Não é novidade para ninguém: as equipes do Norte e Nordeste que disputam a Série B do Campeonato Brasileiro raramente jogam aos sábados de tarde diante de times de outras regiões. A CBF e TV elaboram a tabela faz anos dessa forma, basta observar o histórico. É uma forma de proteger as equipes visitantes do eventual calor, algo sem pé e nem cabeça, já que não se trata de nenhum ambiente impossível para se praticar o futebol e como se nas regiões Sul e Sudeste do Brasil não existissem temperaturas altas.

É importante ficar claro que os clubes do Nordeste não querem atuar aos sábados à tarde em função da vantagem da temperatura, inclusive porque ela não existe. Querem esse dia e horário por causa da renda e da presença de público, já que os estádios ficam muito mais cheios. (levantamento do site Sr Goool mostra que a média aumenta cerca de 60%).

Conversei com o presidente do Ceará sobre o assunto e Robinson de Castro afirmou que já fez uma solicitação formal aos detentores dos direitos de transmissão a também para a CBF. O dirigente quer que o Ceará atue mais nos sábados vespertinos e, além disso, deseja evitar o horário das 19:15h durante a semana em função do trânsito ruim de Fortaleza, que dificulta muito a chegada do torcedor ao Castelão.

Nesta temporada, o Ceará jogou em casa apenas um vez num sábado, às 16h. As outras três partidas como mandante foram às 19:15h (Atlético-GO e Goiás) ou às 21:30h (Londrina) durante a semana.

Em 2015, o alvinegro entrou em campo cinco vezes aos sábados à tarde. Três contra nordestinos – Vitória, Santa Cruz e Sampaio Corrêa – além de Oeste e Macaé (mas porque era rodada final e todos os jogos ocorreram no mesmo horário).

Já em 2014 foram apenas três das 19 partidas como mandante aos sábados à tarde. Duas contras nordestinos, Náutico e Icasa, e a outra contra o Vasco, por interesses da TV.

(Colaborou Erick Bruno)

Tagged in:

, ,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles