Depois de um início ruim, a campanha do Ceará após seis rodadas de Série B já pode ser considerada boa no quesito classificação. São 10 pontos em 18 disputados, a sétima colocação, grudado no G4, já que o Brasil tem 11 pontos e está entre as equipes que hoje subiriam para a Série A.

As construções dos resultados, entretanto, deixam o torcedor de cabelo em pé, mas não se pode acusar Sérgio Soares de implementar algo surpreendente. É o estilo dele, que gosta da bola e do ataque, de ser protagonista, tomar iniciativa, mas que tem problemas para compensar isso com uma boa defesa e os espaços para o adversários ficam à disposição. Quando o técnico treinou a equipe em 2013 e 2014, o  estilo  de fazer e sofrer muitos gols era semelhante, claro, com peças diferentes.

Neste momento o Ceará tem 12 gols marcados na Série B, média exata de dois por partida, algo que chama a atenção positivamente. Não é fácil ter esse desempenho, até porque apenas em uma partida, na derrota contra o Atlético-GO por 1×0, no Castelão, a equipe não balançou as redes adversárias.

O sistema defensivo é o terceiro pior da competição. Só não sofreu gol justamente na pior partida do time, paradoxalmente na vitória sobre o CRB por 3×0, fora de casa. Por falar em campanha como visitante, o alvinegro é o terceiro melhor time atuando longe de seus domínios. São seis pontos conquistados em nove disputados.

Tagged in:

,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles