Futebol do Povo

Estudo e assimilação da proposta de jogo conduzem Ceará em crescente na Série B

2002 23

Por André Victor Rodrigues

Os primeiros meses do Ceará em 2016 foram completamente improdutivos e geraram prejuízos que o torcedor alvinegro não esquecerá tão fácil. Contratações sem retorno, a teimosia e falta de habilidade na prancheta de Lisca, a temporada que não começou quando deveria ter começado. Ao resetar o planejamento equivocado para tentar salvar a temporada às vésperas da Série B, a diretoria do Vovô assumiu o risco. Hoje respira mais aliviada por acertos pontuais, que têm importância crucial no bom momento atual vivido pelo time no Brasileiro.

Ao vencer o Náutico em casa, no último sábado, o Alvinegro de Porangabuçu subiu para a vice-liderança da Segundona. Está sem perder há quatro partidas – três vitórias e um empate. Uma crescente que passa fundamentalmente pelo retorno do técnico Sérgio Soares e sua competência em estudar as melhores formas de se montar uma equipe competitiva. Mas também pela qualidade de assimilação mostrada pelo grupo de jogadores, ajustado durante as primeiras rodadas da Série B.

Os tropeços foram indicando os caminhos para Sérgio. E admitir que o time não estava rendendo e precisava de mudanças, sem aquela teimosia do treinador que começou o ano à frente do Ceará, fez com que as correções providenciais fossem tomadas a tempo de deixar os alvinegros no páreo pelo topo da tabela.

No setor defensivo, João Marcos deu segurança e se tornou companheiro ideal para Richardson sair com mais tranquilidade e desempenhar melhor sua função. Valdo e Charles dão melhor cobertura defesiva no miolo de zaga, expondo menos Éverson, algo que não ocorreu em jogos com Sandro e Antonio Carlos. Wescley chegou para assumir a carência na meia. Antes bastante questionada, a dupla Bill e Rafael Costa ganhou importância para além gols – tornou-se taticamente relevante na pressão sobre a saída de bola adversária e na ampliação de contra-ataques.

Essa evolução no coletivo do Ceará veio pelo diálogo. Técnico e auxiliares analisam os desempenhos e tem demonstrado a hora correta de corrigir cada jogador dentro do plano tático. E os jogadores tem assimilado as orientações com fundamento. Mesmo ainda com deficiências e atuações questionáveis dentro do time titular – caso de Thallyson, por exemplo – a aplicação de maior disciplina nos treinamentos trouxe mais harmonia ao time. Se falha em um quesito, busca compensar em outros e assim segue pontuando.

O Vovô teve uma forma traumática para acordar nesta temporada, sendo eliminado no Campeonato Cearense e ficando de fora da Copa do Nordeste de 2016. Mas parece ter aprendido a lição de que não se basta contratar reforços para entregá-los a distribuidores de colete. É com implementação de padrão de jogo – “compactação” e intensidade”, no caso de Sérgio Soares – que se vai longe numa disputa acirrada de pontos corridos como é a Segunda Divisão.

Recomendado para você

23 Comentários

  • ue disse:

    Pelo andar da carruagem, só existem duas vagas para o acesso a serie A 2016, pois as outras duas já estão nas mãos do Vasco e do Kanal, pois o time ta jogando muito e o goleiro Everson quase não faz defesas, porque o esquema tático maravilhoso do Sergio Soares, não permite que o time tome sustos, todas as vitorias são bem tranquilas e serão ate a 38ª rodada, acesso e titulo garantido, parabéns antecipado.

    • Carlos Lima disse:

      Ue. não tenho a ambição de ser Campeão da Série B. e sou bastante consciente que o
      Vasco tem o melhor time e o melhor elenco da competição. e que certamente será o Campeão da Série B.

      o Ceará conquistando o acesso na ultima rodada, com um gol aos 45 minutos do segundo tempo, eu estarei satisfeito. e ainda temos que melhorar bastante, para
      conseguirmos o acesso .

      precisamos ainda de mais algumas contratações..um atacante de área (só temos o Rafael costa e o Bill ) e mais um volante..e mais outro zagueiro.

      para certas “FIGURAS” como o Robson (cara de pau) que diziam que o CEARÁ iria brigar para não ser rebaixado..deve tá doendo essa segunda colocação do CEARÁ ,
      atrás apenas do Vasco da Gama.

  • Fábio disse:

    Embora seja torcedor do Ceará discordo da matéria. O elenco e o time do Ceará é fraco e a sorte é o bom goleiro que temos têm sido decisivas para a boa posição do time. Apenas de passagem, lembremos dos jogos com Oeste e CRB e Sampáio, não fossem o goleiro e a sorte, teríamos de sete a nove pontos a menos, na parte inferior da tabela e a matéria teria outro tom, tenho certeza. Houve evolução sim, mas pouca e devido à entrada de João Marcos, que organizou mais uma vez meio campo do time. Sem dois laterais e um atacante para o lugar de Rafael Costa, que é improdutivo e não consegue se quer completar uma jogafa, não chegaremos lá.

    • Amaury/41 disse:

      Sai daí, torcedor de time de terceira disfarçado!

    • sofredordovozao disse:

      Mas dizer q o Vozao teve sorte é algo obvio, afinal, ela, a Sorte, é nossa parceira fiel q nunca nos abandona, se nao fosse ela nao teriamos os titulos q temos e nem a torcida q temos, numa hipotese boa, estariamos numa situacao similar a do Ferrao.

  • CARLOS LIMA disse:

    o time está assimilando o que o Sergio Soares está querendo, houve uma melhora em relação
    ao sistema defensivo. que era o ponto mais fraco do time que melhorou bastante após uma
    maior compactação de todos os setores..

    estamos no caminho certo, vencendo os jogos em casa e trazendo pontos fora de casa..para INVEJA e desespero de “figuras” como o Robson (cara de pau ) e de outros torcedores do time que mais ENVERGONHA o Futebol do nosso Estado.. o Liaum (14 anos na Série C). para esses pobres coitados, a “LUTA” do Ceará em 2016 seria para escapar do REBAIXAMENTO para a Série C.. e ao contrário do que esses pobres INVEJOSOS desejavam, o CEARÁ está em segundo lugar , na LUTA pelo ACESSO.

  • Leandro Gonçalves disse:

    Muito bem pontuado o momento atual e como se chegou a ele,André…Não sou hipócrita para chegar aqui e dizer que o campeonato cearense não deixou marcas. Obvio que sim. Mas não vivemos remoendo e lamentando aos santos diariamente por um fatídico 5° lugar no cearense,como os adeptos da terceira divisão supoem e bradam aos 4 quantos do mundos,acreditando ,assim,que nos arrasam psicologicamente… Tudo que vem de baixo é indiferente porque o 5°lugar do ultimo manjadinho é o vice-lider da SÉRIE B! Isso é fato e lógico…
    Falando do jogo,o alvinegro,como de hábito,tornou complicado o que poderia ter sido a nossa vitória mais tranquila nesta SÉRIE B, até então . Abriu 2×0 com consciência. Eis que com a chance de fazer 3×0 e sacramentar o duelo,Rafa Costa bate o penalty e perde. Ele não merece mais ser o cobrador oficial.Dando uma olhada pela internet dos penaltis batidos por ele,fica evidente que ele não tem repertório para os penais.Mas o dominio alvinegro no primeiro tempo foi inquestionável.
    No segundo tempo,diria que foi abaixo do ideal,sobretudo por sofrer ,no inicio,uma pressao do Nautico,e consequentemente o gol…Contudo,o diferencial desse grupo,jogo após jogo tem sido essa assimilação tática e vontade de vencer. Esses fatores,aliado ao fato do Nautico também ter seus problemas de criação,reequilibraram a partida e o vozão fez valer o fator casa…Mais 3 pontos ,é o que importa.
    O time tem muita coisa pra melhorar? Certamente. Me assustou o cansaço visivel de muitos jogadores no meio do segundo tempo.Bil parecia que tinha corrido uma maratona no deserto.Perdeu outros 2 gols cara à cara…
    Ainda sinto falta do toque de bola,de maiores triangulações;o time ainda apresenta falhas e falta de treinamento na saida de bola após o tiro de meta;contra-ataques ainda são desperdiçados…O principal atacante numa seca de gols e tentando em alguns momentos resolver sozinho também é preocupante.Sergio Soares deveria entrar com Rafinha logo de inicio,penso eu.

    Vida que segue e amanhã em busca de mais uma vitória. Sem essa de querer,a essa altura querer ser campeão do certame. O time tem que pontuar ao máximo pra se manter no G4 ou ficar perto dele até o fim…Assim que tem que ser…
    E obvio,contratações ainda são bem vindas,André. O time vem jogando na conta do cha ainda.Não custa lembrar,a competição é longa. Vamos precisar de um bom banco…

  • sofredordovozao disse:

    Contrariando a logica, o nosso time, mesmo sem muitos reforços depois da pessima atuacao no manjadinho, ja esta nas cabeças da Serie B.

    Avante Presidente Robinson, meu voto e de toda a torcida do Vozao ja é seu !!!!

    Vozao rumo ao Brasileirao 2017 !!!

  • João Ximenes disse:

    Vi o jogo e: ACHO QUE PULARAM MAIS UMA FOGUEIRA !
    Bem conveniente nessa época de Festas Juninas.

    FÁBIO tá certíssimo;
    AMAURY/41 precisa acordar;
    LEANDRO tá consciente quando diz: “Sem essa de querer,a essa altura querer ser campeão do certame. O time tem que pontuar ao máximo pra se manter no G4 ou ficar perto dele até o fim.”

    Como disse, vi o jogo, e acho que o EQUILÍBRIO, comparando com o jogo anterior que mostrou evolução quanto ao antes, andou oscilando desta vez.

    MAS, como bem disse o LEANDRO… PONTUAR é o segredo.
    Querer dá um passo maior que as pernas, pode voltar aquela IMPRESSÃO de tá tudo bem, e pra quem tem consciência no assistir futebol… TÁ esses balaios todo não viu ?!

  • Robson disse:

    A piada é que tem alvinegro falando em campeonato da série B.

    Parece que voltamos a 2014. O time kanalense, com esse mesmo técnico, fez um primeiro turno avassalador, chegou a abrir 5 pontos para o segundo colocado.

    O discurso do kanelal era otimismo, o acesso (e o titulo!) estavam garantidos, mas aí veio o 2º turno e o timaço foi dissolvendo feito um comprimido de farinha.

    Não é novidade, mas que é engraçado, ah isso é.

    Saudações Tricolores.

    • Felipe Alencar disse:

      A piada é quem tricolorido de terceira se roendo com a boa campanha do alvinegro na Série B.

      Após ter tido campanhas desastrosas no começo do ano, os kurralenses estavam anmados, achando que finalmente o Ceará se baixaria ao nível deles e cairia para a infame terceira divisão. Mas, vendo o contrário acontecer, já estão se roendo todo. Coitados.

      Obviamente, ainda não tem nada ganho e nem garantido. Como bem enfatizou o torcedor encubado do Ceará, Robson, em 2014 o time chegou a liderar e acabou ficando em 8º, se não me engano.

      O importante, como foi mencionado pelo Leandro, é fazer o dever de casa e pontuar fora, seja com vitória ou empate. O que importa mesmo é terminar a Série B entre os 4 primeiros.

      E Robson, não culpe os alvinegros por estarem animados com a campanha do time, afinal de contas, praticamente em toda Série C vocês já dão o acesso como favas contadas e esse ano já começaram foi falando em buscar o título.

      kkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkk
      kkkkkk
      kkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkk

      Saudações Alvinegras

    • Doutor Danilo disse:

      So lembrando que se for comparar com anos passados o retrospecto do liaum é bem parecido todo ano, tirando o ano que era pra ter sido rebaixado e nao foi pelo dedim do carlinho gala!
      Saudações!

    • Carlos Lima disse:

      Robson (alienado ) em 2014 o Ceará sofreu o desgaste físico ,ele chegou na FINAL da Copa do Nordeste, chegou na FINAL do Estadual, e chegou nas fases finais da Copa do
      Brasil, eliminando o Internacional, e sem contar os 19 jogos da primeira fase da Série B.

      o Ceará em 2014 foi um dos times que mais jogou no BRASIL. e esse desgaste físico foi
      o principal motivo da queda de rendimento no segundo turno da Série B. após ter terminado o primeiro turno em primeiro.

      em 2016, o Ceará NÃO chegou nem na semi final da Copa do Nordeste..
      não chegou na FINAL do Estadual. esse fator será determinante para conseguir o
      acesso para a Série A.. pois não houve um desgaste físico excessivo dos jogadores.

    • Mais engraçado do que 60 mil pessoas chorando e quebrando cadeiras não é mesmo.

    • Mais engraçado do que 60 mil pessoas chorando e quebrando cadeiras não é mesmo.

    • jorge luis disse:

      Rapaz, as tricocotinhas do time do curral fundado 5 vezes insistem em desacreditar o maior do estado. Assisti a todos os jogos do meu alvinegro e, de fato, muta coisa ainda precisa ser acertada, sobretudo a defesa e um apoio mais ofensivo dos flancos. Mas otimismo, nós alvinegros, sempre devemos ter pelo nosso clube do coração. Um clube que continua sendo o parque dos campeonatos estaduais, o único a participar de competições internacionais, o único a ser campeão invicto de uma Lampions League e NUNCA (repito NUNCA) ter participado de uma Série C do Brasileiro. A pobre Stelinha, entra ano, sai ano, continua no calabouço da Série C e só de lá sairá se conseguirem mudar os critérios de disputa… porquê no mata-mata, ÊIÊ!!! ÊIÊ!!! kkkkk!!!

  • Matheus disse:

    Rapaz o RC só faltou chamar a torcida do timinho dele de modinhas , já tá até dizendo que vai começar a atrasar a folha de pagamento pq a torcida não vai ao estádio e o sócio torcedor é uma vergonha …

    Vish…

  • DANIEL VIANA disse:

    Enquanto isso pelas bandas do Pici, escapou de uma goleada psicodélica contra o gigante Salgueiro. Fora a derrota para os reservas do Uniclinic e para o ABC, sim este ABC que perdeu pro ceará la em natal e aqui no castelão ano passado quando o vozao estava caindo pelas tabelas. kkkkkkkk, e ainda tem gente aqui que tem coragem de falar mal do ceara.

  • Damasceno disse:

    Prezado FG,depois de uma luta titanica,contra suas grandes limitações,o kanal esta conseguindo reverter aquela tendencia de queda que se iniciou desde o ano passado.
    Os numeros não mentem jamais.
    A teoria de que a melhor defesa é o ataque, pilar do modo de jogar que o SS,implanta em times os quais treina ,vem conseguindo este feito.
    Pelo meno o fantasma do rebaixamento ele conseguiu momentaneamente afastar.
    Vamos acompanhar e ver o que ele consegue até o final desta época.
    ST

    • jorge luis disse:

      De longe considero o Sérgio Soares o melhor técnico para comandar o Ceará… mas como o minha jóia aí falou: “os números não mentem jamais”… são 7 vitórias, 2 empates e 3 derrotas e 23 pontos conquistados… o Vozaum já pontuou mais esse ano que em todo o 1° turno do ano passado. Apesar do time tá longe de ser o ideal, ele tá fazendo o que precisa: pontuar. Ninguém precisa ser matemático ou estatístico para supor que se continuar assim, se não subir vai passar perto disso. Logicamente, tudo vai depender da regularidade do time, do número e seriedade dos jogadores lesionados, da quantidade de jogadores bons que deixará (ou chegará) no time durante o certame, etc, etc. Limitações todo time tem. Por exemplo, o Stelinha tem uma forte limitação todo ano: o mês de novembro… KKKKKK!!!

  • Leandro Gonçalves disse:

    Eu não sei o que os patetinhas de 3 cores querem falando em media de público…Qual a media de vocês na cezona? Assim como o mandatário alvinegro,o presidente 7C quase enxarca de lagrimas e preocupações os jornalistas so comentar sobre o público contra o cuiaba após quase 2 meses sem o clube jogar no castelao… Na pelada em questão,uma renda liquida de 15 mil reais. No jogo contra o Abc,a renda foi identica. Um soma que não compra nem 10 mangas pro almoco da leoa nem muito menos uma lata de tinta pra pintar o portao do CT do Ribamar Bezerra,que está em ruinas e em vias de desmoronar….
    Antes de falar em público,nos supere. Mas nos supere largamente.Lembrando que o recorde de público pagante na arena ainda é do alvinegro ,final do nordestao.
    Lotar em jogo de mata-mata? Kkkk KKKKKKKKKKKKKKK
    Quantos aos milhares de socios torcedores a mais,não se engane. Com um socio torcedor com o preço de um marujinho,onde socio da direito a outro aderir pelo valor de um pirulito pop,seria obvio que vocês iam ter incriveis 2 mil socios a mais…Kkkk KKKKKKKKKKKKKKK

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × cinco =