Há técnicos que não gostam taticamente da escalação de dois centroavantes como titulares. Não é o caso de Marquinhos Santos nesta temporada no Fortaleza. Com Lúcio Flávio e Zé Carlos à disposição, o treinador, quando pode, opta por ter em campo os atletas que têm mais competência para balançar as redes.

A decisão é correta. Se perde em velocidade e ocupação dos lados do campo ofensivo, ganha em presença de área e obriga o time a procurar alternativas no meio-campo e laterais para a bola sempre chegar até a área. Os números também comprovam que a dupla tem conseguido entrosamento.

O Fortaleza entrou em campo 18 vezes nesta temporada, 11 pelo estadual, seis pela Copa do Nordeste e uma pela Copa do Brasil. No total foram 29 gols marcados e 14 foram feitos pala dupla de centroavantes. Lúcio balançou as redes oito vezes e Zé Carlos outras seis.

A média de Zé Carlos é melhor, entretanto. Ele esteve em campo oito vezes, totalizando 525 minutos. Assim, faz um gol a cada 87 minutos. Lúcio Flávio foi escalado em 14 oportunidades, totalizando 1184 minutos nos gramados. Neste cenário faz um gol a cada 148 minutos.

Vale ressaltar que em 2016 Zé Carlos marcou nove gols no ano todo pelo CRB, enquanto Lúcio Flávio anotou 16 tentos pelo Paraná.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles