Futebol do Povo

Fortaleza: dois aspectos muito ruins no empate contra o Botafogo-PB

1402 41

O bonito gol de Eduardo, fruto de ótima assistência de Pio na cobrança de falta, parecia ser um aviso precoce de que o Fortaleza ganharia bem do Botafogo-PB. Não foi nada disso. A equipe não usou a vantagem a seu favor e sem criatividade – e sobretudo tranquilidade -permitiu que o time de João Pessoa empatasse e conquistasse seu primeiro ponto na Copa do Nordeste.

Entre tantas falhas do tricolor, dois aspectos são os mais preocupantes. O primeiro: a zaga segue com falhas individuais importantes. Max e Edimar foram sacados, mas Lima e Leonardo não mostraram segurança desde que entraram na equipe. Se ainda é cedo para tirar conclusões de como o Fortaleza vai se sair na temporada, já é tarde para constatar que é preciso a contratação de dois bons zagueiros .

O segundo ponto que considero relevante tocar é a desorganização do meio-campo. Por vezes o time se formava com quatro ou cinco atacantes na área, mas com um gigantesco hiato no meio campo. Nem vou citar jogadores nominalmente porque ninguém foi bem. Faltou tranquilidade e talento para ser uma equipe intensa e, mais ainda, ausência de jogadores agrupados, próximos.

O que se viu foi uma desorganização grande na criação. Faltou pensar o jogo, aproveitar o ruim momento do adversário, que tem um elenco inferior, mas se mostrou mais coerente taticamente, mereceu o empate e até poderia ter virado o placar em um lance que Erivelton salvou.

Em tempo: sobre a pressão em cima do trabalho de Flavio Araújo me parece completamente descabida. Em fevereiro fazer qualquer questionamento no sentido de demissão é absurdo. Claro que há o que melhorar. São três jogos sem vitória e pouco futebol. A torcida tem sim que reclamar, cornetar, protestar, mas certamente não resolveria nada alguma radical atitude contra o treinador.

Recomendado para você

41 Comentários

  • João Ximenes disse:

    EM DOIS TEMPOS:

    SEGUINTE:

    Blá, blá, blá e É INÍCIO DE TEMPORADA
    – e os campeonatos chegando na hora de definições. Já viraram dois(Cearense, Nordestão).

    Blá, blá, blá e DEIXA O HOMEM TRABALHAR
    – e nada de TIME ainda.

    Blá, blá, blá e…
    – o fumo entrando.

    Até onde ainda vão ficar com esse blá, blá blá que tá tudo bem ?
    O pior dos cegos, é aquele que não quer enxergar.
    Vou tentar não tá perdendo tempo DISCUTINDO AQUI o sexo os anjos e me limitar a dar o meu parecer somente(depois).

    SEGUINTE II:
    Tô pensando seriamente em não mais ficar exposto a vento e chuva, chegando em casa 1:00h da manhã correndo riscos desnecessários nessas ruas de Fortaleza pra ver isso.
    VOU PARAR DE SER ABESTADO.

    SEGUINTE III:
    Vou esperar mais uma rodada. “SE” continuar com isso vou deixar de ir, deixar de fazer outras coisas mais e só voltar quando ou “SE” O TIME CONSEGUIR O ACESSO.

    PACIÊNCIA TEM LIMITES.

  • João Ximenes disse:

    O JOGO ?!

    FRÔXO 1 X 1 Medroso.

    O FRÔXO receoso do que poderia acontecer, não sabia o que fazer e ficava tocando de lado.
    O MEDROSO, de tanto ver o FRÔXO com a bola, decidiu ficar esperando, TORCENDO que o FRÔXO não viesse pra cima.

    RESULTADO: uma PELADA sem extremos.

    Não fosse as duas jogadas dos GOLS, o jogo teria passado despercebido.

    1. Falta na intermediária; ameaça de reclamação com barreira; rolagem de bola entre os zagueiros e PIMBA(1 X 0).
    2. falta pela lateral; cobrança pro meio da área e PIMBA(1 X 1).

    De todos os jogos até aqui, NÃO tinha visto tanta INCOMPETÊNCIA junta.
    Parece que resolveram juntar todos as partidas anteriores, jogar numa panela, mexer, e RESUMIR em um único jogo.
    TÁ CONFUSO ?
    Queria o que ?

    O TIME:

    GOLEIRO: sem comentários;
    ZAGA: sem comentários;
    LATERAIS: sem comentários;
    VOLANTES: sem comentários;
    MEIO CAMPO: ?
    ATAQUE: sem comentários.

    SAPIN entrou com o que pensava ser a solução: PIO e ELIAS e deve tá arrependido até agora.

    PIO e seus peidins(chutes que não quebram um chegadin) não fosse o lance do gol…
    ELIAS… meu Deus.

    SUBSTITUIÇÕES:
    Você tem um “suposto” TIME e decide mudar(sai DUDU entra ELIAS e sai JULIANO entra PIO).
    No decorrer do jogo você tira um dos que entrou(Elias) que tinha entrado num outro por deficiência técnica(Dudu), e, ao invés de voltar com o teu antes titular, mete um terceiro(Augusto) que nunca haverá entrado nos jogos(se duvidar, talvez nem ido no banco antes).
    Em outra, tira CORREA, não entra o que saiu(Juliano), e opta por entrar com FELIPE que até então, nesse mesmo time, vinha jogando de lateral.
    Menos mal que FELIPE é volante e entrou num volante.
    Mas FELIPE hoje tá lateral e quase complica o jogo por falta de adaptação.

    O QUE ACRESCENTAR ?
    SAPIN tá se distanciando cada vez mais da formatação de um TIME: quando tira um “suposto” titular até aqui(Dudu mesmo quebrando a bola), e não o traz de volta quando de uma mudança no time e na posição a qual ele havera saído, preferindo usar um terceiro jogador que nem entrando vinha(Augusto).

  • Carlos Antonio disse:

    Quando o Fortaleza vê camisas alvinegras na frente, o time se treme todo!

  • Lucas Lira disse:

    olá FG,

    O que está irritando a torcida é o fato de que os jogadores contratados não estão rendendo absolutamente nada, com exceção do eduardo e só!!! Pra quem tinha adalberto, auremir,genilson, maranhão e ter que engolir edimar,moacir,hudson e leonardo luiz é complicado. Além disso, dá muita raiva ver esses jogadores tirando oportunidade de quem efetivamente vem jogando bem, como no caso do felipe, por exemplo. Aparentemente, nem o treinador ta confiando nesses caras, visto que prefere jogar com um meia esquerda improvisado de lateral do que com o próprio lateral (w.simoes) que pelo visto deve ser muito ruim também( vale salientar que foi indicação dele). Pra finalizar, por uma questão de “orgulho”,que é algo que não existe no futebol,fizeram questão de negociar o thallyson pq o empresário dele tentou negociá-lo no início do ano com outro time, mas n deu certo. Aí agora n tem um lateral de esquerda de origem que preste, porque também o treinador não tem coragem de por o garoto da base (bruno) pra jogar lá, já q no w.simoes ele n confia.

    Depois a diretoria pede público, mas ela mesma não valoriza a mercadoria que tem, pondo um time reserva péssimo no estadual e com um time titular que vem demonstrando fraquezas evidentes contra times mais qualificados!!

    Oi Lucas, entendo bastante tuas análises e concordo com muitas. Sobre o Felipe, falei isso na TV várias vezes, considero uma tremenda injustiça que esse rapaz não seja titular do Fortaleza.
    FG

    • Oliveira disse:

      É porque o rapaz é daqui e não tem empresário forte. Só isso. Vejam a ruindade e a preguiça deste tal Moacir? Bruno e Felipe são muito melhores do que o tal Simões e este Moacir. Pelo menos atualmente. Ou no momento atual.

  • sofredorleao disse:

    Gente vamos ter paciência o nosso time não foi de todo ruim não,estamos em começo de temporada,temos jogadores qualificados no elenco, e no momento certo o sapinho vai saber quem são as peças que tem condições de vestir a camisa do nosso sofrido mas amado time,estamos assim desesperados por conta que nosso rival nos passou em numero de sócios?que por sinal muito mal explicado isso rsrs mas passou,gente isso não é motivo pra tanto desespero não,o Edimar tão criticado aqui,lá em são Luis era unanimidade temos que ter calma que de uma hora pra outra ele se transforma num Thiago Silva da vida.Já sabemos que nosso time amarela em mata mata,infelizmente já estamos acostumados a essa humilhação todos os anos,daqui a 5 anos tiraremos o penta do canal de novo podem escrever o que eu digo.

  • sofredorleao disse:

    Detalhe meu amigos tricoloridos agradeça ao árbitro não termos saído com uma derrota,porque aquele gol mal anulado salvou a nossa pele viu!

  • Bosco disse:

    Diferença da torcida do Ceará para a do Fortaleza:

    1) A torcida do Ceará cobra resultados a diretoria do clube e não aos jogadores.

    2) A torcida do Fortaleza poupa sempre os cartolas e cobra dos jogadores.

    Ontem quiseram quebrar o carro do Felipe.
    Que culpa teve o Felipe de ser contratado pelos cartolas do clubinho da terceira divisão?

    Torcedores do clube lá da terceirona precisam ter um pouco de senso da realidade.
    Ou já estão esclerosados na terceirona?
    Saudações MAIS QUERIDAS.

  • Bosco disse:

    O Fortaleza já treina desde Novembro.
    É o único time do estado que não pode falar em pretemporada pois já passou a pre temporada a meses. São quatro meses em atividade com o elenco completo a disposição da comissão técnica.

    É ruindade mesmo.

  • CARLOS LIMA disse:

    as chances mais claras de gol foram do Botafogo, no primeiro tempo foram duas, uma que o jogador de frente para as traves chutou para fora e outra em que o goleiro Erivelton soltou a
    bola e o atacante do Botafogo chutou por cima . no segundo tempo além do gol de cabeça do
    Botafogo que empatou o jogo, ele fez outro gol legitimo que foi mal anulado pelo árbitro, que marcou uma falta que não existiu. além desse gol, houve um contra ataque pela direita que o
    goleiro Erivelton salvou um chute da pequena área.,

    se tivesse que ter um vencedor teria que ser o Botafogo. com esse futebol medíocre do time do Flavio Araujo, talvez nem no mata-mata da Série C esse time vai chegar.

  • CARLOS LIMA disse:

    é Bom que a empresa que administra a Arena Castelão se previna e compre um grande estoque de cadeiras, pois em breve “cadeiras vão voar” e vão ser lançadas no gramado da Arena Castelão
    advinha qual será a torcida do nosso Estado que vai fazer isso. quem acertar ganha uma Manga.

  • CARLOS LIMA disse:

    o Flávio Araújo que dessa vez não foi inocente, fez um contrato com MULTA no caso dele ser demitido antes do final do seu contrato. e como sabemos que dinheiro no PICI só é visto geralmente apenas em fotos coloridas..o Flávio dificilmente será demitido. a não ser que ele
    mesmo tome a iniciativa e peça para sair.

    se eu fosse amigo do Flávio, teria aconselhado o mesmo que não aceitasse a proposta de treinar
    esse time. o Chamusca fez isso por duas vezes, e foi eliminado por duas vezes no mata-mata da Série C, caindo na desgraça da torcida, que não o querem ver nem pintado de ouro por aqui.

    o Flávio ganhando a metade do que ele ganha aqui treinando o River do Piauí. ainda seria muito mais negócio. a não ser que ele tenha uma queda para ser masoquista ( gostar de sofrer )

  • CARLOS LIMA disse:

    esse time de TERCEIRA DIVISÃO vai enfrentar na Série C, esse mesmo Botafogo da Paraíba, além do Remo, do America de Natal, do Salgueiro, Asa de Arapiraca ,abc, etc. e ao contrário
    dos anos anteriores que chegaram facilmente na fase do mata-mata, nesse ano de 2016, não
    terão essa facilidade.

    jogando esse futebol medíocre, se não forem rebaixados para a SÉRIE D, fiquem felizes e comemorem esse feito histórico, assim como fizeram em 2011, quando escaparam no PV naquele “CIRCO” armado pelo Carlinhos Bala, no jogo contra o CRB (deixa eu fazer mais um )

  • Everton disse:

    Edmar nunca foi unanimidade no Sampaio, apenas quando Flávio estava lá. Ele era reserva do reserva, bem como o Leonardo reserva do rebaixado ABC, Valdir reserva do rebaixado Mogi, Moacir do rebaixado Boa, Anselmo do rebaixado Macaé, Hudson do grande Barra Mansa…
    Falando do jogo, FEC muito lento, mal posicionamento do sistema defensivo e sem proteção e quando acelerou o jogo (últimos minutos), time totalmente desorganizado, um bando. Moacir não acrescentou nada, Pio como sempre displicente, mas como sempre participa de gols (mesmo passando o resto do jogo dando raiva) é blindado. Elias deu um chute perigoso e só. Everton, terminou o jogo e não descobri qual sua posição. Núbio entrou e mais uma vez não fez nada..vive dos gols contra o Icasa que também naquela partida não foi participativo e errou muito, mas fez os 2 gols…
    No início da temporada, mesmo com um time sem opções, vencia sem grandes dificuldades. Agora, com o início do rodízio e não repetição de escalações, time perdeu consistência e regularidade. Estamos na metade da primeira fase da CN e estamos sem Sobral, Juninho e Clebinho, sendo que Sobral e Clebinho só vão estar à disposição na quinta partida, complicando mais ainda .
    Infelizmente, o time não está evoluindo..

  • FLÁVIO LEÃO disse:

    Acho que essa conversa não chegou no canal. Por isso nada de baixarias descoloridas e arrogantes.
    Falar o que do Fortaleza? apenas que é um amontoado de jogadores desorientados em campo. Deixar de favorecimentos pontuais, como o goleiro Erivelton, o Correa, o Lima e o Anselmo; torcá-los por outros jogadores, como : Berna, Guto, Max Oliveira e Daniel sobralense.
    E, se não der certo, Sapim, pede prá cag_ _ e saia!
    O Leão do Pici ainda é grande demais prá você.

  • Chico Caucaia disse:

    Os comentarios estão maior que o post….. kkkkkk

  • Bernardo Lima de Andrade disse:

    é só continuar insistindo com Moacir, Anselmo e Elias….meu deus…não é possível que não tenha nenhum “gênio” na comissão técnica que não enxergue o óbvio….para aqueles que elogiaram o anselmo e elias a única resposta que merecem são os fatos….santo deus..por isso o Fortaleza não vai pra frente..pior é o flávio tirar o Eduardo e deixar esse poste em campo! Ou Juninho, Sobralense e e Clebinho voltam, ou adeus 2016 em todas as competições!!!! Quanto a zaga é tentar segurar até maio para novas contratações e ficar com Max e Lima por enquanto….Berna, Valdir, Lima, Max Oliveira, Jean Mota, Correa, Felipe, Everton, Sobralense, Juninho e Eduardo….é oq pode fazer de mmelhor o FEC nesse momento!

  • Chico Caucaia disse:

    Flavio Araujo não vai ate Maio, no primeiro classico ele papoca, se não for antes…..kkk ah brasil

  • delmax disse:

    cade os sabichoes o arremedo de time esse ano ja comecou a palhacada e tem bobos que ja estavam cantando que iam ser bi campeao disso campeao daquilo e so uma pequena amostra do que vem por ai choro,desespero ,amareladas,parece que o dedinho carlinhos bala vai aparecer de novo.

  • Ernesto Matos disse:

    Acordem, não há dinheiro, grana, bufunfa, para contratar atletas de melhor qualidade, me parece que vamos ter que engolir os que aí estão. Não fiquem desesperados, o Leão perdeu um jogo na casa do adversário qualificado, pois está disputando a série A, a outra derrota foi utilizando uma equipe de atletas que não vinha jogando, e agora teve na minha opinião o 1º revés de verdade, empatando um jogo que teríamos que ganhar. O time ainda está em formação, o treinador ainda está fazendo experiências. Eu também não estou satisfeito com a situação, mas ainda não é para desespero. Fazer pressão sistemática na minha opinião não funciona. O que funciona bem sob pressão é pneu.

  • MilTON disse:

    É TRISTE ESSA SITUAÇÃO DO FORTALEZA , VIROU UM TIMECO DE TERCEIRA QUE A SUA
    TORCIDA CHAMA MAIOR DO ESTADO, CONCORDO COM O BOSCO SEMPRE ACHEI QUE
    ACULPA DA DERROCADA DO FEC , É A SUA TORCIDA , QUE SE PREOCUPA MAIS COM O
    VOZÃO e DEIXAR DE COBRAR OS VERDEIROS CULPADOS POR ESSA DERROCADA, OS
    SEUS DIRIGENTES , ENQUANTO NÃO MUDAREM A MENTALIDADE , NUNCA VÃO SAIREM
    DO ATOLEIRO, ASSIM COM O NOSSO AMADO BRASIL, ENQUANTO O POVO CONTINUAR
    VOTANDO EM APROVEITADORES , SEMPRE VAMOS SER UMA REPUBLIQUETA DE QUINTA
    CATEGORIA.

  • delmax disse:

    resultado injusto ja que tem torcedor do fequim que falam em injusica no futebol,o certo era 3 x 1 pro botafogo.

  • Robson disse:

    Explicação simples para o fraco desempenho na noite de ontem: o Fortaleza EC não jogou absolutamente nada e não jogou nada por culpa compartilhada dos jogadores e do treinador.

    Está claro que algumas peças, sobretudo no sistema defensivo tricolor não tem condições, pelo menos neste momento, de dar a sustentação que a equipe precisa.

    É cedo para fazer determinadas projeções, exceto para os videntes e adivinhos, mas é preciso melhorar imediatamente.

    Quando o time começa a empatar com fregueses históricos como o Botafogo é sinal de que algo não vai bem, daqui a pouco empata com o time dos sócios fantasmas também.

    Saudações Tricolores.

    • CARLOS LIMA disse:

      Robson, se acalme..nem começou o ano e você já está nesse sofrimento ? se eu fosse o Jorge Mota, já estaria fazendo contato com o Carlinhos Bala para a disputa da Série C,
      vai que chegam na ultima partida precisando “pedir ajuda” aos jogadores adversários dentro de campo..e ninguém é mais especializado nessa matéria do que o Carlinhos Bala

      ele sabe pedir com elegância ” deixa a gente fazer mais um gol por favor” (2011- CRB)

      • Robson disse:

        Hahahaha, sofrimento ?!

        Natural que um alvinegro veja sofrimento em tudo, projeção da própria realidade certamente.

        Afinal de contas, lembram de um jogo do Leão de anos atrás, mas esquecem que o próprio time só escapou de um rebaixamento recentemente graças ao apito amigo.

        Você realmente não pensa muito antes de escrever esse tipo de besteira né ?!

        Saudações Tricolores.

        • Leandro Gonçalves disse:

          O Robson só esquece que o caso Carlinhos bala,na fuga melancólica e bizonha da SÉRIE D (oi?) foi roda de discussão em vários canais esportivos da TV fechada Brasil à fora… E sobre o nosso pênalti (legítimo) ,as controvérsias sao ideias do lado terceirino ,pois nem o adversário,e nem as demais midias esportivas contestaram em nenhum canal televisivo tal ato…
          Eu sei que 7 anos de desespero causa dor e resignação ,caro Robson;mas sua comparação foi digna dos frustrados que não sabem reconhecer os méritos de alguém que é melhor é que se sobressaiu melhor …Lamentável…Hahahaha

        • Felipe Alencar disse:

          A boca do Robson é dizer que o Ceará foi beneficiado por apito amigo, que comprou árbitro, jogadores, juízes do STJD…

          Meu caro sofredor tricolete, eu entendo você achar o Ceará grande, mas também não é pra tanto. Não temos tanto dinheiro e nem influência assim pra sair comprando todo mundo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          Se no jogo contra o Macaé o time do RJ estivesse vendido, por que eles teriam dado àqueles dois chutes perigosíssimos no final do jogo? Se não fosse o Éverson, estaríamos no habitat natural do Leão, a terceira divisão. O Ceará não está hoje na terceira por que tinha no gol Éverson e não Deola ou Erivelton e no ataque Rafael Costa e não Lúcio Maranhão.

          Já que você fala tanto em apito amigo, agradeça ao árbitro do último jogo por ter mal anulado o segundo gol do Botafogo-PB. Ah! É mais uma vez, a torcida dá vexame e mostra o quão vandalos e maus perdedores vocês são. Já deviam estar acostumados, todo ano é pêia mesmo…

          Saudações Alvinegras

    • DÃO disse:

      Quando chegar o meio do ano ele estará internado em algum manicômio, doidinho, doidinho, doidinho…

      • Robson disse:

        Elementar, obcecado sofredor.

        A continuar nesse ritmo, você perderá a sanidade primeiro e nem será por causa de um time.

        😉

        Kkkkkkkkkkkkkkkk…

        Saudações Tricolores.

  • CARLOS LIMA disse:

    todo time tem a torcida que merece. e o Liaum tem sofrido principalmente por culpa da sua torcida. que quando o time tá ganhando eles dizem e gritam que é o melhor time do mundo
    vão aos treinos e fazem festas e carreatas pela cidade, depois vão levar o time nos braços no
    aeroporto e fazem todo tipo de comemorações antecipadas com relação ao acesso para a Série B

    e além disso tudo, ficam se preocupando com o Ceará, torcendo para que ele seja rebaixado para a Série C. soltam fogos quando ele não consegue o acesso, quando ele chega na semi final da Copa do Brasil e é eliminado..e esquecem do time deles. esquecem dos dirigentes fracos do time deles, que são responsáveis também pelas 14 participações na Série C.

    continuem se preocupando com o Ceará. fiquem assim e desejo uma FELIZ Série C 2017 para vocês, ou quem sabe uma Série D 2017 , qualquer coisa é só chamar o Carlinhos Bala.

  • Felipe disse:

    O grande problema do Fortaleza é pensar que é um time grande!

  • Jhonata disse:

    Não entendo como um time joga bem contra o Sport e, em até momentos, foi melhor e depois joga o que jogou ontem!

  • João Paulo disse:

    Esse Charles Lemon é uma comédia… hehehe
    Ô homem pra amar o Fortaleza! Nos posts sobre as pretas tem pouquíssimos comentários dessa figura, mas no do Leão… kkkkkkk
    Imagino o desespero dessa criatura quando o Fortaleza ganha, imagino o medo de equiparar as divisões novamente pq sabe que é chibata demais! Até hoje deve ter os couros quentes! kkkkkkkkkkkkk
    Ei zé, faltou dizer todos os anos que o Fortaleza participou da terceira! hehehe
    É muita preocupação com rival. Isso deve ser falta de diversões horizontais…

  • VOVOZETE NORDESTE disse:

    Engraçado que a matéria é do FORTALEZA e a maioria dos comentários são carnicas do canal.
    Depois esses apedeutas do Milton, Bosco, Chico etc ainda têm a arrogância de dizer que a gente se preocupa muito com o timinho de presidiários deles. Quanta hipocrisia.

  • EuCarlinhosBalaOficial disse:

    Pega fogo cabare das mangueira!!!! Te lasca carnissa!!!!!

  • Chico Caucaia disse:

    Oh torcedor pra sofrer este do furtaleza…. ah Brasil

  • Rafael Avila disse:

    Os kanalenses tudo com medo de ser Vice Dnovo kkkkkkk 6 mil Socios Mundissa ainda se acha grande kkkkkkk

  • Matheus disse:

    Era penta fantasma, agora são sócios fantasmas mesmo???

    vixeeeeeee….

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =