Já no Rio Grande do Sul para enfrentar o Brasil, em Pelotas, amanhã, o Ceará ocupa o nono lugar na Série B com 40 pontos, a sua sua pior colocação na tabela desde a quinta rodada, quando era o 11º.
Apesar de ter voltado ao G4 na quarta posição após empatar com o Luverdense por 0 a 0, na terça-feira da semana passada, no Castelão, o Alvinegro viu muitos dos seus concorrentes diretos pontuarem na 27ª rodada. Assim, o alvinegro caiu cinco colocações desde então.
Na última sexta, o Vovô foi ultrapassado por Criciúma e Avaí, que venceram respectivamente Sampaio Corrêa e Joinville por 1 a 0. No sábado, mais três times passaram o Ceará: CRB e Bahia (que empataram em 2 a 2 em Alagoas), além do Londrina, que venceu o Vila por 2 a 1, com um gol marcado já nos acréscimos.
Mesmo diante deste cenário e levando em conta que a equipe somou apenas sete dos 30 pontos mais recentes disputados –  são dez jogos sem vitória, com sete empates e três derrotas – o Ceará está distante apenas dois pontos do G4.
MISTÉRIO
Para o confronto, Sérgio Soares tem os retornos confirmados do goleiro Éverson e do volante Richardson, que cumpriram suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. O técnico, que faz mistério sobre a escalação de Felipe ou Lelê no meio-campo, mostrou otimismo especialmente ao analisar as atuações recentes contra Londrina e Luverdense. “Nós evoluímos muito daquilo que vínhamos apresentando. Além do volume de jogo, nós melhoramos nossa forma de atacar o adversário, trabalhamos com mais objetividade, a postura está com mais organização e força”, sentenciou.
Na quinta colocação da Segundona, com 41 pontos, o Brasil é o quinto melhor mandante, com 69,2% de aproveitamento dos pontos atuando no estádio Bento de Freitas. Foram 13 jogos, com oito vitórias, três empates e duas derrotas. O Ceará, como visitante, tem a sexta melhor campanha da Série B. São três vitórias, cinco empates e cinco derrotas, 35,9% de aproveitamento.

Tagged in:

,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles