Futebol do Povo

Fortaleza x Ceará: o clássico que começa a decidir o campeonato cearense

1034 23

Faltam apenas nove partidas para que o campeão cearense desta temporada seja conhecido. Cinco da segunda fase, as duas semifinais e as duas finais.

Favoritos destacados, Fortaleza e Ceará se enfrentam neste domingo e, além de toda a importância da partida, começa pra valer uma briga direta pela vantagem de disputar a final (desde que ambos cheguem, evidente) atuando por dois resultados iguais (empates ou vitória e derrota pelo mesma diferença de placar).

Depois de nove partidas disputadas, os rivais têm como média mais dois pontos conquistados por partida, ou seja, somam 22, com sete vitórias, um empate e uma derrota, 81% de aproveitamento . Caso exista um vencedor neste domingo já abrirá três de vantagem e poderá administrar com mais tranquilidade pensando lá na frente, inclusive no outro Clássico-Rei do dia 27 de março.

Levando em consideração apenas os anos recentes,  o Ceará foi campeão estadual em 2013 e 2014 aproveitando a vantagem – justa – do regulamento.  Em 2015 o Fortaleza reverteu a vantagem no segundo final da segunda partida, que também era do Ceará, depois de ter vencido o primeiro jogo por 2 a 1 e empatado por 2 a 2, numa partida épica dentro de campo e lamentável do ponto de vista da briga histórica.

O Campeonato Cearense, olhando por um raro aspecto positivo, evoluiu neste sentido. Tempos ruins aqueles em que a decisão ia para os pênaltis e não se valorizava saldo de gols ou as melhores campanhas dentro da competição.

Recomendado para você

23 Comentários

  • Célio disse:

    A ver domingo se nossa valorosa PM e a FCF acreditam que no Castelão haverá só paz e amor nas arquibancadas entre os anjinhos.

  • VOZAO disse:

    SERA 2XO VOZAOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • EDSON COSTA disse:

    É isso mesmo, caro Graziani.
    Na prática, tudo indica que é o primeiro jogo da “final”.
    Esperamos apenas que não haja confusão, briga de torcida ou qualquer ato de vandalismo.
    O Brasil precisa de leis severas, sobretudo para o futebol. Tem que acabar com esse negócio de dar cesta básica em Juizado e no jogo seguinte o cara tá lá brigando e quebrando tudo. Culpa primeira do Poder Legislativo (mas não apenas dele), pois é lá onde a lei é elaborada…
    Voltando ao clássico, espero que o FEC reedite a boa atuação contra o Sport e saia vitorioso.
    Parabéns pelos comentários isentos e informativos. Esse é o bom jornalismo.
    Saudações
    Edson

  • João Ximenes disse:

    Pra mim, esse jogo vai ser o da COMPROVAÇÃO(falo do LEÃO DE AÇO como sempre).

    MARQUINHOS SANTOS, definitivamente vai precisar ter “SANTO FORTE” nesse início de trabalho por aqui.
    “O CARA” chegou, e de proa já pegou dois jogos pedreira de definições; um DM lotado de jogadores; e pra completar, em seu jogo de estreia já vai ter mais desfalques no primeiro time que formou.
    Menos mal que ele já conseguiu uma vitória importante e que dá moral, em um jogo CLÁSSICO REGIONAL, e contra uma equipe que já havia nos vencido recentemente(Sport).

    Agora vem o CLÁSSICO LOCAL que além da importância de uma vitória, é um outro jogo que, CONSEGUINDO sucesso, vai nos deixar numa condição muito boa de garantia de final de campeonato, o que vai representar passagens para Nordestão e Copa do Brasil 2017, além é claro, aumentarmos aquela contagem do PENTA, que agora, só o nosso LEÃO DE AÇO é que pode ser(tá 1 X 0 pra nós).

    Um CLÁSSICO num momento desse só vem pra dá mais CANCHA ao nosso MARQUINHOS SANTOS, que desde a hora que desembarcou no aeroporto, até aqui, só tem sido testado.
    Primeiro viu das cabines um TIME desfigurado(contra o Guarani); um DM lotado; e quando formatou um time, jogou bem, venceu bem, e já no jogo seguinte, justamente um CLÁSSICO, perde 3 jogadores da sua primeira formatação de time.
    Time por time, as duas equipes se equiparam, apesar de alguns torcedores de LÁ não concordarem, mas essa equiparação é vista desde a temporada passada quando dos acontecimentos vistos: campeão do nordeste; perda do estadual; pendura de queda de divisão(quase Czona também).
    E ISSO NÃO DÁ PRA QUESTIONAR. Contra fatos não existe argumentação.
    DOMINGO, vai ser escrito uma nova história na história desse jogo.

    Vai vencer quem melhor entrar no jogo, e isso é outro FATO.
    Time por time acoplado a EQUIPARAÇÃO… SOU MAIS LEÃO DE AÇO.

    É…
    MARQUINHOS vai precisar fazer o SEU MELHOR TRABALHO até aqui da sua curta carreira como técnico profissional, e ACREDITO, que depois de já termos tentado a PROVAÇÃO com dois, três “REIS de ACESSOS” sem sucesso(e que roubada), “UMA LUZ” pode ser a comprovação da PROVAÇÃO que tanto almejamos nesses últimos 7 anos.

    MARQUINHOS(e LEÃO DE AÇO)… tô contigo e não abro !

  • vovô piedoso disse:

    o edmar se recuperou. e o nosso salazar, não tem jeito?

  • Leandro Gonçalves disse:

    Graziani,2012 o CEARÁ foi Bi campeão jogando pelo empate!
    Olha,já não é de hoje que os estaduais perderam o seu brilho. Não é uma competição rentável e nem gera visibilidade! Mas há os que gostam,há quem dependa única e exclusivamente dele,para dar uma impulsionada em suas condições,a exemplo do FEC,que ano passado ganhou,empolgou a torcida,os sócios aumentaram…Enfim…
    Não sou tão aficcionado pelo estadual,mas do ponto de vista da rivalidade,acho interessante o CEARÁ ganhar este ano! Não seria nada agradável,com o FEC em plena terceirona,a torcida alvinegra passar o ano todo sendo chamada de Bi-vice! Além da desmoralização da torcida,seria um verdadeiro atestado de incompetência da diretoria alvinegra,que tendo melhores condições financeiras que o rival,não ter a capacidade de formar um elenco superior…
    Enfim,é uma competição que vale mais pelo ego da rivalidade,o que não deve ser menosprezado!
    Sobre o clássico domingo,os 2 times vem com desfalques.O momento psicológico tricolor é melhor,mas não é garantia de nada! Se o CEARÁ ajustar o inócuo meio campo e fazer o básico feijão com arroz na zaga,temos totais condições de vencer o clássico!

  • João Ximenes disse:

    Gosto de falar disso não(bastidores), mas é incrível a mentalidade dessas pessoas que tomam as decisões pela gente e que nos afetam diretamente. E isso vale para todos os setores da sociedade(esporte, saúde, educação, trabalho e etc).

    FALO DAS TORCIDAS !

    Saiu agora a pouco a decisão da PROIBIÇÃO da entrada de “TORCIDAS desORGANIZADAS” nos estádios do Estado.
    Ora… só um IDIOTA não sabe que domingo eles estarão lá do mesmo jeito.

    A uns anos atrás, quando também abriu-se a conversa de acabar com torcidas desorganizadas, sugeri e vou repetir mais uma vez:

    DEIXEM eles.
    Chamem os seus respectivos representantes legais(presidentes); mostrem pra ele um modelo de vestes a ser usado, devidamente numeradas nas MANGAS, COSTAS, FRENTE e, deixem claro da OBRIGATORIEDADE do uso constante, enquanto estiver dentro das dependências dos estádios. Tirou por algum motivo, a autoridade policial mais próxima chega junto e manda vestir no mesmo instante. ORGANIZADAS cadastrando, dando-lhes uma carteira de sócio com o mesmo número de sua veste, e vestindo o seu integrante com o respectivo número a qual foi associado, fica fácil IDENTIFICAR quem é quem.

    Ao invés de perderem tempo com TENTATIVA DE PROIBIÇÃO(eles estarão lá do mesmo jeito a paisana), CRIEM uma LEI REGULAMENTO o USO DE IMAGEM pra FINALMENTE servir de uso legal na APLICAÇÃO DE SANÇÕES LEGAIS perante a Justiça, e assim fazer FINALMENTE uso das muitas CÂMERAS dentro do Castelão por exemplo, que foi feito um investimento absurdo num sistema que não serve para absolutamente nada.

    NÉ POSSÍVEL ?!

    Ó:
    VESTIMENTAS NUMERADAS é a forma de IDENTIFICAR o “torcedor desorganizado” pelas imagens.

    PROIBINDO, achando que realmente proibiu a ida do “torcedor vândalo”, é só mais um tiro no pé. Vai lá domingo que eles estarão lá também do mesmo jeito. Só que não vamos saber. E quando estourar a coisa é que vão perceber.

    IDENTIFICANDO-OS é que poderão tomar as devidas providências.
    Desta forma estão C A M U F L A N D O – OS.

    TÁ TÃO DIFÍCIL ASSIM APONTAR SOLUÇÕES ?

  • Rogério disse:

    Para os alvinegros o jogo já está ganho. Então abstenho-me do meu comentário.
    Saudações Tricolores !

  • Luann disse:

    Acho que todo cidadão tem o direito de ir e vir como queira, (Const. Federal /88).

    Acho que todos deveriam ser numerados por cartões e fichas cadastrais e criminais.

    E em casos como este de Quarta feira, Fortaleza x Sport , tem fotos, tem filmagens que podem, e deveriam auxiliar na punição do M.P.

    Acho que dentro de campo, vai ser um espetáculo, até porque, para os amantes do futebol, o clássico-Rei é o mais esperado aqui para a Capital.

    Depois de tanto tempo, domingo, estaremos diante de mais um, e terei a oportunidade de participar, se Deus permitir.

    Acho que torcedor “de bem”, chega cedo e quando sair, vai direto pra casa.

    Cuidado com os terminais, evitem ir ou sair em horários próximos ao horário do clássico.

    Saudações Tricolores

    #EuTôConfianteNoFEC

  • marcello calife maia disse:

    GOSTARIA DE FALAR AOS AMIGOS DO PROGRAMA QUE O AMERICA DE NATAL SO PRECISAR DE 1 X 0 CORURIPE NO PROXIMO DIA 23 AQUI EM NATAL PARA SE CLASSIFICAR COM 11 PONTOS ENTRE OS TRES MELHORES COLOCADOS.

  • alexandre disse:

    vai ser 20 a 0 pro fortaleza

  • Damasceno disse:

    Prezado FG e demais internautas,observo que habituais aficionados do csc,useiros em postagens com carga de superioridade estão ausentes.
    Por que será?
    Me parece uma certa insegurança, o efeito Cassiano ainda perdura,pelos vistos.
    Se obtiverem exito no domingo, depressa vão postar na segunda a falar as palermisses de sempre.
    Caso contrário, vão continuar escondidos com o rabo entre as pernas.
    ST.

    • damasceno disse:

      Meu xará, pare de cantar vitória antes do tempo, pois quem ri por último, ri melhor. Quem vive do passado é museu, história e falta de memória proposital. Já se esqueceu dos 7 anos de ccccccc.

    • damasceno disse:

      Meu xará, pare de cantar vitória antes do tempo, pois quem ri por último, ri melhor. Quem vive do passado é museu, história e falta de memória proposital. Já se esqueceu dos 7 anos de ccccccc.

