Futebol do Povo

Marquinhos Santos de volta ao Fortaleza: o futebol tem uma ética muito particular

3857 43

A madrugada do dia 19 de setembro de 2016 volta à tona. Foi quando o então técnico do Fortaleza, restando apenas os dois jogos do mata-mata da Série C, pediu demissão para treinar o Figueirense. Em Santa Catarina, o desempenho do time, que já era ruim na Série A, despencou ainda mais com Marquinhos Santos. Nesta temporada, mantido no cargo, o ruim futebol no estadual e a eliminação na primeira rodada da Copa do Brasil para o Rio Branco-AC formaram o cenário ideal para a sua saída.

Naquele dia, escrevi que a decisão era inacreditável e que não fazia sentido pelo discurso que o próprio técnico patrocinava, mas completei: “É preciso salientar, entretanto, que Marquinhos Santos, como profissional, tem o óbvio amplo direito de fazer o que bem entender com o carreira, assim como qualquer pessoa. Sobre ser uma atitude com potencial de marcá-lo negativamente, tenho minhas dúvidas, já que o futebol tem uma linha de conduta ética muito particular. Não resta dúvida, entretanto, que foi um abandono de barco marcante – confesso não me lembrar de algo parecido – que deixou boa parte da torcida indignada.”

A indignação dos torcedores foi enorme, porém um detalhe me chamou atenção: o presidente Jorge Mota em momento algum falou mal do profissional. Já vi bastante coisa no futebol e por isso não me surpreendo em nada com essa volta cinco meses depois. Jorge sempre admirou muito o trabalho de Marquinhos e fez o convite, ainda que, internamente, outros dirigentes fossem contra esse retorno.

Com o trabalho inconsistente de Hemerson Maria somado a uma falta de paciência das arquibancadas em níveis muito acima do normal pelo pânico de seguir na Série C, a indignação contra a saída de Marquinhos Santos está dissipada. Se ele fez um péssimo trabalho no Figueirense – e fez – também parece pouco importar para o torcedor tricolor. A repercussão é muito mais positiva do que negativa. Valeu o lado profissional e a esperança. Resta saber – e é legítimo duvidar – se ele vai terminar o que começou. Só o tempo.

Recomendado para você

43 Comentários

  • EDSON COSTA disse:

    De fato, GRAZIANI, a ética do futebol é algo à parte.
    A saída do MS ano passado foi traumática, mas quero acreditar que os motivos para deixar o barco à deriva foram insuperáveis. Como você disse, o JM nunca falou mal dele, então motivos sérios existiram.
    O MS tem uma dívida moral com o Fortaleza. A diferença é que não temos um time com a mesma competitividade do ano passado, pois tínhamos um meio de campo mais equilibrado e uma defesa mais sólida, à exceção do goleiro (M. Boeck é muito superior ao Berna, agora na Lusa).
    Vamos remar do ZERO. Treinador novo com 95% dos jogadores contratados neste ano. O tempo corrido até agora só serviu pra mostrar que ainda falta muito, mas toda longa caminhada começa com o primeiro passo, como diz o provérbio chinês.
    A torcida foi atendida: trocaram o treinador, chamou o “fujão” de volta, mas um treinador de reconhecida competência, inteligente e habituado ao clube. Vão vaiar com 11 minutos do 1º tempo agora??? Quero ver!
    E vai dar certo? Só o tempo vai dizer o acerto ou desacerto desta decisão. Muitos discordam, com razão ou por mágoa, mas agora é o MS que está aí, então é com ele que nós vamos.
    AGORA CABE À TORCIDA TER PACIÊNCIA E APOIAR. Só isso. Precisamos dar uma trégua, ou então estaremos torcendo contra o nosso clube.
    ST

    • Evangleyson disse:

      A meu ver a diretoria do meu leão cometeu dois erros futuros damentais para a atual campanha.
      1. Trazer o HM: a torcida quase que unânime era contrária, pelos resultados obtidos no ano passado, quando se tinha um time é um padrão de jogo formado;
      2. Pegaram corda sim, viu JM, não deveriam ter se desfeito do time como o fizeram. O mais leigo no futebol sabe o quão é importante o conjunto neste esporte. Principalmente para início de temporada, onde a maioria começa do zero. Mantinha umas seis peças importantes e iria enxertando com jogadores de melhor qualidade.
      Tenho dito.

  • Cleiton disse:

    Boa noite a todos e como torcedor do fortaleza,digo que me sinto envergonhado e triste de ter uma diretoria “rapariga “dessas…Depois de tudo que passamos no mata-mata trazer um cara desses,posso até queimar a língua mas esse ano vamos pagar a série D,com um time medíocre desses,ele não terá o desempenho de antes nunca…Esse treinador nunca mais era pra pisar em fortaleza,fora no kanal.

  • Carlos Cavalcante disse:

    Eu já acho que a palavra ética não combina nem um pouco com futebol, infelizmente.

    Se o JM não falou mal do MS é pq deve ter tido outra coisa que o JM e seus pares fizeram ou pediram que fez o MS sair, essa desculpa de salário maior foi colocada como razão e outras coisas mais, é claro que teve seu peso, mas acredito que outras coisas mal explicadas aconteceram para sacramentar sua ida restando apenas dois jogos, muito estranho.

    Particularmente não gostei, mas os últimos 8 anos foram de trabalhos tão ruins no Fortaleza que quando aparece alguém que fez um pouco mais é tratado como rei ou intocável.

    Não sei se quanto tempo foi o contrato, parece que ele queria que fosse de 2 anos, mas não sei se foi atendido.

  • Damasceno disse:

    FG e internautas tricolores boa noite !
    Acompanho o FEC desde a mais tenra idade.
    Primeiro jogo que vi foi a nossa vitória de 1×0 no kanal. Conquistando o campeonato estadual de 1969.
    Pois bem ,o preâmbulo foi pra enfatizar que ao longo destes anos este foi um dos momentos em que pude ver que colocaram a dignidade do clube na lata do lixo.
    Este moço que trouxeram de volta não deveria nunca mais pisar na calçada do Alcides Santos.
    Papelão,dele no episódio do ano passado e da Diretoria por não entender que há certos valores que não se pode abrir mão.
    Enfim se meu pai vivo fosse decertô. Estaria muito aborrecido hoje .
    Enfim triste dia o de hoje em que esqueceram uma das frases do nosso hino ” ALTIVO”.
    DR. Jackson de Carvalho ,veja o que fizeram conosco.

    ST.

  • Lima disse:

    Voltou? Vai dar certo? Com esse time aí? Só se souber tirar leite de pedra? Queira Deus que eu esteja errado.

  • galego disse:

    Nunca mais tinha comentado aqui no blog, mas sempre dando uma olhada vez por outra. Olha amigos, eu tinha aprendido que um raio não cai em um mesmo lugar duas vezes. Estou decepcionado! Este senhor pode até nos levar para a série b, mesmo porque o Sr. Hemerson escalava mal, e tem jogadores para estrear e outros retornando. Não, não se trata de competência por parte do treinador ( que nem acho grande coisa particularmente ), e sim, de dignidade, que a instituição do Fortaleza EC mandou para o lixo. Se acrescente a isto, o fato de não ser unanimidade, nem na diretoria, nem pela torcida.
    #envergonhado!

  • Chico caucaia disse:

    Ética particular. … chamo isto de falta de vergonha na cara, muita mentira, de caráter, e tudo mais, igual aos políticos. ..ah brasil

  • Chico caucaia disse:

    Este marquinho moura, não em placa o final da série C, toda volta nunca dar certo. . Ah juventude do Brasil

  • ItaloPiccinini disse:

    Treinador na Série C recebendo convite da Série A, para assumir, de preferência, ontem. Time na zona de rebaixamento mas com possibilidade de sair. A permanência seria a glória total.
    Diretoria do time da Série C, em final de mandato, e não podendo dar nenhuma garantia de renovação de contrato ao profissional. Nem ele conseguindo o acesso à Série B..
    O que você faria, torcedor?!?!?

    • LeaonaSerieB disse:

      Realmente, por maior que tenha sido a “traição” dele abandonar o time no final, ele olhou para o lado financeiro, apesar da “queimada de filme” à nível profissional.

      Se o salário lá no Figueirense era mesmo 350.000/mês, ai não dava nem pra comparar com o salário que o Leão pagava para ele, provavelmente, não mais que uns 50.000.

  • João Ximenes disse:

    ESPERO que MARQUINHOS consiga, DA LIGA a este TIME – como da vez anterior -, que como aquele outro(2016) no início, TAVA MAIS PERDIDO QUE CAMINHÃO QUE CAI DE CAMINHÃO DE MUDANÇA.

    MARQUINHOS já provou sua competência quando pegou aquele “time doidin do Sapin”, e colocou nos trilhos, e com os mesmos jogadores.
    Comparar GRUPO anterior no futebol com atual é o mesmo que tentar acertar resultados via baralho. Comparação é tirada quando do RESULTADO FINAL da temporada(ganhou era bom. Perdeu era um fulerage).
    TIME anterior, faltaram foi comer o fígado do JORGE MOTA, pedindo pra mandarem todos embora depois do não acesso(pixotada sem precedentes, pois sabemos que precisa-se de uma base pra recomeçar).
    TIME atual, parte mínima da torcida resolveu crucificar, mesmo antes da batida de centro, por conta da ANTIPATIA explicita com o treinador(mesmo o cara tendo perdido dois jogos apenas).

    AGORA, com a volta do MARQUINHOS já começam os contrários detonar a sua volta.
    Chegou a hora de descobrirmos “SE” os vaiadores do HEMERSON reaparecerão nas arquibancadas, desta vez pra PROTESTAREM por conta da saída repentina do MARQUINHOS em 2016(vão ajudar em nada vaiando).
    MARQUINHOS já provou a sua competência, e MAIORIA da torcida concorda com isso.
    “SE” LEÃO DE AÇO consegue em 2016 o ACESSO, quem teriam escolhido pra OVACIONAR:
    MARQUINHOS por ter deixado o time na cara do gol(mata – morre 2016) ou HEMERSON MARIA por ter dado continuidade ?
    Como não aconteceu o sucesso em 2016, acabaram os dois sendo crucificados do mesmo jeito: UM POR TER SAÍDO E O OUTRO POR NÃO TER CONSEGUIDO.

    “TORCEDOR” é momento. “Torcedor” quer saber é dos resultados a seu favor. “Torcedor”, também, não tem ética. CONQUISTAS é o que conta no final.
    MARQUINHOS saiu foi apedrejado. HEMERSON MARIA chegou e foi apedrejado do mesmo jeito.
    CABE ao TORCEDOR desta vez, abraçar a causa e ACREDITAR que a volta do MARQUINHOS pro Pici, foi uma decisão ACERTADÍSSIMA.
    Cravo aqui sem medo de errar: “trouxessem outro treinador e esse não viesse a conseguir o tão sonhado acesso, primeira coisa que iriam falar era: PORQUE NÃO O MARQUINHOS QUE TAVA DISPONÍVEL ?”.
    ESPERO jamais tirarmos essa dúvida cruel na forma colocada, pois quero o ACESSO como todos os TRICOLORES, seja se arrastando ou dando show dentro das partidas.
    SOU NORMAL !

    Em nada iremos ajudar se não chegarmos junto com a decisão da diretoria, abraçando MARQUINHOS SANTOS nesse seu retorno.

    ÉTICA no futebol… ?
    Só se a CBF tomasse pra sí a responsabilidade, como mentora do futebol no país que é, e fizesse com que aquela história do Clube dos 13, quando da queda de divisão, transferissem a sua COTA FIXA ASTRONÔMICA pra quem conseguiu subir, que era para com isso, dá vez aos times sofridos UMA CHANCE de fazerem CONTRATAÇÕES a altura das competições, tentando com isso evitar aquele já habitual BATE E VOLTA.
    ÉTICA, um Internacional desse da vida CAIR e continuar a receber COTAS que lhe dê a oportunidade de voltar de onde veio mesmo atualmente estando na rabeira no seu campeonato local.
    ÉTICA e FUTEBOL é que nem água e óleo: NÃO SE MISTURAM.

    SEJA BEM VINDO MARQUINHOS SANTOS.

    SOU MAIS LEÃO DE AÇO !!!!!

  • Paulo sergio disse:

    O maior erro do Fortalexame foi ter desmontado todo o seu elenco, um elenconjunto que foi capaz de bater o Flamengo por duas vezes , bater o América Mineiro e ainda ganhar do Internacional mostra que era um ótimo time , agora com esse time com que tem agora ficar difícil pra ele MS levantar com exceção de Marcelo Boeck não desses jogadores estão a altura do elenco passado.

    • LeaonaSerieB disse:

      Pura verdade!

      O único problema do elenco passado, foi ter jogado um pouco abaixo do normal no jogo decisivo contra o Juventude, ter tomado um gol bobo deles e o goleiro deles ter pego umas 2 bolas bem difíceis que deveriam ter entrado no gol.

      O que pode ser resumido em uma palavra: AZAR!

      • LeaonaSerieB disse:

        Diga-se de passagem, esse mesmo azar persegue o Leão com maior intensidade, desde 2014, além de 2015, quando também tínhamos um elenco que tinha todos os méritos para ter subido e os goleiros de Macaé e do Brasil de Pelotas salvaram os seus times da derrota.

  • Rogério Barbosa disse:

    Parabéns para a diretoria pelas contratações desse ano, exceções aqui e ali, coisas normais, mas o time tem garra e pegada, tem a raça tricolor e fazia tempo que essa raça andava afastada do PICI. Tivemos um maravilhoso jogo contra o Ceará, fazia tempo não via tanta disposição em campo, tanta dedicação e vencemos. Vencemos o grande rival e vencemos bem, parabéns para todos. Tivemos o jogo contra o Bahia e foi outro show de bola e dedicação em campo. Mostrando força contra os maiores, então nosso time não está ruim. Precisamos melhorar e isso se consegue com o tempo, com treinamento e conjunto. Estamos no caminho certo, esse time é diferente dos outros, tem mais garra, tem a verdadeira raça tricolor.

  • Cristiano disse:

    Não concordei com a volta deste treinador desertor, fazer o que , continuar indo aos estadios e torcendo e incentivando.
    Pode ser tricampeão e subir o time para a serie B, mais o que fez ano passado não se faz, time a 7 anos em uma série C, torcida crente no acesso ano passado e o cara abandona o barco.
    Chega pressionado, não vai ter muita paciência da torcida e chance de erro.

  • LeaonaSerieB disse:

    Se o Marquinhos conseguir fazer esse time jogar com o mesmo nível do ano passado, o que acha pouco provável, ele vai mostrar ser um verdadeiro milagreiro.

    Não sei se ele é isso, porque ele não conseguiu realizar o milagre de manter o Figueirense, atualmente, um time mais bem estruturado financeiramente do que o Leão, na 1a. divisão nacional.

    Só o tempo dirá. Mas esperando sempre que ele consiga fazer esse time jogar e o Leão, finalmente, sair dessa Czona.

  • Felipe CSC disse:

    Falta de vergonha na cara, somente isso!

  • valterlan disse:

    totalmente a favor desse retorno

  • Phelipe disse:

    O time é fraco e o treinador é competente, se houver vaias não será p ele e sim p os jogadores…..a vinda do Marquinho não vai fzr a torcida esquecer a ruindade do Alan Vieira nem Juninho Potiguar…..
    Além do mais aguentar o lucio Flávio só perdendo gol tb está sendo difícil!

  • Rodrigues disse:

    Esse ano tá complicado.
    Erro atrás de erro.
    Desavenças, soberba e falta de bom senso.
    O bom de tudo (pra não ser iludido): conscientemente e inconscientemente estou me acomodando, conformando-se com 9 anos na série C (estamos no oitavo).

  • FABIANO disse:

    MARQUINHOS SANTOS NOVAMENTE. JORGE MOTA É IGUAL A QUENGA RUIM, SÓ VAI APANHANDO.
    ESPERO QUE TENHA SIDO FEITO UM CONTRATO COM CLÁUSULA COM CUSTO EXORBITANTE DE QUEBRA DE CONTRATO, PARA QUALQUER TIMECO DA SÉRIE A OU B, SE QUISER CONTRATÁ-LO.
    AFINAL DE CONTAS O LEÃO DE AÇO, NA MAIS LINDA E QUARTA MAIOR CIDADE DO BRASIL NÃO PODE MAIS SER LARGADO ÀS MOSCAS NAS HORAS DECISIVAS.
    DEIXA A TURMA IMUNDA DO CANAL, NÃO MENOS IMUNDO, TREMER DE MEDO.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • Robson disse:

    A “lógica do torcedor mediano” também é algo muito particular nobre Graziani.

    Quando um clube manda um profissional embora a reação da maioria é a mais natural possível, paradoxalmente, quando um treinador decide sair por questões pessoais, alguns encaram como uma ofensa imperdoável, uma traição, verdadeira heresia. Ao que parece, o direito de resilir o contrato de trabalho só assiste ao clube, nunca ao profissional.

    Imagine se a moda pega: não poderei mais escolher rescindir meu contrato de trabalho, mesmo tendo em mãos uma proposta muito melhor de trabalho em outra empresa. O nobre articulista estará obrigado a trabalhar no Grupo oPovo, independentemente de outras propostas, até o dia que a empresa resolva dispensá-lo.

    É a estupidez elevada à potência infinita !

    Fui um dos críticos das circunstâncias que envolveram a saída de Marquinhos Santos do Fortaleza EC, mas minha ressalva foi em relação ao time da saída: as vésperas da decisão mais importante do ano, uma decisão controvertida, mas absolutamente legal e legitima.

    Se o clube pode escolher mandar um treinador embora quando quiser, por que o profissional não pode escolher ir embora também quando assim desejar, desde que assuma as responsabilidades de tal decisão ?

    Falar que a volta de Marquinhos Santos atinge a dignidade do clube, apequena a história do tricolor de aço é uma demonstração de ignorância ou desonestidade intelectual.

    Saudações Tricolores.

  • Henrique Honesto disse:

    Honestamente, sabe o que eu acho? acho que talvez seja nossa redenção. Afinal Deus faz as coisas incertas virarem certas.
    Que Nossa Virgem Mãe do Céu interceda por nós e peça a seu obediente e amado filho para pôr fim nesses oito anos de calvário tricolor e que o Marquinhos Santos tenha novamente sucesso no Fortaleza Esporte Clube.
    Acho que dias melhores virão.
    Pode crer!

  • galego disse:

    Sabe Robson, sempre admirei seus pontos de vista aqui no blog. Os adversários torcedores do ceará sempre te acusaram de querer demonstrar excesso de sabedoria. Não concordo com eles. Agora, te garanto, que eu não tenho, nem demonstrei no meu comentário, ignorância ou desonestidade intelectual. É uma opinião particular que condiz muito com o modo de ser de cada um. É natural o direito de rescisão de contrato de ambas as partes, tanto por parte de uma diretoria, nos maus momentos do cube, como por parte do treinador por diversas causas. Não critiquei severamente por conta de dinheiro, problemas, seja lá o que fosse, mas pelo momento, por uma semana, por dois jogos cruciais de sete anos de sofrimento, pelo abandono naquela hora em que o time mais precisava, pela falta da palavra dada. Dado seu exemplo, também faço um comparativo: imagine um narrador ou repórter fazer uma cobertura de uma copa do mundo durante todo um mês, e no jogo final ele resolve sair por uma proposta de outra empresa ou até problemas particulares, mas que daria pra suportar mais um pouco de tempo pra cumprir a sua palavra. Não, não, meu caro amigo, não é uma estupidez elevada á potência infinita, nem de minha parte nem de muitos torcedores que concordam com meu raciocínio. É compreensível e aceitável, tanto que ele se foi e tentamos dar a volta por cima sem êxito. Era um direito dele, e foi atendido. Agora, como disse e reitero, a diretoria não deveria trazê- lo novamente, por uma questão sim, de dignidade, de amor próprio. Respeito sua opinião quanto a aceitar a sua volta. Abomino a sua exacerbada opinião com àqueles que falam em ferimento de dignidade com o clube. Totalmente perdoável a atitude do Sr, Marquinhos, mas sendo eu o presidente do clube, jamais o traria de volta. Levando na brincadeira, e não sei bem se cabe no contexto em questão, mas tem uma frase bem interessante ( acho que é de Maquiavel ) que diz assim: ” Perdoe seus inimigos, mas não esqueça o nome deles! “. De qualquer maneira, fica aqui o meu respeito e minha admiração que sempre tive e vou ter pela sua opiniões aqui no blog. Abraço!

    • Robson disse:

      Se você reparar, estamos chegando às mesmas conclusões:

      1- O profissional tem o direito de escolher resilir seu contrato por qualquer motivo e essa é uma decisão legitima, embora passível de críticas;

      2- Marquinhos Santos foi infeliz no tempo e modo de exercer esse direito de escolha, um enredo que poderia inclusive marcar negativamente sua profissão.

      Concordo que abandonar um projeto no momento mais importante é uma decisão “polêmica” e que pode marcar todo o resto de um carreira, mas José Ortega y Gasset disse: “Eu sou eu e minha circunstância, e se não salvo a ela, não me salvo a mim”

      Marquinhos Santos pensou apenas na própria circunstância naquele episódio de sua saída repentina, assim como a direção está pensando apenas nas próprias necessidades ao trazê-lo de volta.

      Mas veja, falar que sua volta mancha de alguma forma a quase centenária história tricolor é um evidente exagero.

      O Fortaleza EC tem quase cem anos, uma história linda de conquistas e superação, é o maior clube de futebol do Estado e um dos maiores do Nordeste, ostenta com orgulho e valor as cores da Revolução Francesa e os ideais libertários: “liberté, egalité, fraternité”

      Dizer que a saida ou a volta de um treinador “mancha” a honra de um clube é um desrespeito ao clube. Nenhum treinador, dirigente ou jogador é tão importante a ponto de manchar a história tricolor pelo simples fato que o tricolor de aço e sua história é e sempre serão muito maior que todos esses.

      Abraço !

      Saudações Tricolores.

    • Helio Franco disse:

      Mais uma boa Análise, Graziani. “Ética particular”, boa! Só o tempo. Sei que futebol é paixão. Sou torcedor do Fortaleza. Mas, tem horas que a nossa torcida, sei não…fico na dúvida se ajuda ou atrapalha…complicado, vamos pra frente…

  • Jr. Cãibra disse:

    Análise muito difícil de se fazer. Não foi “legal” o que MS fez no fim do ano passado. Mas quem faria diferente ? Time sulista, série A, perto de casa, salário quadruplicado, contrato independente de rebaixamento (tanto que continuou após ser rebaixado)… Enfim, foi uma decisão, uma escolha. Graziane disse bem que ele tem direito de comandar sua carreira. E se ele salva o Figueirense ? Era ídolo lá e cá. Acabou não dando certo lá. Voltou. Foi uma aposta dele que deu errado. Alguém pode criticar o Antero Neto por ter voltado para o jornalismo tupiniquim, mesmo estando na Globo ? Não. Só ele sabe. De longe, me alinho mais com Bruno Formiga, quem está encarando o RJ e suas dificuldades. A vida são escolhas. Se der certo, ótimo; se não, tenta de novo.

    MS me agrada. Se seu retorno será glorificado ou execrado, depende de um só fator: resultado.

  • Virgílio Matos disse:

    Bom lembrar que o motivo maior citado pelo próprio treinador para aquela saída faltando dois jogos decisivos foi a FAMÍLIA, motivo falso e mentiroso,porque não falar a verdade,figueirense desesperado abriu o cofre desesperadamente e não houve resistência por parte do Fortaleza que deveria ter agido e não agiu.No figueirense ele só não foi demitido após o fim da série A para não deixar a diretoria em panos quentes.Foi um desastre, no total de sua passagem foram 19 jogos:4 vitórias,4 empates e 11 derrotas.No leão ficará sempre na corda bamba,vamos como torcedores esperar sucesso.Agora pergunto,vai trazer a FAMÍLIA dessa vêz?

  • Wellington Augusto disse:

    Se tivesse mantido o time do ano passado, as criticas existiriam do mesmo jeito. Pensem bem! Ano passado o time na série “C” em nenhum momento empolgou, ninguém lembra mais né? empates ridículos com River, Confiança etc.. derrotas para Cuiabá, Abc, Remo etc.. Não entendo esses amores por um time que tinha: Berna(inseguro), Lima e Edmar(criticados quase todos os jogos), W.Simões(o pior lateral), Correia(caindo pelas tabelas), Pio(indisciplinado), Daniel Sobralense(sumido em campo), Ewerton(sempre contudido), Anselmo(isolado e perdia muitos gols). Sinceridade: Não tenho a menor saudade desse time!
    Volto a citar o que todos sabemos. O time do ano passado tinha conjunto mais não era bom. O time desse ano não tem conjunto, mais pode evoluir. O objetivo nosso é subir pra série B? então temos tempo pra arrumar o time e chegar bem na terceirona. Vamos jogar com o time, pois o segredo do sucesso é: dedicação, concentração, trabalho, comprometimento e torcida apoiar, nunca vi um time obter sucesso com a torcida contra.

  • silvio disse:

    vamo deixa o cara trabalhar pessoal,façam um contrato com multa rescisória e pronto…tá resolvido,se vai dar certo ou nao só o tempo dirá…saudaçoes tricolores!!!!

  • FABIANO disse:

    FORTALEZA 3 A 0 NO UNICLINIC. COMO DIZ NOSSO BLOGUEIRO ELENILSON, PLACEBO, PURO PLACEBO.
    SÓ ESPERO QUE O MARQUINHOS SANTOS VEJA QUE ESSE PABLO E ESSE ALLAN VIEIRA NÃO PODEM SER TITULARES NO LEÃO DE AÇO. PENA NÃO TERMOS MAIS UM JULIANO E A GARRA DE UM ÉVERTON. MAS VIDA QUE SEGUE, PORQUE O MUNDO É UMA BOLA E NAS VOLTAS QUE ESSE MUNDO DÁ ATÉ AS PEDRAS SE ENCONTRAM……………NÉ MARQUINHOS SANTOS?
    DESSA VEZ TENHA MAIS HOMBRIDADE E NÃO LARGUE O BARCO NA CACHOEIRA. CLÁUSULAS CONTRATUAIS EXISTEM, OU O DR. JORGE MOTA NÃO SABE DISSO?
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

    DEIXE UM COMENTÁRIO

  • GABRIEL disse:

    GRAZIANI, quando é que volta seu programa na TV?
    É verdade que não vai ser mais no Esporte Interativo? Será na TV OPOVO ou no canal 5?
    Conjecturas!
    Nós tricolores queremos , aliás, precisamos de mais resenhas e informações sobre nosso esporte predileto, futebol.
    Valeu!

    Gabriel, parceria com o Esporte Interativo foi encerrado, sim. A TV O POVO interrompeu tb a produção de alguns programas locais. Estamos no aguardo. Novidades em breve. Abraço
    FG

  • nonato disse:

    Robson de Castro, foi ingênuo em não contratar o Marquinho Santos, pois teria a oportunidade de descobrir o que houve realmente no jogo Fort x Guaraju e Fort x Bota pb, pois onde há MARMOTAS, tudo é possível. E se tratando de jogo, principalmente futebol entre dois rivais, meu tempo no futebol, me perdoem, permite pensar assim!
    Vamos torcer pela PAZ e ganhe quem fizer por onde.

  • MATA-LEÃO MATADOR ALVINEGRO disse:

    Ah! Ah! Ah! Ah! O Amarelão traz de volta o Fujão. Agora vai, vai sim, vai continuar na Czona
    que é seu eterno lugar. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Rai disse:

    Vi, neste final de semana, num programa da TV Diário, o Wilton Bezerra insinuar que o Marquinhos saiu porque não havia aceitado uma recomendação do Jorge Mota para abrir o jogo não sei prá quem para não se enfrentar com o Juventude. Não posso afirmar, mas se for verdade isso, seria um tremendo rabo de palha que faria o Presidente não dizer nada ruim do treinador, sob pena do assunto vir à tona pelo treinador. O colunista não está insinuando isso, foi o que assisti e entendi de um programa da TV Diário.

  • galego disse:

    Resta agora como disse o Cristiano, ir ao estádio, torcer e incentivar. O Fortaleza têm jogadores para estrearem e outros retornando. Situação similar ao do ano passado, quando Flávio Araújo saiu no momento que teria o retorno de alguns jogadores importantes para o time. Esse time ainda vai render alegrias, podem esperar…

  • Speedcaio disse:

    Normalmente um bom profissional sai pela porta da frente e as deixa aberta pra voltar, quando sua conduta de trabalho é ilibada, ao que parece Marquinhos seguiu esse principio, o qual deve ter faltado pelo club3 empregador.

    Nada d+ vindo de um clube que tem costume de praticas anti-desportivas para com seus profissionais, posso passar o dia listando, porem as três ultimas declarações feitas em áudio e vídeo por MARQUINHOS, PIO, VAVÁ, se justificando de maneira um tando COAGIDA sobre fatos estranhos, apos terem revelado ACONTECIMENTOS comprometedores nos bastidores do clube deixam algo estranho no Ar.

  • MATA-LEÃO MATADOR ALVINEGRO disse:

    Pediu pra perder, sim. Igual fizeram com o Guaraju. Só que isso vai lhe custar caro. Mais um ano na Czona ano que vem pois a justiça divina não falha. É o verdadeiro time das falcatruas, vide abertura de Federação em um dia de domingo.

  • João Ximenes disse:

    MARQUINHOS já tá no Maranhão, e a partir do jogo de hoje, iremos descobrir se o “PLACEBO” que o MARQUINHOS vai utilizar daqui pra frente será o de: CONSERTO ou QUEIMA DE ESTOQUE.

    Reestreia é sempre aquela expectativa boa, e quando se trata de MARQUINHOS santos estas EXPECTATIVAS BOAS ficam ainda mais fortes.

    Goleiros – Marcelo Boeck, Matheus Inácio
    Zagueiros – Ligger, Max Oliveira, Heitor
    Laterais – Allan Vieira, Bruno Melo, Pablo
    Volantes – Vacaria, Jefferson, Gastón Filgueira, Willian Schuster
    Meias- Wesley, Leandro Lima
    Atacantes – Lúcio Flávio, Gabriel Pereira, Vinícius Baiano, Zé Carlos

    Estes são os jogadores relacionados pra esse jogo do Nordestão contra o Moto Clube, que nos deu um escaldo aqui dentro do nosso Castelão, e quase complicam a nossa situação na competição.
    No Castelão deles desta vez, espero que consigamos dar um escaldo neles também e consigamos uma vitória pois somente uma vitória vai nos dá a chance de classificação, visto que Bahia pega o Altos no Barradão.

    EDUARDO e POTIGUAR, que receberam uma oportunidade contra o Uniclinic não seguiram com a delegação rumo ao Maranhão.
    EDUARDO, EU teria levado visto que ele é lateral/lateral e seria uma oportunidade a mais pra ele que entrou 20, 30 minutos, visto que com a volta do MARQUINHOS, o JEFFERSON(volante) que vem jogando e FELIPE(volante) quando voltar do DM vão brigar pela posição. É O QUE IMAGINO.
    POTIGUAR, por enquanto, deixava ele onde está mesmo e mandava armar uma rede pra ele ver o jogo pela televisão. Se MARQUINHOS não dé um Norte pra ele, ninguém vai conseguir.

    Dos que estão voltando: LEANDRO LIMA teve várias oportunidades e não conseguiu mostrar muita coisa; LIGGER, com a entrada do MAX vai ter de mostrar muito mais do que o que vinha mostrando; GASTÓN não vi nada ainda e vai ter de mostrar futebol mais convincente. Tipo futebol que o levou pra sua Seleção.
    Acredito que MARQUINHOS logo logo vai dá uma situação definitiva desses jogadores, assim como o SCHUSTER que andou se escondendo do último jogo; ALAN VIEIRA que o torcedor já começou pegar no seu pé, assim como o VACARIA que é muita bordoada e pouca técnica.

    ACREDITO que com o MARQUINHOS esses jogadores vão conseguir mostrar um algo mais e vão de uma vez por todas mostrarem, ou não, que teem condição de defender o LEÃO DE AÇO nessa dura empreitada.

    Vai ser um bom jogo e vale muita coisa: MELHORES CHANCES DE PASSAR DE FASE; MOTIVAÇÃO; POSTURA; ESQUEMA DE JOGO, coisas que até aqui, pelo menos EU, só consegui enxergar “LAMPEJOS” coletivos.

    SOU MAIS LEÃO DE AÇO !!!!!

  • Rogério disse:

    O escritor e dramaturgo,Millôr Fernandes já dizia : ” O futebol é ópio do povo”. Não existe ética no futebol, isso é balela. A rivalidade e a sede por conquistas sobrepõem-se até sobre a probidade moral de dirigentes ,presidentes de clubes,árbitros e etc… Já vimos no futebol coisas surreais: Gols mal anulados, pênaltis inexistentes,expulsões sem motivos, malas brancas,malas pretas e etc. Futebol era pra ser coisa séria ,mas alguns, que infelizmente não sei se posso dizer ” a maioria” ,pensam em fazer o ilícito. Administrar paixões como o futebol, é muito difícil e raros são os que dosam paixão e razão ou razão e paixão. Espero que dias melhores possam valer nas mentes dos que o vivem na sua íntegra.
    Saudações Tricolores !

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 12 =