Futebol do Povo

Ceará venceu “bola no chão” do Oeste ao impor agressividade

1522 33

Por André Victor Rodrigues

Ceará e Oeste disputaram jogo movimentado no Castelão, na noite desta terça-feira, 21, pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Vovô venceu por 1 a 0, com gol de Wescley, e teve como principal mérito a postura agressiva nos contra-ataques. Anulando o estilo “bola no chão” do Rubrão, os alvinegros deram mais um passo de grande importância para brigar por vaga no G-4.

Quem acompanha o trabalho do competente técnico Fernando Diniz não teve nenhuma surpresa na proposta de jogo do Oeste. O time montado no 3-4-3 apostou na manutenção da posse de bola e na sequência de troca de passes até a área adversária. Sem chutes desorientados, buscou a condução da bola de pé em pé, a partir do goleiro Felipe Alves.

Diante do perfil da equipe paulista, o Ceará investiu no forte combate no meio-campo para quebrar as jogadas do oponente e encurralá-lo dentro de seu próprio espaço. Também aproveitou as roubadas de bola ou erros de passe dos rubro-negros para engatar contra-ataques rápidos.

O primeiro tempo foi de superioridade ofensiva dos alvinegros. Logo no início do jogo, o camisa 1 do Oeste partiu para boas defesas em chutaço de Rafael Costa e também no cabeceio com endereço de Charles. Na investida mais perigosa dos visitantes, Valdo fez pênalti infantil em Crysan. Éverson realizou excelente defesa na cobrança rasteira de Léo Arthur.

Em meados dos primeiros 45 minutos, o técnico Sérgio Soares demonstrou justa incomodação: Felipe Alves tinha total liberdade para iniciar a construção da troca de passes no Oeste. O treinador do Vovô chamou atenção da sua linha de frente, para que agredisse e pressionasse mais as intenções de líbero do goleiro. E de fato passou a surtir efeito sobre a saída do Oeste, que viu-se obrigado a dar alguns chutões e foi mais induzido a errar.

Bill teve importante papel ao puxar bons lances de ataque. Aos 40 minutos, o centroavante arrancou em contragolpe veloz e deu belo passe para Rafael Costa. Contudo, o atacante dominou mal e desperdiçou grande chance de abrir o placar.

Importante ressaltar que, apesar de raros lances discutíveis, a arbitragem deixou o jogo correr sem marcar faltas desnecessárias e isso tornou a partida mais ‘pegada’ e com mais movimentação.

Para o segundo tempo, uma mudança decisiva. O meia Ricardinho não conseguiu se encontrar no jogo. Errava bastante, descontinuava lances de ataque, comprometia a mobilidade do esquema arquitetado por Sérgio Soares. Foi substituído por Wescley, que reestreou pelo Alvinegro. Logo aos 2 minutos da etapa final, o meia aproveitou a sobra dentro da área para mexer no marcador: 1 a 0.

O Oeste não abriu mão da sua forma de levar a partida. Tampouco o Ceará, que seguiu conquistando contra-ataques para tentar ampliar a vitória. Quando teve finalizações contra sua meta, o Vovô apresentou mais compactação na defesa, com jogadores fechando o cerco para evitar expor o terreno de Éverson de forma comprometedora. Ainda assim, sobraram algumas bolas para o goleiro alvinegro defender providencialmente.

Foram três pontos dos seis que serão disputados em casa nesta semana para o Ceará. E mais uma vez com evoluções a serem destacadas no trabalho de Sérgio Soares, tanto na articulação ofensiva que amadurece quanto na capacidade de ler o adversário para superá-lo.

Recomendado para você

33 Comentários

  • Leandro Gonçalves disse:

    Não foi um jogo brilhante. Mas estou muito feliz porque esse time está aprendendo a segurar resultados e estamos fazendo o valer o fator casa….

    Estamos em 3º lugar na tabela…Pra desespero dos estatísticos do blog atribuindo tendencias de descenso ao vozão…

    Mas amigos alvinegros,ainda precisamos de contratações. Eu tenho medo da empolgação e o presidente esquecer de trazer peças…Ainda precisamos de mais 1 meio campo…Outro lateral,todas as jogadas pelo lado do Thalysson causavam arrepios…Enfim,vamos cobrar desse presidente negrada,estamos jogando na conta do chá…Porque depois que a janela de contratações se fechar,aí vai ser só reza pra jogador não se contundir,ser suspenso ou sempre estar num dia inspirado…

    Saudações alvinegras…

  • Leao favorito ao acesso disse:

    Virj, pensei que so meu leao fosse favorito ao acesso

  • CARLOS LIMA disse:

    com essa vitória terminamos a Rodada em quarto lugar (20 pts) 1 ponto do segundo colocado
    Atletico de Goiás (21 pts).. para INVEJA e Desespero dos coitados torcedores do Liaum (14 anos na 3a divisão ).

    para esses coitados torcedores do Liaum (14 anos na 3a divisão) que torciam para que o Ceará fosse jogar em 2017 na Série C, a torcida deles agora vai ser pelo não acesso do Ceará p/Série A
    esses pobres coitados como não tem alegria de ver o TIMECO deles conseguir o acesso p/Série B
    só lhes restam torcer para que o Ceará não consiga o acesso para a Série A.

    quanto ao jogo, o resultado foi mais do que justo, o Ceará foi melhor nos dois tempos e poderia ter vencido por um placar mais folgado,. mas ainda precisar melhorar e ainda precisa contratar mais alguns jogadores.. para fortalecer o elenco.

    Nunca fomos de Terceira Divisão..e com certeza absoluta não será em 2017 que isso irá acontecer..esse ano a luta é pelo acesso, assim como aconteceu em 2013 e 2014..onde por 3 ou 4 pontos o Ceará não chegou na Série A.

    • Sérgio Filho disse:

      Kkkkkkkkkkkkkk. esse time aí? Subir para a série A? Meu amigo, com esse time aí, o único G-4 que vocês vão se manter é no do Campeonato Cearense de 2017 ( talvez nem isso, visto que o atual local de vocês é o quinto hahahaha )

      Você vive dizendo que o Fortaleza vence os jogos na SORTE, pois sempre o adversário perde muitos gols, enquanto o Fortaleza tem duas ou três chances e acaba vencendo.

      Porém, onde está você para dizer que o teu ” super time ” venceu o CRB por 3×0, quando foi pressionado e dominado o jogo inteiro ?

      Onde está você para dizer que o teu ” super time ” precisou de um gol contra e de uma entregada de bola do zagueiro do Goias, para vencer o jogo quando tudo estava equilibrado?

      Onde está você para dizer que o teu ” super time ”, quando estava empatando por 0x0 com o Londrina, viu o atacante adversário perder um gol debaixo da trave e sem goleiro, onde o gol poderia ater mudado a partida?

      Onde está você para dizer que o teu ” super time ”, viu o time adversário ( Oeste ) perder um Pênalti e boas chances quando o jogo ainda estava 0x0?

      A lógica é a mesma, meu caro.

      Você que gosta muito do SE, do TALVEZ e do PODERIA, devia dizer que o teu time venceu esses jogos na SORTE, como você tanto gosta de falar dos outros.

    • ue disse:

      Realmente eu lhe dou toda a razão, o time do kanal já subiu sem menor duvida, eu queria desde já parabenizar a voce e a todos os torcedores do Ceará pelo acesso, e acho que não vai ser só o acesso, o titulo também, tenho a impressão que o jogo contra o Vasco na 19ª rodada sera o jogo da disputa da liderança, e o kanal vai vencer de 4×0; tá jogando o fino da bola, eu vou mandar um e-mail para o Tite pra vim ver um jogo do Ceará e fazer desse time a base da seleção brasileira, é uma boa ideia, afinal é o melhor time do Brasil na atualidade, e poderia ser a base da seleção brasileira

  • Valterlan disse:

    Agradeçam esse resultado ao ótimo goleiro do Ceará que defendeu um penalti quando estava 0x0 e fez boas defesas que garantiram o resultado, os alvinegros tem que rezar e muito para esse rapaz não se contundir ou ser suspenso pelo cartão, porque a defesa do Ceará é uma mãe. E as previsões do Carlos Nostradamus Lima, estão se concretizando o Ceará já subiu e o Leão não disputará nem o mata mata.

  • Nilton Cesar Vieira Silva disse:

    Coitado, esse gato de peruca é sim favorito mas a ficar talvez no mata-mata e A MORRER NA SÉRIE C.

    Bom jogo o de ontem e,

    SA

  • Pedro disse:

    Em 7 meses, o Ceará ganhou dos adversários que humilharam o F3C na humilhante terceira divisão: Macaé, CRB, Sampaio Correa, Brasil de Pelotas e Oeste. “interessante não?!”

  • João Ximenes disse:

    Vou ser PRÁTICO e DIRETO:
    1. Se aquele FELIPE tá num bom dia nesse jogo, teriam metido mais uns 3.
    FELIPE esteve mal e não conseguia se quer, usar o seu forte: EXPLOSÃO.

    2. OESTE mostrou ser um time TRABALHADO, sabe o que quer no jogo, e por pouco não consegue melhor resultado.

    3. Esse GOLEIRO Deles LÁ(os daqui) tá cada dia mais pegador de bola.

    4. O GOLEIRO do OESTE é meio amalucado(deu até “bain” de cuia no jogo).

    5. O GOL dá nem pra “butar” na conta de : ENTROSAMENTO, COLETIVO, TRABALHO.
    Pode “butar” na conta da cagada incondicional(pense num “caba” cagado).

    6. Jogar com um time que tem paciência e segura o jogo na forma COLETIVA CONSCIENTE(Oeste), é de deixar o adversário pensar o jogo e arriscar menos.

    7. Saber esperar, depois de fazer o resultado(Eles LÁ- os daqui), é sinal de EVOLUÇÃO(aumentando).

    8. 1 X 0 que poderia ter sido 1 X 1; 2 X 2, se levar em consideração, o que muitos gostam de pregar: O VELHO “SE”(“se” fulano jogasse; “se” goleiro não pegasse o penalte; “se” não perde o penalte).

    9. “SE” era o que queriam(entrar no G-4)… CONSEGUIRAM.

    10. Manter-se onde está e melhorar ainda mais dentro do jogo É O GRANDE DESAFIO.

    • Leandro Gonçalves disse:

      A verdade,Ximenes,é que à despeito das limitações técnicas do elenco alvinegro,
      a cada jogo o time vem mostrando mais ímpeto…Nas últimas partidas,de uma forma mais organizada…Muitos falam que a defesa alvinegra ainda é o calcanhar de aquiles da equipe. Eu já acho que é o meio-campo. Ainda sinto falta,nesse atual grupo ,daquela vellha pegada na meia-cancha…Time que agride no meio-campo,e consequentemente ganha jogadas por aquele espaço,aumenta em muito as chances de sucesso…Com a entrada do João Marcos o setor ficou mais resguardado,digamos assim.Mas longe do ideal…Ainda há muita leniência .A prova são os inúmeros contra-ataques que são mal construídos e desperdiçados,fruto da lentidão de alguns atletas e em alguns casos ,falta de compactuação,compactuação esta que deixa inegavelmente a zaga exposta…Espero que com o tempo,com mais treinamento,com a chegada de mais jogadores para o elenco,isso seja resolvido de uma vez por todas…
      Com o atual espírito da equipe,os pontos no castelão serão em sua maioria conquistados…Mas o que vai definir o verdadeiro caráter desse elenco serão os jogos fora de casa…Somente os times mais ousados e inteligentes,que obterem muitos pontos fora de casa,lograrão o tão sonhado acesso…

      Se contra o Brasil-Rs, o Ceará fez até então a sua melhor apresentação dentro de casa,ainda estamos em busca de uma apresentação digna de um time que merece o acesso,duelando nos domínios do adversário….Aguardemos…Muita água ainda vai passar por debaixo do canal alvinegro…hahahahhaa

      saudações do clube mais popular do estado…

  • João Ximenes disse:

    Ah !
    FOI UM JOGÃO DE BOLA, no primeiro tempo.
    No segundo, OESTE continuou no seu “tic taca” sem maior objetividade, enquanto Eles LÁ(os daqui) pensaram melhor na hora de agredir) e o jogo acabou CAINDO num “marasmo” daqueles maioria do tempo(correria com baixo aproveitamento dos dois lados).
    COMPARANDO OS DOIS TEMPOS.

    No geral, podemos creditar: 45 primeiros minutos de JOGÃO; e + uns 15 minutos no segundo tempo, no que dá uma boa média e… FOI UM BOM JOGO !

  • Robson disse:

    Mais uma vez, a euforia do kanelal não tem razão de ser. Afinal, todo mundo sabe que o time do terreno alheio no G4 é igual a uma vaca no telhado: você pode não saber como chegou lá, mas sabe que vai sair de um jeito ou de outro.

    Saudações Tricolores.

    • Felipe Alencar disse:

      Gostei da sua analogia com a vaca, Robson. Embora todos estejam vendo, rodada a rodada, como o Maior Time do Estado está agora entre os 4 primeiros da Série B, à despeito de suas previsões fajutas e invejosas.

      Mas eu gostei tanto da sua analogia que também farei uma com o seu timeco de terceira. O Liaum é igual o tubarão-duende: existe há uma porrada de tempo mas nunca saiu das profundezas (da Série C) do oceano.

      À propósito, as semelhanças com o tubarão-duende são tantas que o Jorge MarMota deveria mudar o mascote do time para ele: vive nas profundezas do oceano (a carniça vive nas profundezas da Série C); raramente é visto em águas rasas e, quando é visto, geralmente é morto ou pra morrer (assim como a carniça na Série B ou em outras competições mais importantes); é feio de meter medo (assim como o time da carniça jogando) e, por fim, é cego (assim como a torcida do Liaum, que não enxerga a ruindade e incompetência do time).

      Saudações Alvinegras

    • Leandro Gonçalves disse:

      E mais uma vez,é notório o seu grau de carência… Faz de tudo pra aparecer….kkkkkkkkkkkkkkk

      Rapaz, se inscreve pro BBB17,lá é um ambiente mais propício pras tuas asneiras e tuas necessidades comoventes de ser notado….

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Saudações alvinegras…

      • Robson disse:

        Obviamente, se alguém aqui, em algum momento fosse fazer referência a um programa como BBB, teria que ser alguém com seu nível cultural e intelectual.

        Depois de promover Dubai à categoria de país e de tantas outras colaborações “brilhantes” suas neste espaço, acho firmemente que você deveria eximir-se de acusar outros de escrever asneiras.

        Já que, evidentemente, você perdeu o senso da realidade deve tentar manter ao menos o senso do ridículo. Embora esteja claro que é trata-se de uma tarefa hercúlea para você.

        Saudações Tricolores.

        • SINGH disse:

          Um caso estupenda de megalomania!
          O de Robson.
          Suas analogias, obviamente, são sensatos.
          Se alguém se atreve a fazer uma analogia sobre seu querido leão, então, obviamente, é uma analogia pobre.
          A referência ao BBB é, obviamente, uma referência para o melhor lugar para Robson exibir seus talentos para um grande público.
          Mas torna-se uma ferramenta para o homem a criticar níveis intelectuais !!
          Como é que importa se alguém sabe se Dubai é um país ou um estado ou uma cidade ??
          Mas quando Robson fica sem argumentos, então para ele qualquer coisa é válida para ataques pessoais desagradáveis ..
          Triste..

    • jorge luis disse:

      Ao contrário do time tricocotinha do curral fundado 5 vezes que tá longe de ser uma vaca no telhado na Série C… pois todos sabemos como lá chegou e mais ainda que de lá NUNCA sairá!!! KKKK!!!

  • Felipe Alencar disse:

    Ei André Vítor, aprova esses comentários mais rápido, cara!

  • Raimundo Urubu disse:

    No ano passado até a sexta rodada o Ceará era um dos primeiros da Série B e quase não consegue escapar da Série C. Nesse ano acho que vai ser difícil escapar da Série C. Depois me digam.

  • Blind Guardiam disse:

    Pobre futebol brasileiro. Desgraçado futebol nordestino. Praga do canal imundo de Porangabussu.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • Magal disse:

    Mais uma vez o Ceará bateu em pai do liaum.está faltando quem agora? Ajudem-me a descobrir porque são sete anos de sofrência.

  • VOVÓ zinha disse:

    Meus imundos netinhos do cansl porque tanto ódio e rancor da torcida leonina. Devemos admitir que eles são maiores e melhores que a gente do canal mesmo. Né mesmo? Vou botar minha dentadura……….peraí……………

  • CARLOS LIMA disse:

    2012 o Oeste (1×1,3×1) eliminou o Liaum ( 14 anos Série C ) o Ceará venceu o Oeste (1×0 )
    2013 o Sampaio (2×2) tirou o Liaum (14 anos Série C) do Mata- Mata, o Ceará o venceu (3×2)
    2014 o Macaé (0x0, 1×1) eliminou o Liaum no Mata- Mata, o Ceará venceu o Macaé( 2×1, 1×0)
    2015 o Brasil de Pelotas (1×0, 0x0) eliminou o Liaum no Mata-mata, o Ceará venceu (3×0)..

    OBS: todos esses times ELIMINARAM o Liaum da Série C, o Ceará venceu todos eles.. e acreditem , os torcedores do Liaum, mesmo assim dizem que o time deles é melhor e maior do que o Ceará.

    • ue disse:

      Vamos aos detalhes Carlos Lima, nos dois jogos em 2015 do kanal contra o Sampaio foram duas lapadas 1×0 e 3×2, a já sei esqueceu, contra o Oeste perdeu em Itapolis 2×0 e empatou 1×1 em casa, só venceu o Macaé, porque não fez essa estatistica em 2015…………. contra o Brasil só jogaram duas vezes esse ano e venceram, mas o jogo em Pelotas em 1985 levou uma lapada de 4×0 e ainda tem o jogo da volta esse ano será que o poderoso kanl vai ganhar de 3×0 de novo……, então deixa para fazer esses estatisticas idiotas quando terminar a serie B 2016

  • Chico caucaia disse:

    Como ficou a história do dinheiro do Esporte interativo, Jorge mota diz que pagou dívidas, e a torcida tricolor reclamar por contratações, este filme é o mesmo da época da Santana têxtil. ..ah brasil

  • João Ximenes disse:

    LEANDRO,
    Leandro Gonçalves – 22 de junho de 2016 às 15:54

    “A verdade,Ximenes,é que à despeito das limitações técnicas do elenco alvinegro,
    a cada jogo o time vem mostrando mais ímpeto.”

    Vejo ao contrário meu caro LEANDRO !
    Acho que o time demonstrava mais ÍMPETO antes, quando partia DESORGANIZADO e deixava a sua reta guarda DESGUARNECIDA.
    Hoje não. O time tá mais CONSCIENTE e CONSISTENTE, justamente porque CONCLUIU-SE que estavam tentando fazer um jogo, onde as peças que compunham a equipe não eram as adequadas para tal, mesmo jogando com três volantes(Baraka, Richardson, Marino).
    Problema residia EXATAMENTE ai: TRÊS VOLANTES.
    Os três titulares até então, todos queriam está muito próximo da área(ambos fizeram gols), mas IAM… os TRÊS DE UMA VEZ, deixando o buraco no meio.

    A entrada do JOÃO MARCOS, além de ter sido PROVIDENCIAL, mantém um VOLANTE fixo; estão jogando somente com dois(Richardson é o outro), meteram mais um homem no meio(Ricardinho), e com isso ficaram mais ENXERTADO no setor(João Marcos, Richardson, Felipe, Ricardinho), no que dificulta o trabalho de times como por exemplo o Oeste, que é de trabalhar mais a bola.
    Só acho, e até frisei lá em cima, que “SE” FELIPE estivesse num bom dia, teriam metido mais uns 3.
    Problema foi que, com a entrada de mais um homem no meio, FELIPE ficou mais recuado, ficando muito distante da área pra usar o seu melhor(a explosão e habilidade individual), além de ter ficado mais bloqueado a penetração pelo meio da defesa adversária devido ao homem que entrou e mais os dois atacantes(Bill e Rafael – o do binóculo).
    Aliás, o RAFAEL(o do binóculo) tá devendo.

    Por fim, ACHO que falta encontrar A PEÇA que faça com que FELIPE jogue mais perto da área, pois a sua habilidade por lá(próximo da área) pode ser muito mais útil do que a tentativa de fazer com que ele MARQUE no jogo, mas FIQUE SUMIDO na parte ofensiva.
    Não posso nem vislumbrar algo mais, pois só conheço os jogadores que vi jogando até aqui, e não sei se tem essa peça a disposição pro Sérgio Soares fazer essa mudança.
    A princípio faria, quem sabe: inverter as posições, recuando RICARDINHO adiantando FELIPE pra mais próximo da área.

    O QUE VOCÊ ME DIZ ?

    Gosto de DEBATER na boa.
    Um DEBATE PRODUTIVO é bem mais produtivo.

    A propósito…
    Tão falando da possível contratação do RICHARLYSSON.
    TAÍ ! quem sabe não seria essa a peça.
    Jogador agudo; faz mais de uma função no jogo; e é CANHOTO.
    Percebeu que vocês não teem um jogador CANHOTO do meio pra frente ?
    Ter no jogo um CANHOTO e um DESTRO pelo meio vai dá mais EQUILÍBRIO.

    O QUE VOCÊ ME DIZ – 2 ?

    Valeu.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 18 =