  • Magal disse:

    Interessante como esses terceirizados se contentam com um titulo que nem no Globo esporte passa.
    Inveja demais por não ter participação decente na CN e na CB como o VOZÃO sempre fez bonito.
    Tem nada não este ele sobe, mas para os OITO anos de CCCCC.

  • Joana disse:

    Decididamente o Ceará não tem complexo de inferioridade como parece ter alguns torcedores do Fortaleza, é besteira demais certos comentários….. que cansativo! qualquer um dos dois times tem plena condição de sair vencedor o importante é o jogo bem jogado e um comportamente decente dos torcedores. Eu sou mais o Vozão!

  • Sofredorleao disse:

    Fiquei sabendo que o time do canal fechou com o esporte interativo.Mas isso não faz inveja a nós torcedores do clube mais sofrido porém mais amado que é o nosso tricolorido leão.Estamos quase certos com a REDE MANCHETE DE TELEVISÃO. Tremei Canal.

  • CARLOS LIMA disse:

    é aquele velho ditado ” clássico não tem favoritos”.. e apesar de achar que o Ceará tem
    um elenco melhor com melhores opções no banco de reservas, isso não garante favoritismo
    o ataque do Ceará é o seu ponto forte ( BiLL, Rafael Costa ) o do adversário os pontos fortes
    são o Everton e o JUninho,e o Maciel que estão num bom momento.

    os zagueiros dos dois times não estão bem , andam falhando constantemente
    os laterais do Ceará (Cametá e Fernandinho ) estão numa ótima fase e vem fazendo a diferença
    portanto teremos um jogo bastante disputado amanhã. espero que o Ceará vença.

  • Chico Costa disse:

    20 x 0, não. Mas, 20 x 2 no quesito violência e quebra-quebra…

  • REI LEÃO disse:

    VAMOS VENCER NOVAMENTE A CARNIÇA DO CANAL.
    GOOOOOLLLLLLLLLL DO LEÃÃÃÃÃO!

  • João Ximenes disse:

    MAGAL,
    Essa é pra você.
    Se quiser ler tudo bem.
    AGORA, depois de ler e antes que termine o clássico(você e quem quiser), fala do teu time mostrando que VOCÊ realmente conhece-o, e pare com essa de tá só INFLAMANDO.
    FALE DO FUTEBOL dentro do jogo que é mais produtivo, SEM MEDO de errar. Não fique naquela de falar só depois do resultado. Diga e se garanta: VOU GANHAR ou ainda VOU PERDER.
    Isso, vale pra você e a maioria que se esconde na espera de um resultado favorável pra “tarem” agitando.

    DEIXANDO de BLÁ BLÁ BLÁ e SENDO DIRETO NO QUE DIZ RESPEITO AO JOGO DE HOJE, pois sabem que EU gosto de falar antes, e me aprofundar na realidade que enxergo dentro da partida.
    FALO DO LEÃO É CLARO

    HOJE A MUDA FALA !

    EXPECTATIVA !
    Esse é o termo certo pra esse momento que a gente(LEÃO DE AÇO) vive.

    #A gente que começou um ano com muita ESPERANÇA com o comando do maior “subidor” de time em curto espaço de tempo na história(5 em 6).
    #A gente que começou um ano vencendo os jogos(só vencendo mesmo), e conseguindo segurar os resultados favoráveis até o apito final do juiz.
    #A gente que viveu uma EXPECTATIVA grande quando da chegada do “reio do acesso”, que a continuar, teria perdido a sua alcunha como os outros dois anteriores(foram parar aonde mesmo ?).
    #A gente que viu, e tava vendo uma LIMITAÇÃO TÉCNICA do time, quando até antes desses dois últimos jogos.
    #A gente que tá vendo agora, UM TIME, que com as mesmas peças de antes, tá fazendo com que reacendam as EXPECTATIVAS de melhores dias com APLICAÇÃO, DEDICAÇÃO EM CAMPO, SOLIDARIEDADE, COLETIVIDADE.

    EXPECTATIVA, sem dúvida nenhuma é a palavra da hora.

    Eles LÁ(vocês), “dianta” nem falar, pois pra Eles, Eles são Eles e “cabou-se” a conversa.
    Perder pra uma TIME de terceira… NEM PENSAR. Mesmo já tendo perdido um campeonato pra NÓS, e já este ano, terem perdido e sofrido contra times de menor expressão.
    ESQUECEM Eles LÁ(vocês), que futebol se vence é dentro das quatro linhas(“SE” no começo do jogo, ou na levantada de mão do juiz levando o apito pra boca pra apitar o final, a COMEMORAÇÃO é a mesma).
    AGORA, uma coisa deve ser dita: se o goleiro de vocês na hora do aperreio dé um bicudo lá da área num momento de ataque nosso, a bola vai viajar e acabar na cabeça daquele jogador do binóculo. Devemos ficar atentos porque, bola viajou ou se chegam ao fundo e levantam 10 bolas, 8 vão direto na cabeça dele(do binóculo).

    LEÃO DE AÇO mais uma vez vai com IMPROVISO(PIO na lateral).
    PIO nos jogos últimos juntamente com GUTO e DUDU era quem ditavam o ritmo e celeridade do time, além de maior segurança pra nossa defesa que postou-se mais consistente e tranquila, e que mais uma vez vai modificada também. Isso(ritmo e consistência) já perdemos com o desfalque do Guto e a ida de Pio pra lateral. Saída de jogo tamos fortes ainda com Dudu e Juliano. Olho vivo na hora da RECOMPOSIÇÃO.
    Enfraquecemos JUSTAMENTE no forte Deles LÁ(ataque pelo lado direito da defesa).
    Mas isso fica naquela do DENTRO DO CAMPO DE JOGO.

    DESTRINCHANDO ELES LÁ(vocês):
    Bolas pelo alto é o grande forte, e temos de “barrar” essas jogadas, fazendo com que joguem pelo chão, que é onde somos fortes.
    Fazer com que joguem pelo chão, pode determinar a linha do jogo pro nosso lado.
    No mais, é ESPERAR que nosso LEÃO DE AÇO esteja num bom dia, e CONSIGA FAZER O JOGO das últimas duas partidas, pois só assim vamos conseguir EQUILIBRAR as coisas.
    Se LEÃO DE AÇO conseguir manter a SERENIDADE com que vem jogando; a SOLIDARIEDADE(um correndo pelo outro sem precipitação); COLETIVIDADE acima de tudo…

    TENHO CERTEZA… vamos fazer um grande jogo e, PODEMOS até morder Eles LÁ.

    LEÃO DE AÇO tá encontrando o FUTEBOL futebol, e isso pode nos levar a uma boa VITÓRIA nesse clássico, que, apesar de ser o primeiro, já é GARANTIA direta de classificação pras finais, no que GARANTIRÁ logo de cara: NORDESTÃO e COPA DO BRASIL 2017.

    “SE” perderem o jogo pra um TIME de terceira, CONFORTEM-SE na vitória que tivemos sobre UM TIME de série “A”(Sport).
    Se não encontrarem conforto nisso, melhor a fazer é procurar melhorar pra tentar ficar vivos nas competições do ano que só estão começando.
    Chegar no final da temporada PENDURADO naquela do cai não cai… PODE DÁ UM REVÉS e “pufo”.

    ESPERO uma vitória é claro.
    Caso não consigamos, joga na conta do CLÁSSICO que como dizem: vive de detalhes.

    AINDA ASSIM… SOU MAIS LEÃO DE AÇO.

  • João Ximenes disse:

    Só pra ILUSTRAR:

    “Perder pra uma TIME de terceira… NEM PENSAR. Mesmo já tendo perdido um campeonato pra NÓS, e já este ano, terem perdido e sofrido contra times de menor expressão… E QUE NEM DIVISÃO TEEM”

    Valeu.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − três =