Futebol do Povo

Fortaleza: derrota para o Guarani também pode ajudar o Ceará

5378 48

O regulamento do Campeonato Cearense merece estudo de caso de tão bizarro. E a responsabilidade não é apenas da Federação mas, também muito dos clubes, que parecem não entender o quão importante é montar algo simples, fácil e que gere interesse.

Com 30 pontos na classificação geral, o Fortaleza encara o Guarani de Juazeiro no Castelão. Muitos torcedores do tricolor querem que o time perca o jogo para dificultar a vida do Ceará (27 pontos na classificação geral), que precisa, na disputa do seu grupo, vencer o Uniclinic e torcer para que o Guarani ou Guarany (que encara o Maranguape) não vençam.

Pensando em carregar uma vantagem importante para as finais da competição independente do adversário, é fundamental para o Fortaleza vencer o Guarani. Chegaria aos 33 pontos e teria grandes chances de, com a soma dos pontos das semifinais, atuar por dois resultados iguais nas partidas que vão decidir o título.

Há uma situação que pouca gente pensou, entretanto. Caso o Fortaleza seja derrotado pelo Guarani, o Ceará vença o Uniclinic e o Guarany de Sobral não ganhe do Maranguape, Fortaleza e Ceará vão para as semifinais com campanhas acumuladas de 30 pontos e nove vitórias, podendo, inclusive, o alvinegro superar o tricolor no saldo e ficar com a melhor campanha. Hoje o Fortaleza tem 16 de saldo, contra 14 do Ceará. Nessa hipótese, portanto, uma derrota do time de Marquinhos Santos ajudaria a equipe que será comandada por Sérgio Soares.

Em tempo. como lembraram alguns comentários aqui no blog e na redação, o Ceará pode chegar aos 30 pontos, ter a melhor campanha no geral e ser eliminado. Será injusto? Não, porque está no regulamento aprovado pelos clubes, mas seria completamente bizarro.

Recomendado para você

48 Comentários

  • Robson disse:

    Péssima notícia para os adeptos da teoria da conspiração. Afinal, se uma derrota do Fortaleza EC pode beneficiar o rival, como eles vão poder alegar que o tricolor de aço perdeu propositalmente em caso de uma derrota para o Guaraju ?

    Por via das dúvidas, é prudente o kanelal começar a pensar em outra desculpa para uma eventual eliminação.

    De preferência, uma que seja mais crível que um video editado no YouTube.

    Saudações Tricolores.

    • Claudio disse:

      Simples assim, o futebol cearense faz de tudo para que o kanal seja campeão, se o FEC vence ajuda o kanal, se o FEC perde também ajuda o kanal, em terra de bandido honesto é otário.

    • César Ponte disse:

      Não tão péssima assim. O que foi colocado pelo Graziane simplesmente são as chances do Ceará entrar.
      Nós só vamos abrir se o Guarani de sobral estiver ganhando.
      Porque basta isso, para o Cearazim de açucar se desmanchar.

  • Regis disse:

    O que significa dizer que o time colorido entregando o ouro, teria, na melhor das hipóteses, saldo de 15 gols. Na eventualidade do Maranguape conseguir empate ou vitória contra o time de Sobral e do Vovô vencer o Uniclinic por mais de 1 gol de diferença (não estou dizendo que isso é fácil), teríamos clássico rei na semifinal com o Ceará jogando com a vantagem de dois resultados iguais… Boa observação Graziani

    Vc quase acertou tudo. Esqueceu que Ceará e Fortaleza não podem se enfrentar nas semifinais de forma alguma…vale 1×4 e 2×3 na campanha geral…por mais bizarro que possa parecer…
    FG

    • EDSON COSTA disse:

      Graziani, eu pensava que o 1º de uma grupo pegava o 2º do outro grupo, mas pela sua informação, não é isso. O clube de melhor campanha pega o de pior campanha dentre os 4 semi-finalistas que, inclusive, podem ser EM TESE do mesmo grupo.
      Ou seja, qualquer coisa igual ao samba do crioulo doido não é mera coincidência.
      Só no Campeonato Cearense mesmo.

  • Carlos disse:

    O negócio é tão bizarro que mesmo com a melhor campanha o Ceará pode ficar fora da semi-final: basta que todos os times do seu grupo vençam e ele consiga tirar a diferença de um gol de saldo em relação ao Fortaleza (o outro já viria da derrota do tricolor).

    O que vai ter de atraso de jogo neste domingo…

  • Leandro Gonçalves disse:

    O regulamento do campeonato é bizarro. E essa bizarrice é potencializada ainda mais pela situação na qual o CEARÁ Sporting Club se meteu…É óbvio e manda o bom senso que com a atual pontuação do alvinegro,construído ao longo da competição,o CEARÁ ou qualquer outro time com a mesma pontuação,não deveria ficar de fora das finais. Mas o regulamento está aí. Não adianta querer culpa-lo agora,por incompetência própria dentro de campo. Agora aguenta ,dependendo de todos os times pequenos do campeonato. Aprende,Robinson de Castro. Um dia você aprende a ser um verdadeiro gestor de futebol e não mero administrador de finanças.
    Resultado pra domingo : empate. O CEARÁ ainda é um rascunho,esboço,caricatura de time. O uniclinic mesmo classificado,tem diretor tricolor como todos sabem…A ordem,portanto,é dar a vida em campo,o que já é de praxe nos últimos anos quando os clubes pequenos enfrentam o maior e mais popular do estado…

  • galego disse:

    Acho que a maneira mais simples seria os dez times jogarem em turno único ( ida e volta ), por pontos corridos, e os quatros primeiros decidirem o campeonato. Se o calendário suportar, é claro!

  • Raul Alencar disse:

    MEU AVÔ (HOLANDÊS) JÁ DIZIA:
    “INIMIGO É INIMIGO, NÃO É AMIGO. BOTE ISSO NA SUA CABEÇA.
    NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE ELE TE DERRUBA.”
    Mas no Tricolor de Aço a coisa é diferente; dá chance ao inimigo de tirar-lhe o título.
    Tá de brincadeira!

  • Carlos H. disse:

    Eu vou dar pulos de alegria se acontecer o seguinte: O Tricolo de Aço ganha do Guaraju; O Maranguape ganha do Guarasol e o time do Canal perder para o Uniclic. Estamos falando de futebol e isso é possível. Então veremos o que vão dizer se não fizerem a parte deles.

  • Carlos H. disse:

    Além, claro, de pensar em chegar as finais do campeonato, o Uniclic também está tentando vaga na série D ???

  • FLÁVIO de SP disse:

    F. Graziani, acho que você tá meio equivocado com tudo isso, meu.
    A melhor opção para o Leão de Aço do Nordeste é mesmo uma derrota para o Guarani de Juazeiro. Aí sim, a gente tiraria o time descolorido do canal do nosso caminho definitivamente.
    O Guarani de Sobral que faça a parte dele, meu!
    VALEU GALERA TRICOLOR!

  • VOVOZETE NORDESTE disse:

    NÃO DEVEMOS FACILITAR PARA AS VOVOZETES. AFINAL DE CONTAS ELES RECEBERAM DE PRESENTE DO TJD E DA FEDERAÇÃO CINCO , ACREDITEM, CINCO CAMPEONATOS DE GRAÇA PARA PODER NOS ULTRAPASSAR.

  • Kalil disse:

    Ontem eu falei sobre essa possibilidade do Tricolor de Aço pôr o time reserva com meu primo de Ribeirão Preto/SP. Sabe o que ele me disse? que no Campeonato Paulista é useiro e vezeiro essa artimanha de facilitar prá um time para poder evitar um confronto com um adversário mais perigoso. E isso ocorre em todas as categorias e divisões do Paulistão. Por que aqui seria diferente? Se a gente já foi vítima várias vezes do kanal? Lei de Talião.

  • Arnoldo Lima disse:

    Graziani analisando a tabela e a classificação, o Ceará pode ser eliminado com a melhor campanha, se todos os times do grupo do Ceará ganharem, o Ceará vai ser eliminado, digamos que ganhe de 4 x 0 e o Fortaleza perca de 1 x 0 o Ceará passa o Fortaleza pelo saldo de gols e mesmo assim seria eliminado, coisas do futebol cearense.

  • Rogério disse:

    Um dos Guaranis ganha e o kanal roda. Simples !

  • MATA MATA MATADOR ALVINEGRO disse:

    Oh! Céus! Oh! Dor!

    E agora??? Se eu perder de propósito e eles ganharem….

    Se eu vencer (ou empatar) e eles também…

    O que faço oh! Senhora dos Santos Trambiques…

  • Bruno disse:

    Gostaria de parabenizar os inteligentes da diretoria, o técnico do fortaleza por chegar a ultima rodada com esse impasse. Espero sinceramente como torcedor do fortaleza que o ceara se classifique para as semifinais com a vantagem. Ai vamos pedir a demissão do Presidente.

  • Damasceno disse:

    FG,o FEC tem time pra ser Bi Campeão,independente de qualquer coisa.
    Portanto,não me preocupa qual o resultado do domingo.
    Estamos nas meias finais vamos em busca do titulo.
    Já o kanal que corra atrás ,o desepero por lá deve estra grande,afinal se ficar fora,das meias finais ,consequentemente da disputa do campeonato a pressão na serie b,vai ser insuportavel.
    Seus adeptos estão insandecidos,pra quem vociferava uma grandeza que de fato nunca existiu deve estar sendo muito dolorido.
    ST

  • Souza disse:

    O FEC cometeu um grande erro ao jogar com time mesclado contra o guaraju, foi um jogo horrível e o placar o pior possível para ambos, só agradou ao CSC que ressuscitou. Se o FEC devidamente justificado por estar vindo de uma viagem da Bahia e uma disputa acirrada, tivesse colocado time reserva em Juazeiro onde seria outra viagem longa, onde deveria perder, sem maiores complicações, neste domingo jogaria com time titular, descansado com um time já classificado sem maiores pretensões, tudo com chance de ganhar e assim independente do placar dos outros jogos seríamos o primeiro colocado com 32 pontos. Faltou ao FEC um estrategista. agora esta correndo o risco de ter cutucado o bicho com vara curta.

  • carlos disse:

    A combinação não é tão simples assim lembram da serie B de 2014 o ceará jogava por quantos resultados para o acesso vários e quem subiu foi o Avaí, porque o bragantino ajudou ao ceará e ele o máximo que conseguiu foi levar uma goleada do Joinville .

  • João Ximenes disse:

    É impossível MARQUINHOS usar o time titular nesse jogo sem futuro pra gente.
    O certo era já no jogo anterior, TER USADO UM TIME MAIS MISTO.
    O time foi quase o mesmo que vinha jogando, salvo os jogadores que estão machucados.
    Acho que MARQUINHOS de tanto ler, Eles LÁ: “vai entrar com time reserva pra prejudicar a gente”. E alguns aqui: “entra com time reserva pra perder e tirar Eles LÁ”… acabou mandando um time quase titular.
    Não tinha necessidade alguma dele escalar, por exemplo, o ATAQUE TITULAR INTEIRO.
    Ano passado REVERTEMOS uma vantagem e acabamos campeões.
    MARQUINHOS tem mais uma chance de dá o DESCANSO necessário pros jogadores que veem jogando jogo em cima de jogo, e até usar se quiser os sub-15/19/21.

    NÓS, já ESTAMOS DENTRO, e se a formação que for pro jogo vai PREJUDICAR alguém…

    QUE NÃO SEJA NÓS MESMOS !

    DESCANSO ao máximo de jogador possível e quem quiser que se vire.

    ALIÁS, falando nisso: tô doido pra encontrar com o Assisinho pra perguntar o seguinte pra ele: “Assisinho… se tu adivinha que aquele chute no finalzin do jogo contra o Vitória da Conquista ia entrar… TU TINHA CHUTADO ?”.
    Tenho a impressão que a galera encheu ele de “sabacu” no vestiário depois daquele GOL.

    Sou contra esse negócio de entrar e dá “MIGUÉ”, jogar pra perder.
    O ESPORTE é feito de vitórias.
    Mas sou a favor de dá um DESCANSO merecido a estes jogadores que veem jogando.

    REPITO:
    NÓS, já ESTAMOS DENTRO, e se a formação que for pro jogo vai PREJUDICAR alguém…
    QUE NÃO SEJA NÓS MESMOS !

    E tenho dito.

  • Augusto disse:

    Caro Graziane

    É evidente que vocês jornalistas estão preocupados que o Ceará não se classifique. O Fortaleza deverá jogar com inteligência, oi seja, ficar de olho nos outros resultados e agir com prudência. O Extra campo também faz parte do futebol. Que o diga o Robinson de Castro…

    “Vocês jornalistas” é uma generalização que não me diz respeito. Respondo por mim e pelas minhas ações, está mais do que bom. Pouco me importo com os destinos de Fortaleza e Ceará. Meu time é o meu trabalho, que eu sei exatamente como é feito. Sou jornalista e estou jornalista esportivo. Por opção.
    FG

  • Francisco disse:

    Interessante mas ninguém lembra que quem colocou o FEC, no jogo contra o Bahia foi o Ceará vencendo o Vitória da Conquista por 1 X 0. os torcedores do FEC estão mais preocupado com a situação(resultado) do Ceará do que a situação deles, é por isso que estão onde estão!
    Sete anos na série “C”. Regulamento foi feito para ser cumprido independente de quem vai levar a melhor.

  • José Cláudio Teixeira disse:

    Gostei da resenha vou participar também em breve

  • tercio rios disse:

    o time do ”PENTAFANTASMA” tá querendo chegar as finais,mas isto não vai acontecer…

  • WELLINGTON ROCHA disse:

    Meus amigos, ou vocês são muito ingênuos ou estão com pena do Kanal. Eles só venceram o jogo deles pelo Nordestão porque achavam que o FEC não venceria o jogo em Teresina, assim como achavam que o América-RN venceria facilmente o Coruripe e o Sampaio Corrêa golearia o fraco Flamengo-PI. Se para se classificar, o Fortaleza dependesse única e exclusivamente deles, eles teriam deixado o adversário fazer mil gols se fosse preciso.

  • Nilton Cesar disse:

    Olha o uniclinic quer jogar a série D.
    O melhor resultado pra ele é para o VOZÃO, aí sim os dois guaranis que façam as suas partes.
    Pois se um deles tropeçar o uniclic já jogaria a série D, simples assim.

    SA

  • Darles disse:

    eu sou guaraju desde criancinha

  • O Fortaleza era para ter perdido o jogo contra o Guarani, permanecia na frente na pontuação geral, e o Guarani, ficava classificado, aí sim, o jogo de volta contra o mesmo Guarani, o Fortaleza jogaria para ganhar, ficando com a vantagem na pontuação geral, e o Ceará, teria que depender totalmente do jogo do Guarani de Sobral e Maranguape, além de ter que ganhar do Uniclinc. Diretoria burra, não precisava entregar o jogo, era só colocar o sub vinte pra jogar. Mas na verdade os dirigentes do Fortaleza e do Ceará, estão juntos e querem é renda, ou seja, final com os dois times.

  • CARLOS LIMA disse:

    embora os torcedores do Liaum (patrimônio histórico da Série C ) por 14 anos, não tenham coragem de confirmar, o verdadeiro motivo deles pedirem para o time perder para o Guarani de Juazeiro. e a razão de torcerem
    que o Maranguape não empate e nem vença o Guarani de Sobral, é na verdade o medo de
    ter que enfrentar o Ceará numa provável final. não é por questão de vingança porque supostamente o Ceará fez algo parecido com eles no passado.

    eles viram nos DOIS clássicos, que o CEARÁ embora não esteja jogando bem, foi MELHOR do que o time deles nos DOIS jogos. e NÃO venceu, porque não aproveitou as chances criadas durante os 90 minutos. e porque o Berna se destacou, salvando várias bolas que entrariam. enquanto que o time deles nas poucas vezes que atacaram conseguiram
    fazer os gols.

    a única razão desse desespero com a possibilidade do Ceará chegar numa final, é o MEDO
    eles sabem que não é todo ano que vão fazer um gol aos 47 minutos do segundo tempo
    isso acontece de 100 em 100 anos.

    • Robson disse:

      Deixa eu ver se entendi: a torcida tricolor está com medo de enfrentar um rival que não nos vence a mais de um ano e mesmo com pênaltis inventados e um jogador a mais foi incapaz de vencer um clássico este ano ?

      Tese genial !

      Saudações Tricolores.

  • PAULO ARRUDA TRICOLOR DE AÇO PICI disse:

    O FORTALEZA ESPORTE CLUB TÁ COM A FACA EO QUEIJO NA MÃO,ESSE NEGOCIO DE JOGAR COM VANTAGEM DE DOIS RESULTADOS IGUAIS É CONVERSA PRA BOI DORMIR,O FORTALEZA ERA PRÁ TER MATADO O KANELAL DESDE O JOGO CONTRA O GUARASOL HÁ TRES RODADAS ATRÁS,A TORCIDA TRICOLOR PEDE PELO O AMOR DE DEUS Q ESSA DIRETORIA TIRE O KANELAL DO NOSSO CAMINHO NÃO PEGUE CORDA DE CERTOS “JORNALISTAS”KANELAL PREFERIMOS PERDER O TITULO PARA OS GUARANIS,OU O UNICLINIC DO Q PARA O KANELAL ACORDA JORGE MOTA VAMOS FICAR DE OLHO!!!!!

  • Ricardo Gabriel disse:

    Prezado Graziani, as suas observações são bem pertinentes. Agora, achar que o Leão vai se esforçar em ganhar do Guaraju, nem o Pinóquio acredita (o inverso seria exatamente igual). A verdade é que domingo será mais um show de picaretagem. O Leão de olho nos outros resultados, para definir se entrega ou não. O Ceará com o seu time letreca e fracassado lutando por uma mísera vitória e torcer por um milagre (praticamente impossível dentro desse contexto). Por isso que o nosso futebol está cada vez mais decadente. Triste!

  • El Tricolor disse:

    O jogo chave será Maranguape x Guarasol. Se o Guarasol estiver ganhando o jogo de dois, três ou mais o LEÃO entrega o jogo no segundo tempo. Aguardem!

    ST!

  • CARLOS LIMA disse:

    todo esse desespero que os torcedores do FOR-C estão passando , implorando e clamando para que o time
    abra o jogo para o Guarani de Juazeiro .se resume em uma única palavra… MEDO do CEARÁ.
    não é vingança, não é revanche..é apenas MEDO de enfrentar o CEARÁ numa possível FINAL .

  • Gustavo disse:

    A situação é muito delicada, pois não se pede a profissionais para perderem. Quem entrar domingo, vai dar o máximo, mas por serem reservas e sem entrosamento, a produção fica muito a desejar. Se perder, é uma entregada de jogo disfarçada, mas quem mandou o Ceará fazer uma campanha ruim dessas?

  • Sergio Mesquita disse:

    Que vença o melhor

  • carlos disse:

    Não é bem assim, o ceará está literalmente nas mãos do Maranguape sabem porque? se o ceará ganhar do uniclinic e o guarasol ganhar maranguape, tá resolvida a questão, os jogos dos outros não importa mais pra ele pois ele vai ficar com os memos pontos do guarasol e duas vitórias e guarasol três vitórias no caso ele fica dependendo do resultado de quem do fortaleza que pode ganhar do guarany/juazeiro se não acontecer tá fora.

  • João Ximenes disse:

    FRANCISCO,

    Quem “butou” o LEÃO DE AÇO no páreo no Nordestão, foi o próprio LEÃO DE AÇO que venceu o seu jogo fora de casa.
    Mesma situação de vocês agora: primeiro ganhem do Uniclinic. Depois se os resultados favorecerem vocês continuam.
    DIANTA NADA tá se mordendo. É JOGAR E GANHAR O JOGO DE VOCÊS.

    Sobre a permanência do LEÃO no Nordestão, tô doido pra encontrar com o Assisinho pra perguntar o seguinte pra ele: “Assisinho… se tu adivinha que aquele chute no finalzin do jogo contra o Vitória da Conquista ia entrar… TU TINHA CHUTADO ?”.
    Tenho a impressão que a galera encheu ele de “sabacu” no vestiário depois daquele GOL.

    Valeu.

  • Valdir disse:

    Os senhores lembram dos últimos jogos do Ceará no brasileirão da série B do ano passado? Foi sofrimento muito para se livrar do rebaixamento. Agora, continua no mesmo sofrimento para se livrar da eliminação precoce do campeonato cearense. O quê está acontecendo com o Barcelona do nordeste? O clube com a folha mais cara do Brasil? do clube com maior número de títulos ( vide Penta fajuto ) do nordeste? tem muito é “FOBA”!!!!!!

  • Givanildo Oliveira disse:

    Tudo pro Ceará e com sofrimento meu fi, mas no fim a gente sempre consegue, diferentemente do patrimônio histórico da série C que é só sofrência a anos, Pablo que o diga, #NuncaFuidaTerceira!

  • Bucho de canapu disse:

    Complicado brother graziane, abraço!

  • Luiz Carlos Costa disse:

    “Pau que bate em Chico, também bate em Francisco !”
    De tal expediente, a vítima da vez tem usado e por isso mesmo inclui o Leão em um caso, em que o único culpado é ele mesmo, que não venceu suas partidas contra times teoricamente mais fracos.
    Mas, não há que se falar em “abertura”; o Fortaleza enfrentou 2 partidas com o que tinha de melhor disponível. O time titular estava muito cansado, com jogadores machucados, por conta da maratona de jogos e das duas desgastantes partidas diante do Bahia; no jogo, o goleiro do Leão fez defesas incríveis, quando ainda estava 0x0; e a bola que entrou foi indefensável; além do mais, não se pode tirar o mérito do Guarani que precisava, e buscou o resultado. Quando o Fortaleza perdeu para o Uniclinic, todos acharam um placar passível de ocorrer – é o mesmo caso.

  • João Ximenes disse:

    Ó !

    REPITO:
    NÓS, já ESTA(va)MOS DENTRO, e se a formação que for pro jogo vai PREJUDICAR alguém…
    QUE NÃO SEJA NÓS MESMOS trazendo mais CONTUSÕES do que já tivemos até aqui !

    E QUEM QUISER QUE SE VIRE !

    E tenho dito.

  • João Ximenes disse:

    Tenho nada a ver com isso, mas…

    POST:
    “FORTALEZA: derrota para o Guarani também pode ajudar Eles LÁ”

    E ajudou de fato !
    Serviu pra mostrar uma NOVA REALIDADE pro campeão do Nordeste, que ficou sem Norte.

    Como EU disse, tenho nada a ver com isso. MAS TÔ DE OLHO.

  • Carlos Lima disse:

    torcida que comemora derrota do seu time. nunca vai deixar de ser torcida de terceira divisão. cada time tem a torcida que merece. pense em uma União perfeita.

  • Jr.Tricolor disse:

    É a primeira vez em que vejo um time GANHAR de 5 x 1 e a torcida ir protestar o time!!!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 3 =