A construção do 3×0 no primeiro tempo diante do América-MG foi mais do que suficiente para o Fortaleza garantir, pela primeira vez em 15 anos, a classificação para a quarta fase da Copa do Brasil.  O resultado de 4×1 vale prestígio nacional, confiança para o restante da temporada, 840 mil reais de cota e mais a renda como mandante do jogo das oitavas de final da competição, contra Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro, Santos, Inter, Grêmio ou Atlético-MG (sorteio de mando e do confronto ocorre na terça-feira que vem).

A vitória mostrou que o elenco conseguiu deixar a Série C de lado temporariamente, demonstração de força psicológica. Também é relevante observar que nos treinamentos da semana Marquinhos Santos planejou uma escalação simples e ofensiva que deu certo especialmente na primeira etapa, deixando Pio no banco – presente em todas as prévias – e colocando Juninho no ataque, além de Éverton, Anselmo e Daniel Sobralense, trio que agora tem 34 gols marcados na temporada. O time funcionou com movimentação, trocas de posição, velocidade, inteligência, concentração no passe e bom aproveitamento nas finalizações.

Defensivamente o Fortaleza mostrou alguns problemas, especialmente com Lima, mas o zagueiro – que fez o gol de abertura do placar e deve ser elogiado por isso – teve a sorte de contar com companheiros – primeiro Felipe e depois Ricardo Berna – para protegê-lo duas vezes em falhas individuais importantes. Esse mesmo Felipe, bem enquanto esteve em campo, foi responsável, já no segundo tempo, por uma bobagem enorme ao reclamar da arbitragem e ser expulso. Atitude sem sentido, que precisa ser, no mínimo, repreendida pela comissão e diretoria de futebol.

O gol do América-MG saiu logo depois do Fortaleza ficar com um a menos, falta cobrada pelo bom Danilo. O Tricolor então se viu obrigado  a voltar a forçar ofensivamente o jogo – sair da perigosa mesmice de apenas administrar a vantagem – e logo marcou o quarto gol, com Corrêa.

A classificação então se confirmou na goleada. E ela chegou com a honra de um elenco que tem atitude positiva e veste a camisa da forma que o torcedor deseja. E com o mérito técnico e tático de ter eliminado mais uma equipe que está na Série A do Campeonato Brasileiro. Indiscutível.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles