Futebol do Povo

Ceará: torcida está distante

1685 29

Em que pese sustentar a segunda maior média de público da Série B após 17 partidas como mandante (11.926 torcedores por jogo, perdendo apenas para o Bahia, com 15.710) a torcida do Ceará esvaziou o Castelão na medida em que o time foi perdendo força na disputa pelo acesso.

Em um primeiro turno com ótimo aproveitamento de 61,4% dos pontos disputados em que terminou na segunda colocação com 35 pontos e encaminhou bem o acesso, o Alvinegro registrou média de 14.523 torcedores por partida nos 10 encontros que realizou em casa.

O desempenho da equipe de Sérgio Soares nos jogos do segundo turno, entretanto, caiu muito. A equipe que na 20ª rodada era vice-líder, já estava na quinta colocação na 23ª rodada e era a nona colocada na 27ª. Na mesma proporção, a torcida, sem confiança, deixou de comparecer em bom número para incentivar os jogadores, revelando que segue o termômetro do visto em campo.

Os dois jogos mais recentes no Castelão resumem bem o estado de ânimo dos torcedores, críticos do elenco, do técnico e da diretoria, já que contra Bragantino e Tupi, os públicos registrados foram de apenas 5.734 e 3.374 pagantes respectivamente. Levando em conta os setes confrontos como mandante no segundo turno, a média do Ceará é de 8214 por jogo, número que representa uma queda de 43,4% em relação ao registrado no primeiro turno.

Com 53 pontos, em oitavo lugar na tabela e com 3% de possibilidade de acesso de acordo com o site de estatísticas Infobola, o Ceará recebe o Vila Nova amanhã e mesmo vindo de duas vitórias seguidas nada indica que o distanciamento com o torcedor vai diminuir.

Público pagante do Ceará como mandante – Série B 2016

Primeiro turno
13.355 Paysandu
7.074 Atlético Goianiense
4.949 Goiás
8.321 Londrina
5.844 Brasil
7.697 Oeste
15.594 Náutico
17.428 Bahia
9.530 Criciúma
55.445 Vasco

Segundo turno
9.132 CRB
14.082 Avaí
7.106 Sampaio Corrêa
10.548 Luverdense
7.522 Joinville
5.734 Bragantino
3.374 Tupi

Recomendado para você

29 Comentários

  • Nilton Cesar Vieira Silva disse:

    Caro Graziani,

    Esse jogo contra o Vila Nova, pra nós torcedores do MAIS QUERIDO – CEARÁ, de graça ainda tá caro. Em virtude dos desmandos dessa diretoria fajuta q o torcedor do MAIS QUERIDO deixou de acompanhar o time.

    SA

  • Leandro Gonçalves disse:

    E não é porque o time está respirando por aparelhos que uma possível vitória diante do Vila,tornará essa situação de “mãos lavadas” ,por parte da torcida,inalterada!

    A essa altura,ano passado,a situação também era dramática.No entanto era uma luta contra o rebaixamento. Mas a forma como o time construiu a sequência de vitórias,foi que fez com que a torcida chegasse junto e acreditasse naquilo que parecia ser impossível. Esse atual grupo alvinegro quando vence, é uma vitória sem alma,sem brilho,não toca o torcedor,à não ser pela desconfiança…

    Além da visível e inconteste fragilidade no futebol apresentado, a torcida constata a falta de compromisso com o clube por parte de muitos do elenco,dada à rescisão do atleta Thallyson após atrasos na reapresentação bem como o não relacionamento de Diego Felipe e Serginho para o jogo diante do criciúma também por problema semelhante,segundo especulou algumas fontes…

    Junta-se isso à figura inerte de um presidente que tem como credencial apenas discursos fantasiosos ,lógico que o “abandono” seria inevitável…Amor ao clube por parte dos seus adeptos sempre existirá. Mas paciência tem limite…

  • VOZAO disse:

    vamos todos ao castraleao pra mas uma vitoria do vozaoooooooooooooooooo

  • MILTON disse:

    A torcida cansou de Pirulito do Robson , deixar para a torcida das mangas que adora um Pirulito de manga todos os anos lotam o castelão para morrer no mata mata e tomem pirulito, a verdade em quanto o vozão e o Leão tiverem dirigentes piruliteiros não vamos passar de dois times de manjadinhos de grandes torcidas.

  • willame martins disse:

    o fato da torcida não comparecer aos jogos, minha opinião, pode por na conta da palhaçada dessa administração. toma decisões erradas, consegue uma ridícula 5ª posição no estadual, eliminação na copa do nordeste por não tinha treinador, e outro vexame na copa do nordeste e para finalizar sai de segundo, brigando pelo título , para fora do g4 no segundo turno, e ainda põe a culpa na torcida que não foi ao estádio. o país numa crise dessas, somada a péssima administração do clube, é claro, óbvio que o torcedor não vai. nem os sócios , que já pagaram, estão indo aos jogos.

  • Barbosa disse:

    Torcida de série A é a torcida do Leão do Pici.
    O canal é medíocre e desanimado.
    Saudações Tricolores!

  • Renato Silva disse:

    FG, essa ausência da torcida é consequência lógica dos maus resultados do time, cuminando com a continuação do clube na segundona. A Maior do N-Nordeste queria o acesso, como este n veio, bateu o desânimo e a desmotivação na torcida. Isso é claro. Paciência tem limite. Esses jogos restantes n passam de amistosos. Temos q pensar em 2018 pq este ano n tem mais o q se fazer.

  • calunga jr disse:

    kkkkkk…. torcida modinha

  • Quem ama o Vozão, deixa de lado os percalços, amor não pode ficar limitado. Esse ano, foi muito mais difícil subir para a Série A, vejam a quantidade de time querendo ficar entre os quatros? Até o Vasco está brigando para não permanecer na B, imagine o resto. Quem ama paga o ano inteiro a mensalidade de sócio, eu sou um desses.

  • Virgílio Matos disse:

    Esses jogos do Kanal poderiam ser no estadio de Porangabussu,só vão 2.000 ou 3.000 sofredores.Estão querendo adiar para segunda, vai ser pior,pois se no final de semana, Vasco,
    Avai e Bahia ganharem, esse jogo de segunda será totalmente esvaziado.kkkk

  • Robson disse:

    Ora, ora intrépido jornalista. Não é muito diferente do fenômeno verificado aqui neste valioso espaço.

    Afinal, basta lembrar que a alguns meses diversos alvinegros distribuiam por aqui toda sua certeza no acesso alvinegro. Alguns já diziam inclusive que a torcida tricolor seria obrigada a ver o ríval jogar a primeira divisão em 2017. Evidentemente, o tempo se encarregou de dissolver toda essa certeza e fazer sumir esses pobres e iludidos diabos.

    Resumindo, os alvinegros foram sumindo um a um, não só do estádio,mas também do blog e redes sociais, restando apenas os habituais “gênios as avessas” com seu rosário infindável de besteiras e insânias.

    Como disse certa vez um dirigente do futebol alencarino: a torcida do siará prefere torcer contra o Fortaleza do que a favor do próprio time.”

    Aliás, uma correção tardia, mas oportuna: o siará não tem torcida, só existe a torcida do Fortaleza EC e os anti-tricolor, “torcida do Ceará” é algo que não existe na realidade.

    Saudações Tricolores.

    • Leandro Gonçalves disse:

      É mesmo,aprendiz de Tiririca?!kkkkk E o que dizer do tricolor do blog que mais perde o seu tempo despejando palavras fora da realidade em relação ao alvinegro? De uma,duas : ou é muito amor enrustido ou simplesmente necessidade de atenção…Eu já te aconselhei: se inscreve pro próximo BBB,lá é um espaço condizente pra figuras carentes e toscas despejaram tolices e assim aparecerem…KKKKKKKKKKKKKKK

      Agora essa baboseira que tu passou 1 hora pra descrever foi inspirada em que? Na propria realidade dos adeptos coloridos,certamente…kkk KKKKKKKKKKKKKKK

      Afinal,antes de 09.10.16 esse espaço fedia com tanta gente colorida e sua eterna utopia de que o acesso viria…

      Dentre os loucos,você,com uma ingenuidade comovente puxando o coro do otimismo,com base em vitórias,segundo você,geniais,diante de adversários aos cacos…KKKKKKKKKKKKKKK!!

      Passados 30 dias a situação que se apresenta é a leoa com 4 meses de férias,e o blog esvaziado também de tricolores…Com uma única excessão : o Robson e sua eterna carência ,explanando toda a sua “inteligência ” superior,digna de alguém que se orgulha pelos 130 de Q.I…kkkk!

      Saudações alvinegras…

      • Leandro Gonçalves disse:

        *Reescrevendo : De duas,UMA!

        • Robson disse:

          É comovente seu esforço de fazer parecer que debatemos em igualdade de condições.

          Porém, quando você cita o BBB, acaba se entregando. Afinal, só sendo tão medíocre como o tal programa para traçar um perfil dos participantes.

          Mas fica engraçado quando você mostra todo seu conhecimento sobre BBB e fala em “QI de 130”. Certamente o QI do fã número 1 dos reality shows globais deve ser elevadíssimo. Digno de um macaco com meio cérebro.

          Começo a entender por quê você costuma copiar meus argumentos pra usá-los posteriormente como se fossem seus, afinal, sempre que tenta escrever algo de autoria própria, fica constrangedor.

          Hehehehe…

          Saudações Tricores.

          • Leandro Gonçalves disse:

            Dentre todos os seus inúmeros devaneios,o que suscita mais risos sem dúvidas é essa sua certeza em ser superior a algo ou alguém e ainda por cima acreditar seriamente que alguém plagia deliberadamente suas ideias fantásticas ! Como eu disse anteriormente em outra oportunidade : ninguém em sã consciência teria coragem de querer ter ideias idênticas às suas,sob pena de ser diagnosticado como louco!
            Sobre o referido programa,use o pouco bom senso que você ainda tem. Afinal,não é obrigado ser um assíduo telespectador para afirmar que a atração é de qualidade duvidosa.Da mesma forma que não é preciso conhecer algumas pessoas em toda a sua intimidade pra poder afirmar que elas carecem de atenção,razoabilidade e noção real dos fatos-é o seu caso,com base na enciclopédia de besteiras que você escreve,complementadas por um super ego visivelmente frustrado e infantil!

            Agora se bem que você me deu uma ideia…Nesse país onde todos adoram uma piada pronta,não seria nada mal eu fazer uma coletânea com todas as suas pérolas de suposta inteligência e superioridade… O título do livro vai ser : como parecer inteligente escrevendo igual a um doidinho…KKKKKKKKKKKKKKK

            Até mais ,bacharel de tiririca…

    • CARLOS LIMA disse:

      esse Robson é a caricatura do torcedor do Liaum ( 3a divisão / 15 anos ) a soberba transborda , arrotam caviar depois de comerem sardinha em lata, imagine um doente
      como esse Robson , se fosse um Juiz ou desembargador..nem pisaria no chão..
      se sendo um advogado “meia boca” se comporta assim.

      • Robson disse:

        Juiz ? Desembargador ?

        E não puder escolher trabalhar onde quero e ainda ter teto remuneratório ?

        Como você pensa pequeno.

        Mas cuidado, parece que aquela sua obsessão com a profissão alheia está lhe atacando novamente.

        Controle-se, o assunto aqui é futebol.

        😉

        Saudações Tricolores.

    • Damasceno disse:

      O Robson doidinho, anda mesmo com o ” capital intelectual, ” falido e sem nada para fazer, só escreve comentários fulero sobre nosso querido e glorioso Alvinegro, vai ver onde andas o teu fracaleza cccccccc…

  • Ronaldo Lemos disse:

    Isso chama-se MANIFESTAÇÃO A INSATISFAÇÃO!!!!
    Quem quiser achar que é por A, ou B motivos, que ache, pois C só tem o gato de perucas (kkkk)!!!

    Enfim, Diretoria Medíocre, Conselho Medíocre, Torcidas organizadas compradas por cargos públicos e política, Treinador sem pulso e frouxo, e a maioria dos jogadores (Baladeiros, quebrados, mercenários e descompromissados com a própria carreira), esse é o cenário do CSC atual.

    Aguardem, pois o sócio em 2017 terá uma queda brusca por conta de tanta ruindade num time só! E os maiores culpados disso tudo chama-se ROBINSON DE CASTRO e EVANDRO LEITÃO!!

    Pra comandar um clube de massa, tem que ter PULSO e CORAGEM, tem que ser LÍDER acima de tudo. E liderança no CSC não temos desde a saída do Geraldo. E enquanto essa diretoria estiver aí, NUNCA MAIS VEREMOS ou TEREMOS UM ÍDOLO, pois eles fizeram o favor de queimar os 2 últimos (Mota e Sergio Alves). Porque será hein?!!

    Abre o olho torcedor!!!
    S.A

  • Alguém disse:

    Nossa torcida é modinha, entramos em uma nova geração conhecida como geração acesso. Temos um rei na barriga, arrotamos superioridade e vomitamos hipocrisia. E, o fator primordial para espantar a torcida do estadio é que, muitos deixaram de ser otários e passaram a enxergar o gasto desnecessário com futebol.

  • Enio disse:

    Torcida do Ceará Modinha , só apoia quando time ganha!!

  • Renato Silva disse:

    É inaceitável q um clube da grandeza do Alvinegro q possui uma das maiores torcida do futebol brasileiro n consiga formar uma equipe de futebol de qualidade para alcançar a Elite. Todo ano é a mesma cantilena: o time fica pelo caminho. Há algo de errado no reino de CAP. pq é tão difícil contratar jogador de qualidade? pq é tão difícil formar uma boa equipe? já dei até a ideia para q os péssimos gestores do Alvinegro irem até Chapecó e faça um estágio e aprendam o q se deve fazer para alcançar a Elite. Mas q cambada de cartolas medíocre. Na verdade, o problema está é na gestão do clube. O certo é q temos torcida de primeira divisão e gestores de Quinta categoria.

  • FABIANO disse:

    A carruagem passa e a gente aqui discutindo bobagens. Então: Parabéns ao futebol cearense! Temos dois Grandes Campeões: O Fortaleza, campeão em Participações na Serie C (campeão também em renda e torcida em todo o Brasil ,nesse 2016 é desde 2005 a maior torcida do estado) e o ceará, na Série B. E o nosso tão sofrido Ferrão, um Time Fora de Série!…
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • Renato Silva disse:

    Amigo Xavier, nada é absoluto. tudo tem limites, até o amor. Em qqer relação tem q haver reciprocidade, é uma via de mão dupla. No futebol, tb é assim. O torcedor faz a sua parte: comparece aos jogos, incentiva, se associa, mas quer a Vitória do seu time e qdo ela teima em n acontecer, ele se afasta. Isso é perfeitamente plausível, normal. N existe esta coisa de amor absoluto e ilimitado por clube, nem nossos filhos amamos ilimitadamente. Portanto, qdo o time n tem mais chances para alcançar seus objetivos, é perfeitamente normal q o torcedor se afaste dos estádios.

  • MATA MATA MATADOR ALVINEGRO disse:

    Caro FG, a questão é simples. Ponha um time vencedor em campo que a torcida comparece mesmo que o jogo passe em vinte canais abertos de televisão.

  • Felipe disse:

    Ver jogadores como Cametá e Charles afastam a torcida do Ceará, são a imagem dos perdedores, esses jogadores nos fizeram perder diversos pontos na série B e o Cametá o símbolo maior do fracasso no cearense, com aquele penalty cometido por ele quando o Ceará ganhava o jogo contra o nosso eterno representante da terceira divisão, com um jogador a mais. Se bem que o Cametá é um a menos…

  • Klayton disse:

    Prezado Graziani,
    Acho que a análise puramente matemática está coerente com título do post, mas penso que há um ponto a se levar em consideração. O jogo contra o vasco tem um publico quase igual à totalidade do publico do 2° turno, puxando a média do primeiro turno para cima.
    Na minha opinião é um.ponto fora da curva da presença de publico ao longo do campeonato que reforça a impressao de abandono da torcida, mas se excluirmos esse jogo, a queda da media de publico é bem menor, 18%.
    Logico que a campanha do segundo turno contribuiu, mas nao acho que quase metade da torcida deixou de ir ao estádio neste período.
    Oque vc acha dessa abordagem?
    ST

    Compreendo e observei isso, porém não dá pra excluir um jogo da análise quando se fala em média. Fora que, sinceramente, não sei porque a torcida do Ceará foi no jogo contra o Vasco e não foi nos outros jogos. Qual atrativo tão especial que o Vasco tem pra que os torcedores do Ceará achem o jogo mais relevante do que todos os outros? Até mais.
    FG

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *