Futebol do Povo

Fortaleza: aproveitamento do time está bem maior do que o necessário para chegar ao mata-mata da Série C

3036 25

Após cinco jogos disputados na primeira fase da Série C 2017, o Fortaleza somou 10 pontos. O número representa um aproveitamento de 66,7% pela equipe de Paulo Bonamigo, muito maior do que o necessário para garantir uma vaga entre os quatro primeiros que vão disputar o mata-mata da competição.

O atual regulamento da Série C, que divide a fase inicial em dois grupos de 10 equipes, funciona desde 2012. Nesse período, o máximo que um clube precisou para entrar na quarta colocação foi de um aproveitamento de 57,4% (31 pontos), em 2015. Mas claramente foi uma exceção, já que no ano passado, por exemplo, o quarto lugar entrou com 26 pontos (48,1%). Em 2014, mesma situação, quando 26 pontos foram necessários. Em 2012, menos ainda, já que o quarto colocado fez apenas 24 pontos (44,4% de aproveitamento.

O ano de 2013 não serve como comparação exata porque na primeira fase cada equipe fez 20 jogos e não 18 (eram 11 times no grupo) . Isso ocorreu por causa da confusão jurídica que colocou o Rio Branco-AC no torneio.

Assim, com 66,7% dos pontos conquistados até agora, o Fortaleza, que tem a mesma campanha do CSA até agora, está com desempenho bem acima do necessário para chegar ao mata-mata.

E não custa lembrar: não faz diferença alguma chegar em primeiro, segundo, terceiro ou quarto do grupo. O único objetivo é fazer o necessário para entrar na fase decisiva. O Fortaleza é o maior exemplo disso. Foi líder da primeira fase em 2016 (30 pontos), 2015 (36 pontos), 2014 (35 pontos) e 2012 (39 pontos) e não conseguiu o acesso. Em 2013 o Tricolor não foi ao mata-mata da competição.

 

Recomendado para você

25 Comentários

  • Henrique Honesto disse:

    Honestamente,
    até quando o Bonamigo vai suportar o mal futebol e as perdas de gols do Éverton? quando perder um jogo?
    Por falar em perder gol, o Lúcio Flávio tá devendo muitos gols à galera do Tricolor de Aço.
    Acho o Mancha melhor que o Edimar, o Jô melhor que o Adenilson e o Jeferson que o Felipe.
    O Ronny tá sem cacoete de jogador de futebol, parece fora de ritmo, o gol foi muita sorte.
    Não gostei do nosso Leão contra o Cuiabá, mas passamos ilesos.
    Aquele time lá do canal tá com muito mais sorte que a gente.
    Temos que melhorar, afinal jogamos contra o lanterninha e empatamos.

  • J. JUNIOR disse:

    Esse aproveitamento mostra o nível que essa Série C se encontra, pois vejo o elenco do Fortaleza muito limitado, apesar da melhora que houve após as contratações e a chegada do Paulo Bonamigo. Espero que se classique e que possa subir esse ano.

  • João Ximenes disse:

    Mas jogando entre BAIXOS e ALTOS desse jeito, vai acabar perdendo esse “aproveitamento(?)”.

    CARA(s)…
    Até quando BONAMIGO vai INSISTIR escalando ÉVERTON e HIAGO do lado Torto ?
    PIOR pro Fortaleza Esporte Clube que fica COM DOIS A MENOS.

    E a coisa tá PIORANDO a cada “teimada” do Bonamigo !

    ONTEM, além de ficarmos, “de novo” com DOIS A MENOS(Éverton e Hiago tortos), e comparando com os últimos TRÊS JOGOS, nota-se nitidamente, que os adversários estão ENCONTRANDO a forma de anular as nossas jogadas.

    PONTOS na escalação do Bonamigo ontem:
    – HIAGO fica de lampejos e a cada imagem da televisão é flagrado olhando pro banco, como que pedindo pra voltar pro seu lado bom(mais um gol ontem quando caiu pro seu lado certo. Não sei se autorizado ou por rebeldia);
    – ÉVERTON perdido sem encontrar função(apareceu, sabe-se lá como, talvez por encanto no lance do gol). Essa situação já vem a 3 jogos e Bonamigo parece não enxergar isso;
    – JEFFERSON preso na lateral, bloqueado pelo PABLO e ÉVERTON que “fincam o pé” por ali. Pablo até nem tanto que ajuda na recuperação da bola e cobertura. Mas o Éverton. Esse fica que nem barata tonta, sem saber se vai ou fica;
    – BRUNO, bloqueado por HIAGO que parece orientado pra correr na linha lateral(quando desobedece e cai do outro lado consegue o gol);
    – ADENILSON a cada jogo tá sendo presa fácil pra ser marcado, porque, quem não consegue nada pelos lados acaba caindo pelo meio, congestionando e atraindo a marcação pra ele. Num dos raros momentos que teve espaço, conseguiu achar o Éverton entrando na área, que acabou em gol do Hiago que trocou de lado por conta própria;

    SÓ AI SÃO 1, 2… 5 jogadores a meio pau !

    Não gosto de INTERFERÊNCIAS externas no trabalho de um treinador. MAS, Bonamigo tá exagerando na dose, e precisa que alguém o chame pra conversa.

    Esperar – acredito seja isso -, que Éverton consiga reencontrar o seu bom futebol… DO LADO TROCADO ELE NÃO VAI NUNCA.
    Perder HIAGO jogando pelo lado direito, que quando chegou, ARREBENTOU jogando por ali, pra mim… É PURA TEIMOSIA desnecessária.
    Espetar um ADENILSON no meio de um monte de jogadores(Uchoa, Pablo, Éverton e mais Jefferson e Bruno que por não ter espaços nas suas linhas laterais, acabam caindo pro meio atrás de participar do jogo, e mais os adversários), é no mínimo falta de bom senso(falta de visão e leitura de jogo por parte do treinador acredito não seja).

    Nesses pequenos e mínimos detalhes tá concentrado todos os problemas nas apresentações de altos e baixos do Fortaleza Esporte Clube dentro dessa Czona até aqui.

    O que custa pro BONAMIGO – já que está conseguindo repetir a mesma formação sempre -, ajeitar a coisa, voltando HIAGO pra direita e ÉVERTON pra esquerda ?
    É tão raro as oportunidades que um treinador tem de REPETIR uma formação, e BONAMIGO insiste em tá trocando de lado dois jogadores que poderiam render muito mais se não estivessem tortos em campo.

    O que tá conseguindo com isso, e também já tá repetitivo, é sempre tá TIRANDO do jogo ÉVERTON e ADENILSON, e de quebra o LÚCIO FLÁVIO, que acaba sendo mais uma vitima dessa troca de lado e “consequente arrocho” na marcação no centro do campo, onde perde-se os acionamentos dos atacantes de lado do time(estão trocados e tortos), por conta da falta de espaço pra criar algo no jogo por parte do ADENILSON.
    “Tá, tá, tá”.

    Até nisso BONAMIGO tá ajudando os adversários, que agradecem.

    Até parece I: Bonamigo entra pensando: tenho TRÊS mexidas certas pra fazer no jogo(Éverton pro Jô; Adenilson pro Rony e Lúcio Flávio pro Leandro Cearense).

    DETALHE: Jô entra com gás e vontade de mostrar serviço(no jogo anterior deu certo); Ronny quando entra fica perdido sem achar posição(encontrou um gol ontem); Leandro Cearense briga, briga, mas só briga mesmo. É pouco tempo em campo, para ambos, pra mostrar algo mais que vontade.

    Até parece II: Bonamigo deve tá achando que, terminando o jogo sempre com três atacantes(JÕ, Leandro Cearense, Hiago) ele tá fazendo com que, quem tá de fora não enxergue uma situação INICIAL de jogo bisonha e “errônia” da parte dele.
    “Tá, tá, tá”.

    Ei !
    Tem alguém AUXILIANDO o Bonamigo por ai ?

    ENTÃO TÁ NA HORA DE AGIR !!!!!

  • LeaonaSerieB disse:

    Na verdade, teoricamente, faz sim diferença: chegar em primeiro, segundo, terceiro ou quarto do grupo. Mesmo não tendo uma vantagem maior do que fazer o segundo jogo em casa para o primeiro e segundo colocados de cada grupo.

    O problema é que, na prática, essa diferença teórica não está acontecendo. Pois, na teoria, os terceiros e quartos times do outro grupo eram para ser adversários “mais fracos”, o que não está acontecendo na prática.

    • Rogério disse:

      Meu amigo, na verdade, o nosso time é que amarela. O estádio lota sempre e os caras não dão o sangue. o adversário chega aqui jogando por um a bola, quando faz o gol o desespero aumenta essa pressão. O FEC precisa superar o primeiro jogo do mata mata com vitória. Só assim terá tranquilidade para jogar a segunda partida e garantir o tão sonhado acesso por todos nós. o FEC é time grande e o principal adversário a ser batido. Dá mídia a essa série C . Tá na hora disso acabar. Repito, a vitória no primeiro jogo do mata mata é determinante. Tomara que esse ano consiga a primeira e assim alcancemos a meta do acesso.

    • Classificar-se em primeiro ou segundo parece ser vantajoso. Mas só parece. Motivos:
      1- São dois grupos, e os times se classificaram jogando contra times diferentes – não dá para comparar o rendimento de um time de um grupo com o de outro grupo.
      2- Um time que se classifica em terceiro ou quarto pode estar num momento de ascensão técnica, enquanto o primeiro ou segundo colocado pode entrar no mata-mata num momento de declínio técnico.
      3- Um time pode render mais num competição por pontos corridos, e outro time pode render mais no sistema mata-mata.
      Seria, de fato, vantajoso se o primeiro e o segundo colocado jogassem por dois resultados iguais (vitória e derrota, ou dois empates).

      • LeaonaSerieB disse:

        A opção 3 seria a mais justa, porém acho que não é aceita por causa dos times do Sul/Sudeste que se “fecham” e considera que isso iria prejudicá-los, pois, na teoria, o grupo deles é o mais forte e se classificar em 3o. ou 4o. lugar seria algo já difícil de acontecer e eles iriam entrar em desvantagem no mata-mata.

  • Gabriel disse:

    Fortaleza 2 x 2 Cuiabá.
    Apesar de ser Leão e, claro, gente boa, o Éverton não dá mais, chuta muito fraco e sem direção. O Lúcio Flávio é uma lástima, perdeu 3 gols feitos. O Pablo desarma bem, mas não passa uma bola direito. O melhor do time foi o Hiago. Esse Ronny não sabe o que faz em campo, mas fez um gol no bambo.
    Quando o imundo canal vence a gente se lasca. É macumba da braba.
    É esperar pela sorte!
    BOAS VINDAS E BOA SORTE AO NOSSO NOVO PRESIDENTE: LUÍS EDUARDO GIRÃO!

  • Barbosa disse:

    Não é possível que o Leão de Aço vai ficar nessa put _ r i _. Joga bonzinho um dia é joga porcaria no outro, e assim vai. O Jô tem que sair jogando no time principal e o Adernílson tem que voltar a ser competitivo sem precisar ser desonesto. O Ânderson Uchôa tá sobrecarregado. Queria ver o Éverton jogando metade do futebol que ele jogou em 2015. Parece que tem que encontrar um par perfeito, como era com o Daniel Sobralense.
    O Marcelo Boeck precisa sair melhor do gol. Os dois gols que o Leão de Aço sofreu eram defensáveis., mas mesmo assim ele é bem melhor que o Berna mão de alface.
    No mais é esperar que o Luís Girão faça uma gestão maravilhosa e nos leve de volta à Série A, que é o nosso lugar.
    Saudações Tricolores!

    • MILTON disse:

      Não sai nem da C e o doidinho das mangas falando em serie A, e´por isso que sempre ficam no tal de Mata Mata , ou Bicho danado é Arrogância de quebrado.

  • JORGE AMADO disse:

    O Problema é que quando chega o mata-mata, se é que vai chegar… o time treme nas bases. E aí, podem trazer Luxemburgo, Tite e outros feras, que não vai adiantar. A não ser que o time faça uns DEZ a zero no adversário, no primeiro jogo, que então, a vantagem será estratosférica, para o jogo de volta.

  • MATA LEÃO MATADOR ALVINEGRO disse:

    Hai-Cai (Millor Fernabdes)

    Nem ata nem desata
    o problema
    é o Mata-Mata

  • Valcelí disse:

    No final do segundo tempo os atletas do Fortaleza estavam mortos. O preparo físico não está em dia?
    Outra coisa, o tempo está passando e o lateral esquerdo não chega. A tirar pelo jogo de ontem, estamos precisando e com urgência de um lateral direito também., pois cruzamentos para área, tanto da direita como da esquerda, inexistem.

  • Mimi 47 ,O penta que nunca houve. disse:

    A Série C ,está no começo e o Bonamigo,ainda vai mudar muito este time.
    Quanto este que não mata nada tem que ficar esperto pois este ano com giovane tudo vai cair.

    Kkkkkk

  • Carlos M. disse:

    Como já tinha previsto o jogo foi complicado. Cuiabá apesar de ocupar a última posição joga um futebol melhor que times como Asa, Moto, Confiança, Remo… Reparem que nas próximas rodadas o time matogrossense deve subir na tabela.

    Feita essa ressalva, analisemos o jogo. Fortaleza mandou no primeiro tempo, criou boas jogadas e não sofreu nenhum perigo, contudo, não converteu em gol o domínio que impôs sobre o adversário. Já no segundo tempo, mais uma vez, houve uma queda de rendimento. Logo após o gol de empate do Cuiabá, não houve Fortaleza em campo, ou seja, a partir dos 17′ só assistimos o jogo. As alterações não surtiram efeito e levamos a virada. Todavia, graças a bola parada de Rony, garantimos o empate. Um ponto importante nessa fase da competição.

    Batendo na mesma tecla, falta a contratação de um LE. Fora isso, é esperar a chegada de Adalberto, a estreia de Pedro Carmona e como vai se portar o time com esse “upgrade”. Caso haja necessidade, contratar alguém para o setor que realmente for deficiente. Lembrando que dia 20/06 abre a janela de transferências internacionais. Teremos novidades? Quem sabe…

    Contra o Sampaio espero um Fortaleza com mais intensidade durante os 90′ e quem sabe as estreias de Carmona e Adalberto durante o jogo.

    ST!

  • MILTON disse:

    Nem uma Novidade Pelo Nível da serie C o Fortaleza chegar em Primeiro do Grupo que diga o Fraco Cuiabá que ainda deu trabalho ao Fortaleza que se Não fosse o Primeiro gol em Impedimento poderia ter perdido o jogo para o fraco Cuiabá, o que preocupa e muito é o tal de Mata Mata, onde pega times cascudos da Região Sul Deste ai ´o Bicho Pega pois acham por terem se classificados na fraca primeira fase da C zona tem time para enfrentar os do Sul Deste onde o Grau de Dificuldade Aumentar e Muito ai tome a Morrer no Seco.

  • Fernando disse:

    O Fortaleza precisa de mais atacante, meia e lateral esquerdo, o poder de criação é muito fraco e precisamos de reforços o quanto antes pra chegarmos com sobras. Em relação a ser o 1 ou 4 lugar, tanto faz, a prova disso são os anos anteriores em que chegamos em 1 e fomos eliminados todas as vezes, já que não tem vantagem nenhuma chegar nas cabeças.

  • MIMI-48 disse:

    Time fraco, empata como o lanterna e ainda quase perde. Um pouco melhorzinho que o time do Cearense que perdeu no MIMInuto48 e ficou Cem Ter Nada em 2018.

    Ah ! O Presidente foi eleito, um empresário Cineasta de filmes de espiritismos. Que nem mora em Fortaleza, mora nos “States”
    Segundo o colunista Alan Neto
    “PRESENÇA do empresário Luís Eduardo Girão na presidência, neófito em futebol, …”. Então vai fazer o QUÊ NO FUTEBOL ????
    Resposta: 4 Filmes

    1- A procura de um Milagre – 8a. refilmagem – com direito a final trágico no final e muito chororó

    2- Chico Xavier psicogravando quando o FEC sai da série C- O problema é que não para de escrever para sair o roteiro do Filme

    3- Terceirona O NOSSO LAR e AS MÃES DO FEC (Macaé, Brasil, Juventude, Oeste, Sampaio, Aguia e por aí vai)

    4- Ressuscitando O Havelance 2000 para ver se tira o Stela eterno C da terceirona

  • cleyton disse:

    O leão tá precisando de um homem que saiba fazer gols, estão perdendo gols que já está fazendo falta, perdeu para o remo por não ter aproveitado as oportunidades e agora empatou pelo mesmo motivo, abre o olho leão.

  • REI LEÃO disse:

    AS VOVOZETES DA VOVOZINHA DO CANAL IMUNDO ESTÃO MUITO PREOCUPADAS COM O TIME DO REI LEÃO.
    SAUDAÇÕES AO REI LEÃO!

  • Mimi 47 ,O penta que nunca houve. disse:

    Um aviso aos incautos que tripudiam dos espíritos,
    Eles estão a volta de todos nós.
    Tripudiando,assim vão ter companhias que podem levar a um lugar que os farão ver que o resultado de ter tripudiado não foi nada bom.

  • João Ximenes disse:

    Esse jogo 2 X 2 fora de casa contra Cuiabá já era !
    COMPARATIVOS – que não entram em campo -, pra dá uma apimentada na torcida a cada rodada:

    FORTALEZA Esporte Clube na primeira rodada perdeu pro Remo em Belém(1 X 0) – numa falha individual “gritante” que gerou um penalte(?) até agora duvidoso -; segunda rodada, venceu, em casa, o Botafogo – PB(1 X 0), numa jogada de bola parada, terminado a rodada em 5º na tabela de classificação. Já na terceira rodada, venceu o Salgueiro-PE, em Salgueiro por 2 X 1, e agora é 2º na classificação; AGORA pegou o Asa(9º), E VENCEU(3 X 0) com uma atuação abaixo da anterior, mas que lhe deu a vice liderança(10 pontos), com o mesmo número de pontos do líder Csa(1º); Desta feita pegou o Cuiabá(10º), em Cuiabá(2 X 2), que tinha 3 pontos(agora 4), que continuou na 10ª posição na tabela(fona) que ainda não venceu na competição(4 empates e 1 derrota), fazendo um jogo cheio de BAIXOS e ALTOS. Com um falso domínio parecendo até estarem conformados com a apresentação.

    AGORA vem por ai Sampaio Correa(5º), que está a 3 pontos atrás, no PV, que até aqui: venceu o Moto Clube fora(2 X 1); perdeu em casa pro Csa(0 X 2); venceu o Asa, em Arapiraca(1 X 0); empatou com Cuiabá, em Cuiabá(1 X 1) e empatou fora de casa com o Confiança(6º).
    Ou seja… parece JOGAR MELHOR FORA DE CASA.

    Dos cinco que já jogaram contra o Sampaio Correa(5º), Fortaleza vice líder com os mesmos 10 pontos do líder Csa(1º), pega Moto Clube(7º) na 9ª rodada fora; Csa(1º) na 7ª rodada fora, e Confiança(6º) na 8ª rodada, em casa.
    Já enfrentamos Asa e vencemos(3 X 0), lá, e empatamos por último com o Cuiabá(2 X 2) também lá.

    Tem MUITA BOLA PRA ROLAR ainda !!!!!

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *