Futebol do Povo

Reposição ideal do time titular ainda é desafio no Fortaleza e custou liderança do Grupo A

1123 40

Por André Victor Rodrigues

No último domingo, a equipe do Fortaleza voltou a registrar má atuação e empatou com o Salgueiro fora de casa por 1 a 1. O resultado tirou a liderança do Grupo A das mãos do Leão ao fim da 6ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Perda de posição na tabela que está ligada diretamente aos problemas enfrentados pelo técnico Marquinhos Santos na hora de repor com qualidade peças do time titular. Enquanto não encontra a melhor forma de lidar com desfalques e ausência de jogadores que começaram a temporada, a oscilação intensificou o alerta para os tricolores nesta primeira fase da competição.

Desde que começou a Terceirona de 2016, o Fortaleza perdeu jogadores que vinham assumindo papeis importantes no time – Dudu Cearense e, especialmente, Jean Mota. Além disso, o Departamento Médico no Pici tem enfrentado dias de muita movimentação – Lima, Daniel Sobralense e Juliano se recuperam fisicamente após casos de contusão.

Enfrentar este processo tem nitidamente desnorteado planos da comissão técnica na hora de formatar o time. Há dois jogos sem vencer, o Leão não consegue devolver ao meio-campo a solidez vista antes quando o time estava “fechado”. Entra aí, claro, a discussão sobre o quanto as peças de reposição do Fortaleza foram preparadas para assumir protagonismo no time em momentos de urgência ao longo do Brasileiro. Pelo que mostraram até aqui, são opções muito aquém do perfil traçado por Maquinhos com os 11 principais.

Contratados para a Série C, Leozinho e Maranhão decepcionaram nas atuações medíocres e que pouco somaram ao coletivo tricolor. O primeiro teve oportunidade como titular contra o ABC e foi infrutífero da meia ao ataque. Já o segundo entrou no decorrer do segundo tempo, sem inspirar confiança para garantir vaga entre os que iniciam a partida. Guto na volância dispensa comentários, quando coloca-se o jogador diante da vaga deixada por Juliano. Sem muito ritmo, Clebinho integrou a lacuna deixada na articulação contra o Salgueiro.

O Fortaleza conquistou empate na última rodada. Viu o adversário pernambucano impondo muita pressão. Sofreu com arbitragem ruim, mas não há de se responsabilizar por completo esse detalhe, visto a já alarmante falta de consistência que o time tem na ausência de jogadores titulares durante dois ou mais jogos. Se antes a questão era não saber se portar em casa, agora o debate se alastra: o questionamento se volta para como o time não consegue encontrar dentro do elenco possibilidades para manter o bom nível.

Inevitavelmente, muitos dos torcedores tricolores priorizam o mata-mata da Série C pelo histórico recente de insucessos. O Leão pode não fazer uma campanha tão destoante dos seus concorrentes de chave como nos anos anteriores e, muito bem, passar pelas quartas de final e conquistar o acesso. Mas é preciso que o time tenha novas alternativas para se chegar até lá sem sustos. E isso, pelo demonstrado nos dois últimos jogos, passou a faltar ao time.

A equipe tricolor volta a campo no próximo domingo, às 18 horas, no Castelão, quando enfrentará o líder ASA-AL para tentar retomar a ponta da tabela. Até lá, Marquinhos Santos e sua equipe terão uma semana movimentada para tentar encontrar solução eficiente para um time que sofreu limitações técnicas dentro do seu antes considerável leque de alternativas táticas.

Recomendado para você

40 Comentários

  • Valterlan disse:

    Esse empate foi um premio pelo que o Fortaleza não produziu, muitos erros de passes, mesmo antes do Clebinho ser expulso e time do Salgueiro abusou de perder gols, graças ao Berna conseguimos esse ´ponto, só espero que no jogo contra o Asa os Juliano volte e o Correa saiu, porque ele ta sendo um a menos no time, vamos ver se FEC volta a jogar o bom futebol de antes; eu sei que vai aparecer kanalense que vai dizer que esquema 1-10 não vai funcionar ate o final, que o time não vai para o mata mata, que vai ate ser rebaixado, e que o time do kanal vai ser campeão da serie B, pronto já me antecipei ao Carlos Lima.

  • CARLOS LIMA disse:

    agradeçam ao Berna o resultado de empate, pelas chances desperdiçadas pelo Salgueiro, era para o placar ter terminado (4×1) no minimo.pois assim como aconteceu no jogo anterior contra
    o ABC, o Salgueiro mandou e desmandou em campo.e fez o que
    quis com o FRACO time do Liaum.

    se continuarem com esse futebol MEDÍOCRE, em que passam 90 minutos do jogo sendo dominados pelos adversários, talvez nem consigam chegar no MATA-MATA. o pobre do Marquinhos Santos, anda tão desnorteado, que se quer teve coragem de acompanhar o time
    nessa viagem, mesmo que não pudesse ficar no estádio, devido a expulsão no jogo anterior
    poderia ter ficado junto com os jogadores no Hotel e passado orientações sobre o jogo.

    mas parece que o Marquinhos já está sentindo as coisas irem por água abaixo, e talvez esteja preparando uma fuga do Barco antes que ele afunde.

    • Amaury/41 disse:

      Uma fonte bem próxima à diretoria me confirmou que o Marquinhos se recusou a pagar a viagem do próprio bolso. Diretoria não tinha como enviá-lo.

  • FABIANO disse:

    Prestenção, LEÃO.
    Não existe time campeão sem banco.
    A União e a raça fazem a força.
    Cadê as reposições a altura?
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • gago disse:

    FORTALEZA, O MAIOR TIME DA SÉRIE C PODE BEM SE CLASSIFICAR PARA O MATA MATA.
    O MARQUINHOS SANTOS NÃO TEM VARIAÇÕES DE JOGO. ACOMODOU-SE.
    ACHO QUE DESSE JEITO A GENTE PERDE ATÉ DO IMUNDO CANAL.
    BOOOOOORA LEÃO!

  • CARLOS LIMA disse:

    toda a boa campanha feita no Estadual e Copa do Brasil se resumiram a 7 jogadores em boa fase tecnica :
    Everton, Jean Mota, DuDu Cearense ,Pio,Juliano e o goleiro Berna. dois desses (Jean e DuDu ) foram embora , e quebraram em parte a estrutura formada. no meio campo. quando o Everton
    não joga, o time fica sem um jogador para armar as jogadas, quando o Juliano e o Pio não jogam, o time fica sem uma boa marcação no setor de meio campo.

    resumindo: é um time com um elenco LIMITADO. em que os reservas em sua grande maioria, são fracos e não dão confiança ao treinador na hora das substituições.

    o coitado do Jorge Mota, NÃO tem um “PAU para jogar num GATO”.. tá mais LISO do que uma pedra de gelo..gastou o pouco dinheiro que tinha nos cofres, com as contratações dos “CRAQUES” Ronaldo, Maranhão, William Simões, Edmar, Guto, etc..

    • Valterlan disse:

      Engraçado Carlos Lima, você vem falar em liseira, será que voce ouviu o apelo do seu amado presidente Robson de Castro pedindo pelo amor de Deus para torcida do kanal comparecer aos estádios, pois o kanal o time mais rico do futebol mundial, pode não ter dindin para pagar os salarios do jogadores e nem segura -los caso algum time da serie A queira levar, você vai dizer que é mentira, porque segundo você se tem um clube que nada em dinheiro esse time é o kanal, ele disse que o custo do CT é 300 mil mês, e folha passa de um milhão de reais, e o socio torcedor é menor que o do Leão e não tem renda, e ele ja antecipou cotas de TV, faça seu socio torcedor CL

      • CARLOS LIMA disse:

        Valterlan, teremos ( Ceará x Bahia ) no próximo Sábado na Arena Castelão, público que vai ser acima de 25 mil pagantes, e na 19a rodada teremos Ceará x Vasco, público acima de 30 mil pagantes, pode ter certeza que as rendas desses dois jogos irão ajudar
        bastante os cofres do Ceará.

        já o jogo Liaum x ASA de Arapiraca, eu aposto que o público não chegará aos 10 mil pagantes..

        • Valterlan disse:

          Carlos Financeiro Lima, esses publicos projetados por voce depende de desempenho do time, mesmo com bom desempenho o maior publico foi de 15 mil, e o time recebeu uma merreca da renda tirando os descontos, para um time que tem um custo mensal de 1,8 milhões, vai ficar dificil segurar essa peteca ate o final sem contenção de despesas, eu acho que esse tão falado CT vai ficar fechado por algum tempo por contenção de despesas, mas na sua cabeça o Ceará é o time mais rico do mundo, e o Leão o mais liso, então continue pensando assim, que o Kanal quebra financeiramente, ou seja o acesso para o time do kanal é questão de sobrevivencia no inicio de 2017, pois não terá a copa do nordeste, voce como financeiro sabe disso.

    • Robson disse:

      Seria engraçado ler um alvinegro falando em “liseira” exatamente no fim de semana em que o presidente do clube alvinegro deu entrevista reclamando da situação financeira do próprio clube, afirmando com todas as letras que “não tem mais de onde tirar dinheiro”.

      Digo que “seria” engraçado por que vindo do Carlos Lima, alguém sabidamente de higidez mental questionável, não tem o mesmo efeito hilariante. Fica parecendo mais uma sintoma da loucura habitual.

      Saudações Tricolores.

      • CARLOS LIMA disse:

        a diferença é que o Ceará terá ainda mais de 25 jogos pela Série B, afora 1 jogo ou mais jogos pela Copa do Brasil. teremos Ceará x Bahia e Ceará x Vasco.. jogos que
        trarão grandes públicos..

        e para seu desespero Robson (cara de pau ) o Ceará continuando no G4, a torcida
        vai comparecer em maior número. nos jogos restantes na Arena Castelão..

        • Robson disse:

          E todos esses grandes jogos vão dar 15 mil de público ?

          Ou o clube vai se virar com 3 mil sócios torcedores adimplentes ?

          Se a brilhante ideia for essa, teremos muitas entrevistas lamuriosas do presidente alvinegro.

          De qualquer forma, basta um jogo do Leão no mata-mata par superar esses públicos “maravilhosos” que você já prevê, gênio das finanças.

          Saudações Tricolores.

        • ue disse:

          Nenhum time consegue manter a regularidade durante 25 rodadas, basta 3 tropeços e uma saída do G-4 para esse graaaaaannndeee publico falado por você desaparecer.

      • Matheus disse:

        Rapaz o RC só faltou chamar a torcida do timinho dele de modinhas , já tá até dizendo que vai começar a atrasar a folha de pagamento pq a torcida não vai ao estádio e o sócio torcedor é uma vergonha …

        Vish…

  • MATA MATA MATADOR ALVINEGRO disse:

    Época de São João….

    Cai Cai balão (leão)

    Cai Cai balão

    Na terceira divisão

    É pra já é pra já é pra já
    No mata morre
    não vou chegar….

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Amaury/41 disse:

    Não sei se li o texto errado. Há três rodadas esse time era cotado, pela imprensa em geral, para vencer até a Eurocopa entrando no lugar do País de Gales. Agora acontece isso!!! WTF?!?!?!

  • Leandro Gonçalves disse:

    Eu ainda não entendo como tem torcedor terceirino que critica o São Berna. Não fosse ele,a derrota teria sido certa ontem…
    Apesar da nitida pelada realizada ontem,sinceramente,o torcedor 7C não tem motivos para maiores preocupações. É notavel a falta que o Everton faz no time. E quando voltar ,sem dúvidas o nível das apresentações vai melhorar. No mais,a mediocridade e incompetencia dos outros adversários são latentes e se sobrepoem à mediocridade geral do clube brasileiro mais vezes participantes da terceirona. Portanto,amigos tricolores,fiquem tranquilos,que no mata-mata vocês vão chegar sem muitos sobressaltos…

  • Carlos Lima disse:

    o que está acontecendo é que está faltando dinheiro. e como diz aquele ditado popular
    ” onde falta o pão, todos gritam e ninguém tem razão”.. o Jorge Mota não tem dinheiro
    para fazer contratações o elenco tem mais de 32 jogadores, e desses 32 jogadores, conta-se
    nos dedos de uma mão, os jogadores que tem qualidade. ( Everton, e mais um ou outro )

    logo sem ter um elenco de qualidade, com os reservas sendo fracos , quando os titulares não podem jogar e precisam colocar os substitutos..a decepção aparece.
    será que CADEIRAS irão VOAR na Arena Castelão em outubro ????

    • ue disse:

      Heyy Carlos Lima vai fazer teu sócio torcedor, pois teu presidente ta chorando pedindo para os kanalenses irem ao estadio, pois parece que a torneira que jorrava dindin lá em porangabuçu parece que a cagece mandou cortar

  • Carlos Antonio disse:

    O time do Fortaleza é como uma pedra jogada pra cima… Sobe, Sobe no início até chegar o ponto da velocidade zero… daí ela cai com a mesma velocidade! Já vi esse filme antes…

  • Barbosa disse:

    Tem muita gente boa nos comentários, mas tem muita gente baixa do canal fedorento e imundo. Muitos pessimistas e muitos coxinhas. Isso não deve desestabilizar nosso Leão de Aço, que conta com muitos jogadores experientes.
    Calma gente. Vamos esperar prá ver se o Fortaleza ganha do Asa e termina esse primeiro turno na liderança.
    Onde e como estão o Éverton e o Juliano? O Daniel voltou ao normal e quando joga é em câmera lenta. Que demora. Já deu prá descansar. Precisamos do time completo e mais contratações.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • Barbosa disse:

    Tem muita gente boa nos comentários, mas tem muita gente baixa do canal fedorento e imundo. Muitos pessimistas e muitos coxinhas. Isso não deve desestabilizar nosso Leão de Aço, que conta com muitos jogadores experientes.
    Calma gente. Vamos esperar prá ver se o Fortaleza ganha do Asa e termina esse primeiro turno na liderança.
    Onde e como estão o Éverton e o Juliano? O Daniel voltou ao normal e quando joga é em câmera lenta. Que demora. Já deu prá descansar. Precisamos do time completo e mais contratações.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • Henrique Honesto disse:

    A OPERAÇÃO LAVA JATO NÃO DEIXA MAIS O DINHEIRO “VOAR” FÁCIL. ACABOU-SE A MAMATA. O CANAL TÁ FALIDO.
    O LEÃO PELO MENOS TEM 3 MIL E 500 SÓCIOS A MAIS QUE A CARROÇA DESENGONÇADA, QUE TEM UMA VERGONHOSA MÉDIA DE PÚBLICO.
    AINDA ACREDITO NA GARRA DO TIME DO LEÃO DO PICI.

    • Felipe Alencar disse:

      “Vergonhosa média de público”, leia-se “a segunda maior da Série B”.

      Saudações Alvinegras

    • Valterlan disse:

      Henrique eu tô achando que é isso mesmo, depois da operação lava jato, estranhamente o time mais rico futebol mundial, no caso o kanal, o presidente passou a falar em falta de dinheiro, o que antes sobrava e muito agora falta, é muito estranho, atenção Sergio Moro manda o japonês da PF lá na avenida joão pessoa.

  • Helio Franco disse:

    André fez uma boa análise. Carlos Lima também está certo um ponto importante sobre a situação do Fortaleza no momento. Não dá para negar. Como eu havia comentado antes: havia um Fortaleza até as duas partidas contra o Flamengo na Copa do Brasil. Com um Time entrosado, com padrão, e com peças importantes em boa forma (Dudu, Jean Mota, Felipe, Juliano, Everton, Lima, Berna, sem falar em Anselmo). E há um Fortaleza hoje, sem Dudu, sem Jean Mota, e sem Everton (DM, Juliano(DM), Lima(DM). Dos reservas que entraram o único que teve efetividade foi o sobralense, mas também está no DP. Marquinhos Santos tem de fato o desafio de reconfigurar o Fortaleza com o mesmo material dispõe. Salve o tricolor! E Carlos Lima não me engana, apesar da pirraça que faz, no fundo ele gosta do Leão. Se interessa pelo tricolor.

    • Julio Rocha disse:

      Sério mesmo, ótimo comentário.
      É exatamente o que eu penso.
      No entanto, teremos a volta do Lima e do Juliano, já ajuda muito.
      Quanto ao Ewerton, breve estará de volta e teremos mais prumo.
      Falta mesmo fez o Jean Mota, acho que o Dudu não foi lá essas coisas.

      E finalmente, também tenho a mesma opinião quanto ao estimado e indigitável Carlos Lima. Ele comenta muito mais nas matérias acerca do Leão do que do próprio time dele. Inclusive já fiz até um levantamento aqui sobre isso.

  • Robson disse:

    Não dá pra esperar muito de um time que tem Correia se arrastando no meio de campo e o Guto recuperando dezenas do bolas apenas para devolvê-las imediatamente ao adversário.

    Horrível, para um time que passou uma semana supostamente treinando, foi uma exibição abaixo da critica.

    Porém, é possível ver um aspecto positivo: mesmo quebrando a bola e sendo prejudicado pela arbitragem, o time consegue pontuar e continuar invicto fora de casa.

    Saudações Tricolores.

  • Tony disse:

    Esses pequenos tropeços só me levam a crer que estamos no caminho certo. Talvez o grande erro ocorrido nos ano anteriores é que o time ficava anos luz à frente dos demais adversários do grupo, o que provocava certa desmotivação para intensificar o ritmo de preparação para a fase de jogos eliminatórios. Desta vez, a derrota para o ABC mostrou como o possível adversário que vier do outro grupo jogará no Castelão. Ou seja, atrás, esperando os contra-ataques. Foi assim com o Oeste, com o Macaé e, ano passado, com o Brasil.

  • Magal disse:

    Cadê o J. Ximenes que não comentou ainda o fracasso do time dele? O verdadeiro representante da terceira que escapou da D por um dedinho d e nada?

  • João Ximenes disse:

    CARA(s),
    Até quando vão ficar usando essa DESCULPA ESFARRAPADA: “a falta do Dudu e Jean.”
    Aqui mesmo na matéria tem esse argumento: “Fortaleza perdeu jogadores que vinham assumindo papeis importantes no time – Dudu Cearense e, especialmente, Jean Mota.”
    Dudu já tem pelo menos umas 4, 5 rodadas que tá fora e Jean quase isso.

    VÃO PROCURAR UMA LAVAGEM DE ROUPA !

    VERDADE é que o MARQUINHOS não tá conseguindo(ou sabendo) RECOMPOR o nosso lado esquerdo que era o nosso grande diferencial, e isso já era demonstrado antes do EVERTON se machucar e sair do time.
    Pô MARQUINHOS… FALTA UMA PEÇA SOMENTE(Simões e Everton tão aqui ainda).
    Essa PEÇA, APOSTO tem lá. Falta é VISUALIZAR, “butar” pra jogar e dá o devido moral, como foi dado pro SIMÕES que era uma baba, mas acabou encaixando no time quando tinha as três peças.
    Não tá conseguindo VISUALIZAR tal jogador… então, mete o JULIANO que é “canhoto”.
    JULIANO, é essa peça MARQUINHOS !
    É só “butar” ele pra marcar o lado esquerdo ao invés do direito que já tem por lá 3(Felipe improvisado na lateral, Correa e Pio).
    É TÃO DIFÍCIL ASSIM ENXERGAR O ÓBVIO ?!

    O time desde o início da temporada vem jogando TORTO e com IMPROVISAÇÕES.
    TORTO: Sem zagueiro canhoto e com Juliano marcando o lado direito sendo canhoto;
    IMPROVISAÇÕES: zagueiro destro no lado esquerdo e Felipe de lateral sendo volante.

    Pro próximo jogo: Berna, Felipe, Erivelton(Lima), Edimar, Simões; Correa, Pio, Juliano, Natan; Leozinho, Anselmo.

    Caso JULIANO não tenha condição de jogo, mete o RAILAN na lateral e leva FELIPE pra volância; LEOZINHO no JUNINHO que não acrescentou nada nesse jogo(Leozinho além de ter velocidade, é canhoto e pode auxiliar o lado esquerdo quando sem a bola); CLÇEBINHO não pode, tá na hora de meter NATAN(indicação do próprio MARQUINHOS SANTOS) no meio, pra gente ver o cara em ação. PRONTO !

    PEÇAS tem lá… agora tem de “butar” os caras pra jogar.
    Se é pra ficarem o tempo todo SENTADOS no banco de reservas ou assistindo os jogos de casa, MELHOR A FAZER É DISPENSAR e ir atrás de quem pode ajudar.
    DESCULPA DE JACÚ, é…

    Até quando vão ficar usando a mesma JUSTIFICATIVA(desculpa esfarrapada) pra tentarem ENCOBRIR uma catástrofe, que como nos anos anteriores vem se desenhando.

    PRESTENÇÃO MARQUINHOS.

    SERÁ O BENEDITO !!!!!!!!!

  • Henrique Honesto disse:

    Meu irmão, 7 mil de média de público na série B, e ainda é um dos primeiros colocados. É uma vergonha. O LEÃO nunca ficou com a média abaixo de 9 mil.
    Grato
    Henrique Honesto.

  • marcos disse:

    Todo mundo já sabe como termina esse filme

  • Gigante todo assado disse:

    Batata do leao ta mais assada que meu carritel depois que comecei a andar com uma galera! Eita ..

  • Blind Guardiam disse:

    Nas Série A e B que o Fortaleza participou, a média era todo ano acima de 10 mil espectadores. Sendo que na Serie A de 2004 o Leão foi o segundo lugar do Brasil em público e renda. E na Série B de 2005 foi o primeiro lugar em tudo.
    TRICOLOR DE AÇO ACIMA DE TUDO!

  • Helio Franco disse:

    João Ximenes para técnico Jacu nervoso rs

  • João Ximenes disse:

    Tô bem ATRÁS de tu MAGAL !

    Agora você, parece, faz questão de chegar primeiro !

    A propósito, TEU TIME empatou ontem numa PELADA de doer nos olhos.

    “Assistis-tes” ou “dormis-tes” como EU ?”

    Valeu.

  • João Ximenes disse:

    MAGAL,
    Só pra COMPLEMENTAR e lhe INFORMAR:

    Pelo visto você não acompanha a Czona, e tá só de “bucha de canhão”.

    INFORMAÇÃO: Esse Salgueiro tinha jogado 2 vezes em casa e VENCIDO os dois jogos.
    Ou seja, tinha 100% de aproveitamento em casa.

    LEÃO DE AÇO, apesar dos pesares, FOI LÁ e trouxe um ponto, mesmo acontecendo aquilo tudo no jogo(se você assistiu, precisa nem tá repetindo aqui, que pode parecer desculpa).

    GUARDADAS as proporções, o TEU TIME empatou ontem com o Bragantino que é um dos integrantes do Z-4 da Bzona, numa PELADA sem tamanho(fui foi dormir no intervalo).

    E ai ?
    Conseguiu ver o teu jogo todo… ou foi dormir também ?
    Já me viu ATRÁS DE TU aqui nos comentários ?

    Abraço.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − sete =