Futebol do Povo

Série B: no G-4 na 22a. rodada, Ceará tenta repetir história de 28 dos 40 times que subiram nessa condição

1939 22

Por Alexandre Gonzaga *
Autor convidado

Se a tendência (sublinhe-se “tendência”) da última década se mantiver em 2017, pelo menos três times que se encontram hoje no G-4 deverão subir para a Série A do Campeonato Brasileiro. O Ceará SC, com 37 pontos ganhos à 22ª Rodada, encontra-se neste grupo de equipes que se perfilam como candidatas ao acesso à elite do futebol brasileiro este ano.

A parada da Série B para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 permite fazer um retrospecto das vigésimas segundas rodadas das últimas 10 edições, praticamente desde o início da era dos pontos corridos com 20 times no segundo escalão do futebol nacional, e a conclusão é clara: desde 2007, dos 40 times posicionados no G-4 à 22ª Rodada, 28 subiram de divisão.

Em 2009 (o último acesso do Alvinegro) e 2010 subiram os quatro times que se encontravam no G-4 finda a 22ª Rodada. Em 2008, 2011, 2012 e 2014 acessaram à elite do futebol brasileiro três times do G-4 e em 2007, 2013, 2015 e 2016 subiram dois clubes posicionados entre os quatro primeiros lugares da tabela à 22ª Rodada.

Por três vezes o Ceará ficou nesta condição de aparecer no G-4 na rodada 22. Em duas oportunidades, 2014 e 2016, não subiu; em 2009, conseguiu o acesso.

O time de Porangabussu regressa dia 09 de setembro contra o Londrina e esta parada de 15 dias deverá servir para planejar praticamente o último terço da presente edição do campeonato, evitando repetir as retas finais de 2014 e 2016.

2016

Subiram: Atlético Goianiense, Avaí, Vasco da Gama e Bahia
Rodada 22: Vasco da Gama, Atlético Goianiense, CRB e Ceará

2015

Subiram: Botafogo, Santa Cruz, Vitória e América Mineiro
Rodada 22: Botafogo, Vitória, Sampaio Corrêa e Bahia

2014

Subiram: Joinville, Ponte Preta, Vasco da Gama e Avaí
Rodada 22: Avaí, Joinville, Vasco da Gama e Ceará

2013

Subiram: Palmeiras, Chapecoense, Sport e Figueirense
Rodada 22: Palmeiras, Chapecoense, Joinville e Paraná

2012

Subiram: Goiás, Criciúma, Atlético – PR e Vitória
Rodada 22: Vitória, Criciúma, Goiás e São Caetano

2011

Subiram: Portuguesa, Náutico, Ponte Preta e Sport
Rodada 22: Portuguesa, Náutico, Ponte Preta e Americana-SP

2010

Subiram: Coritiba, Figueirense, Bahia e América Mineiro
Rodada 22: Bahia, Coritiba, Figueirense e América Mineiro

2009

Subiram: Vasco, Guarani, Ceará e Atlético-GO
Rodada 22: Vasco, Atlético Goianiense, Guarani e Ceará

2008

Subiram: Corinthians, Santo André, Avaí e Grêmio Barueri
Rodada 22: Corinthians, Avaí, Vila Nova e Santo André

2007

Subiram: Coritiba, Ipatinga, Portuguesa e Vitória
Rodada 22: Criciúma, Marília, Brasiliense e Coritiba

*Alexandre Gonzaga é jornalista e chegou ao Ceará em 1999. Trabalhou com produção de TV e imprensa em Portugal. É um apaixonado por futebol.

Recomendado para você

22 Comentários

  • Leandro Gonçalves disse:

    Na minha humilde opinião apenas 2 times tem vaga à elite garantida : Internacional ( pelo elenco e tudo que o inter representa ) e America-MG ( pela pontuação).

    Do Ceará ao decimo colocado,tudo é possível. Não ponho a mão no fogo por ninguém. São equipes que altenam bons e maus momentos ;Possuem elencos limitados ( a verdadeira conta do chá). Vejamos o resultado do time b do Ceará na copa fares lopes ontem à noite : um ridiculo empate sem gols contra um time amador.

    Portanto,não me apego e nunca me apegarei à estatisticas do passado.

    • Felipe CSC disse:

      O empate do Ceará com o Caucaia expôs a baixa qualidade destes jogadores ditos reservas… Wallace Penambucano, Caucaia, Rafinha… coitado do Magno Alves!

