O regulamento do Campeonato Cearense merece estudo de caso de tão bizarro. E a responsabilidade não é apenas da Federação mas, também muito dos clubes, que parecem não entender o quão importante é montar algo simples, fácil e que gere interesse.

Com 30 pontos na classificação geral, o Fortaleza encara o Guarani de Juazeiro no Castelão. Muitos torcedores do tricolor querem que o time perca o jogo para dificultar a vida do Ceará (27 pontos na classificação geral), que precisa, na disputa do seu grupo, vencer o Uniclinic e torcer para que o Guarani ou Guarany (que encara o Maranguape) não vençam.

Pensando em carregar uma vantagem importante para as finais da competição independente do adversário, é fundamental para o Fortaleza vencer o Guarani. Chegaria aos 33 pontos e teria grandes chances de, com a soma dos pontos das semifinais, atuar por dois resultados iguais nas partidas que vão decidir o título.

Há uma situação que pouca gente pensou, entretanto. Caso o Fortaleza seja derrotado pelo Guarani, o Ceará vença o Uniclinic e o Guarany de Sobral não ganhe do Maranguape, Fortaleza e Ceará vão para as semifinais com campanhas acumuladas de 30 pontos e nove vitórias, podendo, inclusive, o alvinegro superar o tricolor no saldo e ficar com a melhor campanha. Hoje o Fortaleza tem 16 de saldo, contra 14 do Ceará. Nessa hipótese, portanto, uma derrota do time de Marquinhos Santos ajudaria a equipe que será comandada por Sérgio Soares.

Em tempo. como lembraram alguns comentários aqui no blog e na redação, o Ceará pode chegar aos 30 pontos, ter a melhor campanha no geral e ser eliminado. Será injusto? Não, porque está no regulamento aprovado pelos clubes, mas seria completamente bizarro.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles