Futebol do Povo

Fortaleza: seis pontos somados em nove disputados é ótimo início na Série C

2242 66

Olhando para a tabela da Série C antes da competição começar, as três primeiras partidas do Fortaleza mostravam um importante grau de dificuldade. Dois jogos fora de casa (Remo e Salgueiro) e um como mandante (Botafogo-PB), diante de adversários ou campeões estaduais ou no mínimo vice-campeões.

Com esse cenário, levando em conta que Paulo Bonamigo acabara de chegar, a diretoria passava – e ainda passa – por mudanças relevantes e o elenco segue em construção, com muita pressão da torcida, o saldo de seis pontos somados em três jogos é bastante positivo.

Contra o Salgueiro, neste sábado, vitória por 2 a 1, o Fortaleza teve uma postura ofensiva até surpreendente no primeiro tempo, quando empurrou o adversário no seu campo e construiu o placar de 1 a 0, belo gol de Pablo. No segundo tempo fez o segundo tento com Everton (melhor partida dele depois de seu retorno) e mesmo quando sofreu o gol de honra do time da casa, manteve postura tática inteligente no tocante a tentar reter a bola e trocar passes nos 20 minutos derradeiros, por mais que efetivamente tenha recuado bastante sem necessidade.

Fica evidente que o grupo de jogadores se fortaleceu com a chegada de Bonamigo. Para além de um time mais organizado depois de Hemerson Maria e Marquinhos Santos, o experiente treinador tem dado grande contribuição do ponto de vista de confiança para um grupo até então abalado pelos insucessos recentes. Outro fator fundamental é o ambiente criado pelos próprios atletas. Quem tem convivido de perto percebe que os jogadores têm usado todas as cobranças externas e desconfianças como incentivo para criar uma atmosfera para provar a cada dia que são capazes.

Recomendado para você

66 Comentários

  • Sérgio Filho disse:

    Ufa! Graças a Deus! Quase que o Fortaleza complica o descomplicado.

    Fizemos um belíssimo primeiro tempo, onde me arrisco a dizer que foi a melhor exibição da equipe em 2017. Time leve, solto, envolvente, tocando bem a bola, marcação compacta e buscando o gol a todo momento. Por um instante, parecia que o Fortaleza estava jogando em casa, tamanha ousadia. Já no segundo tempo, voltamos a ser o time do início do ano, onde erravam passes de meio metro e uma extrema postura defensiva. Desnecessário passar por todo esse aperreio na segunda etapa.

    Sinceramente, pelo placar moral, juntando o que cada time jogou (Fortaleza no primeiro e Salgueiro no segundo) o resultado justo seria o empate. Porém, como não foi, vou aqui comemorar.

    Bonamigo está começando a dar uma cara à equipe. Precisa corrigir a postura defensiva em excesso, assim como o preparo físico, pois parece que os jogadores só faltam pedir arrego nos segundos tempos.

    Para quem achava que seria um desastre (inclusive eu) deve estar bem surpreso com o time.

  • Leandro Gonçalves disse:

    Assisti a alguns lances desse jogo. E como o Adenilson encaixou,hein? ! O Ceará perdeu uma ótima oportunidade de ter um jogador voluntarioso e de passes precisos,o que não chega a ser surpresa tendo em vista o que ele fez no estadual…

    Mesmo com desconfiancas,acredito que a leoa vai mais uma vez pro mata-mata…Em 8 anos,chegar até a bendita fase nunca foi problema …O problema foi passar dela…

    • Amaury disse:

      quem sabe tenhamos a sorte da VÉIA e peguemos o Macaé no mata-mata e desta vez eles marquem o casamento de seu único atacante e artilheiro no dia do jogo e num mimo maravilhoso tragam também o time reserva a meio pau né? ou isto é só prá quem pode?

      • Leandro Gonçalves disse:

        Ou quem sabe aceitem um cheque como o CRB ,hein?…Mas cheque vai ser dificil neh amigao,os dirigentes não aguentam mais tirar do próprio bolso…kkk

      • CARLOS LIMA disse:

        quem sabe o Ceará não enfrente o CRB na 38a rodada e eles assim como fizeram em 2011 , deixem o Ceará fazer os gols que precisa para o acesso ?? não teremos o Carlinhos Bala (para pedir ) mas podemos escolher outro no elenco , é só ver o vídeo no Youtube, o Carlinhos Bala com o dedo indicador para cima mostrando que ainda precisava fazer mais um gol e dessa forma evitar o rebaixamento.

      • O Ceará só esqueceu de pagar aquele jogador que acertou um chute no ângulo e o Everson foi buscar né meu caro?!

        • Ernesto Matos disse:

          Coitados embora estejam eternamente na série B, não se conformam de estar a três anos sem vencer o Leão, mas é assim mesmo , freguesia nunca falha.

        • Beto Bar disse:

          Hehehe quando vêm com essa baboseira, sempre me lembro desse lance. Everson de mão trocada, bola iria no “V”… mas foi comprado! Kkkkkkkkkkkk agora a do Bala tá filmada pra quem quiser ver. No campo, Liaum hoje estaria na D! Que vergonha!

          • sofredordovozao disse:

            Realmente, ridiculo essa turma tricolorida !!!

            Todos sabemos q o nosso parça ali nao era o time do Macae e sim o nosso amigo de preto !!!

            Da-lhe Robinson !!!
            Da-lhe Vozao !!!

    • Renato Dantas disse:

      É Leandro não adiantou secar! O Tricolor do PICI, o Leão de Aço tá se arrumando e não tenho dúvidas que chegará de novo ao Mata Mata e se este grupo permanecer com essa vontade inabalável de vencer, esse ano seremos série B! Espero que mais umas 4 ou 5 contratações sejam feitas, afinal a série C é um campeonato duro, muito longo e precisamos de um elenco forte mas, sobretudo de qualidade!

  • EDSON COSTA disse:

    Humildade, fé e trabalho.
    Sigamos firmes. Meio a zero tá ótimo, não quero exibições valorosas, quero o acesso. Para mim só importa o resultado final do jogo.
    No fim do ano saberemos de tudo.
    Graziani, parabéns mais uma vez pela análise equilibrada e imparcial.
    ST

  • Carlos M. disse:

    Bela vitória do Leão no interior de Pernambuco. Jogo dificílimo pelo adversário, pelo campo, pelo extracampo e pelo momento de formação que vive o elenco. Acho que o torcedor tricolor foi surpreendido positivamente com o 1º tempo do time. De certo que fora a melhor exibição do tricolor no ano. O 2º tempo foi de uma queda de produção considerável, mas nada gritante…

    Hiago, muito voluntarioso, sempre procurando a jogada vertical e de muita movimentação, Adenilson, tocando bem a bola, se movimentando bem defensivamente e ofensivamente, aparecendo no ataque com finalizações de média distância, e Boeck, sempre importante e seguro em momentos decisivos, foram os destaques do jogo.

    Incrível a diferença desse time de Bonamigo para aquele de MS e HM. Ele tem a confiança dos jogadores e consegue extrair o que há de melhor deles.
    Apesar da visível melhora, o Fortaleza necessita contratar e encorpar esse elenco pro decorrer da competição. Pelo menos 3 jogadores nesse momento.

    Agora é pensar no ASA. Jogo a jogo.

    ST!

  • Chico caucaia disse:

    Fizeram uma propaganda grande deste salgueiro. …. Deve ser uma bomba, pro furtaleza ter ganho. …. aí vai iludindo a torcida. … ah juventude do Brasil

    • Amaury disse:

      ué Caucaia num foi você que até dia destes só vinha aqui prá esculhambar teu time? agora o sossega-leão fez efeito foi?

    • Leonardo Miranda disse:

      Chora, Kanalense. Deve estar P*** da vida por achar que o FEC perderia os três jogos, assim como os outros torcedores do teu time. Chora de raiva, rapaz. Ah aquela Vila Nova em Joinville!

  • João Ximenes disse:

    Poderia tá sendo melhor, PRINCIPALMENTE, se não tivéssemos tomado aquele gol do Remo depois de uma falha gritante do zagueiro Heitor(pegou o beco) e da marcação de um penalte, até hoje, DISCUTÍVEL.

    Não chamaria de SURPREENDENTE, porque, já no jogo anterior, aqui contra o Botafogo-PB, Fortaleza Esporte Clube já mostrou que mudara a sua POSTURA de jogo, também jogando o adversário pras cordas, MAS… no segundo tempo, como aconteceu nesse mesmo jogo, deixou a desejar na parte física. É nítida a queda de produção no segundo tempo, e podem ter certeza, é o FÍSICO que tá fazendo com que isso aconteça.
    No entanto, como falei do jogo anterior, vejo que o time tá correndo um pelo o outro e isso tá contribuindo pro desgaste na reta final.
    CORRIGINDO ESSE DETALHE VAMOS TER MAIS CONSISTÊNCIA DENTRO DOS JOGOS.

    BONAMIGO conseguiu “butar” no quengo dos jogadores que eles são capazes – pelo menos é o que tá parecendo.
    Conseguiu fazer com que os jogadores se ajudassem um ao outro e isso, maioria do tempo, ajuda na contensão defensiva, e quando da tomada de bola, o arrasto dela até o gol adversário fica mais próximo.

    BOECK, mais uma vez mostrou que é o goleiro do campeonato;
    FELIPE conseguiu participar mais ofensivamente, principalmente entrando em diagonal;
    MANCHA mais uma vez não foi testado como zagueiro, visto que o sistema defensivo partindo com a marcação dos homens de frente e meio funcionou bem;
    LIGGER idem;
    BRUNO assim como Felipe teve maior participação,e até conseguiu deixar Lúcio Flávio na cara do goleiro deles(Lúcio perdeu sozinho);
    UCHOA é um volante fixo que tali pra cumprir um papel defensivo ostensivo, e não sai da posição nem a pau;
    PABLO, como já vinha falando antes, É O JOGADOR MAIS CONSCIENTE DESSE TIME. É impressionante o fôlego dele. Corre o campo todo, não se esconde, rouba bola, chega na frente sempre, e ontem foi premiado com um gol, onde pegou de primeira num chute cheio de muita felicidade(não deixou a bola cair). MELHOR DO JOGO pela participação de sempre;
    ÉVERTON, não fosse o gol e a pancada que levou onde acabou tendo de sair, não o teria visto em campo. BONAMIGO tá querendo acabar com a carreira dele escalando-o pelo lado direito. É sabido que o futebol do Éverton não é só aquele, e fosse EU, o colocaria no banco pra ver se ele desperta;
    ADENILSON é sem comentário. Depois do Paraíba, é o jogador que mais se aproxima de uma MEIA meia. Melhor fisicamente VAI ARREBENTAR nesta Czona, e como aconteceu no campeonato local, vai brigar quando da escolha de melhor jogador da competição. Tô exagerando nem um pouco;
    HIAGO é um jogador perigoso pros adversários, mas é um jogador que DESAPARECE do jogo com a mesma facilidade que entrou nele. Precisa participar mais efetivamente e desaparecer menos;
    LÚCIO FLÁVIO tem hora que corre de graça na ânsia de definir o jogo e acaba se “trupicando” todo. Não teria tirado ele do jogo. Perdemos muito, principalmente quando, pouco tempo depois Éverton machucou-se e entrou LEANDRO CEARENSE. Tenho dúvida nenhuma que, se o mesmo tivesse continuado, com os três na frente, teríamos conseguido mais gols.

    LEANDRO CEARENSE vai ajudar muito até o final desta Czona;
    SCHUSTER, pode até enganar outro. A MIM NÃO !
    RONNY ainda não se encontrou em campo.

    Fortaleza Esporte Clube mandou no jogo e o goleirão deles(Mondragon), APOSTO, sonhou com o ADENILSON.
    Mondragon foi buscar uma bola no ângulo num chute do Adenilson(um deles), que só ali já deu um jeito em suas costelas(precisou parar o jogo pra ele ser atendido por uns 5 minutos).

    A continuar nessa pegada – um correndo pelo o outro – e, AJUSTANDO O PREPARO FÍSICO como deve ser… VAMOS DÁ TRABALHO NESTA Czona.

    Depois dessas TRÊS rodadas – mesmo com derrota pro Remo(num penalte até hoje discutível) -, ajuste quanto a PRODUÇÃO e PARTICIPAÇÃO mais efetiva individual de algumas peças, e chegadas de outras pontuais(laterais; zagueiro; meia), arriscaria em dizer: É POR AI !!!!!

  • Amaury disse:

    jogando num sistema bem ofensivo e corrigindo a marcação cobrindo os laterais o time fez em nenhuma dúvida a melhor partida do ano onde Boeck e Mancha foram os melhores em campo, Adenilson ganhou a vaga de vez e Everton lembrou que joga futebol, mas Felipe amarga péssima fase e já merece banco, o Salgueiro é um bom time e não é por acaso que já é vice campeão pernambucano mas a fibra e a garra do time foi visível e soube segurar o resultado quando o adversário dava tudo e ameaçou, já dá para ver que não teremos time técnico mas pegador e bem taticamente definido … mas falta muito ainda, claro.

  • Carlinhos Bala disse:

    Se o time desandar e precisar de algum milagre pra nao ser rebaixado estou a disposição, abraços nação tricolor, um dedinho ajuda!

  • Marcelino disse:

    Confesso que essa vitória não me anima.

    Não desconheço que ganhar os jogos e, mais ainda, liderar seu grupo talvez seja uma das principais fontes de motivação para um time e alegria para os torcedores. Contudo, o já longo histórico do Fortaleza na terceira divisão demonstra que nem de longe isso significa um sinal de que o time está realmente em condições de subir à Série B.

    E, convenhamos, isso é o que importa. A não ser que o Clube sonhe em manter essa vida de rebaixado a uma terceira divisão, o que não acredito!

    Em 2013 o Fortaleza liderou o seu grupo em 6 rodadas, mas sequer se classificou para o mata-mata. Mas o Santa Cruz, que liderou apenas em 3 rodadas, o Vila Nova por 2 rodadas e Luverdense apenas por 1 rodada classificaram-se para o mata-mata e subiram para a Série b.

    No ano de 2014 o Fortaleza liderou seu grupo por nada mais, nada menos, do que 17 das 18 rodadas, mas, apesar de ter ido para o mata-mata, caiu já nas quartas de final. Enquanto que o CRB, o Paysandu e o Macaé, que nunca estiveram na liderança de seus grupos, foram para o mata-mata e subiram para a Série B.

    A mesma situação se repetiu em 2015. O Fortaleza liderou seu grupo por 16 rodadas das 18, mas, indo pro mata-mata, caiu de novo logo nas quartas de final. Já o Vila Nova, que liderou apenas por 2 rodadas das 18, foi para o mata-mata e subiu para a Série B. Ou o Londrina, que liderou em apenas 4 rodadas, foi para o mata-mata e subiu para a Série B.

    Já em 2016 o Fortaleza liderou seu grupo por 10 rodadas e conseguiu ir ao mata-mata, mas logo nas quartas de final caiu. E viu clubes, como o Juventude e o Boa Esporte, que nunca chegaram a liderar uma vez sequer seus grupos, irem ao mata-mata e subir para a Série B.

    Essa pequena amostra revela que, na Série C, campanhas excelentes na fase de grupos – recheada de vitórias – não é nem de longe sinal seguro de que o time está preparado para o mata-mata e para subir para a segunda divisão.

    O período de grupos só tem sentido para quem quer subir para a Série B se for visto como tempo de preparação para o mata-mata. Ganhar e ganhar muitos jogos nessa fase, sem que isso se insira no contexto de um planejamento concreto de enfrentamento e superação do mata-mata, não serve para absolutamente nada. É pura enganação.

    Um grande torcedor do Fortaleza, infelizmente falecido ano passado, costumava dizer que: “A experiência do Fortaleza na Série C se iguala àquela do maratonista inexperiente, que sai correndo feito um louco logo na partida, se distancia de todos, recebe as palmas das multidões,…. mas, logo mais à frente é ultrapassado por todos os “experientes”, que sabiam da irrelevância dessa enganosa liderança no início”. Ele costumava repetir que as vitórias na fase de grupos terminava fazendo que todos não percebessem o despreparo do time para o que importa: o mata-mata.

    E, infelizmente, a despeito da melhora em um ou outro fundamento do time, ainda não vi a estruturação de um time realmente pronto para subir à Série B.

    Vamos ficar de olho.

    • Amaury disse:

      continue pegando corda dos inimigos do clube e goze meu caro.

    • Carlos Cavalcante disse:

      É aquele negócio se o clube ganha e convence e entra no G4 não é garantia de passar no mata-mata, se não ganha é lutar contra o rebaixamento, o problema é que temos uma cultura muito forte de se apegar ao que ocorreu no passado e isso tem uma influência muito grande por parte da imprensa, que muitas vezes por falta de assunto bate nessa tecla e faz de uma estatística uma verdade absoluta.

      Se vc me mostrar um clube que subiu, nesses oito anos que o Fortaleza se encontra na série C, e que atropelou os adversários na fase de grupos e no mata-mata me fale que eu desconheço.

      • Marcelino disse:

        Não há um caso para citar, Carlos Cavalcante. No histórico do Fortaleza na Série C geralmente quem se sai bem no mata-mata não foi lá essas coisas todas na fase de grupos, fazendo apenas o necessário para chegar no mata-mata. Em sentido contrário, quem se saiu muito bem ou razoavelmente bem na fase de grupos (coisa que o Fortaleza normalmente tem conseguido) quase sempre fica pelo caminho no mata-mata.

        E esse foi exatamente o ponto chave que procurei chamar a atenção em meu comentário. Ganhar todos os jogos na fase de grupos é muito bom (óbvio) e ser líder do grupo também. Ninguém, em sã consciência, pode ser contra ganhar os jogos e ser líder de grupo. Mas, o que procurei demonstrar em meu comentário é que isso NÃO é garantia de que o time vai subir, mostrando que o histórico dos que conseguiram subir nos últimos anos confirma isso.

        Uma situação que ocorre esporadicamente uma ou outra vez, pode ser tida como acidente de percurso. Mas uma que se repete ao longo de 8 anos não pode ser desconsiderada para efeito do planejamento do Clube.

        Meu comentário, portanto, é muito mais para fazer um alerta – enquanto ainda temos tempo – a respeito do que deve ser o alvo do planejamento estratégico do Clube para este ano (focar na preparação para o mata-mata e não a liderança do grupo), do que para desmerecer os resultados do Clube nos jogos que já teve na Série C deste ano.

        Se do trabalho vier a liderança do Grupo, ótimo. Mas isso não deve ser o alvo da estratégia a ser seguida pelo Clube. Esse, repito, é o ponto que tenho defendido.

    • Sérgio Filho disse:

      Marcelino, nenhum torcedor do Fortaleza (pelo menos aqueles que raciocinam) estão dizendo que o time já está jogando o fino da bola e está pronto para subir. Agora, com base no seu comentário, eu lhe pergunto: qual é o ponto ideal para um time que está na Série C, mostrar que está em condições de subir à Série B? Não se esqueça que vários times que subiram, inclusive os que nos eliminaram, chegaram ao mata-mata muito contestados pela própria torcida. Isso é algo bem relativo.

      Três pontos. Primeiro: concordo que liderar a fase de grupo na Série C e nada é a mesma coisa. Porém, eu te garanto, quem não ficar entre os 4 que vão ao mata-mata, não sobe. Se chegando lá não é garantia alguma de acesso, imagine para quem não consegue nem ir à segunda fase.

      Segundo: não acho que ganhar várias partidas na primeira fase seja sinônimo de desespero, mas sim uma tentava de garantir logo seu lugar. Você prefere um time que se classifique bem com algumas rodadas de antecedência, ou prefere um time que jogue as 18 partidas e chegue na última tendo que ganhar para não ser eliminado? É complicado.

      Terceiro: voltando a falar do time, é bem óbvio que precisa de melhoras, mas traçando um paralelo em relação à essa mesma equipe no início do ano, onde fizemos jogos bisonhos em três competições (Campeonato Cearense, Copa do Nordeste e Copa do Brasil) e fomos vergonhosamente eliminados nas três, jogando um futebol de dar calo nos olhos, não há como negar que houve uma melhora no time, principalmente se for levado em consideração o ambiente ruim que o clube estava.

      Então, meu caro, não adianta ter desconfiança agora. É torcer e acreditar, algo que nós fazemos desde 2010.

      Saudações e um forte abraço.

      • Marcelino disse:

        Olá Sérgio Filho.

        Bom. Em nenhum instante de meus comentários afirmei que torcedores do Fortaleza estavam dizendo que o time já “está jogando o fino da bola e está pronto para subir”.

        Em respeito a sua pergunta (“qual é o ponto ideal para um time que está na Série C mostrar que está em condições de subir à Série B?”), esclareço que quando afirmo que “ainda não vi a estruturação de um time realmente pronto para subir à Série B” refiro-me a um padrão de jogo que me pareça, em primeiro lugar, consistente e já incorporado ao jeito de jogar do Clube (ainda estamos num processo claro de adaptação e de crescimento, com muitas dúvidas ainda), e em segundo lugar, capaz de nos dar tranquilidade quanto a enfrentar e vencer qualquer um dos times que já se tem visto jogar na Série C.

        Concordo que o time vem melhorando – e até já ressaltei isso em outros comentários – mas, pelo menos na minha perspectiva, ainda não consegui perceber essa consistência estrutural, essa força advinda da qualidade técnica e tática do elenco. Pode ser um erro de percepção meu. Mas estou sendo sincero.

        Por fim, em respeito a sua última pergunta (“Você prefere um time que se classifique bem com algumas rodadas de antecedência, ou prefere um time que jogue as 18 partidas e chegue na última tendo que ganhar para não ser eliminado?”), sem dúvida alguma que prefiro que a classificação venha o mais cedo possível.

        Qualquer torcedor vai querer que o Fortaleza repita, ou até supere, o que fez em 2014 na fase de grupos, onde assumiu a liderança do grupo na 2ª rodada e dela não saiu mais até a 18ª.

        Mas meu ponto de alerta é que desempenho como esse não tem sido qualquer garantia de acesso à Série B. Na verdade, frequentemente sobem os times com desempenho apenas mediano na fase de grupos. Não se pode desconhecer esse fato, especialmente para efeito do desenho da estratégia do Clube.

        Vamos continuar atentos e acompanhando.

  • LeaonaSerieB disse:

    Impressionante, como um time muda tanto de postura de um tempo para outro.:(

    Por muito pouco não cedemos o empate, se o Lucio Flavio não tivesse tirado aquela bola que ia entrando, a gente poderia até ter tomado uma virada, pois o placar ali ainda era 1×0, claro que era pouco pela pressão que impusemos no primeiro tempo, deveríamos ter saído vencendo por uns 2×0, mas o tal do Mondragon estava pegando tudo.

    Não vi nenhum tempo tão bom do time nesse ano, como esse primeiro tempo contra o Salgueiro, um time que já eliminou um dos grandes de Pernambuco na semi-final e conseguiu tirar um empate com o Sport dentro da Ilha do Retiro no 1o. jogo da final e pode até ser campeão pernambucano. Ainda bem que é freguês de carteirinha do Leão.

    O Lucio Flavio tirou aquele gol, mas pra compensar perdeu um gol incrível, quando o passe do Bruno Mello chegou bem no pé dele e ele errou feio, praticamente, sem marcação.

    O Boeck foi um dos destaques do time no 2o. tempo e com uma bela defesa no 1o. tempo, o Adenilson também jogou muito bem, porém muito mais no primeiro tempo, quando distribuiu bem o jogo e deu 2 belos chutes a gol, merecia pelo menos um deles ter entrado.

  • Carlos Cavalcante disse:

    Minha impressão é que o grupo já assimilou a ideia do Bonamigo ou, como dizem os especialistas, comprou a ideia do técnico.

    Vencer Botafogo-PB e Salgueiro foi de uma importância grande, primeiro pq esses dois clubes (campeão e outro disputando a final) devem ser os clubes mais entrosados desse grupo pois mantiveram a base desde o ano passado, segundo, pq o nosso grupo ainda está sendo montado.

    Lembrando que a última derrota do Salgueiro em casa foi contra o Santa Cruz no campeonato estadual do ano passado se não me engano, é um time extremamente difícil ser batido em casa, ainda mais com o adversário jogando bem.

    Essa nova mentalidade de contratação está parecendo bem mais eficaz do que a da diretoria anterior, só comparar a contratação do Adenilson com a do Esquerdinha, esse último jogou 30 minutos e pede 100 mil de rescisão, brincadeira.

  • Bernardo Andrade disse:

    A melhor coisa da vitória do Fortaleza ontem não foi o resultado em si, foi ver finalmente após 5 meses, o time com padrão defensivo e ofensivo – foi ver toques rápidos, jogadas de contra-ataques, desafogo pelas laterais e constatar que o time ainda pode crescer! Um alívio ver o Fortaleza finalmente estrear na temporada! Éverton voltando a ser éverton, Adenílson tem lugar cativo no time, Hiago vai colaborar bastante e Pablo finalmente se tornando um pilar no meio campo! Felipe precisa crescer, Ligger não pode continuar sendo titular e nem Anderson Uchoa – Leandro Cearense em forma é titular e o Ronny??? Parece que tava um ano parado, meio perdido no campo! O FEC parece finalmente que vai encontrar seu ponto de fusão!

  • Helio Franco disse:

    Graziani comenta bem. Mais um.

  • Robson disse:

    Em que pesem as duas vitórias em terras pernambucanas de nossos representantes, destaque-se o nível absolutamente patético dos adversários: Naútico e Salgueiro são dois times simplesmente ridiculos. O fato deste último estar na final do estadual só mostra que o nível do futebol da terra do frevo está no subsolo esse ano.

    Longe de desmerecer a vitória do Fortaleza EC, sobretudo porque devolve paz e tranquilidade para que o time continue evoluindo durante a competição, mas o fato é que o Salgueiro mostrou pouco para quem pretende subir de divisão. Espero que a boa atuação de Evérton seja um indicativo de que o bom futebol do atleta voltou, o que seria um grande reforço para o Leão.

    Que essa importante vitória não oculte nossas deficiências e a necessidade urgente de reforços em todos os setores do time. A nova direção tricolor não pode descansar na busca pela qualificação do elenco supondo que temos o suficiente. Afinal, não tem todo time dessa série C é ruim como o Salgueiro.

    6 pontos em 9 disputados nos permite dizer que começamos bem, mas não é o começo que tem que ser igual aos anos anteriores, é o final que tem que ser diferente.

    Saudações Tricolores.

  • lucas disse:

    Mais uma vez o comentarista se mostra imparcial..parabéns gosto de ler seus comentários são mais realistas…enquanto no outro jornal são nítidas as reportagens que aparecem falando do Fortaleza que tentam desmerecer o time.

  • VOZAO disse:

    o mau amigo vai ferrar o sofrelezaaa

  • CARLOS LIMA disse:

    plagiando o Ximenes ” não tenho nada com isso” mas vou comentar :
    primeiramente pelo o que o Liaum (15 C ) fez no primeiro tempo, e o que o Salgueiro fez no
    segundo tempo, o resultado mais justo teria sido um empate.

    se no primeiro tempo as melhores chances (chutes de fora da área) foram do Liaum, no segundo tempo o Boeck salvou pelo menos tRês chances claras de gol, sem contar uma
    bola que foi tirada praticamente em cima da linha do gol, por um jogador do Liaum..

    o Liaum vencer jogos fora de casa, é como o Papai Noel, só aparece uma vez no ano,
    a ultima vitória do Liaum jogando fora de casa na Série C, tinha sido no dia 05 de Junho do ano passado, quando venceu o America de Natal . os outros resultados ou foram derrotas ou
    empates..

    • Leonardo Miranda disse:

      O campeonato começou agora. Como é que tu quer que o time vença todas as partidas fora de casa? Carlos Lima, acho bem hilário você vim falar de vencer fora de casa, onde seu time foi o único que conseguiu a proeza de passar um campeonato inteiro ( Série B 2008 ) sem vencer um único jogo fora.

      Estranho, bem estranho!

      • CARLOS LIMA disse:

        ano passado nessa mesma Série C, acho que em 9 jogos fora de casa, venceu 1 ou 2 jogos..se muito.. o problema é antigo, só lembrando que nos jogos do Mata- Mata,
        (Oeste, Macaé, Brasil de Pelotas e Juventude ) fora de casa, foram 3 empates e uma derrota.. ou seja..o teu time vencer fora de casa é raridade na Série C.

    • Sérgio Filho disse:

      Em 2012, quando perdemos para o Oeste de Itápolis, a única vitória deles foi justamente aquele 3×1 no PV, e olhe só, eles subiram. Primeira fase não importa se joga bem ou mal, se só ganha em casa ou fora, se o time termina classificado em primeiro ou quarto. O importante é avançar, até porque o mata-mata é outra competição onde tudo que foi feito de bom ou de ruim na fase anterior, cai no esquecimento.

    • Amaury disse:

      Mãe Diná já me informou que este ano decidiremos contra o Macaé que dispensará seu único atacante no dia do jogo e virá com time reserva.

    • observador disse:

      Carlos esclarecido Lima, teu time passou a serie B de 2015 em pelo menos uns 10 jogos sem vencer nem em casa, nem fora de casa, você fala como se seu time fosse a oitava maravilha do futebol mundial, só venceu o Nautico, porque o Anselmo perdeu de proposito aquele penalty, como forma de protesto pelos salarios atrasados, um gol ali mudaria o resultado do jogo, deixa de ser alienado cara.

      • CARLOS LIMA disse:

        observador, mas na reta final o Ceará venceu o Botafogo no Maracanâ, venceu Mogi Mirim em São Paulo, e venceu o Macaé em Macaé.. quer comparar ???

        • Leonardo Miranda disse:

          Carlos Lima, o Ceará venceu o Mogi-Mirim com dois pênaltis inexistentes, venceu o Macaé com um frangaço do goleiro deles, e venceu o Botafogo em um lance que além de não ter sido falta, o juiz marcou pênalti e ainda pediu desculpas ao goleiro do Botafogo (Jeferson) nos vestiários do estádio após o término da partida. Quer comparar?

    • VALTERLAN disse:

      Carlos tricolor Lima, se for analisar o momento atual de Nautico e Salgueiro, o Salgueiro tá melhor que o Timbu, afinal vai fazer a final do pernambucano, enquanto o adversario do kanal, tá em uma crise sem fim, vamos esperar essa seleção mundial de futebol que é o time alvipreto, pegar um adversário que queira jogar futebol, em vez de fazer protesto pelos salários atrasados

      • CARLOS LIMA disse:

        Valterlan, o teu time perdeu para o REMO, o time com 10 jogadores que haviam chegado 3 dias antes da estréia na Série C, se fizeram um ou dois treinamentos
        fizeram muito.. o Náutico empatou o primeiro jogo no mesmo estádio com o America Mineiro..eu vi o jogo pela TV.

        • VALTERLAN disse:

          CArlos Lima, essa vitoria do kanal em cima do Botafogo, foi bem suspeita, penalty inexistente, Botafogo era o lider, jogou o tempo inteiro sem dá um chute a gol, o kanal morrendo de medo, conseguiu um penalty arranjado, e os jogadores do Fogão com os salarios atrasados, que milagrosamente foram pagos depois desse jogo, e no jogo seguinte o time da estrela solitaria meteu 4×0 no Nautico em Recife, nem parecia o mesmo time.

    • Amaury disse:

      quem sabe a CBF inventa o placar moral já que o placar imoral é só o que vemos … mas se houvesse justiça em futebol a seleção da Hungria o melhor time do mundo segundo muitos analistas e que deu de 8 a 2 na Alemanha nas oitavas perdeu de 3 a 2 na final da copa de 1954, a seleção do Telê seria campeã de 1982, Portugal que foi roubado teria sido campeão do mundo em 1966 … vovó dizia que chapéu de otário é martelo e desculpa de impotente é xereca aposentada.

  • Galera gostaria de fazer uma pergunta, pois a mesma não quer calar.Alguem consegue ler os comentários do João Ximenes por completo?! sinceridade,eu não consigo.Agora pode passar adiante……

    • VALTERLAN disse:

      Eu faço igual o Alan Neto, passa adiante, ele escreve mais palavras que o proprio Fernando Graziani

    • Leandro Gonçalves disse:

      Eu leio .O Ximenes entende de futebol..

      Mas que ele poderia ser mais um pouco mais laconico,ah poderia kkkk kkkk

    • João Ximenes disse:

      Fala MARCOS OLIVEIRA.
      Dando uma rapidinha pra você…

      JAMAIS LERÁ A BÍBLIA !

      • João Ximenes disse:

        A propósito MARCOS OLIVEIRA, já que tu não tem saco de tá lendo, e ainda, ao INVÉS de tu ficar arengando, me diz… Tu jogou comigo aonde e, pra quem torces mesmo ?
        Suponho que torça para o Fortaleza Esporte Clube pois se manifestou na matéria do mesmo. TÔ CERTO ?

        Então, SEJA PRODUTIVO, opine sobre o jogo… E PARA DE SER “ARENGUEIRO” meu. Agora faça o favor de opinar e me fazer entender !
        Se tu, com tuas “prováveis” poucas linhas, conseguir convencer alguém aqui, que tem condição de tá debatendo e/ou decifrando o FUTEBOL, prometo que só escreverei depois de ti e acenando com a cabeça tipo uma lagartixa macho, concordando contigo.

        Seguinte… VOU TE AJUDAR:

        COMPARATIVOS – que não entram em campo -, pra dá uma apimentada na torcida a cada rodada:

        FORTALEZA Esporte Clube na primeira rodada perdeu pro Remo em Belém(1 X 0) – numa falha individual “gritante” que gerou um penalte(?) até agora duvidoso -; segunda rodada, venceu, em casa, o Botafogo – PB(1 X 0), numa jogada de bola parada, terminado a rodada em 5º na tabela de classificação. Já na terceira rodada, venceu o Salgueiro-PE, em Salgueiro por 2 X 1, e agora é 2º na classificação; AGORA pega o Asa, que tem 3 pontos e está na 9ª posição na tabela(faixa do descesso) no PV, que na primeira rodada perdeu pro Csa num clássico local; na segunda venceu em casa o Remo(que venceu o Fortaleza) por 1 X 0; e nesta terceira rodada perdeu, EM CASA, pro Sampaio Corrêa(3º) por 1 X 0.

        Dos três que já jogaram contra o Asa(9º), Fortaleza vice líder com 6 pontos só pega o Csa(hoje líder também com 6) na 7ª rodada na casa deles; já jogou e perdeu pro Remo(6º); enquanto que, Sampaio Corrêa – hoje 3º também com 6 pontos -, pegaremos ele, AQUI, na 6ª rodada.

        Tem MUITA BOLA PRA ROLAR ainda !!!!!

        Escrevi muito ?
        Dava pra escrever menos que isso pra explicar a situação ?
        Ou você não conseguiu ler “de novo” ?

        JAMAIS LERÁ A BÍBLIA !!!!!

        Ah!
        Obrigado pela força LEANDRO.
        Mas, infelismente, não dá pra ser mais “lacônico”, porque me expresso aqui, como se estivesse falando de futebol numa mesa de bar por exemplo.
        Mesa de bar sabe como que é né verdade ?!

        Abraço.

        • Júlio Rocha disse:

          Meu caro João Ximenes,

          A minha percepção é exatamente essa quando leio seus comentários, que estamos discutindo isso em uma mesa de bar.
          Excelente os seus comentários e ainda por cima instigantes, por que vc sempre deixa espaço para dar fluidez às discussões.
          Dizer que não ler todo, minha opinião, claro, parece gente que não tem uma cultura de leitura, e isso não quer dizer que a pessoa seja ignorante, pode ser que não curta lê mesmo. Ainda mais nesses tempos de textos curtos e abreviados devido a velocidade com que as pessoas tem se comunicado.
          Aproveitando, e não importa se em textos referentes ao Leão ou ao Ceará, mas textos do Leandro Gonçalves, João Ximenes, Sérgio Filho e outros que não me recordo agora são sempre espera de boa leitura sem fanatismo do tipo que cega.
          É isso!

          • João Ximenes disse:

            Meu caro JÚLIO ROCHA, sabe o que é mais interessante nisso(escrever pouco ou muito), é que inconscientemente a gente sabe que não adianta de nada, e podemos até achar pura perda de tempo, já que não se sabe se os que deveriam ter mais interesse chegam a acompanhar ou até mesmo ler o que escrevemos aqui(os dirigentes e comissões técnicas).
            As vezes – sendo mais otimista achando que eles acompanham -, penso que eles(dirigentes e outros) até abrem o BLOG, mas alguns comentários são tão detalhados(ou compridos) que eles acabam agindo como o MARCOS OLIVEIRA ai.
            Partindo deles(dirigentes e outros) é até compreensivo, pois são eles que estão lá, no que, pra eles, acham estão certos e sabem tudo.

            MAS, partir de NÓS “simples leigos” aqui desse espaço, que já foi dito: É ESPAÇO NOSSO, chega a ser bisonho.

            Acrescentaria nessa LISTA de boas participações VOCÊ mesmo, e mais alguns que participam escrevendo dentro DA PAUTA – proposta pelo GRAZIANE, e agora pelo o ANDRÉ ALMEIDA -, e não só pra “picuinzar” com o time adversário que, SE QUER estão se enfrentando de momento.

            Valeu !

    • MIMI-48 disse:

      Haja saco para lê um comentário extenso.Não tem que consiga, falta saco e tempo. Comentários devem ser objetivos

      • João Ximenes disse:

        Fala MIMI-48,
        Nem o FUTEBOL consegue ser objetivo.
        Outra(…) não me considero COMENTARISTA. Apenas falo(escrevo) como TORCEDOR.

        Você considera a sua participação aqui como um COMENTÁRIO. Já EU, considero seus pseudos “comentários” como PICUINHA.

        ESTE É O TEMA:
        “Fortaleza: seis pontos somados em nove disputados é ótimo início na Série C.”

        FALA SOBRE ISSO e para de tá repetindo o que os outros acham !

        Falou.

  • VALTERLAN disse:

    Jogo dificil, como era previsto o Fortaleza fez um bom primeiro tempo, mas caiu no segundo tempo, uma vitoria para melhorar mais ainda os astral do time, da torcida e dos dirigentes.

  • FABIANO disse:

    NÃO LIGUEM PARA AS VOVOZETES DA VOVOZINHA DO CANAL. ELAS ESTÃO DELIRANDO DE ARROGÂNCIA E INVEJA.
    QIANTO AO JOGO, O LEÃO DE AÇO MOSTROU MAIS GARRA, MAIS TOQUE DE BOLA E MAIS JOGADAS ENSAIADAS.
    NOTEI A DEFESA AINDA MEIO INSEGURA, MAS LÁ NA FRENTE FOI A MELHOR PARTIDA DO ÉVERTON NESSE ANO . O HIAGO TAMBÉM JOGOU BEM, É ARISCO E INSISTENTE. O PABLO JOGOU MELHOR, MAS PERDE MUITAS BOLAS. O BOEC FOI MUITO BOM NO GOL DO LEÃO.

  • Robério Sacramento disse:

    Isso aí todo ano ele faz. O que interessa é na hora do mata-mata.

  • CARLOS LIMA disse:

    complementando meu comentário anterior: o Liaum esse ano jogando a Copa do Brasil fora de casa, perdeu para o São Raimundo, jogando o Estadual fora de casa perdeu para o Horizonte,
    empatou com o Guarani de Sobral, pela Copa do Nordeste, empatou com Altos e Moto Clube e perdeu para o Bahia nos jogos fora de casa.. já tinha perdido para o Remo em Belém.

    para finalizar: Oeste 1×1 Liaum (2012), Macaé 0x0 Liaum (2014). Brasil 1×0 Liaum (2015)
    Juventude 0x0 Liaum (2016 ) ou seja 4 jogos fora de casa no Mata-Mata, e nenhuma vitória.

    • VALTERLAN disse:

      quanto foi o jogo da seleção do nordeste na copa do Brasil 2017, no interior do Rio de Janeiro, ganhou de quanto Carlos LIma???????????????????

      • CARLOS LIMA disse:

        Valterlan, o Ceará tomou um gol aos 50 minutos do segundo tempo num PENALTI inventado (a bola bateu na barriga do Sandro e não na sua mão a imagem mostrou )
        ser eliminado pelo ALTOS do PIAUÍ na ARENA CASTELÃO, é muito pior.

  • Chico Caucaia disse:

    Voltou a ser o Real Madri do Acaracuzinho……kkkkkkkkkkkk

  • silvio disse:

    a vitoria do siará(pentafantasma) sobre o nautico foi por pura sorte,pense num time ruim esse nautico…

  • MATA LEÃO MATADOR ALVINEGRO disse:

    Também acho. O diabo é o tal MATA MORRE no final.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • MATA LEÃO MATADOR ALVINEGRO disse:

    Ah!!! Segundo me consta, salvo melhor juízo, O Poderoso Salgueiro que foi derrotado por essa onzena maravilhosamente colorida, estava jogando com um time mesclado de algumas peças, por isso o time das mangas verdes não encontrou muita dificuldade, ou não????

  • João Ximenes disse:

    DUAS, pra fugir um pouco do assunto – mesmo ainda tendo resquícios de Fortaleza Esporte Clube -, e por não tá fazendo nada no momento:

    1.
    E o HEITOR(o furão) em !?
    Já tá lá no Vila Nova com Hemerson Maria, que o havia indicado pra cá(pro Fortaleza Esporte Clube).
    Quem tem padrinho forte sempre se estabelece.

    2.
    LUXEMBURGO no Nordeste. Quem diria !?
    Últimos trabalhos dele foram muito CONTESTADOS em times de maior expressão e investimento(futebol Chinês por último que o diga).
    Futebol Chinês foi um dos que mais investiram no futebol nos últimos anos pra ver se crescem dentro do esporte, e LUXEMBURGO fazia parte do projeto por seu “curriculum”, mas que fora demitido recente.
    SPORT de Recife tem, me parece, TRÊS competições em disputa.
    Será que LUXA vai dá no coro, desta vez, NO NORDESTE ?!

    Ê futebol que gira que nem a lua e o sol em torno da terra!!!!!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 4 =