O Campeonato Cearense 2017 teve 19 jogos realizados até agora. No total, pelos borderôs oficias disponíveis no site da Federação Cearense de Futebol, estiveram presentes nos estádios 51499 pagantes, o que sustenta uma média de 2710 torcedores por jogo. É um número modesto e esperado, já que a competição, por muitos motivos já bem conhecidos, não tem tradição recente de grandes médias de público.

Ocorre que essa média está inflada pela presença, em todos as partidas, de ingressos chamados de cortesia. Eles somam ao borderô R$ 1,00 cada mas, na realidade, não foram adquiridos na bilheteria e, sim, dados aos convidados da Federação e seus dirigentes, patrocinadores, autoridades do seguimento esportivo e clubes. No regulamento geral das competições, inclusive, há artigos (84 e 85) que determinam as regras gerais das emissões sem, entretanto, limitar o número de bilhetes. Já o artigo 79 proíbe que cortesias e convites sejam emitidos sem o conhecimento da Federação, sob pena de multa e sanções da Justiça Desportiva.

Levando em consideração o público nos 19 jogos, sem as cortesias, o total até agora no Campeonato Cearense é de 44505 torcedores presentes nos estádios, ou seja, a média real da competição é de 2342 torcedores por partida. Como torcedores pagantes é preciso entender aqueles que compraram ingressos nas bilheterias ou entraram como sócio torcedor ou torcedor oficial e não quem estiver trabalhando ou tenha sido convidado sem ter nada pagado.

Nesta temporada há situações insólitas. No jogo Uniclinic 2 x 4 Tiradentes, por exemplo, do divulgado de 459 pagantes, 440 foram cortesias, ou seja, só 19 pessoas efetivamente estiveram na bilheteria.  Na partida Tiradentes 3 x 3 Guarani,  foram 237 pagantes, mas apenas 22 compraram ingresso pra valer. No jogo Ceará 2×1 Guarany, foram registrados 3601 pagantes no Castelão, mas incluído neste total estão 828 convites. No Clássico-Rei, vitória do Fortaleza sobre o Ceará por 1 a 0, foram 21955 pagantes mas, deste total, 1221 foram cortesias.

Em toda partida do estadual, portanto, há cortesias. Está no regulamento e não há nada de ilegal, mas por bom senso é preciso que no cálculo da média de público do campeonato esses bilhetes não sejam considerados. Não faz o menor sentido porque quem recebe cortesia (mesmo contando no borderô a R$ 1,00) não é pagante. É convidado.

Tagged in:

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles