Conversamos bastante com o técnico do Fortaleza nesta terça-feira, no programa Futebol do POVO, sempre ao vivo de segunda à sexta no Esporte Interativo e na TV O POVO.

Conversa ótima, de um técnico seguro. convicto e com um robusto currículo recente de cinco acessos nacionais desde 2009. Não é para qualquer um. A fase dele recente é melhor do que a do Fortaleza.

Sigo com a minha visão: com tempo e tranquilidade, Flávio tem tudo para fazer um trabalho bacana no clube.

Alguns pontos que considerei relevantes:

– Flávio está satisfeito com a base que ficou. Ricardo Berna, Max Oliveira, Genilson, Thalysson, Correa, Dudu Cearense e Elias;

– Objetivo inicial é deixar o time fisicamente preparado para a estreia na Copa do Nordeste, contra o River. Para isso, nas seis primeiras rodadas do estadual, vai mesclar e poupar jogadores;

– Ele não tem um esquema de jogo já definido, mas vai começar os treinos táticos no 4-1-2-3. Um volante forte na marcação e um segundo que sai para o jogo. Um meio campista de criação. No ataque, certamente um centroavante será titular, jogador de área. E os outros dois jogadores de ataque podem ser meio-campistas adaptados ou atacantes de lado;

– Augusto, atacante da base, é o primeiro jogador escolhido por Flávio para fazer parte do grupo. Será um dos cinco da posição que ele quer trabalhar. Gostou do que viu na Copa do Nordeste sub-20 (acompanhou ao vivo os jogos, em Alagoas) Além dele, Eduardo, já fechado e mais três atacantes que estão perto da confirmação vão chegar.

– Todos os jogadores contratados são aprovados também pelo diretor de futebol, Marcelo Paz e pelo vice-presidente, Ênio Mourão. Não há decisão unilateral.

– Sobre os novos contratados já anunciados:

Guto, volante: “Eu o queria no meu time, ele queria voltar e o Fortaleza também aceitou tranquilamente. Joga muito bem e vamos controlar o equilíbrio emocional dele”.

Eduardo, atacante: “Passou anos na França e eu o conheci agora no River. Tem 34 anos, mas joga em todas as posições do ataque. Tenho muita confiança de que vai fazer sucesso aqui”.

Valdir, lateral direito: “Começou bem demais a carreira, mas se machucou. É um jogador que confio porque é ofensivo e tem habilidade. Já voltou a atuar em algumas partidas esse ano e vamos prepará-lo”.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles