A Confederação Brasileira de Futebol mudou o regulamento da Série C nesta temporada. Anteriormente sem preocupação com limitação de número de atletas, agora os clubes só podem inscrever 35 jogadores para a competição e, destes, cinco precisam ter até 23 anos (nascidos em 94/95). E o detalhe: com exceção de goleiros com lesões graves comprovadas, não há como fazer substituições no elenco.

Diante deste cenário, o Fortaleza já inscreveu 23 atletas, levando em consideração os jogadores disponíveis para as partidas contra Remo, na primeira rodada (derrota por 1 a 0 fora de casa) e Botafogo-PB (vitória por 1 a 0, no PV).  O atacante Jô, o volante Wellington Reis e o zagueiro Edimar foram contratados e certamente estarão nas próximas relações, ou seja, são 26 atletas prontos (Boeck, Felipe, Rodrigo Mancha, Ligger, Anderson Uchoa, Bruno Melo, Everton, Lucio Flavio, Adenilson, Hiago, Pablo, Ronny, Matheus, Delammore, Heitor, Cassio Ortega, Wesley Pibinha, Jefferson, Willian Schuster, Leandro Cearense, Gabriel Pereira, Max Walef, Leandro Lima, Edimar, Jô e Wellington Reis).

Restam, portanto, nove vagas. Parece muito, mas não é. O objetivo da diretoria é reforçar todos os setores do campo. Lateral esquerdo, zagueiro, meio-campista ofensivo e atacante certamente serão agregados. A margem de erro diminuiu bastante, tendo em vista que nas temporadas passadas o clube gastava muito e passava o ano contratando, inclusive nas vésperas de mata-mata, em busca de salvadores da pátria que não resolveram.

O prazo para a inscrição em 2017 também está anotado: até a 10a. rodada, a primeira do returno. Assim, ninguém vai chegar apenas em caso de classificação para o mata-mata garantida. O mínimo de planejamento tem que ser cumprido e o departamento médico e fisiológico atento para que jogadores não tenham graves contusões musculares.

Para dirimir dúvidas, abaixo o texto do regulamento que colocou um pouco de ordem na Série C. Lembrando que o Fortaleza, nesta relação de 23 inscritos, já cumpriu a cota de atletas sub-23.

Art. 5º – Somente poderão participar do Campeonato os atletas que tenham sido registrados na DRT e cujos nomes constem do BID publicado até o último dia útil que anteceder a cada partida.

§ 2º – Os clubes poderão inscrever um número máximo de 35 (trinta e cinco) atletas, sem direito a substituições, até o último dia útil anterior ao início da 10ª rodada (primeira do returno da Fase de Grupos). Nestas inscrições, pelo menos 05 (cinco) necessariamente serão Sub-23. Goleiros poderão ser inscritos fora do prazo (em casos de lesão comprovada), desde que estejam registrados pelo clube no BID no início do campeonato.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles