA – DERROTA
    MACAE – EMPATE
    RESULTADO: #VOZAONASERIEC

    PESSIMISTA:
    ABC – EMPATE
    BRAGANTINO – EMPATE
    VITORIA – DERROTA
    AMERICA – DERROTA
    MACAE – EMPATE
    RESULTADO: #VOZAONASERIEC

    TUDO LEVA A UM UNICO CAMINHO: #VOZAONASERIEC

    • CARLOS LIMA disse:

      SofredodorLiaum, todos sabemos que você è torcedor do Liaum.
      previsões para (2016 )

      Copa do Nordeste : 1) Sport, 2) River, 3) Liaum (fora da Copa do Nordeste )
      Esdtadual 1) Ceará campeão.
      Copa do Brasil : Liaum eliminado na primeira fase.
      Série C (chave A ) 1) Asa de Arapiraca, 2) Remo, 3) America de Natal , 4) Abc

      • sofredordovozao disse:

        Quem é esse “sofredordoliaum” ? Pq eu sou SofredordoVozao, assim como vc ! Alias, nao conheço maior SofredordoVozao do que vc.

        E nesse grupo da Serie C, vc comentou uma gravissima garfe, esqueceu do nosso clube, ou vc acha q toda essa turma fica na nossa frente ? Pq se tem uma coisa garantida pra 2016 é #VozaonaSerieC !!!

        • sofredordovozao disse:

          Retificando: E nesse grupo da Serie C, vc COMETEU uma gravissima GAFE: esqueceu de citar o nosso clube, ou vc acha q toda essa turma fica na nossa frente? Pq se tem uma coisa garantida pra 2016 é #VozaonaSerieC !!!
          Acho q vc está muito pessimista pro ano de 2016, vc já está achando q a gente tem chance de cair pra Serie D, assim direto ?!

      • Lunga Neto disse:

        Como um ser humano pode ser tão ridículo que faz de algo tão manipulado sua razão de viver, triste. Mas o c … é dele né?

    • Rocha disse:

      Otimista
      Terminar lider na primeira fase e morrer no mata mata

      Realista
      Se classificar faltando dez rodadas e morrer no mata mata

      Pessimista
      Participar da primeira fase pelo grupo B e nao se classificar nem para o morre morre

    • Claudio Bandeira disse:

      Ironia é um torcedor do kurral, morador da série C há 7 anos seguidos, chamar alguém de sofredor, KKKKKKKK

    • diogo disse:

      Sofredor,, masoquista militante, boca maldita, tu visitou ontem o túmulo da mãe Diná, seu fanático fuleragem e ” letreca.”

      • sofredordovozao disse:

        Diogo,

        Calma ai, meu amigo, nao precisa baixar o nivel do nosso bate-bapo. Eu sei q o Carlos Lima fala umas bobagens de vez em qdo, mas nem por isso a gente deve chama-lo de tudo isso. Ainda bem q vc deixou claro q era pro Carlos Lima, se vc tivesse falado “realista”, ai eu já pensaria q vc estava falando comigo tb [realista pra mim e o resto era pro Carlos Lima].

  • VOZAO disse:

    VAMOS SUBIR PRA SERIE B VOZAOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • LUIZ GOMES!!! disse:

    Nesse momento do campeonato o time do Ceará tem que viver cada jogo como uma decisão sem olhar para o que já passou e sim olhar para o próximo adversário.O nosso jogo mais importante hoje é contra o ABC porque é através dele que poderemos somar mais 3 pontos nessa difícil ,más não impossível, caminhado do time mais querido para fugir dessa incomoda zona do rebaixamento.
    Eu sempre acredito no vozão!!!!

  • Damasceno disse:

    Como foi muito bem dito pelo FG,” o renascer da esperança ” após a vitória sobre o Botafogo. A permanência ainda não se consolidou, mas tu falastes pela boca de um anjo alvinegro. E tudo caminha com fé e confiança, para o objetivo ser alcançado. valeu FG.

  • Alexandre disse:

    Excelente análise a sua e a do nobre Vovozão Graziani. Estas duas próximas partidas são fundamentais. Esse jogo de ontem mostrou um time jogando muito feio, mas acho que foi devido a fraqueza técnica do adversário, o campo ruim e a tensão do jogo.
    Hoje acordei pensando nos grandes jogadores do Ceará que se foram: Tiquinho, Lulinha, Hamilton Melo, etc. Nos deram grandes alegrias e nunca serão esquecidos pela geração que teve o prazer de assisti-los no PV e Castelão.
    Hoje é um dia de recordações, um dia doloroso mas necessário para nossa saúde mental. Temos que ver a vida como um pequeno parênteses diante do inexorável tempo, onde podemos preencher da forma que escolhemos ou somos levados a escolher….o que fica são os amores plantados, as boas lembranças semeadas e sua carga genética repassada de nossos ancestrais.
    Minha solidariedade a todos.

    SDS

  • Jair disse:

    O ABC não vai ser a molezinha do MOGI e BOA não. Vai ter que jogar muita bola pra vencer o ABC. Contra o BRAGANTINO vai ser um DEUS nos acuda. Contra Vitória e América é derrota certa. Contra o Macaé já estará rebaixado.

  • Leandro Gonçalves disse:

    Dizer que eu não passei à acreditar,é mentira…Estávamos enterrado…Hoje estamos com 2 braços fora da cova…
    Mas não dá pra negar,o medo de no final essa reação ter sido tarde demais,passa pela cabeça de todos os alvinegros…Não estou imune…
    O que for de ser,será,já está escrito…Mas quanto menos requintes de crueldade,melhor pros nossos já combalidos corações…heheheh

  • CARLOS LIMA disse:

    Jair vai se preocupar com o teu time que è melhor, leva umas MANGAS verdes para a alimentação dos jogadores do teu time que estão na COPA FARES LOPES.
    se acostuma que è melhor. o teu time NASCEU para jogar na SÉRIE C. são 13 anos disputando a SÉRIE C. e em 2016 serão 14 anos de sofrimento e humilhaçoes.

    faça como a grande maioria dos torcedores do Liaum, se ESCONDA por um tempo, e só fale
    sobre Futebol em 2016. não existe nada mais HUMILHANTE do que ficar “secando” o CEARÁ , só porque o teu time ficou de FÉRIAS antecipadas em outubro.

    • Lunga Neto disse:

      Ô cabra prá bostejar abobrinha, isso aí da azia em alka-seltzer, o jeguinho do Pici causou um estrago danado, vôte.

      • Bfontenele disse:

        Lungary, cidadão, acho que o Cassiano, a bem da verdade, fez um mal danado para o teu time. Olha só o resultado…

        • Amaury disse:

          Verdade Fontenele, mas são coisas do futebol e na verdade foi a final mais emocionante de quantas já vi, temos de ver as coisas belas do futebol como elas são, a virada alvinegra e o empate tricolor são fatos históricos que honram os dois clubes para sempre. Mas se alguns bestalhões preferem se portar como jumentos no Pici e Alencar Pinto tem capim de burro à vontade, eles vão lavar a égua.

      • DÃO disse:

        Lunga neto, o JR todo mundo sabe o significado. No dia dos Finados eu pensei em ti, pois andavas desaparecido , pensei no pior, mas felizmente, tu estás bem vivo, para nos alegrar, com as asneiras que tu escreves. Saudações a tua nteligência de J…

  • delmax disse:

    rapaz esses coitados coloridos e de dar pena nem mais noticia tem jogo so no proximo ano
    alias levaram mais uma cepoada do grande ferrim e peia ,choro,inveja els sao tao azarado que quanto mais secam o mais querido sobe acho que o vozao nao so permanece na B como termina na frente do macae e oeste aguardem..

  • delmax disse:

    meus amigos o grande stela vulgo fequim sem noticia sem time devendo quebrado mais um ano no seu lugar mais como dizem todo castigo pra torcedor colorido e pouco e muito choro inveja
    vao torcer pra timinho de terceira tai o resultado aguentem mais um ano de sofrimento ja sao 7 anos e nao vao sair de la e maldicaao carlinhos bala.kkkkkkkkkkk

  • Preto e Branco disse:

    Previsoes:

    OTIMISTA:
    ABC – VITORIA
    BRAGANTINO – VITORIA
    VITORIA – VITORIA
    AMERICA – VITORIA
    MACAE – VITORIA
    RESULTADO: #VOZAONASERIEB

    REALISTA:
    ABC – VITORIA
    BRAGANTINO – VITORIA
    VITORIA – DERROTA
    AMERICA – DERROTA
    MACAE – VITORIA
    RESULTADO: #VOZAONASERIEB

    PESSIMISTA:
    ABC – VITORIA
    BRAGANTINO – DERROTA
    VITORIA – DERROTA
    AMERICA – DERROTA
    MACAE – EMPATE
    RESULTADO: #VOZAONASERIEC

    Resumindo: Tudo depende muito das próximas 2 rodadas, mas mesmo assim temos 66% de chances de ficar na série B.
    Lembrando que tudo é achismo, porque se ganharmos mais uma e o MACAE perder tudo nos ainda ficamos na série B.
    Enquanto a bola não rola eu ainda acredito e sigo confiante na projeção OTIMISTA.

    SA

  • Francisco Messias de Oliveira disse:

    O Ceará é outra equipe, bem distribuída em campo e jogadores bem posicionados.Perderam o medo de fazer gool e estão cometendo menos faltas. A continuar iremos permanecer na Série “B” não tenho qualquer dúvida. AVANTE MEU ALVINEGRO.

  • Roysson disse:

    O futebol por si só já não oferece tantas certezas. Somando-se a isso, o mais grave é a fragilidade emocional e inconstância do time que, diga-se de passagem, teve que cortar um dobrado pra passar pelo Boa e Mogi Mirim. O time aparenta ter chegado ao seu máximo quanto ao potencial de conjunto, quando enfrenta times dito mais parelhos. Contra Vitória e América MG o melhor é ser honesto à sua realidade e ter uma atuação mais comedida.

  • Lunga Neto, bate bate coração disse:

    O Macaé que tem um time medíocre, fincou pé pela quarta vaga do Z4 e a terá, sua sequência de jogos é muito complicada e a permanência está no colo da alvinegrada cujo time melhorou na reta final e isto é demais importante. Mas futebol é mesma madeira de dar em doido, quem diria que a disputa na rabeira seria mais importante que o já definido acesso ao olimpo. Mas se cair a terceirona ano que vem será uma belezura no grupinho NO/NE.

  • Damascenos disse:

    Torcida alvinegra, não vamos responder os comentários do dito sofredor do vozão, o mesmo só quer aparecer as custas do Blog do FG. Não respondam nada. gelo nele.

  • Chico Caucaia disse:

    Não pagaram os boletos do socio torcedor, portanto o terceiro time do estado não tem 9 mil socios……. a queda já chega a 50 por cento do total , e agora para manter o socio, eles querem o socio vote para novo treinador do time………… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…. ah brasil

  • Chico Caucaia disse:

    Votar para escolher treinador, presidente, prato do dia, novo preparador fisico, jogador, etc, etc. somente no terceiro time do estado, ah brasil

  • Chico Caucaia disse:

    Na realidade a diretoria do terceiro time do estado, tá tirando o seu da seringa….. ah brasil

  • Helio disse:

    Vejo dois fatos concretos que ajudam o Macaé: 1) Faltando 5 rodadas o Macaé já parte com 3 pontos na frente do Ceará;2) O único jogo fácil das 5 rodadas é Macaé x Boa. E mais: O Macaé jogo com Vitória e América em casa, enquanto o Ceará joga fora. Querem mais? O Bragantino (adversário do Ceará) é melhor do que a Atlético Goianiense (adversário do Macaé). Como é que tem comentarista esportivo que diz que os jogos do Ceará são mais fáceis? Por fim, não acho que o Ceará seja melhor do que o Macaé. É pau a pau.

  • CARLOS LIMA disse:

    Hélio, o Ceará venceu o Macaé no estádio dele..
    o Macaé pega em casa (Vitoria e Náutico ) os dois na Briga pelo G4.
    o Vitoria para se manter e o Nautico para entrar no G4. o Ceará enfrenta o America na 37a
    rodada, ele já estará na SÉRIE A nesse jogo da 37a Rodada. só será importante para ele, se estiver lutando pelo titulo com o Botafogo. caso contrário não.

    a mesma coisa o Vitoria, se ele vencer o Macaé e vencer o adversário seguinte, vai enfrentar o Ceará
    também com o time já classificado para a SÉRIE A…

  • Helio disse:

    Carlos Lima, o que eu acho é que o Macaé poderá rebaixar o Ceará antes do prélio final com esta equipe. Isso porque o Macaé já parte com vantagem de 3 pontos e vai enfrentar uma galinha morta (Boa Esporte), enquanto o Ceará só ai pegar pedreira, ok?

  • delmax disse:

    rapaz os coitados sofredores do liaum sao muito pe frio pois quanto mais secam mais o vozao sobe a diferenca do ceara e o macae e o fortaleza e que o ceara e time grande e o fequiim na hora do pega pra capar amarelam coisa de timeco,e o macae esta caiando na tabela om melhor estacionou na reta final, e o ceara esta em ascencao nessa reta final e quem tiver mais bala na agulha ou melhor estruturado e o que vai contar.
    penso eu que o ceara nao so fica na B como termina na frente de macae e oeste esse embora tenha 41 pontos tem jogos muito mais dificil.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − um =