      • Mario Ribeiro disse:

        O elenco é bom. Faltou entrosamento e (talvez) motivação ao time reserva que EMPATOU com o Caucaia. Temos TUDO para voltar à Série A no final do ano.

  • Luciano disse:

    Concordo com o colega acima( Leandro). Efetivamente me parece que somente os dois times citados tem reais chances de acesso. Apesar de alvinegro, tenho plena noção de que o time é extremamente limitado e alterna bons e maus momentos. No mais, o jogo de ontem a noite foi triste( Contra o Caucaia).

  • Paulo Monteiro disse:

    Avaliação e um alerta bem realista do que pode acontecer.
    Parabéns pelo texto e a forma simples de publicar notícia.

  • Felipe CSC disse:

    Nesse time que enfrentou o Caucaia, o Cametá se encaixaria perfeitamente… lamentável!

  • Juscelino disse:

    Não concordo com os comentários anteriores. Acho que garantido mesmo somente o Inter Até o America está com duas partidas que não vence. Perdeu para o CRB fora e empatou em casa. Tem uns seis times disputando as três Vagas. Agora outra coisa o Cerará jogou contra o Caucaia com um Time completamente reserva. So concordo quando fala que o jogo de ontem foi triste.

    • Carlos Ferreira disse:

      Só o internacional está garantido,as 3 vagas está em aberto,nem América nem Ceará nem ninguém tem vaga garantida, são tudo caminhão de japonês, tudo parecido um com outro.

  • Estatística do mal disse:

    E as estatísticas do leão na série c? Ah esqueci que nunca subiu da c pra b em campo. Desculpe.

  • delmax disse:

    pra mim somente o inter tem vaga garantida america mineiro,ceara,vila nova,parana,criciuma,crb,brigam por tres vagas.o ceara tem muitas chences de subir pois vejo america mineiro ja comecou oscila e vila nova vai cair de producao.

  • Cruz disse:

    Levantamento importante da tendencia de acesso provavel de parte dos constantes do G-4 na 22.a. rodada. Gostaria tambem se sugerir ao caro jornalista, trabalho mais profundo no sentido de identificar os motivos da pequena participação de times do Nordeste na série “A”. afinal a região é composta de nove estados e somente dois se revesam – Bahia e Pernambuco, na elite do futebol nacional. parecendo até aos mais leigos e à grosso modo, que a CBF reserva o mínimo de vagas para o Nordeste. Esse trabalho poderia inclusive envolver opiniões de cronistas e dirigentes do nosso e dos outros Estados da região.Fica a sugestão.

  • Faoly Oliveira disse:

    Vi todos os jogos da série B. exceto o inter que é de série A, e joga também com o apito amigo, nenhum outro time dessa série B é melhor que o Ceará. Portanto mesmo com as imprevisibilidades que o Ceará tem, ele estará no final da competição no G4 e jogará em 2018 a primeira divisão do futebol brasileiro.
    Se não me engano foram atá agora 10 penaltis a favor o internacional !! todos foram mesmo?

    • PLINIO disse:

      Pelo menos 9 foram, o pior que nos últimos jogos os árbitros vendo a choradeira dos times e não apitam pênaltis claros, mas não reclamo o juiz que hoje nos rouba amanhã nos ajuda e isto vale pra todos..

  • Carlos Ferreira disse:

    Só o internacional está garantido,as 3 vagas está em aberto,nem América nem Ceará nem ninguém tem vaga garantida, são tudo caminhão de japonês, tudo parecido um com outro.

  • Chico caucaia disse:

    Tudo depende dos jogadores e sua relação com o treinador, se não brigarem entre se, pode ser que na força de vontade dê certo, ainda é uma aposta de 50% de sim e não.

  • Hidler Fontenele disse:

    Apesar de estatísticas não representarem nada para o desempenho, bom texto.

    Já com relação ao acesso, o que nos deixa esperançosos é que de três jogos no returno, já vencemos dois.

    Em pontos corridos não existe o imponderável (existente num mata mata). Então, é manter a regularidade de pontuação para que, ao final, o acesso seja real.

  • Chico caucaia disse:

    Todo jogo é um time diferente, o chamuscado tá inventando, até quando lascar o ceara e perder o emprego, aí pode ser tarde.

  • leo henrique disse:

    so sei que nada sei, depois de 2013 nao espero mais nada do ceara

  • Antônio Freitas disse:

    O América teve grande dificuldade para vencer o Paissandu e o Inter conta com o apito amigo. Temos então três vagas a serem disputadas por nove clubes.
    Saudações P&B.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *