Futebol do Povo

Fortaleza: correta, volta de Marcelo Paz é constatação de que clube busca recuperação nos acertos de 2016

3095 17

No dia 16 deste mês escrevi aqui o texto “Dois meses depois, Fortaleza descobriu que não deveria ter feito reformulação total no elenco“. Nele, me referia ao arrependimento de boa parte das pessoas que hoje fazem o clube da reformulação radical que foi realizada para 2017. Um arrependimento evidente diante das decisões que têm sido tomadas recentemente. O então diretor de futebol, Marcelo Paz, não tinha retornado, mas no texto abordei que a negociação estava em curso, mais uma entre tantas constatações que buscar os acertos do passado foi o caminho escolhido para se recuperar do ruim início da temporada.

Nesta segunda-feira, quatro dias depois, Marcelo foi reapresentado e já trabalhou no acerto com Ronny. Novamente será o responsável pelo elenco e futura reformulação que terá que ocorrer de qualquer maneira. A decisão é correta. O dirigente, entre acertos e equívocos, conhece muito de futebol e do mercado. Não foi bicampeão cearense por acaso e montou times capazes de subir para a Série B tanto em 2015 como em 2016. O fracasso nos jogos finais do mata-mata contra Brasil-RS e Juventude não devem ser único parâmetro para avaliação do trabalho, sob pena de se perpetuar uma injustiça.

Ao lado de Marquinhos Santos e da equipe de avaliação, Marcelo Paz tem um desafio relevante com o bonde andando e não mais construindo um elenco do zero. Ela já olha as opções para a Série C e como o estadual já não permite mais contratações, o objetivo é liberar alguns jogadores e contratar novos para o Campeonato Brasileiro, que começa em maio. O futebol paulista será fonte de buscas importantes. A missão é deixar o time mais técnico, próximo do padrão do ano passado, como também quer o técnico.

Recomendado para você

17 Comentários

  • Sérgio Filho disse:

    Tenho minhas dúvidas sobre a qualidade dele como profissional. De cada 5 contratações, acerta uma e erra quatro. Porém, é um pessoa séria e que quer o bem do clube, ao contrário do Sr. César Sampaio, que foi um bom jogador nos tempos do Palmeiras da Parmalat, mas como dirigente, infelizmente, só recebeu críticas por onde passou, com excessão do Joinville, em 2014.

    Como já disse anteriormente, não achei errado fazer uma reformulação geral no time e elenco, mas o erro foi trazer jogadores com qualidade inferior aos que lá estavam. Não trouxeram um zagueiro melhor que o Lima, um volante melhor que o Juliano, um polivalente melhor que o Pio, um meia melhor que o Éverton e um meia atacante melhor que o Sobralense, embora a maioria deles tenha um triste histórico de fracassar na hora H, onde alguns estavam aqui desde o fracasso diante do Macaé que, na minha opinião, foi disparado o mais humilhante e vergonhoso de todos até agora.

    Acredito que também houveram acertos para este ano, mas em quantidade bem reduzida. Zé Carlos, Lúcio Flávio e Marcelo Boeck são exemplos dos acertos, enquanto o restante, de forma lamentável, foram erros grotescos e bisonhos. Juninho Potiguar, Allan Vieira, Gaston Filgueira, Vacaria, Heitor, Gabriel Teixeira, Anderson Uchoa, Leandro Lima e ETC são uma piada de primeira categoria. A decepção ficou por conta de Ligger e Juninho Potiguar, pois lembro dos mesmos atuando em outros clubes e eram bons jogadores, ao contrário do que apresentaram no Fortaleza até o presente momento.

    Acredito que com as novas contratações que chegaram e as que estão por vir, o time ganhe mais qualidade técnica e engrene no decorrer da temporada, pois se formos entrar na série C com o atual time, iríamos brigar contra o rebaixamento, sem sombra de dúvidas.

    Sérgio, essa tua média de que a cada 5 contratações 4 dão errado é baseada em que?
    FG

    • Sérgio Filho disse:

      Caro Graziani, desde que chegou ao FEC no início de 2015, se não estou enganado, ele teve mais erros do que acertos. Teve acertos também, claro, tanto que contratou jogadores que renderam, tais como Éverton, Sobralense, Pio, Anselmo, Juliano, Jean Mota e por aí vai. Porém, em contrapartida, errou demais ao contratar vários bondes que se eu for falar um por um, é capaz de eu não terminar hoje.

      Ano passado, depois que perdemos Dudu Cearense e Jean Mota para Botafogo e Santos, respectivamente, ele contratou um monte de pernas-de-pau que tinham nível duvidoso até para uma série D, tais como Hudson, Ronaldo, Leozinho, Bruninho, Elivelton, Natan, Railan ( este foi motivo de chacota pelo narrador do canal SporTV, no jogo contra o Internacional, no Beira Rio ) entre outros. Em 2015, contratou Lúcio Maranhão e Deola que, juntos, nos eliminaram das Copas do Nordeste e do Brasil, perdendo gols inacreditáveis e levando frangos bisonhos, ou seja, não estudou a real condição dos atletas antes de contratar. Sem esquecer do mesmo problema do ano passado, contratações improdutivas, tais como Thiago Azulão, Ricardo Jesus, Adriano Martins…

      Os times do FEC sempre foram bons, e acho que não há dúvidas sobre isso. O problema mais visível, pelo menos para mim, era a falta de qualidade nas peças de reposição, tanto que quando um titular se machucava ou era suspenso por cartões, não haviam jogadores que suprissem sua ausência.

      Por isso, meu caro Graziani, eu falo que a cada contração que ele acertava, existiam mais uns três ou quatro erros, isso na mesma posição.

  • Rogério disse:

    Os problemas do FEC são simples: O primeiro é (b o bó l a lá ,bola) e o segundo é psicológico. Um grande psicólogo seria uma baita contratação.
    Saudações Tricolores !

  • Alberto Amorim disse:

    Esquecer o Estadual. Usá-lo como experiencia para a formação do elenco para a Série C. Se não for assim, mais uma decepção de acesso. Isso se a torcida e a imprensa deixarem.

  • EDSON COSTA disse:

    Também acho positivo o retorno do Marcelo Paz.
    Aos poucos vamos (re) arrumando a casa.
    ST

  • Robson disse:

    Marcelo Paz foi um dos muitos profissionais injustiçados quando o possante Jorge Mota resolveu atender à demanda de parte da torcida que pedia uma limpa geral no elenco do ano passado. Mais um que foi julgado tão somente pelo resultado de um jogo.

    Agora, retorna como um bombeiro para apagar o fogo criado pela incompetência no planejamento e na montagem do elenco para 2017. Espero que tenha sucesso, mas não tenho a menor dúvida que terá sua cabeça exigida em bandeja de prata logo no primeiro insucesso.

    Talvez até seja demitido, contratado por outro clube e consiga o acesso, como aliás já aconteceu com muitos profissionais que passaram pelo Fortaleza EC e foram taxados de “fracassados”, “pé frio” pela turma que só tem compromisso com a corneta.

    Saudações Tricolores.

  • Gutemberg disse:

    Esse Marcelo Paz sabe fazer gols?

  • Damasceno disse:

    FG e internautas tricolores,boa noite!
    No meu modo de ver a Diretoria fez de facto uma grande burrada ao desmontar todo o elenco.
    A emoção falou mais alto que a razão e assim uma base minima do que havia melhor se foi.
    Como atenuante a data das eleições que atrapalha qualquer planejamento se queira fazer de um ano para o outro.
    Oxalá o trabalho do Sr. Marcelo seja mais vitorioso este ano.
    É um ótimo e sério profissional,merece como todos nós este acesso.
    Os profissionais que vejo passar nos últimos anos por estas bandas e vindos lá de baixo,não são melhores que o mesmo.
    Esta ai a “coisa”kanalence,que troca de gerente de futebol praticamente a cada seis meses nos últimos dois anos,só espera perder o campeonato cearense e manda embora o coitado.
    No final do ano depois de continuar na serie b,lá se vai mais um.
    Deste modo melhor ter gente de casa,custo menor e maior compromisso.
    ST

  • Jarbas Vasconcelos disse:

    O elenco deste ano não é tão ruim como dizem.

    Boeck é melhor do que Berna.

    LD continua Felipe.

    Heitor e Ligger (apesar de contestado) são bons zagueiros. Talvez, não tão bons como Lima, mas iguais ou melhores do que Edmar.

    Ronny pelo histórico ou mesmo Bruno Lima são melhores que W. Simões.

    No quesito volantes Juliano e Pio não foram substituídos a altura, mas talvez Thiago Mancha melhore a capacidade de marcação e passe naquele setor. Rodrigo Andrade também cumpre bem sua função.

    No meio Everton e Renatinho foram boas contratações, vamos esperar a bola rolar para ver o desempenho deles.

    Sobralense, apesar de preguiçoso, merece voltar, mas o garoto Wesley está jogando bem; dando passes importantes para gol.

    O ataque é melhor que o do ano passado, apesar da grande fase do Anselmo. Este ano temos dois goleadores no ataque. Ainda falta um atacante velocista como foi Clodoaldo ou Rinaldo no passado.

    Apesar do time não ter engrenado ainda, não vejo o Fortaleza tão ruim como dizem.

  • Chico caucaia disse:

    Falta chamar o Flávio Araújo pra armar o time, o marquinho moura não sabe…….É por isto que ele quer os mesmos jogadores do ano passado. …kkkkkkk

  • Geraldo disse:

    Marquinhos manda embora esse moi de contratações erradas que fizeram: Juninho Potiguar, Allan Vieira, Gaston Filgueira, Vacaria, Heitor, Gabriel Teixeira, Anderson Uchoa, Leandro, Jefferson e Ligger.

  • João Ximenes disse:

    BASTIDORES ? tô fora.
    Isso foi mais um dos erros cometidos na transição 2016, 2017 e que agora resolveram consertar. Meu negócio é com bola rolando.

    Prefiro falar do jogo de hoje na Fonte Nova com o Bahêa.
    Não sei o que MARQUINHOS tem na cabeça quanto a formatação e ENTROSAMENTO que a equipe tanto precisa.
    Um jogo como esse; fora de casa; onde não almejamos mais nada; contra TIME de Azona; tecnicamente e individualmente com jogadores melhores que os nossos(de momento), MARQUINHOS deveria entrar com o time que ele tem na cabeça pra continuidade do trabalho até final da Czona(mata morre), justamente pra ficar mais perto do equilíbrio.
    Estamos numa reta final de campeonato onde brigamos pelo TRI CAMPEONATO; temos, o que… 5, 6 jogos até terminar a peleja; Czona batendo a porta, e MARQUINHOS vai colocar um TIME que chamam de ALTERNATIVO, que até 4, 5 rodadas atrás era o que tínhamos a disposição e estava nos representando na competição; já sabemos das limitações técnicas e coletiva de todos eles… PORQUE MARQUINHOS NÃO APROVEITA E COLOCA LOGO O QUE TEMOS DE MELHOR(ou o que não vimos ainda) ?
    SERÁ QUE CONTRATARAM NAQUELA CONDIÇÃO DE 15, 30 DIAS PRA ENTRAREM EM FORMA ? não acredito que caíram nessa “de novo” !
    Jogadores que chegaram, estando regularizados e que sabemos(pelo menos suponho) podem contribuir técnica e coletivamente com a equipe. PORQUE NÃO MARQUINHOS ?

    Mete aí um: Boeck, Felipe, Del’amore, Max, Ronny; Uchôa, Pablo, Éverton, Renatinho; Lúcio Flávio, Zé Carlos.

    Pra que ficar dando voltas e perder uma OPORTUNIDADE de um jogo desse pra encontrar logo o melhor ENTROSAMENTO pra equipe ?!

    BOTA LOGO PRA “DISCATITAR” MEU !

    SOU MAIS LEÃO DE AÇO.

  • Chico Costa disse:

    óóóóóóóóóóóóóóó

  • FABIANO disse:

    Amigo Tricolor de Aço Sérgio Filho, realmente no LEÃO DE AÇO houve alguns raros acertos no ano de 2017. Poder-se-ia contratar muito melhor, se não fossem os velhos conchavos empresariais do senhor César Sampaio, que não demonstrou nenhuma ética profissional em rachar contratações e salários de jogadores.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • Magal disse:

    Estão trazendo de volta os do ano passado? Então vamos ficar mais um ano na C zona.
    Eita castigo da p…… Não pagaram o Chiquinho Xangô, daí temos desgraçados.
    Falar em nisso, tai no que deu botar dois times medíocres pra representar o Ceará na CN.
    Desclassificação vergonhosa e o futebol do estado só servindo de galhofa lá fora.
    Isso desestimular o torcedor a freqüentar os estádios.

  • MATA-LEÃO MATADOR ALVINEGRO disse:

    Olha a CZONA, aí gente!!!! Cuidado com a CZONA, olha, a CZONA é o caminho mais curto para a DZONA que por um triz (CRBesta) não passamos por lá. Quá Quá Quá Quá….

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *