Futebol do Povo

Para 2016, torcedores de Ceará e Fortaleza precisam cair na real (e isso não é ruim)

2131 36

Pelo ritmo das perdas, contratações e renovações anunciadas até agora, Ceará e Fortaleza optaram por elencos sem fama para a próxima temporada. A lógica não está errada e nem pode assim ser julgada previamente sem que os treinos e jogos tenham início.

O torcedor cearense nutre uma paixão ávida por contratações. A ansiedade atinge níveis notáveis, mas para a próxima temporada é bom que alvinegros e tricolores coloquem o pé no freio na expectativa. O chamado “reforço bilheteria” não chegou – um ou outro pode aparecer eventualmente e dependendo de oportunidades raras – e a crise financeira real do país, que atinge o futebol brasileiro em todos os níveis, também está muito presente no futebol cearense. De importante, a aparente consciência dos dirigentes, agora sabedores de que pagar salários e despesas em dia é muito mais importante do que cometer loucuras.

Tanto Flávio Araújo, no Fortaleza, como Lisca, no Ceará, terão alguma base deste ano, mas os trabalhos tendem e precisam ser bem diferentes. No tricolor, o desafio principal é dar confiança real para o técnico – não o inócuo “prestigiado” – que, por sua vez, tem a missão de fazer seus indicados atuarem bem, com consistência. No alvinegro, Lisca, sem Rafael Costa e Ricardinho, seus principais jogadores, tem que visualizar a temporada toda e não apenas um trabalho emergencial que, apesar de ter dado muito certo, não guarda relação essencial com um projeto a longo prazo.

O dia a dia no campo, o caráter do grupo, a estrutura médica, fisiológica e física serão as estrelas das companhias, até porque 2015 provou em todas as competições, com doses fartas de realidade e tapas na cara, que nome não ganha acesso, nem campeonato, mas a competência, sim.

Em tempo: aproveito o texto para agradecer muito a todos pela companhia neste espaço desde abril deste ano. Foram cerca de 300 textos e quase 10 mil comentários recebidos. Que cada um tenha um novo ano na medida de seus desejos. Até a primeira semana de janeiro, o Blog e a liberação de comentários estarão em ritmo de férias. A cobertura segue firme no www.esportes.opovo.com.br, no Jornal O POVO, na rádio O POVO/CBN e na TV O POVO. O programa Futebol do POVO, também nos canais Esporte Interativo e EIMAXX2, volta no dia 4 da janeiro, às 17h. Um abraço.

Recomendado para você

36 Comentários

  • João Ximenes disse:

    2016 tá batendo a porta e EU já tô no aguardo !!!!!!!

    FORTALEZA 2016 e seus dirigentes sabem que FUTEBOL & DINHEIRO andam juntos e um não vive sem o outro.
    Quando aceita-se, DÁ-SE O NOME e CONCORRE-SE a uma ELEIÇÃO para comandar um CLUBE DE FUTEBOL, já deve-se COM CERTEZA saber que os desafios são IMENSOS e DIFÍCEIS de se SUPERAR.
    E essa REALIDADE, ela acompanha o futebol desde o SUBÚRBIO(amador).

    REALIDADE no futebol sabemos que por mais que queiram PREGAR a chamada política do PÉ NO CHÃO, a possibilidade de se CONCRETIZAR e ter sucesso dentro das competições é quase ZERO(que o digam os dois maiores esse ano de 2015).
    TORCEDOR é IMEDIATISTA e quer ver é RESULTADO mesmo.
    DIRIGENTE quer tempo pra tentar por em prática a sua INTENÇÃO, mas o tempo que tem, sabe-se é CURTO DEMAIS.
    PIOR ! o próprio dirigente aumenta essa DISTÂNCIA quando, dependendo dos resultados dentro de campo, começa a TROCAR de TREINADOR como quem troca-se de roupa(só quem perde com isso é o próprio Clube).

    FORTALEZA 2016, teoricamente, começou o ano pra cima:

    1. trouxe um TREINADOR, com um HISTÓRICO RECENTE de resultados, reconhecidamente VENCEDOR dentro de campo(muitos ACESSOS num curto espaço de tempo);
    2. tá tentando trazer CARAS NOVAS(jogadores), e tá APOSTANDO, como está apostando no TREINADOR(jogadores desconhecidos);
    3. parece, DIRETORIA resolveu COMPRAR UMA BRIGA, que já perdura 6 anos(Czona).

    FORTALEZA 2016 com novo comando técnico é sempre ESPERANÇA de novos tempos.
    E sendo esse comando técnico encabeçado por um TREINADOR que nos últimos anos tem conseguido grandes resultados dentro de campo(muitos ACESSOS), esta ESPERANÇA se amplia em muito.
    “Se” o ano de 2016 vai ser a NOSSA REDENÇÃO, não dá pra CRIVAR aqui e agora.
    Sabe-se no entanto que a COMBINAÇÃO: MUITOS ACESSOS(Flávio) + ACERTOS NAS CONTRATAÇÕES(Flávio) pode ser = A TÍTULOS(Flávio e diretoria, se realmente comprar essa briga).

    De CONCRETO, já tamos beirando o número de 30 jogadores no PLANTEL 2016.
    Desses quase 30, temos somente, me parece 8 CARAS NOVAS(contratações) + a PROMESSA de chegarem cerca de 6 nomes.
    Que FLÁVIO acerte em cheio nas suas indicações e que consiga dá a LIGA NECESSÁRIA em termos COLETIVO.

    2016, novo ano, novas ESPERANÇAS !

    Que o FORTALEZA 2016 consiga dá o AR DA GRAÇA, e se ERGA de uma vez por todas.

    FELIZ 2016 pra todas as TORCIDAS.

  • Robson disse:

    Caro Graziani, nos meus bons tempos de estagiário no MPF ouvia frenquentemente uma frase que guardei na mente: “a diferença entre a genialidade e a estupidez é o resultado” (embora Einstein tivesse outra versão).

    Dito isto, confesso que vejo com simpatia o (aparente) novo modus operandi dos dirigentes do meu tricolor de aço de não apostar em “medalhões” em fim de carreira, todavia, se o Fortaleza EC não conseguir seu acesso à série B em 2016 estaremos falando de uma politica administrativa/financeira/esportista fracassada, a contrario sensu, se essa politica “pé no chão” der resultados, Jorge “Papa penta” Mota e cia limitada serão deuses no Pici.

    Já está na hora do futebol cearense deixar para trás certos vícios e filosofias, evidentemente, as vozes do atraso resistem a tudo que significa evolução, oxigenação de ideias, inovação, ruptura com o velho status quo, mas esses ainda não perceberam que os tempos mudaram e nossos times precisam evoluir.

    Nesse sentido, é salutar o fortalecimento do programa de sócio torcedor tricolor -um dos maiores do nordeste- a estruturação das categorias de base e a implantação de um filosofia que não mude a cada novo técnico ou dirigente.

    Evidentemente ainda estamos engatinhando nesses aspectos, mas há esperança que seja um caminho sem volta.

    Feliz 2016 !

    Saudações Tricolores.

    • Robson disse:

      Pelo bem da ortografia onde se lê “frenquentemente” leia-se: frequentemente e onde se lê “esportista”, leia-se “esportiva”.

      Saudações Tricolores.

      • DÃO disse:

        O papa da vaidade opinou e louco é quem não concordar com sua opinião. O texto do FG, já diz tudo, não precisava florear com vocábulos pesquisados, querendo demonstrar um grau de cultura, alimentado somente pela vaidade. Feliz Natal para todos e um anos novo rico e com sua coluna FG, sempre presente, para nos entreter.

      • MACIEL disse:

        Os clubes esse ano estão mais prudentes. Em tempos de crise não dá pra fazer aventuras, o prejuízo será eminente. O Graziani tem razão, grandes nomes não garante acesso. Quanto aos jogadores desconhecidos, sem expressão, só o tempo dirá. Torcedor é movido pela paixão, mas os dirigentes precisam estar imbuídos da razão.
        Robson, parabéns pelo seu cuidado com a língua escrita.
        Graziani, boas férias!
        Feliz 2016 a tricolores e alvinegros!

        • Robson disse:

          Obrigado, Maciel.

          O português é uma língua belíssima, certamente das mais belas do mundo.

          É inevitável erros e enganos, todavia, penso que cada um de nós deve fazer o possível, dentro de suas limitações para sua correta escrita e pronúncia. Mesmo que alguns tenham certa dificuldade em entender o valor disso.

          Feliz 2016

          Saudações Tricolores.

      • Diogo disse:

        Creio que o Robson não estagiou no conceituado MPF, e sim em um manicômio, e saiu com o complexo de personalidade narcisista crônico.

        • Robson disse:

          Estagiei e com muito orgulho devo dizer. O que não me impede de ser compreensivo com quem não teve tanta sorte e não aceita mérito alheio.

          A frustração pessoal deve ser um horrível conselheiro.

          Saudações Tricolores.

  • Antônio disse:

    Pensei que era para criar vergonha na cara e não quebrar os estádios e prejudicar os teimes.

  • Leandro Gonçalves disse:

    Quanto as contratações alvinegras até o momento,uma única palavra : decepção!
    Medalhões e jogadores de fama não são garantia de nada. Mas não dá pra atirar totalmente no escuro…A política de contratação alvinegra sempre foi capenga e sem visão,salvo raras exceções…Até o momento contrataram um atacante encostado do Náutico e sonda -se um volante do América de Natal,time que nem no mata-mata da TERCEIRONA chegou…Mas esperemos…
    Boas festas,Graziani…Até 2016!

  • Julio Rocha disse:

    KKKKKKKKKK

    Antônio, muito bem pontuado. Assim que li o título pensei a mesma coisa, já que os dois times se livraram das pesadas penas de jogarem com portões fechados.

    Mas mesmo assim excelente texto, principalmente no tocante a contextualidade com a crise.

    Robson e João Ximenes sempre engrandecem a discussão e não deixa nada pra ninguém … kkkk.

    Excelente 2016 a todos em especial a Torcida do LEÃO DE AÇO

  • Oborgesneto disse:

    E’ amigos quem diria , até então, SILOE’ o melhor nome no elenco CSC para 2016 ! Isto sim é manter o pé no chão, vamos ver no que vai dar…

  • SOFREDOR-STELLA disse:

    Amigos torcedores do Stella. O nosso time, dono da segunda maior torcida do estado, já deveria ter criado vergonha na cara e ter formado um time de jogadores do sub-20, formado em casa no nosso CT do Maracanaú. Hoje gostei da aprsentação do time. Procurei lá no Pici os verdadeiros torcedores do FEC (freguês eterno do Ceará) mas não encontrei. Achei um parecido com o sofredorvozão, mas quando me aproximei não era ele e sim o Alberto T ricolor.

    Olhe, eu estou muito satisfeito com o time que o Sapinho está colocando para treinar. Nunca tinha visto um começo tão bom. Espero que o nosso time seja bi do estadual, já que o nosso maior adversário, o VOZÃO certamente ganhará o bi do Nordestão. É só esperar.

    Saudações STELLINAS para todos os LEONINOS.

    • sofredordovozao disse:

      Como vai meu amigo, torcedor do Vozao, assim como eu. Quer dizer, nem tanto, afinal, eu nunca ficaria me passando por torcedor tricolorido q nem vc, apesar de estar claro sua essencia alvinegra com essa velha piada “Fregues Eterno do Ceara”, muito boa essa piada! É o mesmo q dizer “sou torcedor alivenegro frescando com os tricoloridos”, mas tudo bem! Um dia vc chega no meu nivel de conhecimento futebolistico e de torcedor alvinegro !!!

      Feliz Natal e SA pra vc !!!

    • Pai Xikim disse:

      Bom mesmo é o time que está sendo levado prá J Pessoa, Douglas reserva do reserva do reservado do Náutico e um tal de Bitreca que fez o Messi tremer de inveja e ameaçar encerrar precocemente a carreira, eu aguento?

  • Faoly disse:

    Bilheteria? E ainda existe neste futebolzinho da Brasil? A crise é para todos os clubes, sem exceção! Pagar em dia é obrigação! QuickBooks!! Olha, o Ceará precisa armar uma equipe para ser CAMPEÃO BRASILEIRO DA SÉRIE B ! O outro, não sei.

  • Faoly disse:

    O Ceará tem tudo para armar uma equipe para ser o CAMPEÃO BRASILEIRO DA SÉRIE B !

  • FLÁVIO LACERDA disse:

    A prudência é uma arma importante para se fazer qualquer investimento ou empreendimento. No caso do nosso LEÃO DE AÇO, que já possui quase onze mil sócio torcedores, a torcida garante o retorno; mas claro se tiver sucesso. E tudo issi honestamente, diferente de um timinho lá daquele canal

  • VOZAO disse:

    time que nao quer gastar tem que se acabar sem jogador nao ira a lugar nenhummmmmmm

  • Deval Paixão Alvinegra disse:

    Mais precisamente a torcida do time do Picí. Time sem lastro financeiro, não vai a lugar nenhum. Equipes da série ‘C’, quase não tem apoio financeiro, e fica dificil manter uma equipe com jogadores bons.

    • sofredordovozao disse:

      Concordo contigo, Deval !!! Timeco esse tricolorido, só nao sei como eles foram campeoes em cima da gente, mesmo com o Deola e a arbitragem nos ajudando no jogo final.

      Escapamos da serie C, graças ao nosso presidente. Senao fosse o investimento q ele fez com malas de todas as cores, estariamos hj na Serie C e lascados igual a esse time tricolorido.

      Espero q com a manutencao do Ricardinho e volta do Magnata, a nossa maquina alvinegra volte a triturar os nossos adversarios aqui no nosso estado e no NO/NE.

  • Raimundo Soarez disse:

    A triste e invejosa turma ou turba do canal fétido e obscuro não se contenta com a perda do Campeonato para o Rei Leão de Aço. E vive assim….. injuriada e despejando toda sua sórdida ira na maior e mais linda torcida do estado. Não adianta espernear VOVOZETES! Pseremos campeões novamente em cima de vocês.
    FELIZES SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • ItaloPiccinini disse:

    Deval, qual foi o santo que te enganou ?!?!?!?
    Fortaleza é um time de torcedores ricos
    Teu Siará é que se tivesse caído pra Série C teria acabado…
    Aí é que o BI do Leão seria fácil !!!!
    Este ano, fora um confronto, todas a vezes que jogamos contra vocês foi um tremendo passeio!
    Caprichem na formação do timeco deste ano, pois o LEÃO vai botar é quente !!!!

    SAUDAÇÕES TRICOLORIDAS !!!

  • CARLOS LIMA disse:

    que em 2016 as cadeiras do PV ou da Arena Castelão não sejam quebradas, que a torcida
    do time que for campeão do estado em 2016, não desça para o gramado da Arena Castelão
    e faça a baderna que fizeram em 2015.
    tem um time aqui no nosso estado que tem mais ENTRADAS no STJD para responder
    por quebradeira de estádios e por “PEDIR” ajuda ao adversário (CRB ) para não ser rebaixado para a SÉRIE D, do que ENTRADA dentro de campo para jogar pela SÉRIE B;

    que a INVEJA em 2016, seja menor do que foi em 2015..que aqueles que não tem competência para conseguir ACESSO para a Série B (dentro de campo ) não invejem aqueles que nunca jogaram na Série C;

  • MATA MATA MATADOR ALVINEGRO disse:

    OLHA O BITECO AÍ, GENTE!!!!!

    Agora vai. Vamos contratar um jogador que vive mais no DM do que em campo.

    Ô PAI!!!! Nos ajude pois precisamos muito de sua força.

  • FABIANO disse:

    TORCIDA TRICOLOR,

    FELIZ NATAL
    E
    FELIZ ANO NOVO.

  • Raimundo Soarez disse:

    QUE NO NATAL NÃO NOS ESQUEÇAMOS DO ANIVERSARIANTE!
    QUE EM 2016 O ANO SEJA DE SAÚDE E PAZ PARA O LADO HONESTO E FELIZ DA CIDADE, E QUE SEJA UM ANO BEM COLORIDO.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • Matheus disse:

    E o que dizer das contratações do Ceará?? só refugo e jogador ruim, Siloé, Biteco, Douglas, Zezin…..

    agora vai

  • Pedro disse:

    Perfeito! Então que dirigentes e membros da imprensa também não apareçam nos meios de comunicação para exigir ou até mesmo criticar a ausência dos torcedores nos estádios, para presenciar jogos onde os reforços são jogadores “não bilheterias”. Se a crise atinge clubes de futebol, imagine a minguada remuneração do já sofrido torcedor. Vou aproveitar o ensejo e guardar essa postagem para depois que a bola rolar e o blá blá blá dos arautos do futebol começar, eu não seja acusado de um “zé mané” qualquer, que não entende nada de futebol e sobre dirigentes e membros da imprensa, como muitos torcedores são apontados. Quem viver verá!

  • Pedro disse:

    Para os torcedores que ficam trocando insultos aqui, coisa que membros da imprensa e dirigentes adoram, vamos ser mais inteligentes, meu povo. Vamos cobrar bons elencos. A realidade é que quando a bola rolar vamos ter jogos de baixa qualidade para os dois lados. No “manjadinho” Ceara e Fortaleza deitam e rolam. Mas para 2016, há Copa do NE, Copa do Brasil e brasileiro séries B e C, os dois maiores e mais importantes clubes do nosso Estado precisam muito mais em termos de contratações. Portanto, alvinegros e tricolores, vamos exigir desses dirigentes ao invés de se enganar aqui trocando farpas.

  • Pedro disse:

    Robson. Parece que você faz na sua mente uma genial inversão da realidade quando concebe como “evolução” algo que é “estúpido” aos olhos de um bom observador quando ver ” com simpatia o (aparente) novo modus operandi dos dirigentes do [seu] tricolor de aço de não apostar em “medalhões” em fim de carreira” e que “Já está na hora do futebol cearense deixar para trás certos vícios e filosofias”. O que você aponta como atraso e involução é justamente o que foi deixado para trás e que existia na cabeça de grandes dirigentes do nosso futebol como Ney Rebouças, Eulino Oliveira, Raimundo Delfino e, mais recentemente, o Evandro Leitão, que formaram elencos a altura dos dois grandes clubes de Futebol que dirigiram. Esses, sim, podiam cobrar da ausência de torcedores nos estádios e da não adesão do torcedor ao programa de sócios dos clubes aos quais pertenciam. Programa de sócio-torcedor, prezado torcedor, só se fortalece como uma grande empresa: oferecendo produtos de qualidade a sua clientela. O resto é cair no engodo de dirigentes e jornalistas enganados ou deles cúmplices.

  • FABIANO disse:

    O imbecil do Chamusca não sabia nem quais os jogadores do Fortaleza que jogavam mesmo bola, porque preferia colocar em jogo seu$ indicado$. O Flávio Araújo pelo menos é mais correto e vai pôr em campo quem estiver em melhor situação. E, só assim, o nosso Leão de Aço, além de ganhar o Campeonato Cearense e o Campeonato do Nordeste, subirá para a Série B.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES.

  • VOVOZETE disse:

    MELHOR TÉCNICO, MELHOR COMENTARISTA OU MELHOR REPORTER:

    DANIEL GRAZIANI DE MEDEIROS.

  • VOVOZETE NORDESTE disse:

    Gostei do jogo. Mas ainda falta mais garra e entrosamento. A nossa zaga precisa de mais solidez, finalmente o Daniel Sobralense acertou uma cabeçada que tantas ele perdeu contra o Brasil dos ai ai de Pelotas.Ainda tem nego barrigudo no time, heim? As férias acabaram: agora é jogar e vencer muito para alegrar a maior e mais linda galera do estado. Trabalhar que dá sorte! É AS VOVOZETES DO NORDESTE VÃO SE LASCAR DE NOVO EM 2016. HE HE HE.

  • Bosco disse:

    Uma luz no fim do tunel no que se refere as cotas de TV.

    Santos foge da Globo e negocia com o Esporte Interativo.

    http://torcedores.com/noticias/2015/12/santos-recusa-proposta-da-globo-e-negocia-com-o-esporte-interativo
    Saudações MAIS QUERIDAS.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =