Futebol do Povo

Com Marquinhos Santos, ex-Fortaleza, Figueirense piora desempenho na Série A

2302 34

Ao trocar o Fortaleza na véspera do mata-mata da Série C pelo Figueirense, lutando contra o rebaixamento na Série A, o técnico Marquinhos Santos usou seu livre arbítrio e o direito de ir e vir de qualquer cidadão que não esteja detido.

Deixou pelo caminho muitos torcedores revoltados pelo momento em que o Fortaleza estava, mas também teve compreensão por optar por um desafio importante na primeira divisão, além de melhorar sua situação salarial.

Sua missão em Santa Catarina, pelo menos por enquanto, não vai bem. Quando Marquinhos Santos chegou, o Figueirense estava na 17a colocação, com 28 pontos em 26 jogos, média de 1,07 ponto por partida. Já nas oito rodadas com o novo técnico, a equipe somou apenas cinco pontos em oito jogos, média de 0,62 ponto por partida. Agora, com 33 pontos, a equipe está em 18o. lugar, seis pontos atrás do Vitória, primeiro time fora da zona de rebaixamento, correndo risco enorme de cair.

Evidente que o elenco do Figueirense é limitado e Marquinhos Santos não pode ser responsabilizado diretamente pela eventual queda, mas o trabalho do treinador, que foi contratado com missão imediatista, não tem dado resultado.

Recomendado para você

34 Comentários

  • Marcos Santiago disse:

    Esse é o tipo de matéria sem o menor cabimento que só mostra o quanto os jornalistas de nossa imprensa são fracos e precisam ficar desenterrando defunto.

    Isso nada mais é do que a falta de conteúdo para abordar em um blog, sendo mais uma das inúmeras tentativas desesperadas para atrair leitores para essa coluna. Está explicado o porquê do blog passar tanto tempo inativo e sem matérias produtivas .

    Esse é o tipo de comentário sem o menor cabimento que só mostra o quanto alguns leitores não conseguem criticar sem ofender e precisam de xingamentos para terem algum tipo de atenção.

    Isso nada mais é do que a falta de conteúdo e inteligência para abordar em um comentário, sendo mais uma das inúmeras tentativas desesperadas de ofender jornalistas por puro despeito. Está explicado o porquê alguns leitores são pouco produtivos.

    FG

  • Leandro Gonçalves disse:

    É o tipo da coisa ,Graziani : ganhar em time pequeno é fácil…Quando pega uma camisa mais pesada aí o bicho pega…!!!

    De qualquer forma,antes perder na série A ganhando muito dinheiro,do que virar chacota no mata-mata da série C,isso seria a pior maldição na vida de qualquer técnico…! Quem se mistura com os porcos,porco vira…kkkkkk

    Saudações alvinegras…

  • CARLOS LIMA disse:

    o Marquinhos tinha que escolher entre ser “ELIMINADO” no Mata- Mata da Série C
    e ficar desempregado em Outubro, com poucas chances de ser contratado por algum
    clube, ou fazer um contrato com o Figueirense até 2017 mesmo sendo rebaixado para
    a Série B.

    o Marquinhos é inteligente, ele viu que o Liaum seria ELIMINADO no Mata- Mata, ele sabia
    do histórico do time dos anos anteriores, ele sabia que enfrentaria o Juventude de Caxias,
    e tinha certeza que os seus jogadores “amarelariam” no jogo da volta na Arena Castelão.

    ele fez o que qualquer pessoa inteligente faria, pulou fora de um Barco que estava próximo de afundar.. assim como afundou em 2010 (águia de Marabá ) 2012 (Oeste) 2013 (sampaio )_
    2014 ( Macaé ) 2015 (Brasil de Pelotas ) e agora 2016 (Juventude )

  • CARLOS LIMA disse:

    o Marquinhos é um treinador limitado, que só sabia jogar em um ùnico sistema de jogo
    jogando no “erro” do adversário, como se diz no popular “por uma bola ”
    estava levando sorte , porque muitas vezes os adversários não aproveitavam as chances
    e o seu time tinha duas chances no jogo e fazia 2 gols.

    mas ele foi inteligente, ao prever que o seu time (Liaum ) seria ELIMINADO no Mata- Mata,
    e que ele ficaria “marcado” por essa eliminação, como ficaram os treinadores anteriores,
    o Vica, o Chamusca, e outros que tiveram o AZAR de treinar um time que NASCEU para se
    eternizar na Série C.

    podem trazer o Mourinho, o Guardiola, ou o TiTe,, para disputarem
    o Mata- Mata da Série C, treinando o Liaum, que mesmo assim, o time
    será ELIMINADO..

  • Virgílio Matos disse:

    Agora me lembro do Muricy quando era técnico do Fluminense e foi chamado para servir a seleção brasileira.manteve sua palavra com o Fluminense mesmo deixando de ganhar muito mais grana.São atitudes raras, porém dignificam um cidadão.Marquinhos Santos não foi profissional quando largou o Fortaleza faltando apenas 2 compromissos super importantes.Falou que firmou contrato até fim de 2017,ficou mais perto da família etc.etc.
    Agora a situação ficou ruim para ele; 24 pontos jogados pelo Figueirense,ganhou 5(20,83% de aproveitamento),índice super fraco, será que o Figueirense vai manter o contrato até fim 2017?
    Será que futuros times não irão analisar sua atitude com o Fortaleza antes de firmar contrato?
    O tempo é o senhor da vida, vamos aguardar!!

  • Caio Luis disse:

    Ele queria ir pra serieB, e foi, pelo único caminho provável e possível!

  • CRISTIANO disse:

    Chacota é passar o ano e não ganhar nada, nadinha de nada.
    Quinto colocado no fabuloso campeonato cearense.
    Eliminado facilmente no nordestão e na copa do Brasil.
    deixar um acesso facílimo escapar entre os dedos onde o nível da segundona é sofrível demonstrado pelo fato de o maior time presente na serie B no caso o VAsco nem vai sem campeão.

    • Robson disse:

      Não seja tão cruel. Não é verdade que o time que quer comprar vaga na Copa do Nordeste não ganhou nada neste ano que se finda.

      Esqueceu da mundialmente consagrada “Taça Asa Branca” ?

      Saudações Tricolores.

  • GABRIEL disse:

    Marcos Santiago e Leãondro Gonçalves, achei muito oportuna a matéria do FG. Serve para mostrar que a felicidade não é só o dinheiro e interesse, não. E se vocês, injuriados e arrogantes torcedores do descolorido e desanimado ceará, não gostam das matérias do “Futebol do Povo”, é só se retirarem.
    Não precisam mostrar todo essa revolta e injúria tão característica.
    E para melhor informar, o Fortaleza Esporte Clube se encontra num campeonato brasileiro de categoria inferior a do Figueirense, Mas o clube em si é muito maior que o Figueira ou qualquer catarinense.
    Deixem disso.
    Saudações Tricolores!

    • LeaonaSerieB disse:

      Realmente, não dá nem para comparar a grandeza do Tricolor de Aço com esse fraco time do Figueirense. Não é porque o time está em uma divisão superior que é obrigatoriamente melhor. Quem é o time do Chapecoense, por exemplo? Um time sem torcida alguma, mesmo assim está na final da Sul-Americana. E não deixou de ser um time de menor expressão que o Leão. Não é a toa que o Leão, mesmo em divisão inferior. é melhor do que o time das Vovozetes do Kanal.

      • Carlos Lima disse:

        o figueirense não se encontra a 15 anos disputando a Série C. sem nunca conseguir o acesso dentro de Campo.

        o seu time o Liaum..sim. se não fosse a CBF ter virado à mesa. e colocado o Liaum na Série B. ele jamais teria jogado Série A em 2003.

        pois ainda estaria na Série C..em 2003.

  • OLIVEIRA disse:

    O MARQUINHOS SANTOS DEVE TÁ MORTO DE PREOCUPADO PORQUE O FORTALEZA NÃO SUBIU E O FIGUEIRENSE VAI CAIR KK
    SÓ UM TOLO PRÁ ACREDITAR NISSO

    ELE VAI RECEBER O SEU GORDO SALÁRIO ATÉ O FINAL DA SÉRIE A E DEPOIS PEGAR O BECO FELIZ DA VIDA.

  • LeaonaSerieB disse:

    A verdade é uma só: castigo!

    Isso também faz total sentido, sai de um time top de linha para um time preto-branco, só podia ficar apanhando mesmo!

    Se tivesse ficado, o Leão teria sido campeão da Série C e 2 peias a mais do time do Kanal das Vovozetes na Série B de 2017 já estariam garantidas!

  • Carlos Cavalcante disse:

    Marquinhos não pensou na carreira, pensou em dinheiro e disputar a série A, mesmo sabendo que não tinha capacidade de tirar o time do rebaixamento.

    Fez um contrato longo, mas se não ganhar as primeiras do ano que vem sairá da mesma forma como entrou, rapidamente. Isso se não cair ao final da série A, pois palavra de dirigente no futebol brasileiro não se aplica.

    Poderia ter levantado um clube de massa e após disso, com as boas campanhas já realizadas na Copa do Brasil e no Nordeste, teria bala na agulha para negociar até com um time de melhor estrutura que o Figueira.

    Marquinhos não se queimou apenas com o Fortaleza e sua torcida, muitos clubes ficarão com o pé atrás em sua contratação pós Figueira, afinal, qual o clube que irá apostar em um técnico que pula fora às vésperas de disputar uma final de estadual ou regional, ou que está prestes a ascender a uma divisão de cima?????

    • Henrique disse:

      Que boas campanhas Marquinhos Santos fez na Copa do Brasil e no Nordeste? Na Copa do Brasil só eliminou o Flamengo de time importante, e mesmo assim quando o Fla estava péssimo, perdendo até para o Confiança de Sergipe. E no Nordeste penou para passar de fase, num grupo com River, Botafogo-PB e Sport (que está péssimo este ano, perdeu tudo o que disputou), e logo depois foi eliminado. A única coisa que fez foi ganhar o fraco campeonato cearense, onde só tem dois times disputando, e um fez uma péssima campanha, então, sobrou o campeonato de bandeja para o outro único time do estado.

      • Carlos Cavalcante disse:

        Eliminou dois clubes de 1ª divisão com mais recursos financeiros e foi eliminado por outro clube de 1ª divisão pelo saldo de gols, então foi sim uma boa campanha na Copa do Brasil.

        • Henrique disse:

          Fortaleza eliminou Flamengo que estava em uma situação ruim (perdeu até para o Vasco uma disputa eliminatória, por aí você julga como o Fla estava mal) e o América-MG, que luta na primeira divisão apenas para não ser o lanterna. Considero a campanha do Fortaleza na Copa do Brasil razoável, porque chegou às oitavas, mas não considero uma campanha boa. Deu sorte de pegar adversários não muito fortes e/ou que não estavam em bons momentos. E foi eliminado pelo Inter, que vive um dos piores momentos em sua história.

  • Carlos Lima disse:

    o MArquinhos Santos pressentiu o desastre que aconteceria no Mata -Mata. o LIaum com ele ou com
    qualquer outro treinador seria ELiminado.

    o Chamusca esteve com o Liaum em 2014 e 2015 e
    nas duas vezes foi eliminado no Mata.Mata. em 2016 chegou no Mata.Mata. com o Guarani de Campinas. e conseguiu finalmente o acesso.

    portanto com isso.ficou provado que quem carrega
    a maldição de não passar pelo Mata.Mata. é o Liaum. e não os treinadores ou jogadores que passam por lá.

    • Sérgio Filho disse:

      Não tem essa de maldição, tem incompetência e competência. O próprio Chamusca falou que existe uma pressão enorme dentro do Fortaleza para a conquista do acesso, e isso atrapalha por demais.

      De qualquer forma, continuo mantendo minha opinião sobre aquele treinador: fraco.

      O Guarani subiu em um aborto, pois era pra ter levado uma goleada em Arapiraca, ainda no primeiro jogo, e precisou contar com o goleiro do ASA entregando dois gols para eles vencerem o jogo da volta.

      Chamusca é um treinador estudioso, sério, profissional e de boa índole, mas ainda é muito fraco em decisões e se perde por completo quando chega nessa fase. Mesmo tendo conquistado o acesso, muitos torcedores do Guarani não gostam da metodologia de trabalho dele.

      Já o Fortaleza foi extremamente prejudicado esse ano, tendo um gol legítimo mal anulado lá em Caxias do Sul, ainda no jogo de ida. Esse gol se fosse validado, o que era para ter ocorrido, teria mudado a história do acesso.

      • Carlos Cavalcante disse:

        Verdade, a subida do Guarani foi um aborto mesmo e graças ao goleiro do ASA está na segunda divisão.

        Já o Marcelo Cabo irá ser campeão da série B e pensar que o jovem treinador quase acaba com a sua carreira treinando o canal ano passado.

  • Radier disse:

    A maior besteira que Marquinho dos Santos fez, foi sair do Fortaleza naquele momento . Ele era pra ter ficado até o final da série C, teria classificado o Fortaleza para série B. Teria se valorizado mais, e aí sim, era hora ele ir para um time da série A ou B.

  • Salles Neto disse:

    Pra desfazer pode não ser, mas pra botar praga a torcida do Leão é fera. Eu acho é pouco. Futebol em 2016, pra mim, se resume a secar esse infeliz

  • ItaloPiccinini disse:

    …isso nada mais é do que a falta de conteúdo e inteligência para abordar em um comentário, essa sua observação, FG, serve para os distintos LEANDRO GONÇALVES e CARLOS LIMA!
    Não se importam em gastar espaço dizendo besteiras. Não entendem nada de futebol e o tal de CARLOS LIMA ainda se mete a analisar sistema tático ao dizer que o Marquinhos só tinha uma opção e jogava no erro do adversário! Quanta ignorância !!! Não sabe nem o que fala…
    Qualquer pessoa que entenda um pouquinho de futebol, dirá que dependendo da necessidade o Fortaleza variava pelo menos três sistemas: 4-1-4-1 ou 4-2-3-1 ou 3-5-2. Isto foi explicado pelo Pio na sua “cadeira elétrica” do Trem Bala. Acho que nesse dia você não viu o programa!
    Com o Hemerson Maria, aí sim, o time ficou engessado.
    Você deve ter trocado o nome ou confundido com SS do KANAL!!!
    Caras, vão procurar o que fazer ou se limitem a ler o comentário dos outros.
    Só entro batendo quando o besteirol extrapola!
    Fui!

    SAUDAÇÕES TRICOLORES!!!!

    LEÃO, o único que pode ser TRI em 2017 !!!!

    • CARLOS LIMA disse:

      Italo, o seu time é o ÚNICO que todos sabem que se chegar no MATA-MATA em 2017
      será ELIMINADO . seja qual for o adversário ( Tombense, Macaé, etc..)
      quem falou besteira foi você.. uma coisa é o PIO dizer que o time jogava vários sistemas
      de jogo, outra coisa é isso acontecer dentro de campo..

      o seu time era MEDÍOCRE quando jogava fora de casa, quando não perdiam empatavam.
      o seu time é MEDÍOCRE no Mata- Mata, que o digam (Oeste, Macaé, Brasil, Juventude )
      o seu time é o “ÚNICO” que pode jogar pela 15a vez na Série C em 2017.

      • Leonardo Miranda disse:

        Carlos Lima, já que você tem tanta inteligência e tanto conhecimento futebolístico, o que é um desperdício ter uma pessoa como você de fora do falido futebol brasileiro, me responde uma coisa: você sabia que o teu time iria fazer uma campanha de rebaixado no segundo turno, e não iria subir?

        Quando o teu time vai subir oura vez? Só daqui a 16 anos, igual da vez passada?

        Eu aposto com você, como o Fortaleza ainda chega na série A antes do Syará.

        • CARLOS LIMA disse:

          Leonardo Miranda, eu disse aqui no Blog antes de iniciar a segunda fase, que mesmo o Ceará terminando a primeira fase com 35 pontos em segundo lugar
          que o time precisava de reforços, eu disse que a nossa zaga era frágil, eu disse
          que não tínhamos reservas para os lugares do Bill e Rafael Costa, caso eles não
          pudessem jogar..etc.. ou seja eu sabia que não tínhamos ainda um elenco forte
          para terminar entre os quatro primeiros.

          mas lógico que ninguém esperava uma queda de rendimento tão grande como aconteceu.. o problema foi que quase que o time titular inteiro caiu de rendimento, com exceção do goleiro .

  • Ernesto Matos disse:

    Quanta bobagem escrita, a proposta da coluna seria avaliar uma decisão tomada pelo ex técnico do Leão, às vésperas dos dois jogos mais importantes deste ano para o clube. E o que vimos, alguns nem analisaram o ato, aproveitaram o espaço para despejar toda a sua frustração pelo ano até mais negativo do que o nosso, pois além de perder para o leão até no campeonato de master, não venceu nada além de também como o Leão, não subiu, porque só o Leão tem obrigação de subir. Alem disso ainda perdeu vagas no próximo ano na copa do Nordeste e possivelmente na copa de Brasil, porque ainda pode ser salvo pelo convite, Acho que a decisão do treinador visou exclusivamente o imediatismo financeiro, negando valores morais consequentes da sua atitude, o que no Brasil sem dúvida e infelizmente é o que prevalesse.

  • Gerardo Carvalho disse:

    Parabéns ao futebol cearense! Temos dois Grandes Campeões: O Fortaleza, campeão em Participações na Serie C e o Ceará, na Série B. E o nosso querido Ferrão, um Time Fora de Série!…

  • Gerardo Carvalho disse:

    Parabéns ao futebol cearense! Temos dois Grandes Campeões: O Fortaleza, campeão em Participações na Serie C e o Ceará, na Série B. E o nosso querido Ferrão, um Time Fora de Série!…Amigo, que eu me lembro é a primeira vez que faço comentário nessa coluna. Se os Senhores não querem publicar aí tudo bem. Esqueçam o que escrevi e obrigado pela atenção.

  • MATA MATA MATADOR ALVINEGRO disse:

    Ai! Ai! Ai! Ai! As viuvinhas do “gol mal anulado” em Caxias continuam chorando.
    Bobinhos! Se o jogo lá tivesse sido 1 X 1 podem ter certeza que aqui seria 2 X 2 ou o Juventude teria vencido de 1 X 0.
    É a eterna sina de vocês disputarem a Seriíssima Série C. Quá Quá Quá Quá Quá. Aí eu choro… Au AU AU AU.

  • HENRIQUE HONESTO disse:

    Honestamente falando, o Bayern do canal foi eliminado por um Belo time: o Botafogo…..da Paraíba. E tá devendo até o fundo das calças. Mas ovos faz bem prá saúde.
    Rs, perdão!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *