Os resultados das partidas de ida das semifinais do Campeonato Cearense deixaram Fortaleza e Uniclinic muito próximos da final da competição. Será muito surpreendente se Guarany e Guarani conseguirem reverter a desvantagem de 3 a 1 e 2 a 0 respectivamente. Ambos, com piores campanhas, precisam vencer fora de casa por três gols de diferença, algo improvável demais, quase na casa do impossível. Só não dá para cravar porque é futebol.

Caso Fortaleza e Uniclinic façam efetivamente as finais será um encontro bastante justo. Comandado por Maurílio em campo e Jurandir Junior na retaguarda, a Águia da Precabura construiu um elenco do zero. O conhecimento de ambos do futebol nordestino foi fundamental para a formação de um time que não tinha nenhum jogador contratado. Em meados de outubro as conversas começaram e no dia 1 de dezembro todos os atletas se apresentaram.  O grupo ganhou ótima condição física e trabalhou muito. Desde o começo da competição ficou nítido que algo diferente tinha ali, ainda que a folha de pagamento seja de apenas 80 mil reais.

O Fortaleza mudou de rumo no meio do estadual. A troca de Flávio Araújo por Marquinhos Santos se mostrou muito acertada (vale lembrar que este blogueiro foi contra a saída de Flávio por achar que era preciso dar mais tempo ao treinador). A nova comissão trocou o jeito tático da equipe atuar, trouxe mais conhecimento e estudo, recuperou jogadores e foi muito bem nos confrontos grandes do Campeonato Cearense e na Copa do Nordeste. Com uma equipe que trata bem a bola e dono da maior receita entre os quatro semifinalistas, carrega a responsabilidade e obrigação de ser campeã.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles